Buscar

ESTUDO DE CASO MOD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO!
Matéria: METODOLOGIA E TECNICAS DE PESQUISAS.
 Rubem Alves - ¨O que é cientifico? ¨
     A história começa quando um amigo aposentado de  Rubem Alves vai ao seu escritório para lhe pedir uma ajuda, pois este amigo está a escrever um livro sobre suas vivências nesta vida, porém lhe disseram que o que escrevia não era científico, então ele vai em busca de uma resposta para saber o que é científico. 
     Ao chegar no escritório do amigo Rubem, ele explicara o que está acontecendo e pede uma explicação sobre ¨o que é científico¨. Rubem com toda sua sabedoria, lhe explica de forma simples mais muito sábia, através de uma história que acontecia em uma aldeia existente a margem de um rio imenso, onde se habitava muitas criaturas misteriosas que são incapazes de serem capturadas.
     A ideia de capturar alguma dessas criaturas, vem falhando geração por geração. Um dia um dos aldeões teve a brilhante ideia de tecer uma rede, ou melhor dizendo, fazer uma rede, que era algo que nunca havia sido feito antes. Após terminar de tecer a rede, o aldeão armou-a no rio e foi se deitar, no outro dia ao chegar no local onde havia deixado a rede armada, percebeu que tinha algo preso na rede, quando puxou viu que havia pego um peixe dourado.
    Quando o restante  do povo da aldeia viu que aquela ideia de rede daria realmente certo, muitas daquelas pessoas resolveram tecer redes, fazendo se importantes , pois os peixes tinham muitas utilidades , sendo usados de diferentes maneiras. Então, ao verem que dava certo sim a ideia de utilizar redes para se pescar, os pescadores que as fabricavam, organizaram uma confraria onde criaram suas próprias regras de participação deixando assim, sua linguagem de origem se perder.
    Sendo assim, criaram sua própria linguagem, passando  a acreditar que só aquilo que eles falava era real, fazendo que não estivesse relacionando suas redes e peixe as demais coisas como por exemplo as nuvens, cheiros, sentimentos, amor e tudo  que não pudesse ser pescado no rio com a rede aprovada por eles, não era real.
    Com  essa história  que Rubem contou, ele consegue explicar para seu velho amigo, de uma forma simples mas bem elaborada o que significa científico, ou seja, mesmo que as redes usadas forem boas e os peixes excelentes, existem inúmeras coisas que também são reais, e que não podem ser pescadas no rio. Igual o sábia que seu amigo cita no texto, por não ser do conhecimento dos ouvintes para eles não era real.
     No entanto, científico é tudo aquilo que a ciência é capaz de provar e explicar através de experimentos, teorias e nos seus conhecimentos.
     No texto contado  acima, o científico são os peixes e as redes, e os cientistas são os pescadores. Onde os pescadores tem a certeza da sua pesca e que são os cientistas dos seus conhecimentos.

Continue navegando