Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 - Contabilidade de Agronegócios

User badge image
HG

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais. Marion (2014) traz dois exemplos para realizar a mudança de categoria, de maneira anual ou semestral, opções válidas que irão refletir a realidade da empresa pecuária.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir. I – Mudança de categoria de maneira anual: II - Mudança de categoria de maneira semestral Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima.
( ) Ocasiona maior quantidade de categorias e pode ocasionar a mudança de categoria mais vezes ao ano.
( ) Essa categoria é separadas considerando intervalo maior. Então, os animais irão mudar de categoria no mês de seu aniversário, em especial os bezerros, que mudam para a categoria de novilhos.
( ) Sendo prático considerar o aniversário do animal para realizar a mudança de categoria, esse procedimento pode prejudicar a exatidão dos valores do estoque do rebanho venda.
( ) Esse processo também terá certa falta de exatidão nos valores contábeis do rebanho, porém, os dados estarão mais atualizados do que o outro método, já que a defasagem será menor.
( ) Por mais cabível que seja esse método, ele fará com que o estoque possua valor desatualizado, pois a defasagem é grande, já que os animais que tenham nascido logo após o fechamento do balanço trarão maior diferença de valores.
A I, II, I, II, I
B I, II, I, I, II
C II, I, II, I, II
D II, I, II, II, I
E II, I, I, II, I

Abordar o estoque parece tarefa muito simples; no entanto, envolve alguns aspectos que devem ser considerados, e que sem os quais as informações contábeis do estoque estarão desalinhadas com a realidade. No meio rural tais cuidados devem permear o tempo, mantendo todos os processos para melhorarem os controles e gerando informação para a gestão.
Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade.
( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C V, F, F, V, V
D F, V, V, F, V
E V, V, F, F, V

As pessoas jurídicas que atuam no meio rural e possuem faturamento que não se enquadre como Simples Nacional, terão sua apuração de Imposto de Renda conforme o regime de Lucro Real, Lucro Presumido ou Arbitrado. O recolhimento dos tributos terá processamento e funcionamento semelhante ao das pessoas jurídicas que possuem atividade no meio urbano.
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I – A apuração do Imposto de Renda poderá será realizada de forma bimestral ou semestral. Para a segunda opção, deve haver o recolhimento mensal dos valores daqueles enquadrados no Lucro Real.
II – De forma simplificada, a alíquota do IRPJ será de 15%, também incidindo mais 10% sobre os valores excedentes, que anualmente é de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta reais), como de maneira proporcional é de R$ 30.000,00 ao mês.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

De forma geral, no meio empresarial, o resultado operacional – que representa o lucro ou o prejuízo – é apurado por meio da consideração de todas as atividades principais e acessórias, que são a razão de existir da entidade empresarial. No meio rural, no entanto, ao se falar de resultado operacional, existirá uma diferença, pois serão consideradas apenas as atividades principais.
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividades principais
II – Atividades acessórias
( ) Venda de soja
( ) Venda de Bezerros
( ) Prestação de serviços
( ) Aplicações financeiras
( ) Compra e venda de mercadorias
( ) Compra de Matrizes e Reprodutores

Dentre possíveis motivações para o produtor rural optar pela abertura de um CNPJ que terá como regime tributário o Simples Nacional, está a facilidade relacionada aos procedimentos obrigatórios a serem seguidos, se comparados com o de empresas de outros regimes tributários. Marion (2014) acrescenta que essas entidades rurais são desobrigadas, pela legislação fiscal, de realizar a escrituração comercial, mas, para tanto, devem manter com o devido zelo alguns itens obrigatórios.
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca dos documentos obrigatórios na atividade rural.
( ) Livro diário somente com as operações de compra e venda das atividades rurais.
( ) Livro-caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira, inclusive bancária.
( ) Todos os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração dos Livros-caixa e Registro de Inventário.
( ) Livro de Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário.
( ) Elaborar e registrar em livro próprio, a Demonstração do Resultado e o Balanço Patrimonial, fazendo o fechamento igual ao calendário civil.
( ) Livro diário, com todas as operações da empresa, tanto de vendas de rebanhos, pagamentos dos empregados rurais, e guias pagas do Simples Nacional.
A F, V, V, V, F, F
B F, V, F, V, F, V
C V, F, V, F, V, F
D V, F, F, V, F, V
E F, V, F, V, F, F

Dentro da contabilidade aplicada à pecuária, é imperativo compreender inúmeras variáveis que, devido às particularidades da atividade, terão influência nos procedimentos contábeis. Dentre o rol de variáveis está a divisão de categorias dos animais, os quais estarão em categorias conforme suas idades em meses, no entanto, os animais terão idades variadas devido às datas de nascimento, prejudicando o procedimento contábil ao segregar os animais, principalmente com o nascimento de mais bezerro.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Um planejamento será feito para que a monta dos touros ou a inseminação ocorra no período adequado, tendo um lote de prenhes organizado para que o parto seja feito no mesmo momento. Esse meio de trabalho contribui para que tanto a gestão do rebanho, quanto a alocação de custos seja facilitada, pois animais com a mesma idade formarão um lote uniforme.
II - A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais.
A A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
B A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.
C A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
D A asserção I é falsa e a II é a justificativa da I.
E A asserção I e II são verdadeiras.

Em qualquer atividade comercial ou industrial, o cálculo do custo dos produtos é necessário para gerar informações à gestão, e no meio rural também existe esta necessidade. Em vista disso, no que tange à pecuária, o cálculo do custo do bezerro é assunto relevante, pois, ao conhecer tal custo, a gestão tomará decisões com maior subsídio.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir, acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
I – Para saber se é viável ter gado reprodutor na fazenda ou se seria mais interessante adquirir de terceiros os bezerros para a recria e engorda;
II - Para avaliar de forma adequada o restante do rebanho destinado a corte. Não há dúvida de que uma avaliação inadequada dos bezerros irá refletir no restante do rebanho.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explorar a atividade rural não é fácil, pois a dependência do clima, sujeição a preços de mercado, dentre outros fatores, acabam por desfavorecer aqueles que atuam nesse meio. Visando reduzir tal disparidade, existem alguns incentivos fiscais destinados àqueles que possuem empresas na atividade rural. Um benefício se refere aos bens do ativo imobilizado que são destinados à produção, uma vez que a entidade rural poderá depreciá-los integralmente no ano em que foi adquirido. Dessa maneira, a entidade terá redução na base de cálculo do Imposto de Renda, gerando então uma economia do valor a ser pago.
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I - Caso uma empresa rural tenha adquirido em X1 um implemento no valor de R$ 50.000,00, o qual possui vida útil de 5 anos, ou seja, depreciação de R$ 10.000,00 por ano, ao final de X1 a entidade terá contabilizado no resultado R$ 10.000,00 de depreciação, sendo os outros R$ 40.000,00 deduzidos para efeito de apuração do Imposto de Renda. Suponhamos, então, que no período houve um lucro de R$ 70.000,00, devendo ser deduzido dele os R$ 40.000,00 restante do valor do implemento, tendo como base de cálculo do Imposto de Renda o valor de R$ 30.000,00.
II - No exercício de X2, a entidade irá contabilizar o valor de R$ 10.000,00 de depreciação, no entanto, no momento de apuração do imposto renda, caso o lucro do período tenha sido hipoteticamente de R$ 50.000,00, sobre esse lucro será a base para cálculo do Imposto de Renda. Isso ocorre pelo fato de que em X1 a entidade já usufruiu da depreciação de forma antecipada, para reduzir os impostos, devendo então, em X2, deduzir a depreciação do lucro auferido.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Muito se questiona sobre o momento adequado para se reconhecer a receita, pois algumas situações podem ocasionar mudança na interpretação sobre os conceitos de receita, bem como a identificação do fato gerador da mesma. Geralmente se estipula que o momento de se reconhecer a receita é quando ocorre a transferência do serviço ou bem negociado, sendo assumido como o momento da venda. Entretanto, podem ocorrer circunstâncias em que será necessário reconhecer a receita antes da ocorrência da venda. (MARION, 2014).
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do reconhecimento da receita na pecuária.
( ) No meio rural se vê mais claramente essa possibilidade de reconhecimento da receita, pois geralmente os ciclos são mais longos na produção, em decorrência do crescimento natural das plantas ou animais.
( ) Para realizar o procedimento de reconhecimento da receita antes da venda é preciso dos dados dos custos incorridos, propiciando uma avaliação objetiva do valor dos animais em decorrência do seu desenvolvimento natural.
( ) Caso a entidade opte por não considerar o reconhecimento da receita conforme ocorre o crescimento, fará com que seu patrimônio fique com valor superior ao real, ou seja, não evidenciará informações fidedignas da entidade.
( ) Diferentemente das indústrias, que têm certa dificuldade em determinar valores dos estoques em elaboração, o gado, a qualquer momento, terá meios de ser precificado pelo mercado, principalmente pelo fato dos valores serem estipulados pelo peso dos animais.
( ) Na pecuária, os bovinos, por exemplo, possuem um ciclo de estoque considerado longo quando comparados a outras atividades, já que os animais, desde seu nascimento até atingirem maturidade para venda final, podem passar até 5 anos em estoque, assim a receita deve ser reconhecida conforme o crescimento destes.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C F, V, V, F, F

