Buscar

Estudo de Caso quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Na descoberta e desenvolvimento de fármacos, diferentes estratégias podem ser empregadas para obter novas moléculas farmacologicamente ativas. É possível se estudar a etiologia da doença e a partir da biomacromolécula-alvo se sintetizar o agente terapêutico, é possível também utilizar como modelo fármacos já existentes que possuem atividade farmacológica para a doença de interesse e se otimizar suas propriedades farmacocinéticas e sua potência por modificações de grupos funcionais em sua estrutura. Nesse contexto, uma estratégia de grande sucesso é a pesquisa na área de etnofarmacologia.
Dessa forma, descreva o que é a etnofarmacologia e como pode ser aproveitada no desenvolvimento de fármacos
.
A etnofarmacologia é uma área de estudo que ajuda investigar o conhecimento tradicional de diferentes culturas sobre o uso de plantas medicinais e substâncias naturais para o tratamento de doenças. Ela envolve a coleta de informações sobre as práticas terapêuticas de comunidades indígenas, bem como a análise científica desses conhecimentos.
O método etnofarmacológico associa as varias possibilidades e hipóteses referentes aos conhecimentos tradicionais, buscando uma experiência para que provoca os efeitos dos "fármacos tradicionais". Uma das principais aplicações desta interdisciplinar tem sido a descoberta de novos fármacos. Um ramo da biologia que estuda o uso terapêutico de plantas e animais pelas sociedades humanas, presentes ou passadas.
No desenvolvimento de fármacos, a etnofarmacologia pode ser utilizada de diversas maneiras, como o conhecimento adquirido sobre o uso de plantas medicinais pode fornecer valiosas vestígios sobre substancias com potencial terapêutico. Dessas informações, é possível realizar estudos científicos para identificar os compostos ativos presentes nas plantas e avaliar sua eficácia e segurança.
Com isso, contribuir para a descoberta de novos alvos terapêuticos. Ao estudar as práticas terapêuticas de diferentes culturas, é possível identificar doenças ou condições que ainda não são bem compreendidas pela medicina convencional. Essas informações podem direcionar a pesquisa científica para o desenvolvimento de novos fármacos que atuem de forma específica nessas condições. Em resumo, a etnofarmacologia é uma abordagem que valoriza o conhecimento tradicional sobre o uso de plantas medicinais e substâncias naturais, e pode ser uma fonte importante de descoberta e desenvolvimento de novos fármacos.

Outros materiais