Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

NR 17 ERGONOMIA
TURMA:TST 38
Juliana
Marcelo
Thayna
ERGONOMIA
Ergos- Trabalho
Nomos- Leis,normas,regras.
É uma ciência que pesquisa,estuda,desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
CONCEITO
“A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução surgida neste relacionamento.
Ergonomia: Origem e Evolução
O termo ergonomia surgiu em 1857,quando o polonês w.Jastrzebowski,publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia”.
Quase cem anos mais tarde, em 1949 foi criada na Inglaterra a primeira sociedade nacional de ergonomia, a “Ergonomic Research Society". Em 31 de agosto de 1983 foi criada a “Associação Brasileira de Ergonomia”.
Funções da Ergonomia
Promove no ambiente de trabalho:
Segurança e Saúde
Melhorias na qualidade de vida do trabalhador
Sustentabilidade
Isso irá influenciar diretamente na eficácia e produtividade das tarefas a serem desempenhadas.
Ergonomia de Correção:
 Apostar em ergonomia de correção significa agir de forma corretiva, modificando alguns elementos e estruturas do ambiente de trabalho de forma objetiva, como:dimensões,iluminação,temperatura,móvéis e objetos. A proposta é adaptá-los aos diferentes perfis e fluxos de pessoas, tornando o ambiente como um todo mais confortável e saudável.
ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO
 A ergonomia de concepção, diferentemente da ergonomia de correção, interfere de forma ampla no projeto do ambiente,desde a planta até a formação de equipes. A preocupação neste momento está em melhorar a organização do ambiente do trabalho e dos processos e sistemas de produção, passando pelas instalações de equipamentos, organização da linha de produção, uso correto dos equipamentos e melhor postura dos colaboradores.
ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO
 Auxilia os trabalhadores a entenderem e usufruírem os benefícios do ambiente de trabalho. Por meio de treinamentos, palestras e cursos, você educa os colaboradores para atuar conforme a ergonomia desenhada para o local. A intenção é orientá-los sobre as diferentes doenças laborais e a importância da ginástica laboral, informá-los sobre o uso adequado de equipamentos e ferramentas,assim como conscientizá-los, sobre manter uma boa postura durante o expediente para evitar problemas e ser ainda mais eficiente. Ou seja, é fundamental para alcançar os objetivos propostos pelo projeto ergonômico da sua empresa.
ERGONOMIA PARTICIPATIVA
 Funciona como uma espécie de controle para melhorar os resultados ergonômicos da empresa. Normalmente, a ergonomia participativa é estimulada para criação de um comitê interno de ergonomia (CIE), formado por representantes e colaboradores da empresa, que trabalha para criação e viabilização de um projeto ergonômico correto e saudável.
Ergonomia e Prevenção
A ergonomia é uma ferramenta eficaz na prevenção de:
Alto índice de acidentes de trabalho
Problemas associados a doença do trabalho( ler e Dort)
Questões relacionadas á redução da produtividade no local de trabalho, alto índice de absenteísmo, retrabalhos, diminuição de motivação, etc.
ERGONOMIA
A NR trata das condições ergonômicas mínimas para que haja um ambiente de trabalho adequado para cada tipo físico de pessoa, pois não basta ter um ambiente de trabalho bem planejado organizados se as pessoas que irão desenvolver as atividades não estiverem de acordo ao ambiente. 
OBJETIVO
As normas mínimas ditadas por esta NR tem como objetivo maior proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente do trabalhador.
TRANSPORTE MANUAL
O transporte manual de cargas por um único trabalhador só é permitido quando o peso da carga seja possível de ser suportado inteiramente por esta pessoa, incluídos os esforços de levantamento e a deposição da carga.
TREINAMENTO
Todo trabalhador envolvido com transporte de cargas, que leves ou pesada, deve receber treinamento e instruções específicas para o desenvolvimento de seu trabalho.
ESFORÇO FÌSICO
O trabalho realizado com auxílio de qualquer aparelho mecânico deve exigir um esforço físico compatível com a capacidade de força do trabalhador.
POSTO DE TRABALHO
Postos de trabalho para atividades que o trabalhador desenvolva sentado, devem ser planejados ou adaptados para esta posição.
COMANDOS PARA ACIONAMENTO
Da mesma forma, comandos para acionamento com pés devem ter posicionamento e dimensões que facilitem seu alcance.
ILUMINAÇÃO 
Em qualquer local de trabalho, deve haver iluminação adequada-natural ou artificial-apropriada á natureza da atividade.
AGRADECIMENTO
Não podemos forçar ninguém a nos honrar. Mas podemos conquistar isso com uma postura de firmeza e gentileza; firmeza e liberdade; paciência e um amor sincero e abnegado.
Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e duvida.

Mais conteúdos dessa disciplina