No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais. Dessa maneira também se alinha ao que estabelece o CPC 29 (2009), que dita que os estoques do meio rural devem ser avaliados ao valor justo, que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado, surge então a figura de duas contas contábeis oriundas da avaliação a valor de mercado, que são as contas de superveniências ativas e insubsistências ativas.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I - As contas de superveniências ativas será debitada quando o valor de mercado for superior ao registrado na contabilidade, e é equivalente a uma receita econômica, tendo como crédito na conta valorizada.
II – As contas insubsistências ativas, por sua vez, será creditada quando o valor de mercado for inferior ao registro contábil, ocorrendo uma valorização que irá reduzir o resultado do período, bem como diminuir o valor contábil do estoque avaliado.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O procedimento do cálculo e apropriação dos custos do rebanho é relativamente simples, pois basicamente os custos consumidos no período serão apropriados ao rebanho de maneira proporcional. Com esse procedimento é possível conhecer o custo, bem como estabelecer parâmetros de valor médio para o valor de cada animal.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Conceber o custo do rebanho gera informação para a devida verificação de viabilidade, que está relacionada ao valor de venda, uma vez o valor da venda é baseado no custo de produção.
II – Inicialmente, soma-se o custo do rebanho (salário, alimentação de gado, exaustão de pastagens, depreciações de reprodutores, cuidados veterinários...) e divide-se o resultado pelo total de cabeças do rebanho em formação (em crescimento e aqueles nascidos no período). Tem-se portanto, o custo médio de produção por cabeça, por período, inclusive dos bezerros.
III – O número de cabeças do rebanho não inclui, para efeito de rateio de custo, o gado reprodutor em plena reprodução, pois eles não recebem custos (já não estão em formação). Todavia o custo da manutenção desse rebanho já formado (alimentação, tratamento veterinário, depreciação...) será incluído no custo do rebanho e distribuído para o rebanho em formação.
IV – Os gastos com os animais mantidos para reprodução (matrizes e reprodutor), como alimentação, tratamento veterinário, depreciação, e etc., não devem ser alocados ao custo do rebanho e depois apropriado aos animais nascidos, se feito tal, procedimento, isso eleva os custos do bezerros. Desta forma, os custos com os animais reprodutores, devem ser lançados diretamente no resultado, confrontando a receita contra despesa.
A Está correto o que se afirma em I e II apenas.
B Está correto o que se afirma em I e III apenas.
C Está correto o que se afirma em II e III apenas.
D Está correto o que se afirma em II e IV apenas.
E Está correto o que se afirma em III e IV apenas.

Os animais podem ter funções diferentes nas propriedades rurais, e que impactam diretamente na maneira de contabilizá-los. Desta forma, cabe ao contador dominar os conhecimentos inerentes a pecuária, para realizar um trabalho eficiente e eficaz, no que tange manter as informações do patrimônio rural, em conformidade com a realidade.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca pecuária.
( ) Dentre as diferentes funções dos animais mantidos na propriedade, estão àqueles destinados para comercialização, para abate direto, engorda, para trabalho ou reprodução.
( ) Os suínos, terão um processo similar aos bovinos, pois haverá o processo de produção de leitões, posteriormente sendo engordados até o momento de seu abate.
( ) Para as aves, seguirá a mesma linha dos bovinos ou suínos, tendo as galinhas poedeiras para gerar os ovos que, depois de chocados, vem a fase dos pintinhos, os quais irão diretamente para o abate.
( ) Em relação aos mantidos com a finalidade de reprodução, serão mantidos somente as fêmeas, que gerarão crias que, posteriormente, poderão gerar venda ou serem utilizados, também, para reprodução.
( ) Para cada tipo de animal, haverá sempre as mesmas fases da pecuária, e cada Para cada tipo de animal, haverá algumas variações quanto às fases da pecuária, e cada propriedade rural pode atuar em uma dessas fases, ou combinar mais de uma atividade.
( ) A pecuária possui uma divisão simples em três fases. A primeira trata de produzir animais, cuidando do processo de reprodução, enquanto que, na segunda, podemos considerar como uma espécie de “adolescência” dos animais, que é o período posterior ao animal ser capaz de viver sem a mãe, até que ele chegue a uma espécie de maioridade, que é terceira fase.
A V, F, V, F, V, F
B F, V, F, V, F, V
C V, V, F, F, F, V
D F, F, V, V, F, F
E V, F, F, F, V, F

Para que seja possível elaborar a DFC, serão necessárias informações das transações que fazem com que o caixa da entidade seja movimentado, bem como informações contábeis oriundas dos registros contábeis que seguem o regime de competência, pois serão utilizados dados da apuração de resultado, que é feita por meio do regime de competência. Para propiciar uma análise adequada, bem como uma padronização da DFC, esta deve seguir uma estrutura pré-definida, que, de maneira simples, é dividida em três grupos.
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividade Operacional:
II – Atividade Investimento:
III – Atividade Financiamento:
A I, II, III
B I, II, II
C II, I, III
D III, II, I
E III, III, I

Quando se estuda contabilidade, os primeiros passos são os aprendizados referentes ao débito e crédito, bem como a distinção do regime de competência e do regime de caixa. Os regimes tem por finalidade ser o centro das ações contábeis, ou seja, diante do método escolhido (Caixa ou Competência) toda contabilidade sofre interferência, assim os resultados obtidos como lucros e prejuízos são distintos, como também, as demonstrações contábeis.
Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca do regime de caixa e competência.
( ) No regime de competência as depreciações não serão reconhecidas, e apenas será registrado o pagamento pelo bem na data de aquisição.
( ) O regime de caixa leva em consideração a movimentação do caixa, ou seja, o momento do pagamento ou recebimento em caixa do fato contábil.
( ) O produtor rural precisa manter um controle de estoque e do imobilizado assertivo, pois no regime de caixa isso é extremamente importante, e as oscilações econômicas precisam estar em conformidade com a realidade.
( ) No regime de competência é considerado o fato contábil do crescimento natural que ocorre no meio rural, e com isso é reconhecido um ganho, porém no regime de caixa esse ganho não será reconhecido, pois não houve recebimento em caixa referente a tal fato.
( ) Enquanto o regime de caixa pode ser o desejado pelos profissionais contábeis, os produtos rurais preferem e atuam seguindo o regime de competência conforme regem as normas contábeis, pois contabilmente é o procedimento mais correto, considerando apenas fatos contábeis.
( ) O regime de competência preza pelo registro contábil dos fatos contábeis quando estes efetivamente ocorrem, ou seja, o foco está especificamente no momento de apropriação do fato contábil, não se levando em conta se houve ou não o efetivo pagamento.
A V, F, V, F, V, F
B F, V, F, V, F, V
C F, F, V, V, F, F
D V, V, F, F, V, V
E F, V, F, V, V, V

Sempre que ocorrer alguma receita, a entidade terá, em contrapartida, uma despesa, que será o valor consumido utilizado para dar origem à receita. Ao realizar o reconhecimento de uma receita, é necessário reconhecer também a despesa correspondente. Esse processo é designado como confrontação da despesa.
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) da confrontação da Receita.
( ) Quando ocorre a venda, como consequência, poderão ocorrer despesas, as quais terão seus valores exatos conhecidos no momento da venda.
( ) Para as despesas deve ser utilizada uma estimativa baseada no conhecimento do produtor rural, visando chegar ao mais próximo dos valores exatos.
( ) Quando a entidade reconhece a receita no momento da venda o processo é facilitado. É mais comum e acontece em entidades comerciais e industriais.
( ) Devido ao fato de reconhecer a receita antes da venda, é necessário estimar os valores de despesas que irão acontecer, fazendo então, o provisionamento desses valores.
( ) No caso da pecuária, a receita será reconhecida antes da ocorrência de venda, considerando o crescimento natural do rebanho. Dessa maneira, mensalmente é reconhecida a receita pela maturação do rebanho.
( ) Os gastos nessa situação são chamados de despesa, no entanto, dentro desse conceito, entram todos os custos dos produtos vendidos, devendo sempre feita a associação entre a receita, os custos e despesas.
( ) Todos os valores de custos consumidos com a manutenção do rebanho não serão alocados ao estoque, e sim, contabilizados no resultado. Dessa maneira, a receita econômica reconhecida em virtude da maturação do rebanho terá como gastos confrontados, os custos de formação do rebanho consumidos no período.
A V, F, V, V, F, V, V
B V, V, F, V, F, V, V
C F, V, V, V, F, F, V
D F, F, V, V, F, F, V
E V, F, V, F, F, V, F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais. Marion (2014) traz dois exemplos para realizar a mudança de categoria, de maneira anual ou semestral, opções válidas que irão refletir a realidade da empresa pecuária.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir. I – Mudança de categoria de maneira anual: II - Mudança de categoria de maneira semestral Assinale as afirmacoes que seguem, com base nas asserções acima.
( ) Ocasiona maior quantidade de categorias e pode ocasionar a mudança de categoria mais vezes ao ano.
( ) Essa categoria é separadas considerando intervalo maior. Então, os animais irão mudar de categoria no mês de seu aniversário, em especial os bezerros, que mudam para a categoria de novilhos.
( ) Sendo prático considerar o aniversário do animal para realizar a mudança de categoria, esse procedimento pode prejudicar a exatidão dos valores do estoque do rebanho venda.
( ) Esse processo também terá certa falta de exatidão nos valores contábeis do rebanho, porém, os dados estarão mais atualizados do que o outro método, já que a defasagem será menor.
( ) Por mais cabível que seja esse método, ele fará com que o estoque possua valor desatualizado, pois a defasagem é grande, já que os animais que tenham nascido logo após o fechamento do balanço trarão maior diferença de valores.
A I, II, I, II, I
B I, II, I, I, II
C II, I, II, I, II
D II, I, II, II, I
E II, I, I, II, I

Abordar o estoque parece tarefa muito simples; no entanto, envolve alguns aspectos que devem ser considerados, e que sem os quais as informações contábeis do estoque estarão desalinhadas com a realidade. No meio rural tais cuidados devem permear o tempo, mantendo todos os processos para melhorarem os controles e gerando informação para a gestão.
Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade.
( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C V, F, F, V, V
D F, V, V, F, V
E V, V, F, F, V

As pessoas jurídicas que atuam no meio rural e possuem faturamento que não se enquadre como Simples Nacional, terão sua apuração de Imposto de Renda conforme o regime de Lucro Real, Lucro Presumido ou Arbitrado. O recolhimento dos tributos terá processamento e funcionamento semelhante ao das pessoas jurídicas que possuem atividade no meio urbano.
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I – A apuração do Imposto de Renda poderá será realizada de forma bimestral ou semestral. Para a segunda opção, deve haver o recolhimento mensal dos valores daqueles enquadrados no Lucro Real.
II – De forma simplificada, a alíquota do IRPJ será de 15%, também incidindo mais 10% sobre os valores excedentes, que anualmente é de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta reais), como de maneira proporcional é de R$ 30.000,00 ao mês.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

De forma geral, no meio empresarial, o resultado operacional – que representa o lucro ou o prejuízo – é apurado por meio da consideração de todas as atividades principais e acessórias, que são a razão de existir da entidade empresarial. No meio rural, no entanto, ao se falar de resultado operacional, existirá uma diferença, pois serão consideradas apenas as atividades principais.
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividades principais
II – Atividades acessórias
( ) Venda de soja
( ) Venda de Bezerros
( ) Prestação de serviços
( ) Aplicações financeiras
( ) Compra e venda de mercadorias
( ) Compra de Matrizes e Reprodutores

Dentre possíveis motivações para o produtor rural optar pela abertura de um CNPJ que terá como regime tributário o Simples Nacional, está a facilidade relacionada aos procedimentos obrigatórios a serem seguidos, se comparados com o de empresas de outros regimes tributários. Marion (2014) acrescenta que essas entidades rurais são desobrigadas, pela legislação fiscal, de realizar a escrituração comercial, mas, para tanto, devem manter com o devido zelo alguns itens obrigatórios.
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca dos documentos obrigatórios na atividade rural.
( ) Livro diário somente com as operações de compra e venda das atividades rurais.
( ) Livro-caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira, inclusive bancária.
( ) Todos os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração dos Livros-caixa e Registro de Inventário.
( ) Livro de Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário.
( ) Elaborar e registrar em livro próprio, a Demonstração do Resultado e o Balanço Patrimonial, fazendo o fechamento igual ao calendário civil.
( ) Livro diário, com todas as operações da empresa, tanto de vendas de rebanhos, pagamentos dos empregados rurais, e guias pagas do Simples Nacional.
A F, V, V, V, F, F
B F, V, F, V, F, V
C V, F, V, F, V, F
D V, F, F, V, F, V
E F, V, F, V, F, F

Dentro da contabilidade aplicada à pecuária, é imperativo compreender inúmeras variáveis que, devido às particularidades da atividade, terão influência nos procedimentos contábeis. Dentre o rol de variáveis está a divisão de categorias dos animais, os quais estarão em categorias conforme suas idades em meses, no entanto, os animais terão idades variadas devido às datas de nascimento, prejudicando o procedimento contábil ao segregar os animais, principalmente com o nascimento de mais bezerro.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Um planejamento será feito para que a monta dos touros ou a inseminação ocorra no período adequado, tendo um lote de prenhes organizado para que o parto seja feito no mesmo momento. Esse meio de trabalho contribui para que tanto a gestão do rebanho, quanto a alocação de custos seja facilitada, pois animais com a mesma idade formarão um lote uniforme.
II - A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais.
A A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
B A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.
C A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
D A asserção I é falsa e a II é a justificativa da I.
E A asserção I e II são verdadeiras.

Em qualquer atividade comercial ou industrial, o cálculo do custo dos produtos é necessário para gerar informações à gestão, e no meio rural também existe esta necessidade. Em vista disso, no que tange à pecuária, o cálculo do custo do bezerro é assunto relevante, pois, ao conhecer tal custo, a gestão tomará decisões com maior subsídio.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir, acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
I – Para saber se é viável ter gado reprodutor na fazenda ou se seria mais interessante adquirir de terceiros os bezerros para a recria e engorda;
II - Para avaliar de forma adequada o restante do rebanho destinado a corte. Não há dúvida de que uma avaliação inadequada dos bezerros irá refletir no restante do rebanho.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Explorar a atividade rural não é fácil, pois a dependência do clima, sujeição a preços de mercado, dentre outros fatores, acabam por desfavorecer aqueles que atuam nesse meio. Visando reduzir tal disparidade, existem alguns incentivos fiscais destinados àqueles que possuem empresas na atividade rural. Um benefício se refere aos bens do ativo imobilizado que são destinados à produção, uma vez que a entidade rural poderá depreciá-los integralmente no ano em que foi adquirido. Dessa maneira, a entidade terá redução na base de cálculo do Imposto de Renda, gerando então uma economia do valor a ser pago.
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I - Caso uma empresa rural tenha adquirido em X1 um implemento no valor de R$ 50.000,00, o qual possui vida útil de 5 anos, ou seja, depreciação de R$ 10.000,00 por ano, ao final de X1 a entidade terá contabilizado no resultado R$ 10.000,00 de depreciação, sendo os outros R$ 40.000,00 deduzidos para efeito de apuração do Imposto de Renda. Suponhamos, então, que no período houve um lucro de R$ 70.000,00, devendo ser deduzido dele os R$ 40.000,00 restante do valor do implemento, tendo como base de cálculo do Imposto de Renda o valor de R$ 30.000,00.
II - No exercício de X2, a entidade irá contabilizar o valor de R$ 10.000,00 de depreciação, no entanto, no momento de apuração do imposto renda, caso o lucro do período tenha sido hipoteticamente de R$ 50.000,00, sobre esse lucro será a base para cálculo do Imposto de Renda. Isso ocorre pelo fato de que em X1 a entidade já usufruiu da depreciação de forma antecipada, para reduzir os impostos, devendo então, em X2, deduzir a depreciação do lucro auferido.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Muito se questiona sobre o momento adequado para se reconhecer a receita, pois algumas situações podem ocasionar mudança na interpretação sobre os conceitos de receita, bem como a identificação do fato gerador da mesma. Geralmente se estipula que o momento de se reconhecer a receita é quando ocorre a transferência do serviço ou bem negociado, sendo assumido como o momento da venda. Entretanto, podem ocorrer circunstâncias em que será necessário reconhecer a receita antes da ocorrência da venda. (MARION, 2014).
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do reconhecimento da receita na pecuária.
( ) No meio rural se vê mais claramente essa possibilidade de reconhecimento da receita, pois geralmente os ciclos são mais longos na produção, em decorrência do crescimento natural das plantas ou animais.
( ) Para realizar o procedimento de reconhecimento da receita antes da venda é preciso dos dados dos custos incorridos, propiciando uma avaliação objetiva do valor dos animais em decorrência do seu desenvolvimento natural.
( ) Caso a entidade opte por não considerar o reconhecimento da receita conforme ocorre o crescimento, fará com que seu patrimônio fique com valor superior ao real, ou seja, não evidenciará informações fidedignas da entidade.
( ) Diferentemente das indústrias, que têm certa dificuldade em determinar valores dos estoques em elaboração, o gado, a qualquer momento, terá meios de ser precificado pelo mercado, principalmente pelo fato dos valores serem estipulados pelo peso dos animais.
( ) Na pecuária, os bovinos, por exemplo, possuem um ciclo de estoque considerado longo quando comparados a outras atividades, já que os animais, desde seu nascimento até atingirem maturidade para venda final, podem passar até 5 anos em estoque, assim a receita deve ser reconhecida conforme o crescimento destes.
A V, F, V, F, V
B F, V, F, V, F
C F, V, V, F, F

No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais. Dessa maneira também se alinha ao que estabelece o CPC 29 (2009), que dita que os estoques do meio rural devem ser avaliados ao valor justo, que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado, surge então a figura de duas contas contábeis oriundas da avaliação a valor de mercado, que são as contas de superveniências ativas e insubsistências ativas.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I - As contas de superveniências ativas será debitada quando o valor de mercado for superior ao registrado na contabilidade, e é equivalente a uma receita econômica, tendo como crédito na conta valorizada.
II – As contas insubsistências ativas, por sua vez, será creditada quando o valor de mercado for inferior ao registro contábil, ocorrendo uma valorização que irá reduzir o resultado do período, bem como diminuir o valor contábil do estoque avaliado.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O procedimento do cálculo e apropriação dos custos do rebanho é relativamente simples, pois basicamente os custos consumidos no período serão apropriados ao rebanho de maneira proporcional. Com esse procedimento é possível conhecer o custo, bem como estabelecer parâmetros de valor médio para o valor de cada animal.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Conceber o custo do rebanho gera informação para a devida verificação de viabilidade, que está relacionada ao valor de venda, uma vez o valor da venda é baseado no custo de produção.
II – Inicialmente, soma-se o custo do rebanho (salário, alimentação de gado, exaustão de pastagens, depreciações de reprodutores, cuidados veterinários...) e divide-se o resultado pelo total de cabeças do rebanho em formação (em crescimento e aqueles nascidos no período). Tem-se portanto, o custo médio de produção por cabeça, por período, inclusive dos bezerros.
III – O número de cabeças do rebanho não inclui, para efeito de rateio de custo, o gado reprodutor em plena reprodução, pois eles não recebem custos (já não estão em formação). Todavia o custo da manutenção desse rebanho já formado (alimentação, tratamento veterinário, depreciação...) será incluído no custo do rebanho e distribuído para o rebanho em formação.
IV – Os gastos com os animais mantidos para reprodução (matrizes e reprodutor), como alimentação, tratamento veterinário, depreciação, e etc., não devem ser alocados ao custo do rebanho e depois apropriado aos animais nascidos, se feito tal, procedimento, isso eleva os custos do bezerros. Desta forma, os custos com os animais reprodutores, devem ser lançados diretamente no resultado, confrontando a receita contra despesa.
A Está correto o que se afirma em I e II apenas.
B Está correto o que se afirma em I e III apenas.
C Está correto o que se afirma em II e III apenas.
D Está correto o que se afirma em II e IV apenas.
E Está correto o que se afirma em III e IV apenas.

