Buscar

Ossificação intramembranosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As ossificações intramembranosa e endocondral são processos de formação dos ossos.
A ossificação intramembranosa ocorre no interior de uma membrana conjuntiva. É formador dos ossos frontal, parietal e de partes do occipital, do temporal e dos maxilares superior e inferior. Contribui também para a formação dos ossos curtos e para o crescimento em espessura dos ossos longos.
O local onde começa a ossificação chama-se centro de ossificação primária. Esse processo tem início com o surgimento do blastema ósseo, através da diferenciação de células mesenquimatosas que se transformam em grupos de osteoblastos, que sintetizam o osteóide(matriz ainda não mineralizada) que logo se mineraliza, englobando alguns osteoblastos que se transformam em osteócitos. Como ocorrem vários processos simultaneamente, há uma junção das traves ósseas formadas, dando ao osso um aspecto esponjoso. Entre as traves formam-se cavidades que são penetradas por vasos sanguíneos. Penetram também células mesenquimatosas indiferenciadas que vão dar origem à medula óssea.
A ossificação endocondral se inicia sobre um molde de cartilagem hialina, já em modelo parecido com o osso que vai se formar, porém de tamanho menor. Esse processo de ossificação é responsável pela formação dos ossos curtos e longos.
Ela consiste essencialmente em dois processos. Primeiro: a cartilagem hialina sofre modoficações , havendo hipertrofia dos condrócitos, redução da matriz cartilaginosa a finos tabiques, sua mineralização e a morte dos condrócitos. Segundo: as cavidades previamente ocupadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e células osteogênicas vindas do conjuntivo adjacente. Essas células vão se dieferenciar em osteoblastos, que vão depositar matriz óssea sobre os tabiques de cartilagem calcificada. Esses tabiques servem de ponto de apoio, permitindo ossificação gradativa, até sua totalidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes