Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNAR - 2ª Graduação em Geografia – 2023
TÍTULO: METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
SUBTÍTULO: Conceitos didáticos para a prática pedagógica
Desafio
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59
As concepções de ensino-aprendizagem (abordagens didáticas) deixaram de priorizar a transmissão verbal de conteúdos do professor para o aluno. O foco do processo educativo hoje está no protagonismo do aluno. Contudo, isso não significa que o trabalho do professor é menor. Pelo contrário, pautando essas transformações no ensino, temos a instituição de uma normativa, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que orienta o ensino de Geografia na Educação Básica pautado no ensino por competências.
O professor de Geografia é um ator na organização dos processos de ensino-aprendizagem e deve prezar por uma concepção didática alinhada com as principais normativas e leis que regulamentam a educação, transformando os processos de ensino-aprendizagem protagonizados pelos alunos.​​​​​​​
Você é o professor de Geografia, e seus alunos estão sempre animados, desenvolvendo projetos e diversas atividades, chamando atenção da professora Camila. Ela procura você para conversar e pergunta: “como você desperta a participação dos seus alunos?”. Você fala que valoriza o protagonismo dos alunos e o ensino por competências na construção da aula. A professora Camila fala que também faz isso e descreve as aulas que planeja com materiais sobre o conteúdo e como promove questões.
Você explica, então, com um exemplo de atividade que desenvolve com os alunos, o júri simulado. O júri simulado é a atividade final da sua disciplina, na qual você divide os alunos em três grupos: uma parte de defesa, outra parte de acusação e o júri popular. O tema do júri é uma situação-problema, um caso que você elaborou a partir do conhecimento dos alunos pensando em algo que os desafie e que se relaciona com os conteúdos da Geografia. Os grupos de alunos se preparam para o caso, para defendê-lo ou acusar, e o júri popular tem o objetivo de acompanhar as discussões, estudar o caso e tomar uma decisão final. Cada grupo tem tempo de se preparar, estudar e de ter reuniões orientadas por você sobre o processo. Ao final, existe o julgamento, no qual argumentos são apresentados e é tomada uma decisão pelo júri popular.
A professora Camila se interessa muito pela atividade e pede que você lhe empreste seu planejamento. Nesse planejamento, há o plano de aula e sua articulação com a BNCC, ressaltando as competências gerais que se espera serem desenvolvidas.
Diante dessa solicitação, elabore um planejamento que será compartilhado com a professora Camila, apresentando:
a) Um plano de aula com tema de sua preferência a ser trabalhado na atividade apresentada – considere que o plano precisa conter um tema, objetivos, estratégias, atividades, recursos e avaliação.
b) Relação da atividade com as competências específicas para Geografia no Ensino Fundamental, conforme previsto na BNCC.
c) Por fim, comente a forma de ensino da professora Camila, relacionando com a atividade proposta (júri simulado). Quais são as diferenças principais? E o que você indicaria que ela fizesse para estimular a participação dos alunos? 
Padrão de resposta esperado
a) Plano de aula
Deve conter o tema, objetivos, estratégia, atividades, recursos e avaliação. O tema pode variar a partir da articulação entre conteúdo e proposta de situação-problema apresentada. No caso apresentado, pode ser articulado assim:
Plano de aula: preparação para o júri simulado/Geografia
-Tema: Produção energética no Brasil
- Objetivo: Compreender a produção energética baseada nas usinas hidrelétricas, atentando para a complexidade dessa forma de produção de energia. 
- Estratégia: Execução de um julgamento com defesa, acusação e júri popular de um caso (situação-problema) relacionado com a temática, favorecendo o debate e a argumentação.
- Atividades: (i) divisão dos alunos em três grupos (defesa, acusação e júri popular); (ii) apresentação do caso (situação-problema) que será julgado; (iii) orientações para a pesquisa dos alunos e elaboração de um documento que contenha os principais pontos argumentativos (da defesa e da acusação).
- Recursos: (i) quadro branco e pincéis; (ii) material impresso contendo o caso; (iii) computadores com acesso à Internet. 