Os animais podem ter funções diferentes nas propriedades rurais, e que impactam diretamente na maneira de contabilizá-los. Desta forma, cabe ao contador dominar os conhecimentos inerentes a pecuária, para realizar um trabalho eficiente e eficaz, no que tange manter as informações do patrimônio rural, em conformidade com a realidade.
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca pecuária.
( ) Dentre as diferentes funções dos animais mantidos na propriedade, estão àqueles destinados para comercialização, para abate direto, engorda, para trabalho ou reprodução.
( ) Os suínos, terão um processo similar aos bovinos, pois haverá o processo de produção de leitões, posteriormente sendo engordados até o momento de seu abate.
( ) Para as aves, seguirá a mesma linha dos bovinos ou suínos, tendo as galinhas poedeiras para gerar os ovos que, depois de chocados, vem a fase dos pintinhos, os quais irão diretamente para o abate.
( ) Em relação aos mantidos com a finalidade de reprodução, serão mantidos somente as fêmeas, que gerarão crias que, posteriormente, poderão gerar venda ou serem utilizados, também, para reprodução.
( ) Para cada tipo de animal, haverá sempre as mesmas fases da pecuária, e cada Para cada tipo de animal, haverá algumas variações quanto às fases da pecuária, e cada propriedade rural pode atuar em uma dessas fases, ou combinar mais de uma atividade.
( ) A pecuária possui uma divisão simples em três fases. A primeira trata de produzir animais, cuidando do processo de reprodução, enquanto que, na segunda, podemos considerar como uma espécie de “adolescência” dos animais, que é o período posterior ao animal ser capaz de viver sem a mãe, até que ele chegue a uma espécie de maioridade, que é terceira fase.
A V, F, V, F, V, F
B F, V, F, V, F, V
C V, V, F, F, F, V
D F, F, V, V, F, F
E V, F, F, F, V, F

Para que seja possível elaborar a DFC, serão necessárias informações das transações que fazem com que o caixa da entidade seja movimentado, bem como informações contábeis oriundas dos registros contábeis que seguem o regime de competência, pois serão utilizados dados da apuração de resultado, que é feita por meio do regime de competência. Para propiciar uma análise adequada, bem como uma padronização da DFC, esta deve seguir uma estrutura pré-definida, que, de maneira simples, é dividida em três grupos.
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividade Operacional:
II – Atividade Investimento:
III – Atividade Financiamento:
A I, II, III
B I, II, II
C II, I, III
D III, II, I
E III, III, I

Quando se estuda contabilidade, os primeiros passos são os aprendizados referentes ao débito e crédito, bem como a distinção do regime de competência e do regime de caixa. Os regimes tem por finalidade ser o centro das ações contábeis, ou seja, diante do método escolhido (Caixa ou Competência) toda contabilidade sofre interferência, assim os resultados obtidos como lucros e prejuízos são distintos, como também, as demonstrações contábeis.
Com base no texto acima, assinale as afirmacoes que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca do regime de caixa e competência.
( ) No regime de competência as depreciações não serão reconhecidas, e apenas será registrado o pagamento pelo bem na data de aquisição.
( ) O regime de caixa leva em consideração a movimentação do caixa, ou seja, o momento do pagamento ou recebimento em caixa do fato contábil.
( ) O produtor rural precisa manter um controle de estoque e do imobilizado assertivo, pois no regime de caixa isso é extremamente importante, e as oscilações econômicas precisam estar em conformidade com a realidade.
( ) No regime de competência é considerado o fato contábil do crescimento natural que ocorre no meio rural, e com isso é reconhecido um ganho, porém no regime de caixa esse ganho não será reconhecido, pois não houve recebimento em caixa referente a tal fato.
( ) Enquanto o regime de caixa pode ser o desejado pelos profissionais contábeis, os produtos rurais preferem e atuam seguindo o regime de competência conforme regem as normas contábeis, pois contabilmente é o procedimento mais correto, considerando apenas fatos contábeis.
( ) O regime de competência preza pelo registro contábil dos fatos contábeis quando estes efetivamente ocorrem, ou seja, o foco está especificamente no momento de apropriação do fato contábil, não se levando em conta se houve ou não o efetivo pagamento.
A V, F, V, F, V, F
B F, V, F, V, F, V
C F, F, V, V, F, F
D V, V, F, F, V, V
E F, V, F, V, V, V

Sempre que ocorrer alguma receita, a entidade terá, em contrapartida, uma despesa, que será o valor consumido utilizado para dar origem à receita. Ao realizar o reconhecimento de uma receita, é necessário reconhecer também a despesa correspondente. Esse processo é designado como confrontação da despesa.
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) da confrontação da Receita.
( ) Quando ocorre a venda, como consequência, poderão ocorrer despesas, as quais terão seus valores exatos conhecidos no momento da venda.
( ) Para as despesas deve ser utilizada uma estimativa baseada no conhecimento do produtor rural, visando chegar ao mais próximo dos valores exatos.
( ) Quando a entidade reconhece a receita no momento da venda o processo é facilitado. É mais comum e acontece em entidades comerciais e industriais.
( ) Devido ao fato de reconhecer a receita antes da venda, é necessário estimar os valores de despesas que irão acontecer, fazendo então, o provisionamento desses valores.
( ) No caso da pecuária, a receita será reconhecida antes da ocorrência de venda, considerando o crescimento natural do rebanho. Dessa maneira, mensalmente é reconhecida a receita pela maturação do rebanho.
( ) Os gastos nessa situação são chamados de despesa, no entanto, dentro desse conceito, entram todos os custos dos produtos vendidos, devendo sempre feita a associação entre a receita, os custos e despesas.
( ) Todos os valores de custos consumidos com a manutenção do rebanho não serão alocados ao estoque, e sim, contabilizados no resultado. Dessa maneira, a receita econômica reconhecida em virtude da maturação do rebanho terá como gastos confrontados, os custos de formação do rebanho consumidos no período.
A V, F, V, V, F, V, V
B V, V, F, V, F, V, V
C F, V, V, V, F, F, V
D F, F, V, V, F, F, V
E V, F, V, F, F, V, F

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE DE AGRONEGÓCIOS
APOL 2
Questão 8/10 - Contabilidade de Agronegócios
A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais. Marion (2014) traz dois exemplos para realizar a mudança de categoria, de maneira anual ou semestral, opções válidas que irão refletir a realidade da empresa pecuária. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Mudança de categoria de maneira anual:
II - Mudança de categoria de maneira semestral 
Assinale as afirmações que seguem, com base nas asserções acima.
( ) Ocasiona maior quantidade de categorias e pode ocasionar a mudança de categoria mais vezes ao ano.
( ) Essa categoria é separadas considerando intervalo maior. Então, os animais irão mudar de categoria no mês de seu aniversário, em especial os bezerros, que mudam para a categoria de novilhos.
( ) Sendo prático considerar o aniversário do animal para realizar a mudança de categoria, esse procedimento pode prejudicar a exatidão dos valores do estoque do rebanho venda.
( ) Esse processo também terá certa falta de exatidão nos valores contábeis do rebanho, porém, os dados estarão mais atualizados do que o outro método, já que a defasagem será menor.
( ) Por mais cabível que seja esse método, ele fará com que o estoque possua valor desatualizado, pois a defasagem é grande, já que os animais que tenham nascido logo após o fechamento do balanço trarão maior diferença de valores. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	I, II, I, II, I
B	I, II, I, I, II
C	II, I, II, I, II
D	II, I, II, II, I
E	II, I, I, II, I
Questão 9/10 - Contabilidade de Agronegócios
Abordar o estoque parece tarefa muito simples; no entanto, envolve alguns aspectos que devem ser considerados, e que sem os quais as informações contábeis do estoque estarão desalinhadas com a realidade. No meio rural tais cuidados devem permear o tempo, mantendo todos os processos para melhorarem os controles e gerando informação para a gestão. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
( ) No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais.
( ) Segundo o CPC 29 (2009), os estoques do meio rural devem ser avaliados ao custo de aquisição (custo histórico), que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado.
( ) Com relação aos estoques, na área rural pode-se manter os estoques em conjunto, tanto as culturas agrícolas como dos animais, ou seja, podem ser mantidos em uma conta somente.
( ) Dentre as recomendações relacionadas ao estoque da atividade rural, deve ser verificado periodicamente o inventário, para que então tenhamos o valor de estoque compatível com a realidade
( ) O estoque das culturas agrícolas será composto pelos produtos em elaboração, que comumente são divididos em culturas em formação e culturas com colheita em andamento, como também os produtos acabados. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca dos estoques na atividade rural.
A	V, F, V, F, V
B	F, V, F, V, F
C	V, F, F, V, V
D	F, V, V, F, V
E	V, V, F, F, V
Questão 10/10 - Contabilidade de Agronegócios
As pessoas jurídicas que atuam no meio rural e possuem faturamento que não se enquadre como Simples Nacional, terão sua apuração de Imposto de Renda conforme o regime de Lucro Real, Lucro Presumido ou Arbitrado. O recolhimento dos tributos terá processamento e funcionamento semelhante ao das pessoas jurídicas que possuem atividade no meio urbano.
 
