Buscar

Cerveja Ale e Lambic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bebidas fermentadas: Cerveja Ale e Lambic
ATIVIDADES
1)As cervejas Ale utilizam levedura específica, a qual flutua após fermentar o líquido, gerando um produto com coloração, aroma, sabor e acidez mais intensos. É a família de cerveja que tem mais variações nos estilos. Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As cervejas do grupo Ale se caracterizam por serem produzidas por meio da alta fermentação. A levedura utilizada é Saccharomyces cerevisiae, que tem melhor desempenho em temperaturas ao redor de 20ºC. No final do processo, a levedura fica em suspensão na superfície do mosto. PORQUE
II. O processo fermentativo da Ale libera diversos subprodutos, principalmente os ésteres, os quais dão uma personalidade mais complexa e evidente na bebida, com notas florais, frutadas e condimentadas, mais perceptíveis que em cervejas da família Lambic.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
R: A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a ll é uma proposição falsa. 
As cervejas Ale denominam-se de alta fermentação, pois a temperatura do mosto no processo fermentativo é mais alta ao redor de 20ºC (14º e 25ºC), e a levedura utilizada (Saccharomyces cerevisiae) sobe à superfície durante o procedimento, flutuando após fermentar o líquido e gerando um produto com coloração, aroma, sabor e acidez mais intensos. Esse processo fermentativo tem cerca de uma semana e libera, além de álcool, gás carbônico e diversos subprodutos, principalmente os ésteres, os quais dão um caráter mais complexo e evidente na bebida, com notas florais, frutadas e condimentadas, mais perceptíveis que em cervejas da família Lager. A família Lambic, embora esteja inserida em um grupo a parte, também é considerada uma Ale, por ser de alta fermentação, mesmo tendo diferença na levedura.
2)Avalie as característica da cerveja a seguir:
Nasceu no sul da Alemanha, sendo produzida com pelo menos 50% de trigo. Geralmente não é filtrada, o que lhe dá uma aparência turva e opaca, com o fermento residual depositado no fundo do recipiente. É clara, com muita carbonatação e notas de banana e cravo.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o estilo da cerveja do enunciado.
R: C. Weizen ou Weissbier​​​​​​​.
Weizen ou Weissbier são as cervejas de trigo, que nasceram no sul da Alemanha, região da Baviera, produzidas com pelo menos 50% de trigo. Geralmente não é filtrada, o que lhe dá uma aparência turva e opaca, com o fermento residual depositado no fundo do recipiente. É clara, com muita carbonatação e notas de frutas (banana, maça ou ameixa), cravo também está presente. Essas notas são provenientes do fermento utilizado. Seus subestilos incluem: Dunkelweizen e Weizenbock. A English Pale Ale é um estilo de cerveja originário da Inglaterra, que apresenta um perfil de malte bem equilibrado com o amargor do lúpulo. Ela é geralmente de cor âmbar claro e podem ter notas florais e terrosas provenientes do lúpulo utilizado. Elas também podem apresentar notas de caramelo e pão provenientes do malte, além de um final seco e limpo. A India Pale Ale (IPA) é um estilo de cerveja que se originou na Inglaterra. Ela foi criada para resistir à longa jornada de navio da Inglaterra até a Índia, sem estragar. A adição de mais lúpulo, que é um conservante natural, e um teor alcoólico mais elevado ajudaram a prolongar a vida útil da cerveja. As IPAs são caracterizadas por serem cervejas de cor âmbar a cobre, com um aroma forte e característico de lúpulo, que pode apresentar notas florais, frutadas, resinosas ou terrosas. Elas têm um sabor amargo, que é equilibrado pelo malte e pelo teor alcoólico mais elevado. A Belgian Pale Ale é uma cerveja de origem belga que se caracteriza pela utilização de maltes pálidos e leves, que conferem à cerveja uma cor dourada e um sabor maltado suave. Ela também é conhecida por apresentar um sabor de frutas, bem como um aroma floral e picante, que vêm do uso de lúpulo e leveduras belgas distintas. A Belgian Pale Ale geralmente possui um teor alcoólico moderado, e uma carbonatação média-alta, o que contribui para a sensação refrescante na boca. Porter é um estilo de cerveja escura, originário do Reino Unido. É uma cerveja que apresenta notas de malte torrado, café, chocolate e caramelo. As porters podem variar em cor, desde um marrom claro até um preto intenso, e podem ser mais amargas ou mais doces dependendo da receita.
3) A classificação Gueuze é uma mistura de Lambics jovens e envelhecidas. No seu preparo não se adiciona açúcar nem fermento, sendo deixada para maturar por um longo período. A classificação Faro recebe coentro, açúcar mascavo e casca de laranja para reduzir o azedume. É mais leve e apresenta baixa acidez.
R:D. I, II e V, apenas.
A classificação Gueuze é uma mistura de Lambics jovens e envelhecidas. No seu preparo não se adiciona açúcar nem fermento, sendo deixada para maturar por um longo período. A classificação Faro recebe coentro, açúcar mascavo e casca de laranja para reduzir o azedume. É mais leve e apresenta baixa acidez.
4)Avalie os itens a seguir e associe cada estilo de cerveja com sua respectiva característica. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Esta ligada a um alternativa da questão, deixa-la no final da questão, a parte das alternativas. ​​​​​​​
1. Rauchbier
2. Witbier
3. Porter
4. IPA
a) Fabricada especialmente para os oficiais do exército britânico, esse estilo tem maior quantidade de lúpulo, elemento responsável pelo amargor da cerveja. ​​​​​​​
b) Estilo belga de produzir cervejas de trigo. São temperadas com sementes de coentro e casca de laraha (fruta similar à laranja). Em geral, são claras e turvas.
c) Utiliza malte defumado por madeira, o que confere características de defumado. Não são tão escuras e amargas, mas apresentam muita carbonatação.
d) Utiliza malte torrado, o qual traz notas de chocolate amargo, café e caramelo. São mais densas, encorpadas e levemente amargas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: A Rauchbier caracteriza-se por ser uma cerveja que utiliza malte defumado por madeira, o que confere características de defumado na bebida. Sua origem está associada à região de Francônia, no norte da Baviera.
A Witbier é um estilo belga de produzir cervejas de trigo. Geralmente se utiliza trigo não maltado e são temperadas com sementes de coentro e casca de laraha (fruta similar à laranja, típica da ilha de Curaçao). Em geral, são muito claras, mas turvas, por não serem filtradas.
A Porter faz referência aos trabalhadores portuários londrinos que gostavam de misturar Ales com outras cervejas para deixar a bebida bem escura, com sabor mais forte e alcoólico. Atualmente, na sua elaboração é adicionado malte torrado, que traz notas de chocolate amargo, café e caramelo.
A IPA (India Pale Ale) nasceu no século XVIII, fabricada especialmente para os oficiais do exército britânico residentes na Índia durante o período colonial. Para suportar a longa viagem desde a Inglaterra até a Índia, sujeita a variações de temperatura e muito chacoalhar, a bebida era produzida com muito lúpulo (conservante natural da cerveja), o que lhe conferia o sabor fortemente frutado, condimentado e amargo. Tal característica caiu no gosto popular e atualmente tem grande aceitação no mercado.
5) A cerveja, assim como outras bebidas, pode harmonizar com diferentes pratos. Embora a harmonização seja considerada um tema muito complexo, por envolver questões de análise subjetiva, é possível usar os critérios mais comuns para a combinação — semelhança e contraste.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A harmonização por semelhança ocorre quando a comida e a bebida têm particularidades comuns, como doçura, acidez, frutado, notas tostadas, entre outros. Um exemplo desse tipo de harmonização é uma salada de folhas simples com elementos suaves como as cervejas Belgian Strong Ale e English Pale Ale.
PORQUE
II. A harmonização por semelhança proporcionaa analogia dos sabores e das sensações. O importante é combinar a bebida com a comida de forma que nenhum se sobreponha ao outro. Um exemplo são petiscos mais gordurosos com cervejas mais leves e refrescantes, como a Pilsen.
II. A harmonização por semelhança proporciona a analogia dos sabores e das sensações. O importante é combinar a bebida com a comida de forma que nenhum se sobreponha ao outro. Um exemplo são petiscos mais gordurosos com cervejas mais leves e refrescantes, como a Pilsen.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
R: C. As afirmativas I e II são proposições falsas.
As cervejas do estilo Belgian Strong Ale e English Pale Ale são mais robustas e complexas, ou seja, não harmonizam por semelhança com o prato mencionado.
Petiscos mais gordurosos harmonizam com cervejas mais leves e refrescantes, como a Pilsen, por contraste (graxo com leveza ou refrescância).

Outros materiais