- Avaliação: processual e somativa. Participação no desenvolvimento da argumentação e no debate; produção de material argumentativo.
b) Competências gerais da BNCC desenvolvidas com a atividade:
- Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
- Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. 
c) Comentário sobre as aulas realizadas pela professora Camila:  
A adoção de metodologias ativas de ensino não é feita sem estudo contínuo do professor e deve ser alinhada às normativas que orientam a atuação pedagógica docente. Dessa forma, é fundamental que o planejamento das atividades e das aulas seja articulado à BNCC, que orienta as competências que devem ser desenvolvidas na Educação Básica na Geografia.
O ensino por competências pode ser contraposto ao ensino por conteúdo; portanto, não basta apenas apresentar materiais com conteúdo e fazer perguntas para os alunos. O protagonismo do estudante deve ser estimulado a partir de concepções didáticas consistentes e metodologias apropriadas. Para a professora Camila, seria adequado indicar o estudo dessas concepções e metodologias e a busca por relacionar sua proposta de aula e de atividades com as competências indicadas na BNCC.
A adoção de metodologias ativas é indicada, nesse caso, desde que seja adaptada à realidade dos alunos. 
​
Exercícios
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59
Tentativa 1 de 3
1.  As transformações no acesso à informação e às tecnologias, entre outras coisas, geraram a necessidade de mudanças no processo de ensino. É preciso saber administrar toda essa informação, de forma a aprofundar a aprendizagem nos conteúdos escolares que são fundamentados científica e pedagogicamente. Nesse sentido, estão sendo cada vez mais adotadas metodologias que favoreçam o envolvimento do aluno a partir da promoção da sua autonomia. As metodologias ativas são consideradas diferentes práticas em sala de aula que têm em comum um mesmo objetivo.
Assinale a alternativa que apresenta aspectos fundamentais para o trabalho com as metodologias ativas no ensino de Geografia:
A.  abordagem pode adotar metodologias ativas, pois elas não estão relacionadas a nenhuma teoria em específico.
B.  Concepções que valorizam o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem podem adotar essas metodologias, com adaptações ou não.
O objetivo comum das metodologias ativas é o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Assim, concepções que consideram o aluno dessa forma comumente adotam tais metodologias, embora não seja possível dizer qual adota mais ou menos. É o caso da abordagem construtivista e da metodologia de aprendizagem baseada na resolução de problemas. Alunos acostumados com o ensino passivo, pautado na transmissão verbal do conhecimento, podem apresentar dificuldades de entedimento e execução dessas metodologias. Além disso, não basta apenas seguir o passo o passo; é preciso incorporar na postura a concepção da autonomia do estudante.
Por fim, a abordagem humanista, embora não adote nenhuma metodologia a priori, pois organiza o processo de ensino a partir da relação singular entre professor e aluno, pode adotar metodologias ativas, quando consideradas pertinentes. 
C.  A abordagem humanista não é adepta de nenhuma metodologia já criada, uma vez que o ensino se baseia somente na experiência dos alunos.
D.  A abordagem tradicional revisada pode adotar metodologias ativas para facilitar a transmissão do conteúdo do professor para o aluno.E.  A abordagem comportamentalista é a que mais adota esse tipo de metodologias, pois visa a treinar e promover comportamentos adequados para o aluno.
2.  O trabalho docente não se limita à sala de aula. Diversos documentos normativos e regulamentos incidem no trabalho do professor, orientando suas ações de forma ampla, ou seja, em todas as atividades que compõem seu trabalho.
Quais são essas atividades e quais documentos as orientam?​​​​​​​
A.  Estudo de documentos normativos, formações continuadas, planejamento de aula, execução de atividades com os alunos, avaliações contínuas, preenchimento de registros e participação em conselhos de classe. Estão previstas em documento normativo que regula todo o Ensino Básico, denominado Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC). 
B.  A Constituição Federal de 1988 regulamenta o trabalho do docente ao indicar que são tarefas do professor: formações continuadas, planejamento de aula, execução de atividades com os alunos, avaliações contínuas, preenchimento de registros e participação em conselhos de classe, elaboração e discussão do currículo. 
