Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Maria Jumaiane Barroso Do Nascimento
Matricula: 47595029
Curso: pedagogia 
Conteúdo do exercício:
Mediante o seu conhecimento perante a lei, ele poderá ser punido por alguma medida socioeducativa? 
O aluno está acobertado?
Com a instauração do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), ademais surgido como afirmativa a asseguração dos direitos específicos a todas as crianças e adolescente, com estabelecimento do estatuto na Lei nº 8.069 de 1990, que por conseguinte, estes passam a serem considerados sujeitos de direitos e também deveres.
Se caso um aluno deteriorar um bem, assim causando algum dano ao patrimônio público escolar ou de outros, deverá ser responsabilizado por seu respectivo ato, e isto posto faz-se necessário uma análise da situação, devendo ser apresentadas as devidas provas, para assim buscar a melhor alternativa para a resolução do problema. Dessa forma comprovado o envolvimento do adolescente na ação, assim considerando a gravidade, a situação que o ato ocorreu e a capacidade de cumprimento pelo adolescente, poderá ser imposta alguma medida socioeducativa, que por sua vez pode ser considerado uma pena de natureza pedagógica-educativa, visando quando a reintegração do adolescente a sociedade, impedindo que este venha repetir futuras ações ilícitas.
No artigo 112 do ECA, estão previstas medidas socioeducativas, que podem ser aplicadas aos adolescentes,( entre 12 e 18 anos incompletos) que cometerem algum ato infracional. Mencionou que crianças de até( 12 anos incompleto), o estatuto inclui a imposição de medidas socioeducativas, assim adotada medidas de proteção pelo Conselho Tutelar. Destarte que as medidas socioeducativas devem ser aplicadas pelo promotor de justiça, de modo a não prejudicar a frequência na escola ou jornada de trabalho do indivíduo, com apuração do caso pela Delegacia da Criança e do Adolescente, após apresentados as provas materialidade e que este efetuou a autoria do ato infracional, poderá ser aplicada às seguintes medidas socioeducativas: Advertência, Obrigação de reparar o dano, Prestação de serviço à comunidade ,Liberdade Assistida, Semiliberdade e Internação.
Ao ser tratado de ações cometidas dentro do espaço escolar, como depredação ou deterioração de um bem da instituição, pode ser tomada diferentes atitudes, as mais comuns são: caso o aluno não tenha antecedentes e cometerem infração leve como primeira medida, advertência verbal poderá ser aplicada com o intuito de alertar sobre as consequências do envolvimento no ato infracional .Outra no artigo 116 do ECA ,se assim determinado o adolescente ou responsável legal poderá restituir inclui o material danificado ou fazer o ressarcimento financeiro da vítima, apresentando impossibilidade de reparar o dano, poderá ser substituída por outra adequada.
De certo, o aluno que cometeu a ato ilícito está acobertado, pois enquanto não atingir a idade adulta não poderá ser preso, logo poderá ser submetido apenas a realização de alguma medida socioeducativa, isto posto, para o estatuto da criança e do adolescente precisam de apoio especial, até desenvolver sua maturidade. Assim para que as medidas aplicadas tenham resultados positivos, observa-se a importância de políticas públicas de apoio, que deve ser garantida pelo estado, família e sociedade, fazendo-se necessário no processo de ressocialização destes, além da promoção da escolarização e profissionalização deste modo garantir o desenvolvimento positivo a todos.
 Em vista o assunto abordado, atentamos que a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, destes perante a lei, assim intervindo no desenvolvimento e preparação para atuarem perante a sociedade. 
Referências bibliográficas: crianças e adolescentes o as ato infracional e as medidas socioeducativas monografias Brasil escola .

Outros materiais