Buscar

Classificação das resinas compostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação das resinas compostas 
As resinas compostas podem ser classificadas de diversas maneiras, sendo bastante conhecida a classificação de acordo com o tamanho e distribuição das partículas, sendo esta a que será descrita em concordância com Loguercio, Chain e Van Noort. De uma forma ampla esta classificação contempla três tipos essenciais de resinas compostas:
1- Macroparticuladas: partículas de 8 a 50µm
2- Microparticuladas: 0,04 µm
3- Híbridas: diferentes tamanhos, desde 0,04 a 5 µm
RESINAS DE MACROPARTÍCULAS
Também chamadas de resinas tradicionais ou convencionais, foram desenvolvidas na década de 1970 e ainda são fabricadas?, apesar de pouco utilizadas. No apssado eram utilizadas por possírem propriedades mecânicas melhores que as resinas acrílicas, apesar de ainda ser insuficiente para seu uso em áreas com grandes tensões mastigatórias. Consistem basicamente em quartzo cristalino moído e tem a maioria das partículas na faixa de 8 a 12 µm de acordo com Chain, abeno e de 10-20 µm de acordo com Van Noort. Loguercio descreve que as partículas tinham inicialmente em torno de 15 µm e foram sendo reduzidas para 8-15 µm . Apresentam dificuldade de polimento, pois as partículas têm tendência a se soltar da matriz, deixando porosidades. São pouco resistentes ao desgaste, apresentavam alta rugosodade superficial, desenvolvido devido ao desgatse abrasivo da matriz e exposição das partículas de carga. Apresentavam maior suceptibilidade ao manchamento pela fácl retenção de corantes. Continham uma quantidade de partículas que varia de 60 a 65% em volume. 
RESINAS DE MiCROPARTÍCULAS
Suas partículas tem tamanho entre 0,04 e 0,4µm, conferindo maior lisura superficial a este tipo de resina, entretanto as partículas de sílica coloidal possuem extensa área de superfície relativa, necessitandode grande quantidade de matriz para “molhá-la”, consequentemente, pequenas quantidades de sílica coloidal inseridas na matriz orgânica são capazes de aumentar muito a viscosidade (ou causar espessamento?) do material, tornando-a clinicamente inadequada.
As partículas de sílica coloidal são produzidas pelo aquecimento em alta temperatura de partículas de quartzo (tetracloreto de silicone) até formar uma fumaça, que sofre condensação e origina micropartículas (por isso tb chamadas de sílica pirogência). As micropartículas também podem ser formadas pela adição de partículas coloidais de silicato de sódio à água e ao ácido clorídrico (sílica coloidal).
Para aumentar o percentual de carga sem comprometer suas propriedades reológicas, o processo de manufatura desses materiais foi modificado. Foram adicionados à matriz, partículas pré polimerizadas de resina com alta concentração de sílica coloidal. Para isso, as micropartículas são comprimidas em aglomerados mediante processos de sinterização, precipitação, condensação ou silanização. Os aglomerados são adicionados à uma matriz resinosa aquecida, proporcionando uma incorporação de 70% ou mais de carga em peso (em volume corresponde a 50%). A seguir, a resina é polimerizada em bloco, congelada e moída em partículas que podem variar em tamanho de 1 a 100 µm, oscilando entre 20 e 60 µm em média. Essas partículas são chamadas de pré polimerizadas e são por fim adicionadas à uma resina não polimerizada que já contém micropartículas (homogênea), originando um produto com alto conteúdo de carga (±80% peso).
Apesar de os problemas relativos a rugosidade superficial serem bastante minimizados com o desenvolvimento das resinas microparticuladas, e a incorporação de partículas pré polimerizadas melhorar as características reológicas dessas resinas, suas propriedades mecânicas relativamente baixas fazem com que sejam indicadas apenas para restaurações de dentes submetidos a pouco impacto mastigatório. Além disso, elas geralmente apresentam índice de coeficiente de expansão térmica linear alto e maior susceptibilidade a sorção de água, devido ao maior conteúdo orgânico.

Outros materiais