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I – A apuração do Imposto de Renda poderá será realizada de forma bimestral ou semestral. Para a segunda opção, deve haver o recolhimento mensal dos valores daqueles enquadrados no Lucro Real.
 
Porque:
 
II – De forma simplificada, a alíquota do IRPJ será de 15%, também incidindo mais 10% sobre os valores excedentes, que anualmente é de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta reais), como de maneira proporcional é de R$ 30.000,00 ao mês.
 
Assinale a alternativa correta.
A	As asserções I e II são proposições falsas.
B	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 6/10 - Contabilidade de Agronegócios
De forma geral, no meio empresarial, o resultado operacional – que representa o lucro ou o prejuízo – é apurado por meio da consideração de todas as atividades principais e acessórias, que são a razão de existir da entidade empresarial. No meio rural, no entanto, ao se falar de resultado operacional, existirá uma diferença, pois serão consideradas apenas as atividades principais.
 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividades principais
II – Atividades acessórias
 
Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem, considerando um produtor rural que atue na pecuária e agricultura simultaneamente.
( ) Venda de soja
( ) Venda de Bezerros
( ) Prestação de serviços
( ) Aplicações financeiras
( ) Compra e venda de mercadorias
( ) Compra de Matrizes e Reprodutores
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	I, II. I, II, I, II
B	II, I, II, I, II, I
C	I, I, II, II, II, I
D	II, II, I, I, I, II
E	I, II, II, I, II, II
Questão 4/10 - Contabilidade de Agronegócios
Dentre possíveis motivações para o produtor rural optar pela abertura de um CNPJ que terá como regime tributário o Simples Nacional, está a facilidade relacionada aos procedimentos obrigatórios a serem seguidos, se comparados com o de empresas de outros regimes tributários. Marion (2014) acrescenta que essas entidades rurais são desobrigadas, pela legislação fiscal, de realizar a escrituração comercial, mas, para tanto, devem manter com o devido zelo alguns itens obrigatórios. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca dos documentos obrigatórios na atividade rural.
( ) Livro diário somente com as operações de compra e venda das atividades rurais.
( ) Livro-caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira, inclusive bancária.
( ) Todos os documentos e demais papéis que serviram de base para a escrituração dos Livros-caixa e Registro de Inventário.”
( ) Livro de Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário.
( ) Elaborar e registrar em livro próprio, a Demonstração do Resultado e o Balanço Patrimonial, fazendo o fechamento igual ao calendário civil.
( ) Livro diário, com todas as operações da empresa, tanto de vendas de rebanhos, pagamentos dos empregados rurais, e guias pagas do Simples Nacional. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	F, V, V, V, F, F
B	F, V, F, V, F, V
C	V, F, V, F, V, F
D	V, F, F, V, F, V
E	F, V, F, V, F, F
Questão 1/10 - Contabilidade de Agronegócios
Dentro da contabilidade aplicada à pecuária, é imperativo compreender inúmeras variáveis que, devido às particularidades da atividade, terão influência nos procedimentos contábeis. Dentre o rol de variáveis está a divisão de categorias dos animais, os quais estarão em categorias conforme suas idades em meses, no entanto, osanimais terão idades variadas devido às datas de nascimento, prejudicando o procedimento contábil ao segregar os animais, principalmente com o nascimento de mais bezerro. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Um planejamento será feito para que a monta dos touros ou a inseminação ocorra no período adequado, tendo um lote de prenhes organizado para que o parto seja feito no mesmo momento. Esse meio de trabalho contribui para que tanto a gestão do rebanho, quanto a alocação de custos seja facilitada, pois animais com a mesma idade formarão um lote uniforme.
II - A mudança de categorias dos animais é mais fácil quando a entidade rural planeja seus nascimentos, pois a avaliação para mudar de categoria será feita por lote de animais exatamente com a mesma idade. A entidade que tenha os nascimentos (planejados ou não) deverá buscar meios de avaliar como irá realizar a mudança de categoria dos animais. 
Assinale a alternativa correta:
A	A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
B	A asserção I é verdadeira e a II é a justificativa da I.
C	A asserção I é falsa e a II é verdadeira
D	A asserção I é falsa e a II é a justificativa da I.
E	A asserção I e II são verdadeiras
Questão 3/10 - Contabilidade de Agronegócios
É comum que a exploração da maioria das atividades econômicas no meio rural aconteça como Pessoa Física, mas há possibilidade de atuação como Pessoa Jurídica, a qual existem possibilidades diferentes, que podem variar conforme o porte da atividade, e enquadramento tributário, assim temos a microempresas e empresas de pequeno porte, as quais, em sua maioria, são tributadas pelo regime tributário do Simples Nacional. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir. Acerca do enquadramento das atividades rurais no Simples Nacional. 
I – Na microempresa, a limitação está no lucro operacional de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).
II – Para empresa de pequeno porte possui limitação de faturamento até R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).
III – Para se enquadrar como microempresa, a entidade rural deverá ter faturamento anual até R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais).
IV – Na empresa de pequeno porte, a limitação está no lucro operacional de até R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais). 
Assinale abaixo, a alternativa correta:
A	Está correto o que se afirma em I apenas.
B	Está correto o que se afirma em II apenas.
C	Está correto o que se afirma em I e II apenas.
D	Está correto o que se afirma em III apenas.
E	Está correto o que se afirma em III e IV apenas.
Questão 7/10 - Contabilidade de Agronegócios
Em qualquer atividade comercial ou industrial, o cálculo do custo dos produtos é necessário para gerar informações à gestão, e no meio rural também existe esta necessidade. Em vista disso, no que tange à pecuária, o cálculo do custo do bezerro é assunto relevante, pois, ao conhecer tal custo, a gestão tomará decisões com maior subsídio. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir, acerca da importância de cálculo do custos dos bezerros.
I – Para saber se é viável ter gado reprodutor na fazenda ou se seria mais interessante adquirir de terceiros os bezerros para a recria e engorda;
II - Para avaliar de forma adequada o restante do rebanho destinado a corte. Não há dúvida de que uma avaliação inadequada dos bezerros irá refletir no restante do rebanho. 
Assinale a alternativa correta:
A	As asserções I e II são proposições falsas.
B	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 9/10 - Contabilidade de Agronegócios
Explorar a atividade rural não é fácil, pois a dependência do clima, sujeição a preços de mercado, dentre outros fatores, acabam por desfavorecer aqueles que atuam nesse meio. Visando reduzir tal disparidade, existem alguns incentivos fiscais destinados àqueles que possuem empresas na atividade rural. Um benefício se refere aos bens do ativo imobilizado que são destinados à produção, uma vez que a entidade rural poderá depreciá-los integralmente no ano em que foi adquirido. Dessa maneira, a entidade terá redução na base de cálculo do Imposto de Renda, gerando então uma economia do valor a ser pago.
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I - Caso uma empresa rural tenha adquirido em X1 um implemento no valor de R$ 50.000,00, o qual possui vida útil de 5 anos, ou seja, depreciação de R$ 10.000,00 por ano, ao final de X1 a entidade terá contabilizado no resultado R$ 10.000,00 de depreciação, sendo os outros R$ 40.000,00 deduzidos para efeito de apuração do Imposto de Renda. Suponhamos, então, que no período houve um lucro de R$ 70.000,00, devendo ser deduzido dele os R$ 40.000,00 restante do valor do implemento, tendo como base de cálculo do Imposto de Renda o valor de R$ 30.000,00.
II - No exercício de X2, a entidade irá contabilizar o valor de R$ 10.000,00 de depreciação, no entanto, no momento de apuração do imposto renda, caso o lucro do período tenha sido hipoteticamente de R$ 50.000,00, sobre esse lucro será a base para cálculo do Imposto de Renda. Isso ocorre pelo fato de que em X1 a entidade já usufruiu da depreciação de forma antecipada, para reduzir os impostos, devendo então, em X2, deduzir a depreciação do lucro auferido. 
Assinale a alternativa correta:
A	As asserções I e II são proposições falsas.
B	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 1/10 - Contabilidade de Agronegócios
Muito se questiona sobre o momento adequado para se reconhecer a receita, pois algumas situações podem ocasionar mudança na interpretação sobre os conceitos de receita, bem como a identificação do fato gerador da mesma. Geralmente se estipula que o momento de se reconhecer a receita é quando ocorre a transferência do serviço ou bem negociado, sendo assumido como o momento da venda. Entretanto, podem ocorrer circunstâncias em que será necessário reconhecer a receita antes da ocorrência da venda. (MARION, 2014). 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca do reconhecimento da receita na pecuária.
