Buscar

Atividade 1 Técnicas de Soldagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Técnicas de Soldagem
Considere o cenário no qual você é um gestor especialista em soldagem. Sua empresa passará a trabalhar com um processo ainda não utilizado na sua cadeia produtiva, a soldagem por eletrodo de tungstênio com gás inerte, também conhecida como soldagem TIG. Sua equipe de projetos realizou um levantamento dos equipamentos necessários e, para facilitar a dinâmica de trabalho, foi decidido adquirir um nome de equipamento dedicado para a solda TIG. Na reunião de decisão de compra, a seguinte tabela é exibida com base no volume de soldagem do ASM Handbook.
Fonte: GRIST et al., 1993, p. 38.
Sua equipe sugere a compra de um transformador como máquina de solda, além dos cilindros de argônio para atuarem como gás inerte. O seu papel como gestor especialista em soldagem é validar a proposta de compra e encaminhar ao setor comercial da empresa.
GRIST, F. J. et al. Power sources for welding. In: ASM International. Welding, brazing and soldering. USA: ASM International, 1993. p. 36-44.
Com base nesses dados, você concorda com a compra do equipamento? Se sim, qual a justificativa para o uso dessa máquina de solda? Se não, qual(is) outro(s) tipo(s) de máquina de solda seriam recomendados para esta finalidade?
Resposta:
Sim,concordo com a compra do equipamento.
O processo de soldagem TIG(Tungsten Inert Gas ou Gás deTungstênio Inerte)possui um elevado grau de acabamento superficial e pode ser utilizado em uma infinidade de produtos diferentes e, por isso, a grande maioria das indústrias utiliza a técnica em algum ponto de sua linha de produção ou manutenção.
No processo TIG, a poça de soldagem, o eletrodo e parte do cordão são protegidos por meio do gás de proteção que é soprado pelo bocal da tocha. No processo TIG pode- se utilizar adição ou não (solda autógena) e seu grande desenvolvimento deveu-se à necessidade de disponibilidade de processos eficientes de soldagem para materiais dificeis, como alumínio e magnésio, notadamente na indústria da aviação o começo da Segunda Guerra Mundial. Assim, a partir de seu aperfeiçoamento, surgiu um processo de alta qualidade e relativo baixo custo, de uso em aplicações diversas, com inúmeras vantagens (BRACARENSE. 2009).
Algumas vantagens da solda TIG:
Processo refinado,bom acabamento final,não necessita de retirada de escória,não produz respingos,compatível com uma enorme gama de materiais,excelentes características mecânicas,excelentes resultados sem adição de material.
Algumas desvantagens da Solda TIG:
Pode ser realizada apenas em ambiente controlado (coberto) para que não sofra influência de uma corrente de ar(devido ao gás inerte),não é ideal para uso em chapas mais grossas por causa da liberação de fumos,exige experiência do operador por ser um processo refinado e consequentemente mais lento.
Um fator positivo na aquisição deste equipamento para um setor de manutenção seria a variedade e compatibilidade de materiais possibilitando o uso em diversos tipos trabalhos,como reparos,confecção de equipamentos e melhorias em maquinários,tubulações,linha alimentícia e farmacêutica entre outros.

Continue navegando