C.  Os documentos normativos que regulamentam o trabalho do professor são diferentes para cada sistema ou unidade de ensino, pública ou particular. Por isso, não é possível generalizar as funções e as atividades desse profissional. A única tarefa em comum é, de fato, a execução de tarefas com os alunos em sala de aula nas escolas.
D.  A Lei de Diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 apresentam aspectos em linhas gerais que indicam as tarefas do professor, porém devem ser regulamentadas pelas diferentes unidades ou sistemas de ensino. Além disso, a BNCC regulamenta parâmetros curriculares que devem ser implementados pelos docentes. 
A Lei de Diretrizes e Bases e a Constituição Federal de 1988 apresentam aspectos em linhas gerais que indicam as tarefas do professor, porém devem ser regulamentadas pelas diferentes unidades ou sistemas de ensino. Este é o princípio da descentralização do ensino. Além disso, a BNCC regulamenta aspectos curriculares (indicados anteriormente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais) que devem ser implementados pelos docentes e pelas escolas, em uma tentativa de superar as diferenças e assimetrias causadas historicamente pelo aporte desigual de recursos e financiamento para a educação nas diferentes regiões do País e reforçadas pela descentralização das normativas que envolvem a profissão docente. 
E.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC são as duas normativas fundamentais na regulamentação do trabalho do professor, pois indicam como devem trabalhar, o que devem estudar para planejar as aulas e os conceitos e definições que devem ser ensinados para os alunos.
3.  O desenvolvimento de uma didática construtivista em sala de aula, com uso de metodologias de aprendizagem baseada na resolução de problemas e situações, implica postura investigativa do professor a partir da atenção contínua às maneiras de construção do pensamento pelo estudante.
Qual etapa contempla a adoção dessa abordagem na sala de aula?
A.  Simplificação do conteúdo para facilitar a compreensão do aluno, pois o conhecimento deve ser trabalhado segundo o nível de complexidade.
B.  Definição de prêmios para os alunos que conseguirem executar a atividade, valorizando os melhores e incentivando os piores a estudar.
C.  Discussão e tentativa de resolução das atividades pelos estudantes utilizando seus próprios conhecimentos.
A adoção da abordagem construtivista em sala de aula pelo professor consiste na elaboração de atividades-problemas e desafios complexos que os alunos devem tentar resolver a partir dos seus conhecimentos e discussões entre eles. O professor deve se atentar para as discussões e dar pistas e informações que orientem os alunos na direção adequada durante a resolução da atividade, não devendo apresentar o conteúdo e resolver o desafio por sua conta. O conhecimento não é dado/apresentado verbalmente para o aluno; ele é construído com o protagonismo do estudante.
A simplificação do conteúdo para facilitar a transmissão, bem como a definição de prêmios para os estudantes que conseguirem realizar a atividade, são duas etapas baseadas em concepções de ensino tradicionais e comportamentalistas, que não prezam pela atenção ao processo de ensino-aprendizagem, apenas pelo resultado. A separação dos alunos entre os bons e os ruins é extremamente problemática (e não deve ser encorajada), pois não leva em consideração os saberes próprios e diversificados dos alunos, focando apenas no resultado ("tem" conhecimento ou "não tem"), e não no processo de aprendizagem (a competência) e na cooperação entre eles. 
D.  Desafiar os alunos a resolverem problemas difíceis e depois apresentarem o conteúdo quando não conseguirem. 
E.  Separar os alunos bons e os ruins para facilitar o desenvolvimento das atividades segundo a capacidade de cada grupo. 
4.  Adotar metodologias ativas no ensino demanda planejamento de atividades alinhadas com os documentos normativos para o currículo. Um instrumento de auxílio ao planejamento dessas atividades é o plano de aula. O plano de aula deve conter alguns elementos principais que vão facilitar a organização das ideias e o planejamento da aula.
Quais elementos compõem o plano de aula?
A.  O plano de aula contém o título da aula, um resumo do conteúdo abordado e a relação dessa aula com a base curricular (BNCC). 
B.  O plano de aula contém o tema da aula, os objetivos e atividades planejadas, os recusos necessários e como será feita a avaliação.
O plano de aula é um instrumento do professor para auxiliar no planejamento do ensino. Ele diz respeito a uma aula específica e contém os seguintes elementos: 1) conteúdo/assunto: o tema da aula a ser desenvolvido; 2) objetivos: são relacionados ao que se propõe que o aluno aprenda a partir da atividade elaborada, seja em termos de conteúdo ou de habilidades; 3) metodologia: pode ser dividida em estratégia (como os objetivos serão alcançados, qual a metodologia científica utilizada) e atividades (contêm o passo a passo das atividades propostas); 4) recursos: quais materiais serão necessários para a realização das atividades; 5) avaliação: como será avaliado o processo de aprendizagem do estudante. A relação dos objetivos com a base curricular comum (BNCC) é cada vez mais requisitada, para evidenciar o desenvolvimento das habilidades e competências para o ensino. 
O plano de ensino geralmente é entregue pelo professor para a escola no início do ano letivo, mas ele difere do plano de aula por conter o currículo do ano trabalhado, os conteúdos e as competências desenvolvidas, entre outros elementos.
C.  O plano de aula é aberto ao formato da aula; portanto, não é possível definir de antemão o que ele contém. 
D.  O plano de aula é um documento da escola que deve ser entregue pelo professor e precisa conter o planejamento do ensino para o período letivo.
E.  O plano de aula apresenta o currículo do ano trabalhado, os conteúdos e as competências desenvolvidas.
5.  As diferentes concepções de ensino-aprendizagem se expressam em diferentes posturas profissionais do professor, maneiras de organização da aula e até mesmo das avaliações.
Nesse sentido, qual é o papel do professor de Geografia que adota a concepção de ensino construtivista, utilizando metodologias como a aprendizagem pela resolução de situações-problema?​​​​​​​
A.  O professor deve facilitar a experienciação do mundo pelos alunos, buscando estimular e desenvolver todos os sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar) por meio de atividades que partam sempre da experiência de vida de cada um.
B.  O professor deve adotar postura crítica, demonstrando as estruturas do sistema que organizam a produção do espaço, como elas foram criadas e são mantidas, permitindo que os alunos se enxerguem como agentes transformadores do espaço pela sua prática social.
C.  O professor deve transmitir os conteúdos da Geografia, começando dos mais simplificados até os mais complexos, possibilitandoque o aluno acumule o conhecimento geográfico e, assim, consiga tirar notas boas nas avaliações.
D.  O professor deve entender o que os alunos já sabem sobre o espaço geográfico, incluindo suas características físicas, e sobre como ele é transformado pelas sociedades, observando as hipóteses que os alunos criam para explicar essas transformações e criando situações desafiadoras que permitam aos alunos aprender.
O professor de Geografia construtivista deve guiar seu entendimento do processo de ensino e aprendizagem da Geografia de maneira a entender o que os alunos já sabem sobre as características do espaço e seus processos de transformação pelas sociedades, atentando para o desenvolvimento da linguagem cartográfica, que envolve habilidades espaciais próprias. Para isso, deve observar qual o raciocínio geográfico/espacial que os alunos utilizam para resolver problemas, orientando-os, quando necessário, por meio de questionamentos e estimulando cada vez mais o pensamento mediante questões desafiadoras. 
O ensino pautado na experienciação é próprio da concepção humanista de ensino. A postura crítica, questionadora das estruturas do sistema, é ligada a uma postura sociocultural. A segmentação em módulos organizados logicamente que favorecem avanço constante e programado dos alunos é associada a uma abordagem comportamentalista. Já a transmissão de conteúdo é a metodologia principal da abordagem tradicional. 
E.  O professor deve estimular comportamentos de descoberta do mundo, facilitando a aprendizagem dos mecanismos que organizam o espaço, a partir da segmentação dos temas da Geografia em módulos que devem ser organizados logicamente, permitindo que o aluno progrida no conhecimento.
UNAR 
-
 
