Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - PSICANALISE APLICADA A PSICOPEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICANALISE APLICADA A PSICOPEDAGOGIA
AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA
1.Jung destaca o papel ativo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, a partir de suas interações com o mundo.
Considerando as contribuições de Jung sobre pensamento e aprendizagem, disserte sobre o conceito de pensamento dirigido e sua relação com o ego.
Resposta esperada
O pensamento dirigido é diretamente ligado à realidade e implica em um esforço consciente, e por isso, é cansativo. É um ato da consciência e está relacionado à aprendizagem. O pensamento dirigido é dependente do ego na medida em que o ego permite que o sujeito se adapte ao mundo real, às demandas da realidade. A partir da interação com o mundo, aprendemos como nos comunicar, como agir, e boa parte desse aprendizado se dá pelo pensamento dirigido.
2. Lacan apresentou contribuições originais para a psicanálise, mais do que resgatar Freud, lançou mão de estudos que possibilitaram a relação da psicanálise com diversas humanidades teóricas. Uma das contribuições mais reconhecidas de Lacan à psicanálise é o conceito de “estádio do espelho”.
Considerando as contribuições de Lacan sobre a constituição do ego, disserte sobre o estádio espelho e a constituição desse “ego imaginário”.
Resposta esperada
Lacan pontua que, no decorrer do desenvolvimento humano, entre seis e dezoito meses de vida, o bebê, ao ser colocado em frente a um espelho - “este é você” - se identifica com sua imagem refletida. O eu se constitui a partir do reconhecimento dessa imagem, desse reflexo; não do corpo propriamente dito, nem do controle real que se tem sobre o corpo, mas do controle e manipulação do reflexo. Assim, o eu, ou ego, é constituído a partir de uma identificação com a imagem, portanto, formando um eu imaginário, experimentando esse “eu” como uma totalidade.

Outros materiais