Buscar

Avaliação discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação discursiva - Literatura Infantojuvenil
A literatura na escola, por algumas instituições, é vista como algo a ser cobrado ou ser encaixado em atividades do cotidiano com a finalidade de avaliação; raramente ela é vista como expressão da arte. Pensando nesse tema, é muito importante o professor ou professora direcionar um olhar mais atento para a dinamização de um espaço essencial para auxiliar na formação de leitores: a biblioteca escolar. Ela é um espaço de diversas contribuições para o aprendizado integral do educando. Também cabe ressaltar o papel do profissional que atua na biblioteca, como formador de leitores, seja motivando, facilitando, contribuindo com o seu conhecimento e prática para que alunos se preparem para serem cidadãos críticos e abertos a discussões sobre o conhecimento científico, cultural, social e filosófico. Portanto, a sensibilização da escola e do profissional envolvido é mais que fundamental para a efetivação do processo de leitura e da aprendizagem do aluno. Pensando nesse espaço tão importante para a formação do educando, reflita sobre esta questão:
Como transformar o espaço da biblioteca escolar em um ambiente que aproxime, oriente e facilite o encontro dos alunos, dos professores e do bibliotecário num momento de conhecimento e de crescimento cultural?
Para responder ao que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se de que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto.
Transformar o espaço da biblioteca escolar em um ambiente que aproxime, oriente e facilite o encontro dos alunos, dos professores e do bibliotecário é uma iniciativa fundamental para promover o conhecimento e o crescimento cultural dentro da escola. 
Como podemos fazer isso?
Criando espaços acolhedores, ou seja, organizar o espaço da biblioteca de forma a proporcionar um ambiente confortável e aconchegante. Usar móveis confortáveis, como poltronas e almofadas, e decorar o ambiente com cores agradáveis, plantas e obras de arte, criando uma atmosfera agradável para o estudo e a leitura.
Promover a interatividade, Incluindo espaços de trabalho em grupo, onde os alunos possam colaborar em projetos e compartilhar ideias. Montar mesas grandes ou áreas com sofás e cadeiras, incentivando a troca de conhecimento entre os estudantes.
Organizar o acervo de forma atrativa: Separe as estantes por temas e crie sinalizações claras para orientar os alunos na busca por livros específicos. Utilize também prateleiras de fácil acesso para livros de literatura e crie um cantinho acolhedor para a leitura recreativa.
Oferecer programas e atividades: Organize eventos, como palestras, clubes de leitura, concursos e oficinas temáticas, que promovam o interesse e a participação dos alunos na biblioteca. Envolver os professores na elaboração e realização das atividades é fundamental para garantir o apoio e incentivo dos alunos.
Capacitar o bibliotecário: Incentive e proporcione formações e capacitações ao bibliotecário da escola, a fim de atualizar seus conhecimentos e habilidades na área. Isso ajudará a enriquecer e dinamizar o trabalho desenvolvido na biblioteca.
Criar um ambiente de escuta e diálogo: Estimular o bibliotecário a ser um intermediário entre alunos, professores e a comunidade escolar, ouvindo suas necessidades, sugestões e feedbacks. Organizar reuniões periódicas para discutir atividades e projetos da biblioteca, tornando-a um espaço aberto a contribuições.
Essas são algumas atividades que podem facilitar o convívio do aluno dentro da biblioteca escolar.

Continue navegando