Buscar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: a bandinha em sala de aula.
Objetivo: em uma hora de música, indicar a estratégia que leva ao desenvolvimento da oralidade.
Objetivos específicos: despertar a imaginação, sensibilizar os educandos pelo gesto musical, estimular a criatividade, percepção, coordenação e o convívio social, desenvolver a descriminação auditiva, trabalhar a ludicidade, trabalhar a memória, concentração e atenção, trabalhar a oralidade por meio de gestos, sons e a fala.
Conteúdo: roda de música, musicalização, histórias de músicas, mímicas e gestos, danças e brincadeiras.
Habilidades BNCC:
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Tempo: aulas com duração de 60 minutos.
Materiais de uso: instrumentos musicais, óculos maluco, perucas, arcos, baú mágico, chupeta e tudo que for necessário ao desenvolvimento da aprendizagem dos educandos.
Turma: maternal 1
Área de conhecimento: desenvolvimento da oralidade por meio da música. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Detalhamento da Aula
· Organização da turma: organizar as crianças em roda.
· Introdução: a música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada para um desenvolvimento saudável. 
· Desenvolvimento: a professora chegará em sala com um baú surpresa e com uma chupeta gigante dependurada no pescoço, de óculos maluco, de peruca de palhaço ou de arco legal. Logo ao chegar em sala com esse visual a atenção das crianças se voltarão para ela. A professora irá contar para os educandos que enquanto ela vinha para a escola encontrou no caminho uma raposa que chupava bico e pediu sua ajuda, pois ela era muito gulosa e adorava comer capim e toda vez que ela comia capim alguma parte do seu corpo ficava assim... (tortinha, cada parte do corpo). Nesse momento a professora cantará a música da raposa com os educandos e logo após o término da música, ela sentará com eles em roda e com o baú mágico no centro da roda. Dentro desse baú terá vários instrumentos musicais como: tambor, violão, flauta, pandeiro e outros brinquedos que estimulem o som como chocalho, livros musicais e etc. A professora irá abrir o baú e tirará primeiro o tambor e iniciará a música da bandinha com as crianças e assim por adiante. Cada instrumento que ela tirar, uma música será cantada e os gestos serão ensinados aos educandos. A oralidade será trabalhada por meio da atenção, memorização, repetição dos gestos faciais e pelo canto das músicas. Serão trabalhadas as músicas da raposa, da bandinha, da fazenda, do seu Lobato, da lagartixa, da aranha, do trenzinho, da enxada, da tia Lala, do pintinho amarelinho, do leão, da minhoca, do jacaré, do urso e assim por adiante.
· Conclusão: os benefícios da música na educação infantil são percebidos tanto no que diz respeito à socialização e relacionamento com o próximo, quanto em relação à autoestima e autoconhecimento. Ela favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
· Avaliação: a avaliação acontecerá de forma gradativa e de acordo com a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas. Será avaliado quais as estratégias que poderão ser traçadas ao longo da aula para desenvolver ainda mais a oralidade dos educandos.

Outros materiais