( ) No meio rural se vê mais claramente essa possibilidade de reconhecimento da receita, pois geralmente os ciclos são mais longos na produção, em decorrência do crescimento natural das plantas ou animais.
( ) Para realizar o procedimento de reconhecimento da receita antes da venda é preciso dos dados dos custos incorridos, propiciando uma avaliação objetiva do valor dos animais em decorrência do seu desenvolvimento natural.
( ) Caso a entidade opte por não considerar o reconhecimento da receita conforme ocorre o crescimento, fará com que seu patrimônio fique com valor superior ao real, ou seja, não evidenciará informações fidedignas da entidade.
( ) Diferentemente das indústrias, que têm certa dificuldade em determinar valores dos estoques em elaboração, o gado, a qualquer momento, terá meios de ser precificado pelo mercado, principalmente pelo fato dos valores serem estipulados pelo peso dos animais.
 ( ) Na pecuária, os bovinos, por exemplo, possuem um ciclo de estoque considerado longo quando comparados a outras atividades, já que os animais, desde seu nascimento até atingirem maturidade para venda final, podem passar até 5 anos em estoque, assim a receita deve ser reconhecida conforme o crescimento destes. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
A	V, F, V, F, V
B	F, V, F, V, F
C	F,V, V, F, F
D	V, F, F, V, V
Questão 8/10 - Contabilidade de Agronegócios
No meio rural foi estabelecido pelo Decreto-lei n. 1.598/1977, segundo o qual os estoques deverão ser avaliados de acordo com os preços correntes dos produtos rurais. Dessa maneira também se alinha ao que estabelece o CPC 29 (2009), que dita que os estoques do meio rural devem ser avaliados ao valor justo, que, de certa maneira, é equivalente ao valor de mercado, surge então a figura de duas contas contábeis oriundas da avaliação a valor de mercado, que são as contas de superveniências ativas e insubsistências ativas. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I - As contas de superveniências ativas será debitada quando o valor de mercado for superior ao registrado na contabilidade, e é equivalente a uma receita econômica, tendo como crédito na conta valorizada.
II – As contas insubsistências ativas. por sua vez, será creditada quando o valor de mercado for inferior ao registro contábil, ocorrendo uma valorização que irá reduzir o resultado do período, bem como diminuir o valor contábil do estoque avaliado. 
Assinale a alternativa correta:
A	As asserções I e II são proposições falsas.
B	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 2/10 - Contabilidade de Agronegócios
O procedimento do cálculo e apropriação dos custos do rebanho é relativamente simples, pois basicamente os custos consumidos no período serão apropriados ao rebanho de maneira proporcional. Com esse procedimento é possível conhecer o custo, bem como estabelecer parâmetros de valor médio para o valor de cada animal. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Conceber o custo do rebanho gera informação para a devida verificação de viabilidade, que está relacionada ao valor de venda, uma vez o valor da venda é baseado no custo de produção.
II – Inicialmente, soma-se o custo do rebanho (salário, alimentação de gado, exaustão de pastagens, depreciações de reprodutores, cuidados veterinários...) e divide-se o resultado pelo total de cabeças do rebanho em formação (em crescimento e aqueles nascidos no período). Tem-se portanto, o custo médio de produção por cabeça, por período, inclusive dos bezerros.
III – O número de cabeças do rebanho não inclui, para efeito de rateio de custo, o gado reprodutor em plena reprodução, pois eles não recebem custos (já não estão em formação). Todavia o custo da manutenção desse rebanho já formado (alimentação, tratamento veterinário, depreciação...) será incluído no custo do rebanho e distribuído para o rebanho em formação.
IV – Os gastos com os animais mantidos para reprodução (matrizes e reprodutor), como alimentação, tratamento veterinário, depreciação, e etc., não devem ser alocados ao custo do rebanho e depois apropriado aos animais nascidos, se feito tal, procedimento, isso eleva os custos do bezerros. Desta forma, os custos com os animais reprodutores, devem ser lançados diretamente no resultado, confrontando a receita contra despesa. 
Assinale a alternativa correta:
A	Está correto o que se afirma em I e II apenas.
B	Está correto o que se afirma em I e III apenas.
C	Está correto o que se afirma em II e III apenas.
D	Está correto o que se afirma em II e IV apenas.
E	Está correto o que se afirma em III e IV apenas.
Questão 5/10 - Contabilidade de Agronegócios
Os rebanhos contabilizados pelo valor de mercado, deverão ter os lançamentos contábeis, nos momentos oportunos, sendo o nascimento, a apuração anual, a transferência entre as etapas do processo produtivo e na venda. Assim a contabilidade deverá reconhecer a receita dos animais, mesmo antes da venda. 
Leia o texto a seguir.
A Fazenda Porteita Feliz, registra o nascimento de 10 (dez) bezerros com valor de mercado de R$ 100,00 (cem reais) cada, totalizando R$ 1.000,00 (mil reais) e precisa fazer a provisão de 5% (cinco por cento) com despesas com vendas (distribuição). 
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I - D – Bezerros (AC) e C – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
 D – Despesa c/ Venda – (Resultado) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
II - C – Bezerros (AC) e D – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
 C – Despesa c/ Venda – (Resultado) e D – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
III - D – Caixa (AC) e C – Ajustes ao Valor Justo (Receita)
 D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C – Caixa (AC)
IV - D – Caixa (AC) e C – Bezerros (AC)
 D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C –Caixa (AC)
V - D – Caixa (AC) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC)
 D – Despesa c/ Venda (Resultado) e C – Provisão c/ Despesa de Venda (AC) 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	Está correto o que se afirma em I apenas.
B	Está correto o que se afirma em II apenas.
C	Está correto o que se afirma em III apenas.
D	Está correto o que se afirma em IV apenas.
E	Está correto o que se afirma em V apenas.
Questão 4/10 - Contabilidade de Agronegócios
Os animais podem ter funções diferentes nas propriedades rurais, e que impactam diretamente na maneira de contabilizá-los. Desta forma, cabe ao contador dominar os conhecimentos inerentes a pecuária, para realizar um trabalho eficiente e eficaz, no que tange manter as informações do patrimônio rural, em conformidade com a realidade. 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir e qualifique-as em Verdadeiro (V) e Falso (F), acerca pecuária.
( ) Dentre as diferentes funções dos animais mantidos na propriedade, estão àqueles destinados para comercialização, para abate direto, engorda, para trabalho ou reprodução.
( ) Os suínos, terão um processo similar aos bovinos, pois haverá o processo de produção de leitões, posteriormente sendo engordados até o momento de seu abate.
( ) Para as aves, seguirá a mesma linha dos bovinos ou suínos, tendo as galinhas poedeiras para gerar os ovos que, depois de chocados, vem a fase dos pintinhos, os quais irão diretamente para o abate.
( ) Em relação aos mantidos com a finalidade de reprodução, serão mantidos somente as fêmeas, que gerarão crias que, posteriormente, poderão gerar venda ou serem utilizados, também, para reprodução.
( ) Para cada tipo de animal, haverá sempre as mesmas fases da pecuária, e cada Para cada tipo de animal, haverá algumas variações quanto às fases da pecuária, e cada propriedade rural pode atuar em uma dessas fases, ou combinar mais de uma atividade.
( ) A pecuária possui uma divisão simples em três fases. A primeira trata de produzir animais, cuidando do processo de reprodução, enquanto que, na segunda, podemos considerar como uma espécie de “adolescência” dos animais, que é o período posterior ao animal ser capaz de viver sem a mãe, até que ele chegue a uma espécie de maioridade, que é terceira fase. 
Assinale abaixo, a alternativa que correta:
A	V, F, V, F, V, F
B	F, V, F, V, F, V
C	V, V, F, F, F, V
D	F, F, V, V, F, F
E	V, F, F, F, V, F
Questão 4/10 - Contabilidade de Agronegócios
Para que seja possível elaborar a DFC, serão necessárias informações das transações que fazem com que o caixa da entidade seja movimentado, bem como informações contábeis oriundas dos registros contábeis que seguem o regime de competência, pois serão utilizados dados da apuração de resultado, que é feita por meio do regime de competência. Para propiciar uma análise adequada, bem como uma padronização da DFC, esta deve seguir uma estrutura pré-definida, que, de maneira simples, é dividida em três grupos.
 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Atividade Operacional:
II – Atividade Investimento:
III – Atividade Financiamento:
 
Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem:
( ) incluios financiamentos, empréstimos, amortizações de dívida, capital dos proprietários, operações com leasing etc.
( ) focaliza o fluxo de caixa para compra e venda de bens de capital (máquinas, implementos agrícolas), animais de reprodução (criação), planos de aposentadoria etc.
( ) envolve a produção e venda de bens e serviços relativos à atividade da empresa. No setor rural, haveria necessidade de subtrair, além das despesas operacionais pagas, a retirada de dinheiro para a manutenção da família, que corresponde a salários de trabalho e administração dos mesmos.
 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	I, II, III
B	I, II, II
C	II, I, III
D	III, II, I
E	III, III, I
Questão 10/10 - Contabilidade de Agronegócios
Quando se estuda contabilidade, os primeiros passos são os aprendizados referentes ao débito e crédito, bem como a distinção do regime de competência e do regime de caixa. Os regimes tem por finalidade ser o centro das ações contábeis, ou seja, diante do método escolhido (Caixa ou Competência) toda contabilidade sofre interferência, assim os resultados obtidos como lucros e prejuízos são distintos, como também, as demonstrações contábeis. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) acerca do regime de caixa e competência.
( ) No regime de competência as depreciações não serão reconhecidas, e apenas será registrado o pagamento pelo bem na data de aquisição.
( ) O regime de caixa leva em consideração a movimentação do caixa, ou seja, o momento do pagamento ou recebimento em caixa do fato contábil.
( ) O produtor rural precisa manter um controle de estoque e do imobilizado assertivo, pois no regime de caixa isso é extremamente importante, e as oscilações econômicas precisam estar em conformidade com a realidade.
( ) No regime de competência é considerado o fato contábil do crescimento natural que ocorre no meio rural, e com isso é reconhecido um ganho, porém no regime de caixa esse ganho não será reconhecido, pois não houve recebimento em caixa referente a tal fato.
( ) Enquanto o regime de caixa pode ser o desejado pelos profissionais contábeis, os produtos rurais preferem e atuam seguindo o regime de competência conforme regem as normas contábeis, pois contabilmente é o procedimento mais correto, considerando apenas fatos contábeis.
( ) O regime de competência preza pelo registro contábil dos fatos contábeis quando estes efetivamente ocorrem, ou seja, o foco está especificamente no momento de apropriação do fato contábil, não se levando em conta se houve ou não o efetivo pagamento. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	V, F, V, F, V, F
B	F, V, F, V, F, V
C	F, F, V, V, F, F
D	V, V, F, F, V, V
E	F, V, F, V, V, V
Questão 6/10 - Contabilidade de Agronegócios
Sempre que ocorrer alguma receita, a entidade terá, em contrapartida, uma despesa, que será o valor consumido utilizado para dar origem à receita. Ao realizar o reconhecimento de uma receita, é necessário reconhecer também a despesa correspondente. Esse processo é designado como confrontação da despesa. 
Com base no texto acima, assinale as afirmações que seguem, em Verdadeiro (V) e Falso (F) da confrontação da Receita.
( ) Quando ocorre a venda, como consequência, poderão ocorrer despesas, as quais terão seus valores exatos conhecidos no momento da venda.
( ) Para as despesas deve ser utilizada uma estimativa baseada no conhecimento do produtor rural, visando chegar ao mais próximo dos valores exatos.
( ) Quando a entidade reconhece a receita no momento da venda o processo é facilitado. É mais comum e acontece em entidades comerciais e industriais.
( ) Devido ao fato de reconhecer a receita antes da venda, é necessário estimar os valores de despesas que irão acontecer, fazendo então, o provisionamento desses valores.
( ) No caso da pecuária, a receita será reconhecida antes da ocorrência de venda, considerando o crescimento natural do rebanho. Dessa maneira, mensalmente é reconhecida a receita pela maturação do rebanho.
( ) Os gastos nessa situação são chamados de despesa, no entanto, dentro desse conceito, entram todos os custos dos produtos vendidos, devendo sempre feita a associação entre a receita, os custos e despesas.
( ) Todos os valores de custos consumidos com a manutenção do rebanho não serão alocados ao estoque, e sim, contabilizados no resultado. Dessa maneira, a receita econômica reconhecida em virtude da maturação do rebanho terá como gastos confrontados, os custos de formação do rebanho consumidos no período. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
A	V, F, V, V, F, V, V
B	V, V, F, V, F, V, V
C	F, V, V, V, F, F, V
D	F, F, V, V, F, F, V
E	V, F, V, F, F, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina