Logo Passei Direto
Buscar

163QUESTOES DE- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sacristán (2000), autor que se dedica aos estudos na área de currículo, pontua que organizando as diversas definições, acepções e perspectivas, o currículo poderá ser analisado com base em diferentes âmbitos.
Leia as afirmacoes relacionadas à educação de jovens e adultos, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) A definição do currículo está relacionada com a concretização das funções da própria instituição escolar e a forma particular de focá-la em um determinado momento histórico e social.
( ) Discutir o que ensinar e como ensinar é refletir sobre o currículo.
( ) O currículo se refere à uma prática de avaliação a ser desenvolvida na educação de jovens e adultos.

Segundo Platzer (2017), o trabalho na EJa requer materiais didáticos que atendam a reais necessidades e que esteja pautados em uma perspectiva humanizadora.
Realize a análise das afirmativas indicadas abaixo, considerando em seguida (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para afirmativas Falsas.
( ) Os materiais didáticos se constituem em instrumento de trabalho considerado suporte essencial no processo de mediação entre o ensino e a aprendizagem.
( ) Seja qual for o conteúdo e, independentemente do tipo de material didático adotado, é preciso que haja clareza e sentido para os alunos, ao observar as ações docentes cotidianas.
( ) Cabe ao professor da EJA, cuidar para que não ocorra "infantilização", diante do processo de escolha e utilização de materiais didáticos, com alunos que frequentam a modalidade de ensino - EJA.
( ) O livro didático deve ser configurado como única ferramenta de trabalho que detém todas as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos em sala de aula da EJA.

Ao refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, em linhas gerais, observamos que este era compreendido por Paulo Freire, em seu sentido global, devendo procurar superar a relação opressor e oprimido.
Verifica-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um direito que deve ser assegurado pelo poder público. Ao analisarmos a história da EJA, observa-se as contribuições de Paulo Freire para se pensar a educação destes indivíduos. Com base no exposto, analise as seguintes afirmativas sobre o posicionamento de Paulo Freire:
I. A educação deve estar à serviço do comprometimento com a mudança social.
II. As práticas educativas devem ter uma intencionalidade política.
III. O ensino deve partir do contexto social do educando.

De acordo com Bittencourt (2011), os livros didáticos são os instrumentos de trabalho mais usados e que integram a "tradição escolar" de educadores e educandos, visto que fazem parte do dia a dia escolar há, pelo menos, dois séculos.
Leia as afirmações relacionadas aos materiais didáticos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem e assinale a alternativa correta:
I. As formas de utilizar o jornal na sala de aula são bastante variadas.
II. É fundamental que o estudante folheie os jornais, olhe as fotos, ainda que não saiba decifrar o código escrito.
III. O jornal deve ser um material exclusivo no trabalho a ser desenvolvido na educação de jovens e adultos, visto a sua importância para a sociedade.

Bittencourt (2011, p. 298) enfatiza que: "a escolha de material didático é assim uma questão política e torna-se um ponto estratégico que envolve o comprometimento do professor e da comunidade escolar perante a formação do aluno. [...]".
É fundamental, segundo a autora, a realização de reflexões acerca dos diferentes tipos de materiais didáticos disponíveis e sua relação com os métodos de ensino. Analise as afirmações relacionadas à temática em questão e assinale a alternativa correta:
I. A escolha dos materiais didáticos dependerá das concepções metodológicas que o professor irá utilizar.
II. A escolha do material didático a ser utilizado pode acontecer de modo aleatório pois a seguir o professor irá estabelecer as relações necessárias ao trabalho a ser desenvolvido.
III. Não é aconselhável utilizar diferentes tecnologias digitais no ambiente educacional para que os alunos não se distraiam com tais recursos.

Gonçalves (2017) apresenta a organização pedagógica dos "Círculos de Leitura", propostos por Paulo Freire por meio das seguintes etapas: levantamento do universo vocabular, escolha das palavras, situações existenciais dos educandos, fichas-roteiro e feitura de fichas-vocábulos geradores.
Leia as explicações apresentadas na coluna 2 de acordo com o conceito correspondente, apresentado na coluna 1 e assinale a alternativa correta:
( ) Seleção de palavras que além de significativas para os indivíduos apresentem riqueza fonêmica.
( ) Verificação se as palavras escolhidas representam situações específicas para os educandos.
( ) Fichas para o debate a ser realizado.
( ) Fichas com a decomposição das famílias fonêmicas correspondentes aos vocábulos geradores das palavras escolhidas.
( ) Levantamento das expressões, das palavras ligadas à realidade concreta e o pensar do grupo em questão.

"No final da década de 1940, foi elaborado o primeiro texto que procurava responder algumas das reivindicações das classes populares, tais como concessões de direitos aos operários e à população campesina, extensão da rede escolar gratuita (ensino primário e secundário), dentre outros" (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1904). Nesse direcionamento, analise se as sentenças a seguir fizeram parte do contexto educacional brasileiro nas décadas de 1940 e 1950.
I. Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) II. Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) III. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as campanhas de alfabetização que fizeram parte do contexto educacional brasileiro.

Segundo Jesus (2009) a educação, na visão de Paulo Freire, deve ser instrumentalizadora para a transformação social. A partir da ideia exposta avalie as asserções a seguir e verifique se há relação entre elas.
I. O analfabeto é um ser que não apresenta história e cultura. PORQUE II. Representa (analfabeto) a realidade concreta da dívida educacional do Estado. Assinale a alternativa correta.

Carvalho (2005) aponta os "Círculos da Cultura" como um dos procedimentos que envolviam o processo de alfabetização proposto por Paulo Freire.
Analise cuidadosamente as afirmações a seguir considerando se elas são ou não fundamentos daquilo que Paulo Freire denominou como "círculo da cultura".
I. Cada pessoa é fonte original e única de uma forma própria de saber, e qualquer que seja a qualidade deste saber, possui um valor em si por representar uma experiência individual de vida e de partilha na vida social.
II. Ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa sozinho, embora pessoas possam aprender e se instruir em algo por conta própria.
III. Alfabetizar-se, educar-se significa algo mais do que apenas aprender a ler palavras e desenvolver certas habilidades instrumentais.

Conforme afirma Mizukami (2013), o método de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire retrata sua abordagem acerca da educação.
A partir da consciência que se tenha da realidade, é que se buscará o conteúdo programático da educação. Nesse cenário, o diálogo da educação na condição de prática da libertação é inaugurado no momento em que é realizado o universo temático do povo ou o conjunto de seus temas geradores. Analise as afirmativas relacionadas aos aspectos relacionados ao processo de leitura e escrita de acordo com Paulo Freire, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) A leitura de mundo deve ser anterior à leitura da palavra.
( ) A leitura da palavra deve ser anterior à leitura de mundo.
( ) A alfabetização proposta por Paulo Freire terá, na leitura de mundo e na leitura da palavra escrita, uma relação integradora e pautada em uma discussão aprofundada sobre a realidade de todos aqueles envolvidos nesse processo.

Entre as diversas obras publicadas pelo autor Paulo Freire, encontramos a intitulada “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática docente” (2008), que está organizada em três capítulos.
Está correto afirmar que os capítulos que compõem a referida obra são:
R. 1. Não há docência sem deiscência.
2. Ensinar não é transferir conhecimento.
3. Ensinar é uma especificidade humana.

Para Paulo Freire (2002), toda ação educativa deve ser precedida de uma reflexão sobre o homem e o meio de vida desse homem concreto.
Sobre a 'educação bancária', leia e analise as afirmativas:
I – Organiza-se e constitui-se na visão de mundos dos educandos, em que se encontram seus temas geradores.
II – O Educador na 'educação bancária' é aquele que deposita no educando o conteúdo pragmático da educação.

Muitas vezes na Educação de Jovens e Adultos as aulas podem assumir características negativas de aligeiramento ou de ............
Assinale a alternativa que completa a frase acima.
A) desinteresse
B) infantilização do ensino.
C) superficialidade
D) desmotivação

Vários autores confirmam que a educação acontece em todos os lugares. Afirmam que o aluno aprende tanto na escola como também fora dela, assim a convivência e a integração das pessoas na prática social acaba contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das pessoas de maneira individual e coletiva. Seguindo essa reflexão e pensando nas competências necessárias ao professor para atuar na EJA, é correto afirmar que o trabalho do professor com Projetos:
Indique (V) para Verdadeira e (F) Para falsa:
Vários autores confirmam que a educação acontece em todos os lugares.
Afirmam que o aluno aprende tanto na escola como também fora dela.
A convivência e a integração das pessoas na prática social acaba contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das pessoas de maneira individual e coletiva.
A) V-V-V-V
B) F-V-V-V
C) V-F-V-V
D) V-V-F-V

O Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos descreve a trajetória da EJA no que se refere aos aspectos da legais e educacionais. Diante disso, assinale a alternativa correta que completa as lacunas.
“A EJA precisa ser pensada como um ........ a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagens de jovens e adultos”.
A) sistema educacional
B) modelo pedagógico próprio.
C) projeto de vida
D) programa de inclusão

Muitos alunos têm acesso a uma quantidade enorme de informações, mas nem sempre sabem o que fazer com elas, pois não aprenderam a associar e gerar o conhecimento a ser utilizado no cotidiano e na compreensão de mundo. No espaço escolar algumas propostas de atividades sugerem engajamento entre os professores para efetivar de maneira prática a integração entre os conteúdos de diferentes disciplinas.
É correto afirmar que a reflexão iniciada trata sobre:
A) Parâmetros Curriculares Regionais,
B) Educação Inclusiva.
C) Metodologias Ativas.
D) Ensino Híbrido.

Paulo Freire deu à educação a possibilidade de ser interpretada como tomada de consciência e de transformação da realidade, pelo seu caráter essencialmente politico. Sendo assim, podemos afirmar que:
A) A educação é um direito de todos.
B) A educação favorece a emancipação humana, como conquista da própria dignidade.
C) A educação deve ser voltada apenas para a formação técnica.
D) A educação é um processo individual.

A situação atual demonstra que o Brasil ainda não conseguiu garantir, na pratica, a educação á todas as pessoas, como garante a constituição. Diante dessa citação, analise se as alternativas a respeito do analfabeto na visão de Paulo Freire.
I - O analfabeto não apresenta possibilidade de aprendizagem, pois está há muito tempo sem contato com o conhecimento científico.
II – O analfabeto é um ser constitutivo da história e da cultura.
III - O analfabeto se reduz aos limites do tempo e do espaço.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre as discussões, reflexões e aprendizagens na educação de jovens e adultos, assinale, após ler as proposições, a alternativa correta que apresenta relação com a proposta da EJA.
I – Em relação ao professor que atua na EJA , este deve compreender a realidade do aluno...
II – A antropologia desconsidera que a cultura possa ser utilizada pelo homem, para escrever...
III – O letramento julga que o ato de ler e escrever esteja conectado à interpretação daquilo...
IV – A prática da Tolerância consiste na aceitação de que os seres humanos, diversos em seu...
A) Estão corretas as alternativas I e II.
B) Estão corretas as alternativas II e III.
C) Estão corretas as alternativas III e IV.
D) Estão corretas as alternativas I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sacristán (2000), autor que se dedica aos estudos na área de currículo, pontua que organizando as diversas definições, acepções e perspectivas, o currículo poderá ser analisado com base em diferentes âmbitos.
Leia as afirmacoes relacionadas à educação de jovens e adultos, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) A definição do currículo está relacionada com a concretização das funções da própria instituição escolar e a forma particular de focá-la em um determinado momento histórico e social.
( ) Discutir o que ensinar e como ensinar é refletir sobre o currículo.
( ) O currículo se refere à uma prática de avaliação a ser desenvolvida na educação de jovens e adultos.

Segundo Platzer (2017), o trabalho na EJa requer materiais didáticos que atendam a reais necessidades e que esteja pautados em uma perspectiva humanizadora.
Realize a análise das afirmativas indicadas abaixo, considerando em seguida (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para afirmativas Falsas.
( ) Os materiais didáticos se constituem em instrumento de trabalho considerado suporte essencial no processo de mediação entre o ensino e a aprendizagem.
( ) Seja qual for o conteúdo e, independentemente do tipo de material didático adotado, é preciso que haja clareza e sentido para os alunos, ao observar as ações docentes cotidianas.
( ) Cabe ao professor da EJA, cuidar para que não ocorra "infantilização", diante do processo de escolha e utilização de materiais didáticos, com alunos que frequentam a modalidade de ensino - EJA.
( ) O livro didático deve ser configurado como única ferramenta de trabalho que detém todas as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos em sala de aula da EJA.

Ao refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, em linhas gerais, observamos que este era compreendido por Paulo Freire, em seu sentido global, devendo procurar superar a relação opressor e oprimido.
Verifica-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um direito que deve ser assegurado pelo poder público. Ao analisarmos a história da EJA, observa-se as contribuições de Paulo Freire para se pensar a educação destes indivíduos. Com base no exposto, analise as seguintes afirmativas sobre o posicionamento de Paulo Freire:
I. A educação deve estar à serviço do comprometimento com a mudança social.
II. As práticas educativas devem ter uma intencionalidade política.
III. O ensino deve partir do contexto social do educando.

De acordo com Bittencourt (2011), os livros didáticos são os instrumentos de trabalho mais usados e que integram a "tradição escolar" de educadores e educandos, visto que fazem parte do dia a dia escolar há, pelo menos, dois séculos.
Leia as afirmações relacionadas aos materiais didáticos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem e assinale a alternativa correta:
I. As formas de utilizar o jornal na sala de aula são bastante variadas.
II. É fundamental que o estudante folheie os jornais, olhe as fotos, ainda que não saiba decifrar o código escrito.
III. O jornal deve ser um material exclusivo no trabalho a ser desenvolvido na educação de jovens e adultos, visto a sua importância para a sociedade.

Bittencourt (2011, p. 298) enfatiza que: "a escolha de material didático é assim uma questão política e torna-se um ponto estratégico que envolve o comprometimento do professor e da comunidade escolar perante a formação do aluno. [...]".
É fundamental, segundo a autora, a realização de reflexões acerca dos diferentes tipos de materiais didáticos disponíveis e sua relação com os métodos de ensino. Analise as afirmações relacionadas à temática em questão e assinale a alternativa correta:
I. A escolha dos materiais didáticos dependerá das concepções metodológicas que o professor irá utilizar.
II. A escolha do material didático a ser utilizado pode acontecer de modo aleatório pois a seguir o professor irá estabelecer as relações necessárias ao trabalho a ser desenvolvido.
III. Não é aconselhável utilizar diferentes tecnologias digitais no ambiente educacional para que os alunos não se distraiam com tais recursos.

Gonçalves (2017) apresenta a organização pedagógica dos "Círculos de Leitura", propostos por Paulo Freire por meio das seguintes etapas: levantamento do universo vocabular, escolha das palavras, situações existenciais dos educandos, fichas-roteiro e feitura de fichas-vocábulos geradores.
Leia as explicações apresentadas na coluna 2 de acordo com o conceito correspondente, apresentado na coluna 1 e assinale a alternativa correta:
( ) Seleção de palavras que além de significativas para os indivíduos apresentem riqueza fonêmica.
( ) Verificação se as palavras escolhidas representam situações específicas para os educandos.
( ) Fichas para o debate a ser realizado.
( ) Fichas com a decomposição das famílias fonêmicas correspondentes aos vocábulos geradores das palavras escolhidas.
( ) Levantamento das expressões, das palavras ligadas à realidade concreta e o pensar do grupo em questão.

"No final da década de 1940, foi elaborado o primeiro texto que procurava responder algumas das reivindicações das classes populares, tais como concessões de direitos aos operários e à população campesina, extensão da rede escolar gratuita (ensino primário e secundário), dentre outros" (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1904). Nesse direcionamento, analise se as sentenças a seguir fizeram parte do contexto educacional brasileiro nas décadas de 1940 e 1950.
I. Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) II. Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) III. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as campanhas de alfabetização que fizeram parte do contexto educacional brasileiro.

Segundo Jesus (2009) a educação, na visão de Paulo Freire, deve ser instrumentalizadora para a transformação social. A partir da ideia exposta avalie as asserções a seguir e verifique se há relação entre elas.
I. O analfabeto é um ser que não apresenta história e cultura. PORQUE II. Representa (analfabeto) a realidade concreta da dívida educacional do Estado. Assinale a alternativa correta.

Carvalho (2005) aponta os "Círculos da Cultura" como um dos procedimentos que envolviam o processo de alfabetização proposto por Paulo Freire.
Analise cuidadosamente as afirmações a seguir considerando se elas são ou não fundamentos daquilo que Paulo Freire denominou como "círculo da cultura".
I. Cada pessoa é fonte original e única de uma forma própria de saber, e qualquer que seja a qualidade deste saber, possui um valor em si por representar uma experiência individual de vida e de partilha na vida social.
II. Ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa sozinho, embora pessoas possam aprender e se instruir em algo por conta própria.
III. Alfabetizar-se, educar-se significa algo mais do que apenas aprender a ler palavras e desenvolver certas habilidades instrumentais.

Conforme afirma Mizukami (2013), o método de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire retrata sua abordagem acerca da educação.
A partir da consciência que se tenha da realidade, é que se buscará o conteúdo programático da educação. Nesse cenário, o diálogo da educação na condição de prática da libertação é inaugurado no momento em que é realizado o universo temático do povo ou o conjunto de seus temas geradores. Analise as afirmativas relacionadas aos aspectos relacionados ao processo de leitura e escrita de acordo com Paulo Freire, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) A leitura de mundo deve ser anterior à leitura da palavra.
( ) A leitura da palavra deve ser anterior à leitura de mundo.
( ) A alfabetização proposta por Paulo Freire terá, na leitura de mundo e na leitura da palavra escrita, uma relação integradora e pautada em uma discussão aprofundada sobre a realidade de todos aqueles envolvidos nesse processo.

Entre as diversas obras publicadas pelo autor Paulo Freire, encontramos a intitulada “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática docente” (2008), que está organizada em três capítulos.
Está correto afirmar que os capítulos que compõem a referida obra são:
R. 1. Não há docência sem deiscência.
2. Ensinar não é transferir conhecimento.
3. Ensinar é uma especificidade humana.

Para Paulo Freire (2002), toda ação educativa deve ser precedida de uma reflexão sobre o homem e o meio de vida desse homem concreto.
Sobre a 'educação bancária', leia e analise as afirmativas:
I – Organiza-se e constitui-se na visão de mundos dos educandos, em que se encontram seus temas geradores.
II – O Educador na 'educação bancária' é aquele que deposita no educando o conteúdo pragmático da educação.

Muitas vezes na Educação de Jovens e Adultos as aulas podem assumir características negativas de aligeiramento ou de ............
Assinale a alternativa que completa a frase acima.
A) desinteresse
B) infantilização do ensino.
C) superficialidade
D) desmotivação

Vários autores confirmam que a educação acontece em todos os lugares. Afirmam que o aluno aprende tanto na escola como também fora dela, assim a convivência e a integração das pessoas na prática social acaba contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das pessoas de maneira individual e coletiva. Seguindo essa reflexão e pensando nas competências necessárias ao professor para atuar na EJA, é correto afirmar que o trabalho do professor com Projetos:
Indique (V) para Verdadeira e (F) Para falsa:
Vários autores confirmam que a educação acontece em todos os lugares.
Afirmam que o aluno aprende tanto na escola como também fora dela.
A convivência e a integração das pessoas na prática social acaba contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das pessoas de maneira individual e coletiva.
A) V-V-V-V
B) F-V-V-V
C) V-F-V-V
D) V-V-F-V

O Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos descreve a trajetória da EJA no que se refere aos aspectos da legais e educacionais. Diante disso, assinale a alternativa correta que completa as lacunas.
“A EJA precisa ser pensada como um ........ a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagens de jovens e adultos”.
A) sistema educacional
B) modelo pedagógico próprio.
C) projeto de vida
D) programa de inclusão

Muitos alunos têm acesso a uma quantidade enorme de informações, mas nem sempre sabem o que fazer com elas, pois não aprenderam a associar e gerar o conhecimento a ser utilizado no cotidiano e na compreensão de mundo. No espaço escolar algumas propostas de atividades sugerem engajamento entre os professores para efetivar de maneira prática a integração entre os conteúdos de diferentes disciplinas.
É correto afirmar que a reflexão iniciada trata sobre:
A) Parâmetros Curriculares Regionais,
B) Educação Inclusiva.
C) Metodologias Ativas.
D) Ensino Híbrido.

Paulo Freire deu à educação a possibilidade de ser interpretada como tomada de consciência e de transformação da realidade, pelo seu caráter essencialmente politico. Sendo assim, podemos afirmar que:
A) A educação é um direito de todos.
B) A educação favorece a emancipação humana, como conquista da própria dignidade.
C) A educação deve ser voltada apenas para a formação técnica.
D) A educação é um processo individual.

A situação atual demonstra que o Brasil ainda não conseguiu garantir, na pratica, a educação á todas as pessoas, como garante a constituição. Diante dessa citação, analise se as alternativas a respeito do analfabeto na visão de Paulo Freire.
I - O analfabeto não apresenta possibilidade de aprendizagem, pois está há muito tempo sem contato com o conhecimento científico.
II – O analfabeto é um ser constitutivo da história e da cultura.
III - O analfabeto se reduz aos limites do tempo e do espaço.
A) Apenas a alternativa I.
B) Apenas a alternativa II.
C) Apenas a alternativa III.
D) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre as discussões, reflexões e aprendizagens na educação de jovens e adultos, assinale, após ler as proposições, a alternativa correta que apresenta relação com a proposta da EJA.
I – Em relação ao professor que atua na EJA , este deve compreender a realidade do aluno...
II – A antropologia desconsidera que a cultura possa ser utilizada pelo homem, para escrever...
III – O letramento julga que o ato de ler e escrever esteja conectado à interpretação daquilo...
IV – A prática da Tolerância consiste na aceitação de que os seres humanos, diversos em seu...
A) Estão corretas as alternativas I e II.
B) Estão corretas as alternativas II e III.
C) Estão corretas as alternativas III e IV.
D) Estão corretas as alternativas I e IV.

Prévia do material em texto

ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374163 QUESTÕES DA DISCIPLINA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1. Para Paulo Freire a educação é tempo privilegiado que deve favorecer o
desenvolvimento da consciência crítica, àqueles que dela participam.
Segundo ele, a educação deve possibilitar que o sujeito realize a
passagem da consciência ingênua para a consciência crítica. (FREIRE,
2008). Nessa perspectiva torna-se fundamental que os educandos se
reconheçam enquanto sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar
a realidade.
Com base na leitura e demais conhecimentos adquiridos, sobre o
envolvimento de Paulo Freire, para com a Educação de Jovens e
Adultos, é correto afirmar que:
R: Paulo Freire instigou um repensar sobre a EJA, seguindo o
princípio de que a educação devesse ser considerada um "ato
político", podendo servir para a libertação da consciência ingênua.
2. O homem, nessa perspectiva pedagógica, deve perceber-se como um
sujeito histórico, capaz de promover mudanças reais. Mudar é difícil,
mas é possível" (FREIRE, 1996, p. 79). Por isso, a prática pedagógica
deve pautar-se nas vivências do aluno, em conteúdos significativos e
que propiciem a problematização da realidade. Explica Freire (1976, p.
61)
Na perspectiva de Paulo Freire a ação pedagógica se organizava
num trabalho com:
R: Tema gerador
3. De acordo com Saviani (2005, p.1) ao compreender "a pedagogia como
"teoria da educação", evidencia-se que se trata de uma teoria da prática:
a teoria da prática educativa. Não podemos perder de vista, porém, que
se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é
pedagogia. Na verdade o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria
que se estrutura a partir e em função da prática educativa". A tendência
pedagógica representada por Paulo Freire é identificada como:
R: Libertadora.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-23744. Sacristán (2000), autor que se dedica aos estudos na área de currículo,
pontua que organizando as diversas definições, acepções e
perspectivas, o currículo poderá ser analisado com base em diferentes
âmbitos.
Leia as afirmações relacionadas à educação de jovens e adultos,
escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e
assinale a alternativa correta:
( ) A definição do currículo está relacionada com a concretização das
funções da própria instituição escolar e a forma particular de focá-la em
um determinado momento histórico e social.
( ) Discutir o que ensinar e como ensinar é refletir sobre o currículo.
( ) O currículo se refere à uma prática de avaliação a ser desenvolvida
na educação de jovens e adultos.
A sequência correta é:
R: V, V, F.
5. Em sua obra A importância do ato de ler: em três artigos que se
completam, Freire (1998) apresenta uma compreensão crítica do ato de
ler, não se esgotando na decodificação pura da palavra escrita, mas que
se antecipa e também se alonga na inteligência de mundo.
Alguns conceitos são muito importantes para a compreensão do
processo de alfabetização e de educação de jovens e adultos. Esses
termos são essenciais para que se possa compreender o processo
educativo segundo Freire e suas bases filosóficas e pedagógicas
enquanto educador.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito utilizado por Paulo
Freire na estruturação de sua metodologia de alfabetização.
R: Tema gerador
6. Segundo Platzer (2017), o trabalho na EJa requer materiais didáticos
que atendam a reais necessidades e que esteja pautados em uma
perspectiva humanizadora.
Realize a análise das afirmativas indicadas abaixo, considerando em
seguida (V) para afirmativas Verdadeiras e (F) para afirmativas Falsas.
( ) Os materiais didáticos se constituem em instrumento de trabalho
considerado suporte essencial no processo de mediação entre o ensino
e a aprendizagem.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374( ) Seja qual for o conteúdo e, independentemente do tipo de material
didático adotado, é preciso que haja clareza e sentido para os alunos, ao
observar as ações docentes cotidianas.
( ) Cabe ao professor da EJA, cuidar para que não ocorra
"infantilização", diante do processo de escolha e utilização de materiais
didáticos, com alunos que frequentam a modalidade de ensino - EJA.
( ) O livro didático deve ser configurado como única ferramenta de
trabalho que detém todas as atividades a serem desenvolvidas pelos
alunos em sala de aula da EJA.
Para finalizar a questão é correto indicar como alternativa correta:
R: V – V – V – F.
7. Atualmente o conceito de avaliação ganha atenção especial em cursos
para pedagogos e professores. Tal persistência acontece no sentido de
buscar maneiras de se desestabilizar ou mesmo quebrar o velho
paradigma de que certos instrumentos de avaliação, permanecem
ligados à instrumentos de punição, coerção e manutenção de
reprovação. O fenômeno avaliação continua sendo complexo e
indefinido; porquê:
R: Alguns professores continuam usando o termo "avaliação", de
maneira arbitrária e tradicional, apenas no sentido de aprovar ou
reprovar o aluno.
8. Dentre as atividades que mais fazem parte do cotidiano do ser humano
em geral, e dos educadores em particular, o planejamento se destaca
pela sua necessidade e pela sua importância no processo como um todo.
A Educação de Jovens e Adultos também apresenta discussões sobre
esse processo. A respeito do planejamento analise a afirmação a seguir:
"[...] são definidas e estabelecidas as grandes finalidades, as metas e os
objetivos educacionais, estando implícita a filosofia da educação que a
Nação pretende processar. "[...] no plano nacional de educação se
reflete toda a política educacional de um povo, inserido num contexto
histórico, que é desenvolvido a longo, médio ou curto prazo". (PLATZER,
2017, p. 117)
Em referência a qual dos tipos de planejamento ela afirma?
R: Planejamento de um sistema educacional.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-23749. Ao refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, em linhas gerais,
observamos que este era compreendido por Paulo Freire, em seu
sentido global, devendo procurar superar a relação opressor e oprimido.
(PLATZER, 2017, p. 76)
Verifica-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um direito que
deve ser assegurado pelo poder público. Ao analisarmos a história da
EJA, observa-se as contribuições de Paulo Freire para se pensar a
educação destes indivíduos. Com base no exposto, analise as seguintes
afirmativas sobre o posicionamento de Paulo Freire:
I. A educação deve estar à serviço do comprometimento com a
mudança social.
II. As práticas educativas devem ter uma intencionalidade
política.
III. O ensino deve partir do contexto social do educando.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
10.Ao tratar sobre a existência de movimentos de alfabetização ao longo
dos tempos, Gonçalves (2017) apresenta o MOBRAL – Movimento
Brasileiro de Alfabetização, como o movimento que foi autorizado no
período do regime militar para equacionar questões ligadas ao ensino e
a aprendizagem. Levando em consideração seus conhecimentos sobre
esse conteúdo, qual das alternativas abaixo apresenta afirmação correta
sobre o MOBRAL?
R: O MOBRAL era um movimento de alfabetização que tinha como
objetivo erradicar o analfabetismo em um curto período de tempo,
envolvendo poucos custos financeiros.
11.De acordo com Bittencourt (2011), os livros didáticos são os
instrumentos de trabalho mais usados e que integram a "tradição
escolar" de educadores e educandos, visto que fazem parte do dia a dia
escolar há, pelo menos, dois séculos.
Leia as afirmações relacionadas aos materiais didáticos que podem ser
utilizados no processo de ensino e aprendizagem e assinale a
alternativa correta:
I. As formas de utilizar o jornal na sala de aula são bastante
variadas.
II. É fundamental que o estudante folheie os jornais, olhe as fotos,
ainda que não saiba decifrar o código escrito.
ALINY GUERREIRO+ GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374III. O jornal deve ser um material exclusivo no trabalho a ser
desenvolvido na educação de jovens e adultos, visto a sua
importância para a sociedade.
Está correto o que se afirma em:
R: I e II apenas.
12.Paulo Freire criticou a educação bancária, afirmando que ela se
constituía como um instrumento de dominação em que se considera o
educador como sujeito e o aluno como receptor de conteúdos,
memorizados mecanicamente, sem um diálogo entre professor e aluno.
(GONÇALVES, 2017, p. 102).
O educador almejava uma abordagem mais consciente e participativa
por parte dos alunos. No que se refere a proposta de alfabetização de
Paulo Freire é correto afirmar:
R: A alfabetização era entendida como ato criador, que permitia a
leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
13.Bittencourt (2011, p. 298) enfatiza que: "a escolha de material didático é
assim uma questão política e torna-se um ponto estratégico que envolve
o comprometimento do professor e da comunidade escolar perante a
formação do aluno. [...]". É fundamental, segundo a autora, a realização
de reflexões acerca dos diferentes tipos de materiais didáticos
disponíveis e sua relação com os métodos de ensino.
Analise as afirmações relacionadas à temática em questão e assinale a
alternativa correta:
I. A escolha dos materiais didáticos dependerá das concepções
metodológicas que o professor irá utilizar.
II. A escolha do material didático a ser utilizado pode acontecer
de modo aleatório pois a seguir o professor irá estabelecer as
relações necessárias ao trabalho a ser desenvolvido.
III. Não é aconselhável utilizar diferentes tecnologias digitais no
ambiente educacional para que os alunos não se distraiam
com tais recursos.
Está correto o que se afirma em:
R: I apenas.
14.Paulo Freire criticava a educação como prática de dominação por
manter a ingenuidade dos alunos, acomodando-os no mundo da
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374opressão. (GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha et
al. Educação de Jovens e Adultos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional, 2017, p. 103)
Assim é correto afirmar que Paulo Freire tratava a tendência pedagógica
tradicional como:
R: Educação Bancária
15.Gonçalves (2017) apresenta a organização pedagógica dos "Círculos de
Leitura", propostos por Paulo Freire por meio das seguintes etapas:
levantamento do universo vocabular, escolha das palavras, situações
existenciais dos educandos, fichas-roteiro e feitura de fichas-vocábulos
geradores. Leia as explicações apresentadas na coluna 2 de acordo
com o conceito correspondente, apresentado na coluna 1 e assinale a
alternativa correta:
Coluna 1:
I. Levantamento do universo vocabular.
II. Escolha das palavras.
III. Situações existenciais dos educandos.
IV. Fichas-roteiro.
V. Fichas-vocábulos.
Coluna 2:
( ) Seleção de palavras que além de significativas para os indivíduos
apresentem riqueza fonêmica.
( ) Verificação se as palavras escolhidas representam situações
específicas para os educandos.
( ) Fichas para o debate a ser realizado.
( ) Fichas com a decomposição das famílias fonêmicas correspondentes
aos vocábulos geradores das palavras escolhidas.
( ) Levantamento das expressões, das palavras ligadas à realidade
concreta e o pensar do grupo em questão.
A sequência correta é:
R: II, III, IV, V, I.
16."No final da década de 1940, foi elaborado o primeiro texto que
procurava responder algumas das reivindicações das classes populares,
tais como concessões de direitos aos operários e à população
campesina, extensão da rede escolar gratuita (ensino primário e
secundário), dentre outros" (OLIVEIRA; SOUZA, 2012, p. 1904). Nesse
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374direcionamento, analise se as sentenças a seguir fizeram parte do
contexto educacional brasileiro nas décadas de 1940 e 1950.
I. Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA)
II. Campanha Nacional de Educação Rural (CNER)
III. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo
(CNEA)
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as
campanhas de alfabetização que fizeram parte do contexto educacional
brasileiro.
R: Estão corretas I, II e III.
17.Segundo Jesus (2009) a educação, na visão de Paulo Freire, deve ser
instrumentalizadora para a transformação social. A partir da ideia
exposta avalie as asserções a seguir e verifique se há relação entre
elas.
I. O analfabeto é um ser que não apresenta história e cultura.
PORQUE
II. Representa (analfabeto) a realidade concreta da dívida
educacional do Estado.
Assinale a alternativa correta.
R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
18. Iniciam-se inúmeras campanhas, normalmente de curta duração,
descontínuas, sem grande sistematização, e buscando sempre o apoio e
a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
Assinale a alternativa que apresenta esse movimento na Educação de
Jovens e Adultos:
R: Início da República
19.Carvalho (2005) aponta os "Círculos da Cultura" como um dos
procedimentos que envolviam o processo de alfabetização proposto por
Paulo Freire.
Analise cuidadosamente as afirmações a seguir considerando se elas
são ou não fundamentos daquilo que Paulo Freire denominou como
"círculo da cultura".
I. Cada pessoa é fonte original e única de uma forma própria de
saber, e qualquer que seja a qualidade deste saber, possui um
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374valor em si por representar uma experiência individual de vida
e de partilha na vida social.
II. Ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa
sozinho, embora pessoas possam aprender e se instruir em
algo por conta própria.
III. Alfabetizar-se, educar-se significa algo mais do que apenas
aprender a ler palavras e desenvolver certas habilidades
instrumentais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a análise correta das
afirmativas anteriores.
R: As afirmações I, II e III são fundamentos do processo de
alfabetização na abordagem freireana.
20.Conforme afirma Mizukami (2013), o método de alfabetização
desenvolvido por Paulo Freire retrata sua abordagem acerca da
educação. A partir da consciência que se tenha da realidade, é que se
buscará o conteúdo programático da educação. Nesse cenário, o
diálogo da educação na condição de prática da libertação é inaugurado
no momento em que é realizado o universo temático do povo ou o
conjunto de seus temas geradores.
Analise as afirmativas relacionadas aos aspectos relacionados ao
processo de leitura e escrita de acordo com Paulo Freire, escreva (V)
para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a
alternativa correta:
( ) A leitura de mundo deve ser anterior à leitura da palavra.
( ) A leitura da palavra deve ser anterior à leitura de mundo.
( ) A alfabetização proposta por Paulo Freire terá, na leitura de mundo e
na leitura da palavra escrita, uma relação integradora e pautada em uma
discussão aprofundada sobre a realidade de todos aqueles envolvidos
nesse processo.
A sequência correta é:
R: V, F, V.
21.Em contexto de globalização, é preciso que o professor reflita sobre
suas práticas, constantemente. No que se refere ao trabalho do
professor que atende a EJA, não é diferente. A EJA, possibilita a
aqueles que não tiveram acesso em tempo oportuno, frequentarem as
atividades escolares, extraindo delas, novas metas para o futuro. Nessa
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374perspectiva, para o professor atuante na EJA, é importante a
compreensão sobre:
22.R: As finalidades da EJA, que devem favorecer além do
compromisso com a formação humana, possibilidade de acesso à
cultura e aprimoramento da consciência crítica dos alunos.
23.A leitura e a interpretação de texto é direito do aluno à ser valorizado
pelo professor em sala de aula, porém, se torna necessário, definir quais
são as melhores estratégias para se alcançar esse objetivo. Um dos
recursosutilizados pelo professor é o livro didático. Sobre os livros
didáticos, é Correto afirmar, que:
R: O professor encontra no livro didático apoio e embasamento
para o trabalho pedagógico, porém cabe ao professor durante suas
aulas, utilizar-se de outros materiais, como uma das formas de
respeitar a realidade e a identidade de seus alunos.
24.O método de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire (1976)
apresenta uma organização sequencial: encontros informais com os
moradores da área que se pretende atuar, realizando o levantamento do
universo vocabular, a escolha de palavras desse universo, a verificação
se as palavras escolhidas representam situações existenciais dos
educandos, a elaboração das fichas-roteiro e a execução de fichas com
a decomposição das famílias fonêmicas correspondentes aos vocábulos
geradores. Leia as afirmações apresentadas, escreva (V) para as
afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa
correta:
( ) A primeira fase refere-se ao levantamento do universo vocabular
dos alunos, onde o professor procura compreender as expressões e
palavras ligadas à realidade dos alunos.
( ) A segunda fase corresponde à escolha das palavras selecionadas.
Essa escolha é realizada ao acaso.
( ) As fichas-roteiro são fichas que ajudam os alunos a memorizarem
as palavras escolhidas.
( ) A feitura de fichas-vocábulo geradores apresentam a decomposição
das famílias fonêmicas correspondentes.
A sequência correta é:
R: V, F, F, V.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237425.O conceito de competência tem sido investigado com frequência no
ambiente educacional. Para Perrenoud (2000), a definição de
competência insiste em quatro aspectos. Analise as afirmações
apresentadas e assinale a alternativa correta:
I. As competências se constituem por elas mesmas como
saberes e elas não se mobilizam umas com as outras.
II. O exercício da competência envolve complexas operações
mentais, subentendidas por esquemas de pensamento,
permitindo determinar e realizar uma ação adaptada
relativamente a determina situação.
III. As competências profissionais são construídas em formação,
mas também na atuação diária do professor.
Está correto o que se afirma em:
R: II e III apenas.
26.Segundo Faria (2009, p.65) "a educação é uma prática humana
direcionada por uma determinada concepção teórica".
Consequentemente, a prática pedagógica está articulada a uma
concepção de homem, mundo e sociedade. Sobre as práticas
pedagógicas assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as
sentenças falsas, apresentadas a seguir:
( ) A prática pedagógica também é uma prática social e política pelo fato
de compreender o contexto socio-histórico dos indivíduos.
( ) As situações de ensino e aprendizagem são complexas e interferem
nas possibilidades de fracasso e sucesso do aluno.
( ) Os conteúdos precisam ser significativos, portanto, contextualizados.
( ) o docente deve ter consciência de que lecionar na EJA consiste na
preparação de seus aprendizes para atuar em um campo social.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta sobre o perfil
dos alunos da EJA no Brasil.
R: V, V, V, V.
27.Segundo Gadotti (2002), Paulo Freire é considerado um dos maiores
educadores do século XX. O livro Pedagogia do oprimido, escrito pelo
escritor, foi traduzido para 18 línguas.
Historicamente a EJA vai estabelecendo possibilidades diferenciadas da
escola tradicional, em função da participação de Paulo Freire. Ainda
durante a década de 1950, várias iniciativas e ações observadas
passavam à margem das reflexões e discussões sobre o analfabetismo
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374no Brasil. Nessa época Paulo Freire, a partir de um novo paradigma
pedagógico, começa a instigar uma mudança de pensamento sobre a
EJA, e sobre a prática do professor, partindo do princípio de que:
R: A educação poderia garantir aos educandos libertação e
emancipação.
28.As décadas de 1980 e 1990, devido ao processo de reivindicação da
sociedade civil, foram marcadas por pressões municipais, estaduais e
nacionais na luta de serviços de atendimento para os jovens e adultos
que não foram escolarizados.
Essas lutas ainda continuam! Leia as afirmativas abaixo e identifique as
que são corretas:
I. A história da EJA é permeada por exclusão educacional e
política.
II. As Propostas pedagógicas que apresentam uma reflexão
consciente devem contemplar conhecimentos científicos para
instrumentalizar os alunos para vida social.
III. A configuração da EJA nada tem haver com as políticas
públicas, ela é direito pessoal.
Assinale a alternativa correta:
R: Apenas as alternativas I e II estão corretas
29.Mizukami (2013) destaca que para Paulo Freire toda ac¸a~o educativa
deve ser precedida de uma reflexa o sobre o homem como de uma
análise acerca do meio de vida desse homem concreto.
As ideias defendidas por Paulo Freire foram sempre explicitas em seus
trabalhos e com pressupostos voltados para a organização do trabalho
da educação de base popular.
Analise as afirmativas a seguir e avalie com (V) para verdadeiras ou (F)
para falsas em relação aos pressupostos freireanos.
( ) Paulo Freire criou o círculo da cultura.
( ) Paulo Freire defende que o processo de leitura e escrita deve
abranger o universo existencial do aprendiz.
( ) Freire apresenta as bases positivas da educação bancária.
Agora assinale a alternativa que apresente a ordem correta.
R: V – V – F.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237430."Paulo Freire, o grande pedadogo brasileiro, nasceu no dia 19 de
setembro de 1921, na Estrada do Encanamento, nº 21, bairro de Casa
Amarela, no Recife, filho do capitão da Polícia Militar de Pernambuco
Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire. Começou a ler
orientado por sua mãe, no quintal da casa onde nasceu". Esse trecho
indica o início da vida de Paulo Freire, a seguir analise as alternativas
desse educador na idade adulta.
I. No período da Ditadura Militar o método de alfabetização de
adultos, pautado em Paulo Freire, foi proibido.
II. Paulo Freire foi preso e exilado.
III. Após a anistia Paulo Freire retornou ao Brasil e foi professor
universitário.
Após a analise das alternativas assinale a alternativa correta.
R: Estão corretas as alternativas I, II e III.
31.De acordo com Cury (2000), a lei indica limites e possibilidades,
implicações e consequências, direitos e deveres, proibições e regras.
Isso posto com o objetivo de reger e organizar a convivência social.
Considerando o contexto dessa citação, avalie as seguintes asserções e
a relação proposta entre elas:
I. A partir da promulgação da Lei 9394/96, a Educação de
Jovens e Adultos passa a ser uma totalidade de ensino,
seguindo etapas da Educação Básica.
POR QUÊ?
II. Vinculada ao ensino fundamental e médio a EJA passa a ter
uma concepção de formação mais ampla.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um
complemento da I
32.Segundo Ribeiro (1997) o governo permitiu somente a realização de
programas de alfabetização de adultos de caráter assistencialista e
conservadores, até que no ano de 1967 ele mesmo assumiu o controle
dessa atividade e lançou o Movimento Brasileiro de Alfabetização -
MOBRAL.
Leia as afirmações relacionadas ao mobral e assinale a alternativa
correta:
I. As orientações metodológicas, bem como os materiais
didáticos do MOBRAL são considerados ainda hoje como
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374materiais modelo no processo de alfabetização e letramento
dos alunos.
II. No ano de 1985, com o final da ditadura, o mobral foi extinto.
III. Ainda hoje é possível encontrar turmas de mobral em algumas
regiões do país.
Está correto o que se afirma em:
R: II apenas.
33.A Educação de Jovens e Adultos, traz consigo o legado de uma
educação entendida como direito humano. Essa educação merece ser
respeitada, legitimada e assumida como forma de garantiro direito
público às pessoas excluídas da escola. Para que isso se efetive na
prática, existe a necessidade de os profissionais, planejarem as ações à
serem desenvolvidas em sala de aula. A tarefa de planejar exige do
educador conhecimentos e reflexão contínua sobre seu fazer
profissional.
Dando sequência, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
No que se refere ao planejamento didático, é correto considerar que:
I. Existem três tipos de planejamento didático ou de ensino
sendo eles: planejamento de curso, planejamento de
unidade e plano de aula.
II. O plano de curso pode ser entendido como um
desdobramento do plano curricular.
III. O plano de unidade didática reúne várias aulas sobre
determinada temática ou assuntos tratados em suas inter-
relações.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa que apresenta a
resposta correta.
R: As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
34.A leitura e a interpretação de texto é direito do aluno à ser valorizado
pelo professor em sala de aula, porém, se torna necessário, definir quais
são as melhores estratégias para se alcançar esse objetivo. Um dos
recursos utilizados pelo professor é o livro didático. Sobre os livros
didáticos, é Correto afirmar, que:
R: O professor encontra no livro didático apoio e embasamento
para o trabalho pedagógico, porém cabe ao professor durante suas
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374aulas, utilizar-se de outros materiais, como uma das formas de
respeitar a realidade e a identidade de seus alunos.
35.Freire (1987) afirma que o professor deve tornar-se mediador inquieto ou
um reinventor de meios que instiguem questionamentos sobre situações
reais ou conhecimentos a serem desvelados e que cabe ao professor
auxiliar o aluno na transformação do saber "mais ingênuo" em um saber
mais crítico, com vistas a superar o senso comum.
De acordo com essa perspectiva, é correto afirmar que:
R: É necessário ter um novo enfoque educativo que proponha que
o professor consiga romper com a fragmentação tradicional do
conhecimento e com a dicotomia entre a teoria e a prática.
36.A formação continuada tem como uma de suas finalidades a reflexão
sobre a prática educacional e a busca pelo aperfeiçoamento técnico e
pedagógico do professor. . (GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes
Liduenha et al. Educação de Jovens e Adultos. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional, 2017, p. 72)
Vimos que a formação do professor da EJA deve levá-lo a refletir sobre
a sua prática e isso tem que significação? Assinale a resposta correta:
R: A prática educativa na EJA é uma prática política comprometida
com o rompimento da tradição e voltada para a transformação da
organização do trabalho docente.
37.A LDB n.9394/96, apresenta uma nova concepção para a EJA porém, a
aplicabilidade da lei, depende da adesão social e dos recursos
necessários para sua efetivação concreta. Com a LDB n.9394/96,
desaparece da EJA, a noção de Ensino Supletivo, existente na Lei
anterior, Lei n.5.692/71. A LDB n.9394/96, denomina a EJA como:
R: A EJA é uma modalidade de ensino ligada a educação básica,
permeada por diversos desafios.
38.Sacristán (2000), autor que se dedica aos estudos na área de currículo,
pontua que organizando as diversas definições, acepções e
perspectivas, o currículo poderá ser analisado com base em diferentes
âmbitos.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374Leia as afirmações relacionadas à educação de jovens e adultos,
escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e
assinale a alternativa correta:
( ) A definição do currículo está relacionada com a concretização das
funções da própria instituição escolar e a forma particular de focá-la em
um determinado momento histórico e social.
( ) Discutir o que ensinar e como ensinar é refletir sobre o currículo.
( ) O currículo se refere à uma prática de avaliação a ser desenvolvida
na educação de jovens e adultos.
A sequência correta é:
R: Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA),
Campanha Nacional de Educação Rural (CNER) e Campanha
Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA).
39.Ao refletir sobre o processo de alfabetização, Paulo Freire pontua a
necessidade de compreensão da leitura de mundo que todos os
educandos possuem e afirma que o nosso papel não é falar ao povo
acerca da nossa visão de mundo ou, ainda, tentar impô-la a ele, mas
sim dialogar com ele sobre a sua e a nossa. (PLATZER, 2017, p. 94).
Segundo Paulo Freire é correto afirmar:
I. A alfabetização de adultos deve ser vista como um ato político
e de conhecimento.
II. A escolha das palavras denominadas como geradoras se
refere a uma das fases do processo de alfabetização de Paulo
Freire.
III. A leitura da palavra deve ser anterior ao processo de leitura de
mundo.
Está correto o que se afirma em:
R: I e II apenas.
40.Vóvio (2004), ao refletir sobre o analfabetismo e a baixa frequência de
brasileiros na escola, afirma que passos fundamentais com intuito de
reparar essa dívida social foram dados no aspecto legal, tais como: o
direito à educação para todos pontuado na Constituição Federal de 1988,
as metas de erradicar o analfabetismo, apresentadas pelo Plano
Nacional de Educação, e a garantia de atendimento a jovens e adultos
no ensino fundamental e médio.
Ao tratarmos sobre o ensinar e o aprender em contexto de alfabetização
na EJA, estudos apontam que o ato de ler e escrever deve ser
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374concebido como uma atividade dinâmica, e não como "ação mecânica".
Atualmente, no contexto da EJA, a condição de analfabeto justifica que:
R: O ato de alfabetizar deve estar a serviço da inserção social, da
participação democrática do sujeito e interpretação do mundo.
41.Sacristan (2000) afirma que o currículo é um objeto que cria em torno de
si campos diversos de ação, em que múltiplos agentes e forças
expressam-se em sua configuração, incidindo sobre aspectos que são
distintos.
Os estudos da EJA apresentam discussões interessantes sobre as
questões relacionadas ao currículo. Parte dessa discussão apresenta os
diferentes tipos ou categorias nas quais o currículo está classificado.
No que se refere à abordagem que trata sobre currículo
prescrito, assinale a alternativa correta:
R: Refere-se a prescrição ou orientação do que deve ser o conteúdo,
principalmente no que se refere à escolaridade de caráter
obrigatório.
42.De acordo com Menegolla e Sant’Anna (2002, p. 17), percebe-se que:
[...] planejar é uma exigência do ser humano: é um ato de pensar sobre
um possível e viável fazer.
Analise as afirmações relacionadas ao planejamento escolar e assinale
a alternativa correta:
I. O planejamento escolar se refere ao processo de tomada de
decisão quanto aos objetivos a serem alcançados e a previsão
de ações pedagógicas e administrativas a serem executadas
pela equipe escolar, visando ao bom funcionamento da
instituição.
II. O planejamento escolar deverá ser participativo, ou seja,
envolver todos os segmentos que fazem parte da instituição
escolar.
III. O planejamento escolar não precisa ser participativo, pois nem
todos os membros da comunidade educacional possuem
conhecimentos.
Está correto o que se afirma em:
R: I e II apenas.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237443.Menegolla e Sant’anna (2002) destacam que há muitos tipos, esquemas
ou modelos de planos de aula.
Considerando a estrutura e os elementos de um Plano de Aula,
destaque das afirmativas descritas abaixo, aquela que melhor indica em
ordem sequencial os componentes de um Plano de Aula:
R: Identificação, Objetivo, Conteúdo, Metodologia, Recursos,
Avaliação, Bibliografia.
44.Analise a afirmação a seguir atentamente:
"[...] representou uma nova tomada de posição em relação ao combate
ao analfabetismo: em primeiro lugar, não foi planejada como campanha
de alfabetização de massa, mas sim como experiência educativa de
âmbito limitado; em segundo lugar, estava centradaprincipalmente no
aperfeiçoamento e na extensão da escolaridade primária regular e
apenas secundariamente na educação de base para adolescentes e
adultos jovens.
Agora, assinale a alternativa que aponte a qual programa ou campanha
de alfabetização ela se refere:
R: Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA).
45.Lourenço Filho, em 1948, implementou a Campanha Nacional de
Educação Rural (CNER), envolvendo ação conjunta entre o Ministério da
Saúde e da Agricultura. O trabalho compreendia não somente questões
ligadas à alfabetização dos camponeses, mas também questões
envolvendo a realidade social, econômica, saúde, trabalho e produção.
Para tanto, o trabalho incluiu além da alfabetização, apresentação de
filmes, cartazes, palestras, panfletos, tratando sobre a vida na
comunidade. É correto afirmar que essa campanha contou com
participação de:
R: Uma equipe composta por um enfermeiro, um veterinário e um
professor em cada localidade atendida.
46.De acordo com Platzer (2017, p. 20), as orientações metodológicas, bem
como os materiais didáticos do MOBRAL reproduziam muitos
procedimentos que haviam sido consagrados nas experiências de inícios
dos anos 1960; todavia, esvaziando-se de todo o sentido de criticidade e
problematização.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374Leia as afirmações relacionadas à educação de jovens e adultos,
escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e
assinale a alternativa correta:
( ) O MOBRAL constituiu-se como organização autônoma em relação
ao Ministério da Educação, contando com um volume significativo de
recursos.
( ) O MOBRAL foi extinto em 1996, após a promulgação de LDB.
( ) O MOBRAL possui como característica principal o desenvolvimento
da autonomia e da criticidade.
A sequência correta é:
R: V, F, F.
47.Silva e Fonseca (2011, p. 49) afirmam que o currículo é temporal e
histórico, mediando as relações entre escola, conhecimento e sociedade.
Assume caráter relacional. "[...] Busca a compreensão das
permanências e das transformações no que se refere aos objetivos da
escola (o que ela faz) e com quem ela estabelece relações (a quem ela
atende e de que modo)".
Leia as afirmações relacionadas ao currículo e assinale a alternativa
correta:
I. O currículo deve ser construído de modo exclusivo pelo
professor, já que ele é o detentor do saber.
II. Ao se definir o currículo, se está descrevendo a concretização
das funções da própria instituição escolar e a forma particular
de focá-la em um determinado momento histórico e social.
III. A comparação entre os níveis de desenvolvimento dos alunos
é uma prática ligada à construção do currículo.
Está correta o que se afirma em:
R: II apenas.
48.Enquanto na prática "bancária" da educação o educador deposita no
educando o conteúdo pragmático da educação, na prática caracterizada
como problematizadora e dialógica, este conteúdo (jamais depositado)
organiza-se e constitui-se na visa-o de mundos dos educandos, em que
se encontram seus temas geradores (FREIRE, 2002).
Paulo Freire criticou as práticas autoritárias e verticalizadas em sala de
aula. Ele propôs que a educação não devesse negar a cultura das
pessoas, suas experiências de vida. Ele defendia que a educação
dialógica, permite tanto à educandos quanto à educadores; crescerem
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374mutuamente, a partir da troca de experiência, porque na perspectiva de
Paulo Freire:
R: O homem constitui-se como sujeito da educação, ajuda na
construção da cultura e da história, enquanto busca suprir suas
necessidades materiais e sociais.
49.Perrenoud (2000, p. 15), em seus estudos, apresenta reflexões sobre
competências para ensinar, pontuando que "a noção de competência
designará aqui uma capacidade de mobilizar diversos recursos
cognitivos para enfrentar um tipo de situação [...]".
Cabe ao professor analisar os elementos que envolvem a prática
docente.
Leia as afirmações apresentadas, escreva (V) para as afirmativas
verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
( ) São várias as competências para ensinar.
( ) As competências se fazem necessárias em diferentes situações
vivenciadas pelo educador em sua atuação profissional.
( ) As competências se referem à ações que ficam restritas aos
momentos de dificuldade.
A sequência correta é:
R: V, V, F.
50 O Brasil finaliza o século XIX com a Educação de Jovens e Adultos
apresentando irregularidades e deficiências. Assim, no século XX várias ações
para esse público foram realizadas. No período de 1947 a 1963, são
instauradas as campanhas de alfabetização de massa denominadas:
R. De Educação Rural (CNER) e Campanha Nacional de Erradicação de
Analfabetismo (CNEA)
51. De acordo com Ribeiro (1997), a aprovação do Plano Nacional de
Alfabetização, ocorrida em janeiro de 1964, tinha como proposta a
disseminação no Brasil de programas de alfabetização fundamentando nas
ideias de Paulo Freire. Diante dessa realidade, é correto afirmar que:
Alternativas:
R. A proposta do Plano Nacional de Alfabetização era fundamentada em
alguns princípios básicos, como a valorização do diálogo e da cultura
popular.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237452. Carvalho (2009), em seu estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos no
Brasil, apresenta uma longa história marcada por campanhas, planos e
programas governamentais. Em se tratando da trajetória da Educação de
Jovens e Adultos no Brasil, assinale a alternativa correta. Alternativas:
R:O término da Primeira Guerra impulsionou o interesse pelo combate ao
analfabetismo de adultos.
53.Cury (2002, p. 246) afirma: "Hoje, praticamente, não há país no mundo que
não garanta, em seus textos legais, o acesso de seus cidadãos à educação
básica. Afinal, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania, e tal
princípio é indispensável para políticas que visam à participação de todos nos
espaços sociais e políticos e, mesmo, para reinserção no mundo profissional".
A citação aponta considerações sobre cidadania e educação. Assim, é correto
afirmar que:
R: Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,
no artigo 205, a educação visa ao preparo das pessoas para o exercício
da cidadania.
54. Leia atentamente as afirmativas que se seguem:
I. A temática competência destina-se exclusivamente para a área da educação.
II. A temática competência destina-se exclusivamente para a Educação de
Jovens e Adultos. . III. Perrenoud, sociólogo suíço, dedica-se a estudar a
temática competência e ensino.
Com relação às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsa está na alternativa:
R : F. F. V.
55.Perrenoud (2000) apresenta um referencial de dez domínios de
competências para ensinar, adotado em Genebra no ano de 1996. Diante
desse contexto, está correto afirmar que no referencial supracitado:
R.O uso das novas tecnologias está presente.
56. Rios (2006) pontuam que toda ação docente apresenta dimensões. Diante
desse contexto, está correto afirmar que a autora apresenta as seguintes
dimensões que envolvem a ação docente: Alternativas:
R. Técnica, Estética, Política e Ética.
57. Leia atentamente as afirmativas que se seguem:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374I. A Educação de Jovens e Adultos contempla exclusivamente o ensino
fundamental.
II. Na Educação de Jovens e Adultos, o planejamento didático torna-se
irrelevante.
III. Na Educação de Jovens e Adultos diversas áreas de conhecimentos devem
ser trabalhadas com os educandos.
Com relação às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsa está na alternativa:
R.F. F. V.
58. Em relação às ideias de Paulo Freire, leia as asserções:
I. Seu pensamento é constituído a partir de uma posição política em favor dos
oprimidos.
II. Defende o diálogo no processo de ensino e aprendizagem.
III. Educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica. Com
relação às asserções acima, a sequênciacorreta de V- Verdadeiras e F- Falsa,
está na alternativa:
Alternativas:
R. V. V. V
59. Paulo Freire, em seus estudos, defende uma educação humanizada. Neste
contexto, está correto afirmar que:
R. A postura dialógica no contexto do processo de ensino e
aprendizagem contribuirá com uma educação libertadora.
60 De acordo com Paulo Freire, o homem é da educação. Assinale
a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
R. o sujeito.
61. Paulo Freire defende uma relação horizontal na interação educador-
educando. A partir dessa afirmação, está correto afirmar que:
R. Nesse processo o diálogo torna-se central.
62. O é o resultado do processo mental de . Assinale a
alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
R. PLANO. PLANEJAMENTO
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237463. Com relação a tarefa do docente de planejar, leia as afirmativas abaixo:
I. Para muitos professores a realização do planejamento é algo penoso.
II. O plano de ensino tem como uma das características a clareza.
III. O plano de ensino deverá ser seguido de forma rigorosa, visto que não
permite flexibilidade.
Com relação às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsa está na alternativa:
Alternativas
R. V. V. F
64. Com relação ao ato de planejar, leia as afirmativas:
I. É uma atividade exclusiva da esfera educacional.
II. É uma atividade realizada somente pelo setor administrativo da escola,
sobretudo, pela direção.
III. A atividade de planejar beneficia os professores e os alunos no processo
de ensino e aprendizagem. Com relação às afirmativas acima, a sequência
correta de V- Verdadeiras e F- Falsa está na alternativa:
Alternativas:
R.F.F.V
65. Com relação à tarefa de avaliar do docente, leia as afirmativas abaixo:
I. A ação de educar e a ação de avaliar devem ser consideradas como dois
momentos distintos, favorecendo assim a aprendizagem dos educandos.
II. A avaliação no contexto educacional torna-se, de fato, significativa para os
alunos quando é usada pelo professor no momento terminal do processo de
ensino e aprendizagem.
III. Educação e avaliação são práticas inerentes e indissociáveis. Com relação
às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsa está na
alternativa: Alternativas:
R. F. F. V
66. O professor Pedro, responsável por uma turma da Educação de Jovens e
Adultos (segundo segmento), foi elogiado pelos seus alunos em razão do
conhecimento e domínio de conteúdos que possui na área de ciências exatas.
O professor atua na Disciplina de Matemática e ficou bastante animado com os
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374comentários de seus alunos. Em se tratando da situação descrita, está correto
afirmar que o professor Pedro revela competência, de acordo com o quadro
apresentando por Perrenoud (2000), referente à:
Alternativas:
R. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
67. São vários os conteúdos a serem contemplados na Educação de Jovens e
Adultos, contribuindo para o processo de formação dos educandos que
frequentam essa modalidade de ensino. Diante desse contexto, está correto
afirmar que na Educação de Jovens e Adultos.
R. O ensino da leitura e da escrita deverá contemplar atividades de
interpretação de textos.
68. A professora Elaine é responsável por uma turma da Educação de Jovens
e Adultos (primeiro segmento), que frequenta uma escola localizada em um
munícipio do interior do Estado de São Paulo. Na primeira semana de aula,
comentou com os alunos que fariam, no primeiro bimestre letivo, algumas
atividades sobre a história da cidade. Patrícia, uma das alunas, comentou com
a professora que estava surpresa, visto que considerava que nessa
modalidade de ensino "bastava apenas aprender a ler e a escrever!" Diante da
situação descrita, está correto afirmar que:
R. Na Educação de Jovens e Adultos é preciso trabalhar com conteúdos
vinculados a diferentes áreas de conhecimento.
69. No decorrer de sua atuação profissional, o professor deve organizar
situações de ensino que, de fato, favoreçam o processo de aprendizagem e
contribuam para a ampliação dos conhecimentos dos educandos. Diante desse
contexto, está correto afirmar que:
R. Os materiais didáticos, usados de forma coerente, são importantes
instrumentos para o professor e para os alunos.
70. Leia atentamente as afirmativas que se seguem: I. As atividades propostas
pelo docente não podem se limitar a conteúdos vinculados ao livro didático. II.
O uso de textos jornalísticos nas aulas da Educação de Jovens e Adultos
garantirá que todos os alunos sejam alfabetizados. III. Os jogos são favoráveis
exclusivamente nas aulas de matemática. Com relação às afirmativas acima, a
sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsa está na alternativa:
R. V. F. F
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237471. Segundo as ideias apresentadas pela autora Mizukami (1986), uma das
obras que enfatiza aspectos sociais, políticos e culturais mais significativas e
mais difundidas no contexto do Brasil é a de Paulo Freire. Nesse sentido,
podemos afirmar que Paulo Freire dedicou-se aos estudos acerca:
R. da cultura popular.
72. Paulo Freire, ao discutir aspectos referentes à educação e à sociedade,
lutou ao lado de no Chile de 1964 a 1969.
Nesse momento, escreveu uma de suas principais obras: a
.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
R. camponeses. Pedagogia do Oprimido.
73. Entre as diversas obras publicadas pelo autor Paulo Freire, encontramos a
intitulada “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática
docente” (2008), que está organizada em três capítulos. Está correto afirmar
que os capítulos que compõem a referida obra são: Alternativas:
R. 1. Não há docência sem deiscência.
2. Ensinar não é transferir conhecimento.
3. Ensinar é uma especificidade humana.
74. Paulo Freire, autor brasileiro, defende uma educação humanizadora ,
visando a superação da relação opressor-oprimido. São inúmeras as reflexões
apresentadas por esse estudioso e que contribuem para a temática educação e
sociedade. Entre as temáticas abordadas em seus estudos, é correto afirmar a
defesa de uma educação pautada na: Alternativas:
R. Ética
75. Freire (1998, p.12), ao recordar os diferentes momentos em que o ato de
ler foi acontecendo em sua experiência existencial, afirma: ”Primeiro, a “leitura”
do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da
que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura
da “ ”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
R. palavra. Palavramundo.
76. Entre as atividades que fazem parte do trabalho docente, há a necessidade
de elaboração do Plano de Aula. Neste sentido, está correto afirmar que:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R. O Plano de Aula, que poderá ser escrito ou não, é o resultado do
processo mental de planejamento.
77. De acordo com Haidt (2004), na área de educação há vários níveis de
planejamento e que sofrem variações em abrangência e complexidade. Assim,
temos os seguintes níveis:
1. Planejamento didático ou de ensino.
2. Planejamento do sistema educacional.
3. Planejamento curricular.
4. Planejamento geral das atividades de uma escola.
Os níveis supracitados seguem a ordem correta expressa na alternativa:
R. 2. 4. 3. 1.
78. Por meio do são definidas e
estabelecidas as grandes finalidades, metas e objetivos educacionais, estando
implícita a filosofia da que a Nação pretende processar. Assinale
a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
R. planejamento do sistema educacional. Educação.
79. Em se tratando da avaliação em uma perspectiva processual, leia as
afirmativas:
I. A avaliação é integrada ao ensino.
II. A avaliação não é um prática estanque.
III. A avaliação deverá se efetivar sempre do mesmo modo. Com relação às
afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsa está na
alternativa:R.V.V.F
80. Conforme pontua Ribeiro (1997, p.19-20): “Com o final da ditadura de
Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A
Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações
Unidas - alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a
democracia. Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse
destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era
urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do
governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e
também incrementar a produção”.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374Diante da afirmação exposta, verificamos que no período de 1947 a 1963 foram
lançadas, no Brasil, três campanhas de alfabetização de massa. Em se
tratando das referidas campanhas está correto afirmar que:
Alternativas:
R. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi
planejada pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos
(INEP), inicialmente como um projeto experimental, a ser implementando
em um município.
81. De acordo com Carvalho (2009, p.36): “[...] em 1963, as três campanhas de
alfabetização de adultos (CEAA, CNER e CNEA), que já não correspondiam à
nova maneira de compreender o fenômeno do analfabetismo e às
preocupações políticas do período, foram extintas [...]”.
Com base na informação apresentada, está correto afirmar que:
R. Paulo Freire defendia uma educação conscientizadora e libertadora,
envolvendo aspectos sociais, políticos e culturais.
82. A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é marcada
por inúmeras ações, entre elas, campanhas, programas, planos, movimentos,
que trazem diversos desafios para o processo de ensino e aprendizagem
desse público.
Diante dessa realidade, é correto afirmar que:
R. A Fundação Educar surge no governo de José Sarney e é finalizada no
governo de Fernando Collor.
83. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revela-se como “[...]
o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às
necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos
órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal” (IBGE, 2017,
s/p). Dados divulgados pelo IBGE no ano de 2014 trazem um panorama da
situação educacional de nosso país. Assim, é correto afirmar que: Alternativas:
R.8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais de idade são analfabetos.
84. Perrenoud (2000), em seus estudos, apresenta um referencial de dez
domínios de competências para ensinar, adotado em Genebra no ano de 1996.
Diante desse contexto, está correto afirmar que:
R. Todo referencial tende a se desatualizar em razão das mudanças das
práticas.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237485. De acordo com Rios (2006), entre as dimensões da docência, encontramos
a denominada técnica. Assim, está correto afirmar que a dimensão técnica:
R. Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos.
86. Rios (2006) afirma que há uma dimensão que é chamada de fundante da
competência. Está correto afirmar que se trata da dimensão:
Alternativas:
R. Ética
87. Ao trabalhar com a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, vários
aspectos devem ser considerados pelo educador. Em se tratando do processo
de ensino e aprendizagem do código escrito nessa modalidade de ensino, está
correto afirmar que:
R. O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita deverá ser
articulado com situações reais de uso da escrita.
88. O renomado autor brasileiro, Paulo Freire, publicou inúmeras obras, que
muito contribuem para refletimos sobre a educação. São discussões
fundamentais em se tratando do processo de ensino e aprendizagem. Está
correto afirmar que uma das obras publicada pelo autor é:
R. Pedagogia do Oprimido.
89. Em relação às ideias de Paulo Freire, leia as asserções:
I. Defendia a Educação Bancária, visto que o papel da educação é “depositar”
conhecimentos no aluno.
II. Defende uma educação libertadora.
III. Foi exilado no ano de 1980, permanecendo 15 anos na Itália.
Com relação às asserções acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsa está na alternativa:
R. F. V. F
90. Paulo Freire é uma grande referência no cenário educacional. Por sua
representatividade, foi declarado patrono da educação brasileira no ano de:
R.2012
91. Em relação às ideias defendidas por Paulo Freire, leia as afirmações
abaixo:
I. Paulo Freire defende uma educação para a cidadania.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374II. Paulo Freire afirma que ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
III. De acordo com a abordagem freireana, ensino e pesquisa são ações
contraditórias.
Com relação às afirmativas acima, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsa está na alternativa:
R. V.V.F
92. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)
9.394/96, a educação escolar brasileira é constituída de dois níveis: a
Educação Básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Ensino Médio, e a Educação Superior, sendo o Educação de Jovens e Adultos
uma modalidade que perpassa o Ensino Fundamental e Médio. Sobre a
definição da Educação de Jovens e Adultos na LDBEN, assinale a alternativa
correta:
R.É destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de
estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
93. Segundo Novaes e Lobo (2006), a Declaração Universal dos Direitos do
Homem, assinada em 1948 e reafirmada em 1993 por 171 países, configura-se
como referência básica para os princípios da cidadania, no qual também se
inclui o direito a educação. Sobre o conceito de cidadania para os autores
Novaes e Lobo, leia o trecho a seguir e complete as lacunas: Cidadania refere-
se à condição adquirida pelo indivíduo que consegue exercitar os seus
assegurados por lei. Tais direitos, , e
estão listados na Constituição da República Federativa do Brasil de .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do
texto: Alternativas:
R. direitos - civis - sociais - políticos – 1988.
94. Sacristán (2000), na obra intitulada O Currículo, apresenta um modelo de
interpretação do currículo como algo que é construído no cruzamento de
influências e campos de atividade diferenciados e inter-relacionados. O autor
pontua níveis ou fases do currículo. Assinale a alternativa que apresenta os
níveis de currículo discutidos por Sacristán:
R. Currículo Prescrito. Currículo apresentado aos professores. Currículo
moldado pelos professores. Currículo em ação. Currículo realizado.
Currículo avaliado.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-237495. Paulo Freire (1996), ao tratar sobre a ação prática do professor, afirma que
ensinar exige "domínio", "segurança". Segurança é uma das qualidades
essenciais que o professor deve deixar sempre em destaque durante o
exercício de sua função. A ação docente deve apresentar dimensão técnica,
política, ética e estética. Sobre a atuação competente do professor em sala de
aula, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Procurar mesclar atividades pedagógicas com a utilização de novas
tecnologias.
( ) Refletir criticamente sobre os interesses que orientam sua prática.
( ) Possuir domínio sobre os conteúdos a ser apresentados aos alunos.
( ) Incitar a competitividade e o mérito entre os alunos, com objetivo de
destacar os melhores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta:
R.V.V.V. F
96. Ao longo da história da educação brasileira, é possível identificar diferentes
ações destinadas à Educação de Jovens e Adultos. No período de 1947 a 1963,
foram identificadas a realização de três campanhas de alfabetização de
massas destinadas a esse público, dentre elas, a Campanha de Educação de
Adolescentes e Adultos (CEAA). Segundo Carvalho (2009) o caráter ideológico
dessa campanha era bastante específica. Sobre a compreensão do
analfabetismopela CEAA, assinale a alternativa correta:
R. Era apresentado como uma "vergonha" nacional.
97. A escola foi estruturada com a intenção de contribuir para a socialização
dos conhecimentos construídos pela humanidade. Ao realizar essa tarefa; a
escola acaba desempenhando sua função social que; centra-se em auxiliar na
formação das pessoas. Sobre a EJA, leia as afirmativas, coloque (V) para
verdadeiro e (F) para falso:
( ) A EJA é considerada alternativa de escolarização para aqueles que nunca
frequentaram a escola ou tiveram sua trajetória escolar interrompida.
( ) A EJA é destinada exclusivamente aos africanos e indígenas, povos com os
quais o Brasil possui uma dívida social e histórica.
( ) No início do século XX, o Brasil conseguiu erradicar o analfabetismo, fruto
das diversas campanhas.
( ) A EJA é considerada essencial na atualidade, pois garante ao cidadão o
direito ao voto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R. V – F – F – F.
98. ) a) b) c) d) e) 3) 4) A LDBEN n. 9394/96, ao caracterizar a EJA como
modalidade de ensino, chama a atenção dos profissionais da escola, sobre o
modo "particular", que o trabalho pedagógico, deve ser planejado e executado,
visando o alcance das metas idealizadas para essa modalidade de ensino.
Especificamente sobre o que a LDBEN n. 9394/96 prevê para a EJA, coloque
(V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Cursos e exames supletivos a ser realizado no nível de conclusão do ensino
fundamental e, no nível de conclusão do ensino médio.
( ) Ocupação de vagas remanescentes, pelo aluno da EJA, em turmas do
ensino superior, sem necessidade de exames, para efetivação de sua
matrícula.
( ) Atendimento exclusivo aos alunos que não apresentam necessidade
educativa especial.
( ) Articulação do trabalho na EJA, preferencialmente, com a educação
profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R. V – F – F – V
99. O currículo pode ser caracterizado como um conjunto de saberes
historicamente construídos que em algum momento foi vivenciado pela
humanidade. Utilizados em sala de aula, propiciam significado tanto para o
ensino quanto para a aprendizagem. Na área da educação, o conceito de
currículo se desdobra seguindo algumas interpretações. Sobre Currículo
Prescrito, assinale a alternativa correta:
R. Refere-se à orientação do que deve ser seu conteúdo, principalmente,
no que se refere à escolaridade de caráter obrigatório.
100. Para Paulo Freire (2002), toda ação educativa deve ser precedida de uma
reflexão sobre o homem e o meio de vida desse homem concreto. O homem é
o sujeito da educação. Nesse contexto, Freire faz uma crítica à "educação
bancária". Sobre a "educação bancária", leia e analise as afirmativas:
I – Organiza-se e constitui-se na visão de mundos dos educandos, em que se
encontram seus temas geradores.
II – O Educador na 'educação bancária “é aquele que deposita no educando o
conteúdo pragmático da educação”.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374III – Se caracteriza por depositar conhecimentos, informações, dados, fatos,
entre outros, no aluno. Está correto o que se afirma em;
R. Apenas II e III.
101. Quando tratamos especialmente do direito à educação, verificamos que
no Brasil há ainda inúmeros problemas referentes a esse quesito. Encontramos
uma história de luta pelo acesso à educação e à sua permanência com
qualidade para toda a população. Referente ao ano de 2014, o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que 8,3% dos brasileiros
com 15 anos ou mais de idade são analfabetos. Sobre o conceito de analfabeto
apresentado pelo IBGE, assinale a alternativa correta:
R. Indivíduos que não conseguem ler ou escrever um bilhete simples, no
idioma que conhecem.
102. Analise cuidadosamente as afirmações a seguir considerando se elas são
ou não fundamentos daquilo que Paulo Freire denominou “círculo da cultura”.
I – Cada pessoa é fonte original e única de uma forma própria de saber, ...
II – Ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa...
III – Alfabetizar-se, educar-se (e nunca: “ser alfabetizado”, “ser educado”
significa...
IV – Cada cultura só se explica de seu interior para fora e o seus
componentes...
Resposta: E) I, II, III e IV são fundamentos do processo de alfabetização
na abordagem freireana.
103. Conforme notado, a sociedade contemporânea se apresenta carregada de
novas exigências ligadas ao avanço da ciência e da tecnologia, ampliação da
comunicação valorização da economia, alterações nas politicas sócias, entre
outras. (GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha et al. Educação de
Jovens e adultos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017, p. 67)
Muitas vezes na Educação de Jovens e Adultos as aulas podem assumir
características negativas de aligeiramento ou de ................
Assinale a alternativa que completa a frase acima.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374Resposta: B) infantilização do ensino.
104. “O meu maior desejo é poder terminar meu estudos, fazer um curso
técnico ou mesmo uma faculdade, pois já estou percorrendo metade do
caminho dos meus desejos. Espero da vida a capacidade infinita de realizar
com êxito qualquer tarefa e decidir agir com otimismo e autoconfiança, porque
dias prósperos não vêm por acaso, nascem através de muita luta e
persistência”. (Marcelo – aluno de EJA) – (COSTA; ÁLVARES; BARRETO,
2006, p.5). Com base nesse depoimento analise as alternativas a seguir sobre
o perfil do (a) aluno (a) da EJA.
I – Trabalhadores.
II – Aposentados.
III – Jovens e adolescentes empregados ou em busca de emprego.
IV - Pessoas com necessidades educacionais especiais
Resposta: E) Somente I e III estão corretas.
105. Considere as afirmativas, indicando (V) para Verdadeira e (F) Para falsa:
Vários autores confirmam que a educação acontece em todos os lugares.
Afirmam que o aluno aprende tanto na escola como também fora dela, assim a
convivência e a integração das pessoas na prática social acaba contribuindo
para o desenvolvimento social e cultural das pessoas de maneira individual e
coletiva. Seguindo essa reflexão e pensando nas competências necessárias ao
professor para atuar na EJA, é correto afirmar que o trabalho do professor com
Projetos:
Resposta: V-V-V-V
106. Algumas situações merecem ser consideradas, quando o professor
procura refletir sobre à identidade dos alunos atendidos pela EJA. Dentre as
situações podemos destacar: a condição de aluno da EJA, jovem ou adulto, a
condição de excluído da escola, e características de integrante de um
determinado grupo social e cultural. Dando sequência à reflexão, é correto
afirmar, que também cabe ao professor tratar a modalidade de ensino EJA,
como:
Resposta: C) apenas a afirmativa I e II, apresenta dados corretos.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374107. O Parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de
Jovens e Adultos descreve a trajetória da EJA no que se refere aos aspectos
da legais e educacionais. Diante disso, assinale a alternativa correta que
completa as lacunas.
“A EJA precisa ser pensada como um ........ a fim de criar situações
pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagens de jovens e adultos”.
(FARIA, 2009, p. 112).
Reposta: B) modelo pedagógico próprio.
108. Muitos alunos têm acesso a uma quantidade enorme de informações, mas
nem sempre sabem o que fazer com elas, pois não aprenderam a associar e
gerar o conhecimento a ser utilizado no cotidiano e na compreensão de mundo.
No espaço escolar algumas propostas de atividades sugerem engajamento
entre os professores para efetivar de maneira prática a integração entre os
conteúdos de diferentes disciplinas. É correto afirmar que a reflexão iniciada
trata sobre:
Resposta: A) Parâmetros Curriculares Regionais,
109. De acordo com Jesus (2009) o conhecimento popular é valorizado por
Paulo Freire como um elementoeducativo e como um ponto de partida para a
construção do conhecimento cientifico. A partir da ideia exposta analise as
afirmativas a seguir sobre a proposta educativa de Paulo Freire.
Resposta: E) Apenas I está correta.
110. Paulo Freire deu à educação a possibilidade de ser interpretada como
tomada de consciência e de transformação da realidade, pelo seu caráter
essencialmente politico. Sendo assim, podemos afirmar que:
Resposta: B) A educação favorece a emancipação humana, como
conquista da própria dignidade.
111. “A situação atual demonstra que o Brasil ainda não conseguiu garantir, na
pratica, a educação á todas as pessoas, como garante a constituição”
(STRELHOW 2010, P.50). Diante dessa citação, analise se as alternativas a
respeito do analfabeto na visão de Paulo Freire.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374I - O analfabeto não apresenta possibilidade de aprendizagem, pois está há
muito tempo sem contato com o conhecimento científico.
II – O analfabeto é um ser constitutivo da história e da cultura.
III - O analfabeto se reduz aos limites do tempo e do espaço.
Resposta: B) Apenas a alternativa II.
112. Sobre as discussões, reflexões e aprendizagens na educação de jovens e
adultos, assinale, após ler as proposições, a alternativa correta que apresenta
relação com a proposta da EJA.
I – Em relação ao professor que atua na EJA , este deve compreender a
realidade do aluno...
II – A antropologia desconsidera que a cultura possa ser utilizada pelo home,
para escrever...
III – O letramento julga que o ato de ler e escrever esteja conectado à
interpretação daquilo...
IV – A prática da Tolerância consiste na aceitação de que os seres humanos,
diversos em seu...
Resposta: C) Estão corretas as alternativas III e IV.
113. Uma tendência pedagógica apresenta uma visão de homem e de mundo.
A proposta pedagógica desenvolvida por Paulo Freire compreende que o
homem é um sujeito concreto e que apresenta relação sociais. (GONÇALVES,
Taís Grasiela Gomes Liduenha et al. al. Educação de Jovens e adultos.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017, p. 103)
I – O aluno que procura a EJA é um cidadão que teve seu direito, à educação
negado pelas condições sociais em que estava inserido.
POR QUÊ?
II – A organização social se apresenta como uma classe dominante e uma
classe dominada, e esta última não tem seus direitos assegurados.
Resposta:
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um
complemento da I.
ou
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um
complemento da l.
114. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com
outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?
Resposta: C) Estão corretas as alternativas III e IV.
115. Qual é o único meio que uma pessoa tem para atingir e interagir com
outra, por ser ela meio de expressão e de comunicação?
R: LINGUAGEM
116. QUAL É A FILOSOFIA BÁSICA NO TRABALHO COM PROJETOS?
R: Interdisciplinaridade
117. O GOVERNO BRASILEIRO CRIOU O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO
SOLIDÁRIA (PAS), EM JANEIRO DE 1997, com o objetivo de mudar o quadro
da educação fundamental no país, o Programa foi criado:
R: no Rio Grande do Norte.
118. DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DE
CABO DELGADO, ELES PRODUZIRAM E APRESENTARAM DIFERENTES
TIPOS DE TEXTOS EM FORMA DE CARTAS.
Essas cartas cumprem a função:
R: comunicadora.
119. A partir da seguinte afirmação de que: As ações de educação em contexto
de privação de liberdade devem estar calcadas na legislação educacional
vigente no país, na Lei de Execução Penal, nos tratados internacionais
firmados pelo Brasil no âmbito das políticas de direitos humanos e privação de
liberdade, devendo atender às especificidades dos diferentes níveis e
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374modalidades de educação e ensino e são extensivas aos presos provisórios,
condenados, egressos do sistema prisional e àqueles que cumprem medidas
de segurança. (BRASIL, CNE-CEB, 2010, p. 2)
Pode-se concluir que:
R. (CORRETA) as ações destinadas aos jovens e adultos em situação de
privação de liberdade atendem à legislação educacional vigente e a
tratados firmados pelo Brasil em âmbito internacional.
120. Sobre a formação do educador de jovens e adultos, um dos desafios está
em entender a necessidade:
R. (CORRETA) da escolha, no processo de formação, de uma
fundamentação teórica que implique mudanças de olhar a prática, de
conceber o ensino, de responsabilizar-se ética, política e
profissionalmente pelo educando.
121. A partir da seguinte afirmação de que
A perspectiva assistencialista e infantilizadora da educação de jovens e adultos
é um fator que prejudica a constituição do campo, limitando as condições de se
ofertar aos educadores uma formação adequada, que considere as
especificidades do público dessa modalidade educativa.
podemos concluir que:
R. (CORRETA) A formação do educador de jovens e adultos precisa
considerar as especificidades do público da EJA, bem como o perfil do
aluno trabalhador.
122. Conforme pontua Ribeiro (1997, p. 19-20): “Com o final da ditadura de
Vargas em 1945, o país vivia a efervescência política da redemocratização. A
Segunda Guerra Mundial recém terminara e a ONU - Organização das Nações
Unidas - alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a
democracia. Tudo isso contribuiu para que a educação de adultos ganhasse
destaque dentro da preocupação geral com a educação elementar comum. Era
urgente a necessidade de aumentar as bases eleitorais para a sustentação do
governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e
também incrementar a produção”. (RIBEIRO, 1997) Diante da afirmação
exposta, verificamos que no período de 1947 a 1963 foram lançadas, no Brasil,
três campanhas de alfabetização de massa. Em se tratando das referidas
campanhas, está correto afirmar que:
R. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA) foi
planejada pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374(INEP), inicialmente como um projeto experimental, a ser implementando
em um município.
123. . De acordo com Carvalho (2009, p. 36): “[...] em 1963, as três campanhas
de alfabetização de adultos (CEAA, CNER e CNEA), que já não correspondiam
à nova maneira de compreender o fenômeno do analfabetismo e às
preocupações políticas do período, foram extintas. [...].” (CARVALHO, 2009).
Com base na informação apresentada, está correto afirmar que:
R. Paulo Freire defendia uma educação conscientizadora e libertadora,
envolvendo aspectos sociais, políticos e culturais.
124. A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil é
marcada por inúmeras ações, entre elas, campanhas, programas, planos,
movimentos, que trazem diversos desafios para o processo de ensino e
aprendizagem desse público. Diante dessa realidade, é correto afirmar que:
R. A Fundação Educar surge no governo de José Sarney e é finalizada no
governo de Fernando Collor.
125. . O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revela-se como
“[...] o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às
necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos
órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal” (IBGE, 2017,
s/p). Dados divulgados pelo IBGE no ano de 2014 trazem um panorama da
situação educacional de nosso país. Assim, é correto afirmar que:
R. 8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais de idade são analfabetos
126. Temos como vigente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
nº 9.394, sancionada em 20 de dezembro de 1996. (BRASIL, 1996). Composta
por 92 artigos, a referida legislação traz um conjunto de intenções
promulgadas. Com base na leitura e análise desse documento, é correto
afirmar que:
R. A Educação de Jovens e Adultos será destinada a pessoasque não
tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e
médio em idade própria.
127. . Em relação à Constituição da República Federativa do Brasil vigente, leia
as alternativas: 1. No Art. 6º estão declarados os direitos sociais à educação, à
saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao transporte, ao lazer, à
segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância e à
assistência aos desamparados. 2. A Educação de Jovens e Adultos é abordada
na referida Constituição. 3. A melhoria da qualidade de ensino está destinada
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374exclusivamente a crianças que frequentam a educação infantil. Com relação às
afirmativas anteriores, a sequência correta de V Verdadeiras e F- Falsas está
na alternativa:
R. V, V, F.
128. . Sacristán (2000) apresenta os vários níveis/fases do currículo. Diante
das discussões realizadas pelo autor, está correto afirmar que:
R. O currículo realizado reflete nas ações docentes e discentes.
129. . Há várias características que envolvem o currículo e que precisam ser
compreendidas com clareza pelos educadores. Nesse sentido, está correto
afirmar que:
R. O currículo é uma construção histórica.
130. Texto-base:
Figura 1.2 | A grande máquina escola. A partir da Figura 1.2, está correto
afirmar que:
R. Ao longo da história da educação brasileira, fica evidente uma escola
marcada pela valorização monocultural.
131. . Paulo Freire publicou inúmeras obras que muito contribuem para
refletimos sobre a educação. Está correto afirmar que uma das obras
publicados pelo autor é:
R. Pedagogia do oprimido.
132. . Em relação às ideias de Paulo Freire, leia, a seguir, as asserções: I.
Defendia a Educação Bancária, visto que o papel da educação é “depositar”
conhecimentos no aluno. II. Defende uma educação libertadora. III. Foi exilado
no ano de 1980, permanecendo 15 anos na Itália. Com relação às asserções
anteriores, a sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsas está na
alternativa:
R. F. V. F.
133. Paulo Freire é uma grande referência no cenário educacional. Por sua
representatividade, foi declarado patrono da educação brasileira no ano de:
R. 2012
134. Em relação às ideias defendidas por Paulo Freire, leia as afirmações a
seguir: I. Paulo Freire defende uma educação para a cidadania. II. Paulo Freire
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374afirma que ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. III. De acordo
com a abordagem freireana, ensino e pesquisa são ações contraditórias. Com
relação às afirmativas anteriores, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsas está na alternativa:
R. V - V - F.
135. Paulo Freire em seus estudos enfatiza aspectos sociais, políticos e
culturais, conforme destaca Mizukami (2013). Diante desse contexto, está
correto afirmar que o autor:
R. Defende uma educação para a autonomia.
136. No processo de ensino-aprendizagem, Paulo Freire apresenta inúmeras
reflexões que contribuem para a educação em uma perspectiva libertadora. A
partir das discussões propostas pelo autor, está correto afirmar que
R. Situações de ensino-aprendizagem deverão procurar superar a relação
opressor-oprimido.
137. Em se tratando das ideias defendidas por Paulo Freire, leia as afirmações
a seguir e classifique-as em V – Verdadeiro ou F - Falso: ( ) Paulo Freire
defende a educação bancária. ( ) Paulo Freire afirma que a leitura de mundo se
restringe ao universo escolar. ( ) Paulo Freire criou o círculo da cultura. Com
relação às afirmativas anteriores, a sequência correta de V- Verdadeiras e F-
Falsas está na alternativa.
R. F - F - V.
138. . Paulo Freire propõe a alfabetização de adultos, publicando diversas
obras que contemplam essa temática. Diante dos estudos do autor, está
correto afirmar que:
R. Na abordagem freireana, linguagem e realidade prendem-se de modo
dinâmico.
139. De acordo com Paulo Freire, no trabalho da alfabetização de adultos,
devese fazer um levantamento do universo da população.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
R. Vocabular.
140. Entre as atividades que fazem parte do trabalho docente, há a
necessidade de elaboração do plano de aula. Nesse sentido, está correto
afirmar que:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R. O plano de aula, que poderá ser escrito ou não, é o resultado do
processo mental de planejamento.
141. De acordo com Haidt (2004), na área de educação há vários níveis de
planejamento que sofrem variações em abrangência e complexidade. Assim,
temos os seguintes níveis: 1. Planejamento didático ou de ensino. 2.
Planejamento do sistema educacional. 3. Planejamento curricular. 4.
Planejamento geral das atividades de uma escola. Os níveis supracitados
seguem a ordem correta expressa na alternativa.
R. 2, 4, 3, 1.
142. Segundo Menegolla e Sant’anna (2002), por meio do
são definidas e estabelecidas as grandes finalidades,
metas e objetivos educacionais, estando implícita a filosofia da
que a Nação pretende processar. Assinale a alternativa que preenche
corretamente a lacuna do texto.
R. Planejamento do sistema educacional, educação
143. Segundo Sant’anna (2002), em se tratando da avaliação em uma
perspectiva processual, leia as afirmativas: I. A avaliação é integrada ao ensino.
II. A avaliação não é uma prática estanque. III. A avaliação deverá se efetivar
sempre do mesmo modo. Com relação às afirmativas anteriores, a sequência
correta de V- Verdadeiras e F- Falsas está na alternativa:
R. V, V, F.
144. De acordo com Sant’anna (2002), a avaliação apresenta características de
continuidade, temporalidade, totalidade, organicidade e orientação para fim.
Diante desse contexto, está correto afirmar que a avaliação é:
R. Progressiva.
145. São inúmeras as discussões que envolvem a temática avaliação. Diante
desse contexto, a avaliação, em uma perspectiva de construção de
conhecimento, de acordo com Hoffmann (2001b), deverá conceber o erro e a
dúvida apresentados pelo educando, como:
R. Impulsionadores da ação educativa.
146. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam diferentes
motivações para frequentarem essa modalidade de ensino. Diante desse
contexto, está correto afirmar que:
R. Na Educação de Jovens e Adultos, é importante que os alunos
compreendam seu próprio processo de aprendizagem.
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374147. Leia atentamente as seguintes afirmativas: I. O docente que atua na
Educação de Jovens e Adultos deverá trabalhar com os estudantes temas
variados presentes na nossa atual sociedade. II. Na Educação de Jovens e
Adultos, a vontade de aprender manifestada pelos estudantes torna-se
secundária no processo de ensino e aprendizagem. III. Por serem incapazes,
como se diz no senso comum, as aulas na Educação de Jovens e Adultos não
necessitam ser significativas para os estudantes. Com relação às afirmativas
anteriores, a sequência correta de V- Verdadeiras e F- Falsas está na
alternativa:
R. V, F, F.
148. São diversas as propostas de atividades para o público da Educação de
Jovens e Adultos. Assim, está correto afirmar que:
R. Há várias maneiras de utilização do jornal em sala de aula, favorecendo
a aprendizagem dos alunos.
149. Perrenoud (2000), em seus estudos, apresenta um referencial de dez
domínios de competências para ensinar, adotado em Genebra no ano de 1996.
Diante desse contexto, está correto afirmar que:
R. Todo referencial tende a se desatualizar em razão das mudanças das
práticas.
150. De acordo com Rios (2006), entre as dimensões da docência,
encontramos a denominada técnica. Assim, está correto afirmar que a
dimensão técnica:
R. Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos.
151. Rios (2006) afirma que há uma dimensão chamada de fundante da
competência. Está correto afirmar que se trata da dimensão:
R. Ética
152. Ao trabalhar com a alfabetização na educação de jovens e adultos, vários
aspectos devem ser considerados peloeducador. Em se tratando do processo
de ensino e aprendizagem do código escrito nessa modalidade de ensino, está
correto afirmar que:
R. O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita deverá ser
articulado com situações reais de uso da escrita.
153. A Proposta Curricular para o Segundo Segmento da Educação de Jovens
e Adultos apresenta reflexões sobre os conteúdos a serem trabalhados com os
educandos. Com base no documento supracitado, está correto afirmar que:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R. Diversas áreas de conhecimento são contempladas para serem
trabalhadas com os educandos.
154. Leia atentamente as seguintes afirmativas: I. A literatura de cordel é uma
produção cultural. II. As atividades com o código escrito para alunos da
educação de jovens e adultos deverão partir de temas que versam sobre
exclusão social. III. Na educação de jovens e adultos os conteúdos são
irrelevantes. U4 - Propostas de ensino na educação de jovens e adultos 187
Com relação às afirmativas anteriores, assinale a sequência correta de V
Verdadeiras e F- Falsas:
R. V, F, F.
155. A educação de jovens e adultos necessita de práticas docentes que
sejam realizadas no sentido de promover a aprendizagem dos educandos.
Diante do exposto, está correto afirmar que:
R. Na educação de jovens e adultos, é importante trabalhar com a
diversidade de materiais didáticos.
156. Os livros didáticos são materiais didáticos a serem trabalhados nas aulas.
Diante do contexto apresentado, está correto afirmar que: a) Há somente livros
didáticos destinados para alunos que frequentam o ensino médio.
R. Os livros didáticos não são os únicos instrumentos de trabalho do
professor.
157. Leia atentamente as seguintes afirmativas: I. A escolha do material
didático reflete na formação dos educandos. II. Na educação de jovens e
adultos, o professor deverá trabalhar exclusivamente com textos jornalísticos.
III. Os livros didáticos são eficientes apenas no processo de aprendizagem
inicial do código escrito. Com relação às afirmativas anteriores, assinale a
sequência correta de V Verdadeiras e F- Falsas:
R. V, F, F.
158. Vóvio (2004) sinaliza que se faz necessário fortalecer e apoiar os
educadores, para que sejam investigadores criativos e reflexivos no decorrer
de suas práticas e, ainda, que estabeleçam interações com os alunos em que
as culturas, os valores e o processo de aprendizagem destes sejam
respeitadas, sabendo escutar e interpretar as expectativas do público que
frequenta a educação de jovens e adultos. Analise as afirmações apresentadas,
relacionadas ao contexto da Educação de Jovens e Adultos e assinale a
alternativa correta:
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R: Trabalhar com a leitura e a escrita na educação de jovens e adultos
requer, do educador, ações que favoreçam aos alunos um aprendizado
relevante e que corresponda às suas vivências e aos interesses.
159. "[-] o currículo é considerado um artefato social e cultural. Isso significa
que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais, de
sua história, de sua produção contextual (-)" (MOREIRA; SILVA, 2008, p. 7).
Leia as afirmações relacionadas ao currículo e assinale a alternativa correta:
I. O currículo é compreendido como um campo de relações e intenções sociais,
políticas, econômicas e culturais, sendo parte constitutiva do contexto
produzido e produtor de relações, saberes e práticas escolares
II. Discutir o que ensinar e como ensinar é refletir sobre o currículo
III. O Currículo é uma metodologia criada especialmente para atender as
necessidades da educação de jovens e adultos
Está correta o que se afirma em:
R: I e II, apenas.
130. A Proposta Curricular da escola, segue a legislação que trata sobre a
educação. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 210, determina que é
dever do Estado para com a educação fixar conteúdos mínimos para o Ensino
Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito
aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. A LDB nº 9.394/96
reforça essa indicação, em seu artigo 26, ao considerar a base nacional
comum e uma parte diversificada na qual devem ser valorizadas as
características regionais e locais da sociedade da cultura, da economia, entre
outros. Diante da necessidade de a escola atender aos desafios que sucedem
essas orientações e demais normas vigentes, é correto afirmar que:
R: Os profissionais da escola devem conhecer a realidade concreta na
qual seus alunos participam, bem como suas experiências de vida.
160. Analise a afirmação a seguir atentamente
"[...] Constituiu-se como organização autônoma em relação ao Ministério da
Educação, contando com um volume significativo de recursos. Foram
instaladas Comissões Municipais, que se responsabilizavam pela execução
das atividades, mas a orientação e supervisão pedagógica bem como a
produção de materiais didáticos eram centralizadas.
Agora, assinale a alternativa que aponte a qual programa ou campanha de
alfabetização ela se refere:
R: Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374162. Streck, Redin e Zitkoski (2010) destacam que a persistência e luta
esperançosa, acrescentadas a solidariedade de um verdadeiro humanista
tornaram Paulo Freire um "andarilho da utopia", na busca por um mundo mas
humanizado.
Após leitura do enunciado, realize a leitura e análise das afirmativas apresenta
indicando (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
Durante o período de ditadura militar, vários profissionais, envolvidos com
movimentos sociais, foram perseguidos pelo governo por serem vistos como
uma ameaça a ordem pública. Paulo Freire, nessa época, foi preso e exilado
pelos seguintes motivos:
I. Defendia ideias pedagógicas com o intuito de promover mudanças sociais e
políticas.
II. Seu trabalho foi considerado subversivo por incitar diálogo e reflexão sobre
ligadas à vivência das pessoas.
III. Considerava que o adulto analfabeto, apesar de não ter instrução escolar,
participava do mundo do trabalho e da cultura.
IV. Paulo Freire teve uma atuação restrita ao cenário brasileiro.
V. Iniciou no Brasil o Movimento Brasil Alfabetizado (MOBRAL)
Considerando a realização da análise, assinale a sequência correta:
R: F, V, V, F, V
163. Leia o trecho a seguir, retirado do verbete “Participação” do dicionário
Paulo Freire (STRECK, D; REDIN, E; ZITKOSKI, J. 2010), escrito por Cênio
Weyh:Texto:
“A educação na cidade (1991) traz uma posição muito precisa do significado de
participação para Freire: Para nós, a participação não pode ser reduzida a uma
pura colaboração que setores populacionais devessem e pudessem dar à
administração pública. [...] Implica, por parte das classes populares, um “estar
presente na História e não simplesmente nela estar representadas”. Implica
participação política das classes populares através de suas representações ao
nível das opções, das decisões e não só do fazer o já programado. [...]
Participação popular para nós não é um slogan, mas a expressão e, ao mesmo
tempo, o caminho de realização democrática da cidade. (p.75)
A participação popular é ferramenta capaz de romper com a tradição da
sociedade elitista excludente (p.16). Os conselhos populares de educação
podem caracterizar-se como aprofundamento de uma real participação da
comunidade de pais e de representantes de movimentos populares na vida
inteira das escolas (p.48). Das dificuldades de concretização da participação
popular como programa de governo e como ideal político (p.76).” (WEYH,
2010, p. 302-303).
Qual é o sentido da participação para Paulo Freire, segundo o texto?
ALINY GUERREIRO + GRUPO
REOLUNES TEMOS GRUPOS DE
ESTUDOS
63-98498-2374R: A participação dos pais deve se dar no planejamento de tudo que se
relaciona com a educação e com escola e não somente executando
tarefas planejadas por professores e gestores.
163. "No Brasil, antes de ser criada a modalidade de ensino EJA, houve outras
formasde ensino para pessoas que, por diversos motivos, não conseguiram
cursar a modalidade regular e concluir o estudos no tempo normal (...)"
(BASEGIO; MEDEIROS, 2012, p.40). Nesse contexto, complete as lacunas a
seguir sobre a criação da EJA no Brasil com base Diretrizes Curriculares
Nacionais (BRASIL, 2000). A EJA foi criada como uma não
reparada para com os que e nem domínio da escrita e leitura
como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho
empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas.
Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível
para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
R: Dívida social, não tiveram acesso.
	R: Paulo Freire instigou um repensar sobre a EJA, 
	R: Tema gerador
	R: Libertadora.
	R: V, V, F.
	R: Tema gerador
	R: V – V – V – F.
	R: Alguns professores continuam usando o termo "av
	R: Planejamento de um sistema educacional.
	R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
	R: O MOBRAL era um movimento de alfabetização que 
	R: I e II apenas.
	R: A alfabetização era entendida como ato criador,
	R: I apenas.
	R: Educação Bancária
	R: II, III, IV, V, I.
	R: Estão corretas I, II e III.
	R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é u
	R: Início da República
	R: As afirmações I, II e III são fundamentos do pr
	R: V, F, V.
	22.R: As finalidades da EJA, que devem favorecer além
	R: O professor encontra no livro didático apoio e 
	R: V, F, F, V.
	R: II e III apenas.
	R: V, V, V, V.
	R: A educação poderia garantir aos educandos liber
	R: Apenas as alternativas I e II estão corretas
	R: V – V – F.
	R: Estão corretas as alternativas I, II e III.
	R: As asserções I e II são proposições verdadeiras
	R: II apenas.
	R: As asserções I, II e III são proposições verdad
	R: O professor encontra no livro didático apoio e 
	R: É necessário ter um novo enfoque educativo que 
	R: A prática educativa na EJA é uma prática políti
	R: A EJA é uma modalidade de ensino ligada a educa
	R: Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos 
	R: I e II apenas.
	R: O ato de alfabetizar deve estar a serviço da in
	R: Refere-se a prescrição ou orientação do que dev
	R: I e II apenas.
	R:Identificação,Objetivo,Conteúdo,Metodologia,
	R: Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetis
	R: Uma equipe composta por um enfermeiro, um veter
	R: V, F, F.
	R: II apenas.
	R: O homem constitui-se como sujeito da educação, 
	R: V, V, F.
	R. De Educação Rural (CNER) e Campanha Nacional de
	R. A proposta do Plano Nacional de Alfabetização e
	R:O término da Primeira Guerra impulsionou o inter
	R: Com base na Constituição da República Federativ
	R : F. F. V.
	R.O uso das novas tecnologias está presente.
	R. Técnica, Estética, Política e Ética.
	R.F. F. V.
	R. V. V. V
	R.Aposturadialógicanocontextodoprocessode
	R. o sujeito.
	R. Nesse processo o diálogo torna-se central.
	R. PLANO. PLANEJAMENTO
	R. V. V. F
	R.F.F.V
	R. F. F. V
	R. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
	R. O ensino da leitura e da escrita deverá contemp
	R. Na Educação de Jovens e Adultos é preciso traba
	R. Os materiais didáticos, usados de forma coerent
	R. V. F. F
	R. da cultura popular.
	R. camponeses. Pedagogia do Oprimido.
	R. Ética
	R. palavra. Palavramundo.
	R. O Plano de Aula, que poderá ser escrito ou não,
	R. 2. 4. 3. 1.
	R. planejamento do sistema educacional. Educação.
	R.V.V.F
	R. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabet
	R. A Fundação Educar surge no governo de José Sarn
	R.8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais de idad
	R. Todo referencial tende a se desatualizar em raz
	R. Diz respeito à capacidade de lidar com os conte
	R. Ética
	R. O processo de ensino e aprendizagem da leitura 
	R. Pedagogia do Oprimido.
	R. F. V. F
	R.2012
	R. V.V.F
	R.É destinada àqueles que não tiveram acesso ou co
	R. direitos - civis - sociais - políticos – 1988.
	R. Currículo Prescrito. Currículo apresentado aos 
	R.V.V.V. F
	R. Era apresentado como uma "vergonha" nacional.
	R. V – F – F – F.
	R. V – F – F – V
	R. Refere-se à orientação do que deve ser seu cont
	R. Apenas II e III.
	R. Indivíduos que não conseguem ler ou escrever um
	Resposta: E) I, II, III e IV são fundamentos do pr
	Resposta: B) infantilização do ensino.
	Resposta: E) Somente I e III estão corretas.
	Resposta: V-V-V-V
	Resposta: C) apenas a afirmativa I e II, apresenta
	Reposta: B) modelo pedagógico próprio.
	Resposta: A) Parâmetros Curriculares Regionais,
	Resposta: E) Apenas I está correta.
	Resposta: B) A educação favorece a emancipação hum
	Resposta: B) Apenas a alternativa II.
	Resposta: C) Estão corretas as alternativas III e 
	Resposta: C) Estão corretas as alternativas III e 
	R: LINGUAGEM
	R: Interdisciplinaridade
	R: no Rio Grande do Norte.
	R: comunicadora.
	R. (CORRETA) as ações destinadas aos jovens e adul
	R. (CORRETA) da escolha, no processo de formação, 
	R. (CORRETA) A formação do educador de jovens e ad
	R. A Campanha Nacional de Erradicação do Analfabet
	R. Paulo Freire defendia uma educação conscientiza
	R. A Fundação Educar surge no governo de José Sarn
	R. 8,3% dos brasileiros com 15 anos ou mais de ida
	R. A Educação de Jovens e Adultos será destinada a
	R. O currículo realizado reflete nas ações docente
	R. O currículo é uma construção histórica.
	R. Ao longo da história da educação brasileira, fi
	R. Pedagogia do oprimido.
	R. F. V. F.
	R. 2012
	R. V - V - F.
	R. Defende uma educação para a autonomia.
	R. Situações de ensino-aprendizagem deverão procur
	R. F - F - V.
	R. Na abordagem freireana, linguagem e realidade p
	R. Vocabular.
	R.O plano de aula, que poderá ser escrito ou não,
	R. Planejamento do sistema educacional, educação
	R. V, V, F.
	R. Progressiva.
	R. Impulsionadores da ação educativa.
	R. Na Educação de Jovens e Adultos, é importante q
	R. V, F, F.
	R. Há várias maneiras de utilização do jornal em s
	R. Todo referencial tende a se desatualizar em raz
	R. Diz respeito à capacidade de lidar com os conte
	R. Ética
	R. O processo de ensino e aprendizagem da leitura 
	R. Diversas áreas de conhecimento são contempladas
	R. V, F, F.
	R. Na educação de jovens e adultos, é importante t
	R. Os livros didáticos não são os únicos instrumen
	R. V, F, F.
	R: Trabalhar com a leitura e a escrita na educação
	R: I e II, apenas.
	R: Os profissionais da escola devem conhecer a rea
	R: Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL
	R: F, V, V, F, V
	R: A participação dos pais deve se dar no planejam

Mais conteúdos dessa disciplina