2ª Graduação em Geografia 
–
 
2023
 
TÍTULO: 
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
 
SUBTÍTULO: 
Conceitos didáticos para a prática pedagógica
 
 
Desafio
 
 
Prazo para envio:
 
11/02/24 23:59
 
As concepções de ensino
-
aprendizagem (abordagens didáticas) deixaram de 
priorizar a transmissão verbal de conteúdos do professor para o aluno.
 
O foco do 
processo educativo hoje está no protagonismo do
 
aluno.
 
Contudo, isso não 
significa que o trabalho do professor é menor. Pelo contrário, pautando essas 
transformações no ensino, temos a instituição de uma normativa, a Base Nacional 
Curricular Comum (BNCC), que orienta o ensino de Geografia na Educação Básica 
p
autado no ensino por competências.
 
O professor de Geografia
 
é um
 
ator na organização dos processos de ensino
-
aprendizagem e deve prezar por uma concepção didática alinhada com as 
principais normativas e leis que regulamentam a educação
, transformando os 
processos de ensino
-
aprendizagem protagonizados pelos alunos.
 
 
Você é o professor de Geografia, e seus alunos estão sempre animados, 
desenvolvendo projetos e diversas atividades, chamando atenção da professora 
Camila. Ela procura você para conversar e pergunta: “como você desperta a 
participação dos seus alunos?”. Voc
ê fala que valoriza o protagonismo dos alunos 
e o ensino por competências na construção da aula. A professora Camila fala que 
também faz isso e descreve as aulas que planeja com materiais sobre o conteúdo 
e como promove questões.
 
Você explica, então, com um exemplo de atividade que desenvolve com os alunos, 
o júri simulado. O júri simulado é a atividade final da sua disciplina, na qual você 
divide os alunos em três grupos: uma parte de defesa, outra parte de acusação e 
o júri popul
ar. O tema do júri é uma situação
-
problema, um caso que você 
elaborou a partir do conhecimento dos alunos pensando em algo que os desafie
 
e 
UNAR - 2ª Graduação em Geografia – 2023 
TÍTULO: METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA 
SUBTÍTULO: Conceitos didáticos para a prática pedagógica 
 
Desafio 
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59 
As concepções de ensino-aprendizagem (abordagens didáticas) deixaram de 
priorizar a transmissão verbal de conteúdos do professor para o aluno. O foco do 
processo educativo hoje está no protagonismo do aluno. Contudo, isso não 
significa que o trabalho do professor é menor. Pelo contrário, pautando essas 
transformações no ensino, temos a instituição de uma normativa, a Base Nacional 
Curricular Comum (BNCC), que orienta o ensino de Geografia na Educação Básica 
pautado no ensino por competências. 
O professor de Geografia é um ator na organização dos processos de ensino-
aprendizagem e deve prezar por uma concepção didática alinhada com as 
principais normativas e leis que regulamentam a educação, transformando os 
processos de ensino-aprendizagem protagonizados pelos alunos. 
 
Você é o professor de Geografia, e seus alunos estão sempre animados, 
desenvolvendo projetos e diversas atividades, chamando atenção da professora 
Camila. Ela procura você para conversar e pergunta: “como você desperta a 
participação dos seus alunos?”. Você fala que valoriza o protagonismo dos alunos 
e o ensino por competências na construção da aula. A professora Camila fala que 
também faz isso e descreve as aulas que planeja com materiais sobre o conteúdo 
e como promove questões. 
Você explica, então, com um exemplo de atividade que desenvolve com os alunos, 
o júri simulado. O júri simulado é a atividade final da sua disciplina, na qual você 
divide os alunos em três grupos: uma parte de defesa, outra parte de acusação e 
o júri popular. O tema do júri é uma situação-problema, um caso que você 
elaborou a partir do conhecimento dos alunos pensando em algo que os desafie e

Mais conteúdos dessa disciplina