Buscar

AVALIAÇÃO - Metodologia do Ensino da LP- Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO - Metodologia do Ensino da LP: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio  
1. Para a BNCC, o caráter formativo adotado pelo componente de Língua Inglesa inscreve essa aprendizagem em uma “perspectiva de educação linguística, consciente e crítica, na qual as dimensões pedagógicas e políticas estão intrinsecamente ligadas” (BRASIL, 2018, p. 241). Para o currículo, a BNCC destaca três implicações. Quais são elas? I. Caráter normativo
II. Caráter formativo
III. Ampliação da noção de alfabetização
IV. Ampliação da visão de letramento
V. Abordagem de ensino 
Assinale a alternativa que contém as respostas corretas:
I, IV, V.
I, III, V.
II, IV, V.
I, II, III.
2. A noção de gênero deve ser levada em conta quando se trata de avaliar se um texto está bem-escrito ou não. Por quê?
Isso porque gêneros de estilo mais maleável (literários, publicitários, humorísticos, etc.) abrem um espaço maior para o autor trabalhar com as palavras e até mesmo brincar com elas.
Isso porque gêneros de estilo mais maleável (literários, publicitários, humorísticos, etc.) não abrem um espaço maior para o autor trabalhar com as palavras e até mesmo brincar com elas.
Isso porque gêneros de estilo estático (literários, publicitários, humorísticos, etc.) não abrem um espaço maior para o autor trabalhar com as palavras e até mesmo brincar com elas.
Isso porque gêneros de estilo mais maleável (literários, publicitários, humorísticos, etc.) não abrem um espaço maior para o leitor trabalhar com as palavras e até mesmo brincar com elas.
2. O multiletramento recebe atenção na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre esse tema, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
 (  ) Multiletramento refere-se às práticas de leitura e produção de textos que são construídos a partir de diferentes linguagens ou semioses.
 (  ) Multiletramento exige letramentos em diversas linguagens.
 (  ) Os novos letramentos remetem a um conjunto de práticas específicas da mídia digital.
F, F, F.
V, V, V.
V, F, F.
F, V, F.
4. A BNCC traz um número significativo de habilidades para cada componente curricular. Todas elas apresentam uma estruturação com elementos que as compõem. Sendo assim, na habilidade "diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso", identifique os elementos que a compõem e orientam o trabalho a ser feito com base no desenvolvimento dessa habilidade: 
"Diferenciar" e "posicionar-se" são complementos de especificação do contexto.
"Diferenciar" e "posicionar-se" são elementos que explicitam o processo cognitivo.
"Diferenciar" e "posicionar-se" são elementos que explicitam o objeto de conhecimento.
"Liberdade de expressão" e "discursos de ódio" são elementos que explicitam o processo cognitivo.
5. As novas tecnologias oferecem cada vez mais oportunidades de apoio aos professores e oportunizam um trabalho diferente no contexto de sala aula. O importante é conhecer as ferramentas para poder inseri-las de forma adequada no ambiente escolar. Com relação às novas práticas de linguagem e às produções relacionadas ao mundo digital, assinale a alternativa correta:
  
Todas as novas tecnologias devem ser inseridas no contexto de sala de aula e valorizadas igualmente pelos professores para que não haja um esvaziamento dos processos de ensino-aprendizagem.
As novas tecnologias devem ser utilizadas em sala de aula, mas com parcimônia e didática para que não haja um esvaziamento dos processos de ensino-aprendizagem.
Todas as escolas brasileiras dispõem de recursos tecnológicos, como computadores e Internet. Dessa forma, todas as novas produções relacionadas com o mundo digital devem ser levadas pelo professor para sala de aula.
O professor deve limitar as novas práticas de linguagem em sala de aula. Por exemplo, cabe a ele reduzir a utilização de ferramentas digitais para a solução de problemas de sala aula.
6. Os processos de ensinar e aprender que operam no contexto do multiletramento apresentam especificidades para a prática que os distinguem do método tradicional. Assim sendo, entre as opções a seguir, qual enfatiza a prática de ensinar e aprender com base no multiletramento?
O professor valoriza o livro didático e propõe atividades de perguntas e respostas certas e erradas.
O professor utiliza nas suas aulas textos tradicionais de autores consagrados. Não utiliza tutoriais, podcast, wiki, etc.
O professor não possibilita que os seus alunos utilizem estratégias diferentes para soluções de problemas comuns, como gravações de podcast.
O professor valoriza o livro didático e todos os outros recursos de ensino-aprendizagem, como as novas tecnologias.
7. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre de certa forma. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir:
(  ) Pela consolidação das aprendizagens anteriores.
(  ) Pela minimização das experiências interculturais. 
(  ) Pela ampliação das práticas de linguagem. 
(  ) Pela ampliação das experiências estéticas. 
V, V, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, V.
8. Para a BNCC (2018), as mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Sobre qual fase escolar trata esse trecho do documento? 
Ensino Médio.
Anos finais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil.
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
9. Segundo Koch (2002), o conhecimento linguístico compreende o conhecimento gramatical e o lexical. Este conhecimento é responsável pelo quê?
Por articular o sentido e organização do texto.
Por promover novas estruturações sintáticas.
Por estabelecer o sentido.
Por englobar o conhecimento do leitor.
10. Analise este texto da obra de Possenti:
"Namorando na praia Eu tava andando e encomtrei uma mulhe e comesei a converçar com ela e isso e fique com ela e no utro dia ela pedio para namorar com migo eu aceitei o comvite vamos na mora na praia vamos e ela brincava um com o outro. Eisso jaera de noite, cada um para sua casa No outro dia vamos de novo para a praia e namoramos e um namorando o outro e muito bom vou me quema enterinha e melhor amor vai ficar mais bonito e esle se separarão não queria mais namor e os dois darão se separar um no outro varias coisa que fiserão jundo e os dois viajarão e ficam felizes para sempre fim".
Imagine que o texto acima se trata de uma produção textual que foi elaborada por um aluno de 9º ano de escolaridade.
- Do ponto de vista pedagógico o que seria considerado mais produtivo: corrigir ou revisar?
O professor deve nesse caso corrigir a produção textual apenas atribuindo uma nota baixa, uma vez que o texto não atende ao propósito comunicativo.
O professor deve devolver a produção corrigida uma vez que o aluno não sabe usar a norma culta.
Para estimular a produção do aluno é pertinente que o professor revise algumas questões gramaticais e ortográficas em sala e por fim dê ao aluno a oportunidade de revisar o texto, realizando uma atividade de reescritura do mesmo.
O professor deve atribuir uma pontuação alta ao texto pois ainda que o aluno não tenha utilizado a norma culta o texto cumpre os propósits comunicativos.

Outros materiais