Buscar

atividade 2 cooperativismo e associativismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professora: Ana Paula Dalmagro Delai
	Disciplina: Cooperativismo e Associativismo 
	Atividade 02
	Aulas 03 e 04
01. O que são doutrinas cooperativistas? Faça um prevê resumo explicando. 
R: Doutrina é o conjunto de valores e princípios em que se baseia a filosofia do cooperativismo, é baseada nos conceitos humanistas, pois atribui ao homem uma importância fundamental, assim como às suas necessidades, interesses e aspirações. 
02. Qual o significado da simbologia cooperativista e qual a relação com as doutrinas do cooperativismo? 
R: O símbolo do cooperativismo surgiu a partir da escolha de um círculo abraçando dois pinheiros para indicar união. O pinheiro era tido como o símbolo da imortalidade e de fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela sua facilidade de multiplicação. O círculo foi escolhido por representar a vida eterna, pois não tem horizonte final, e as cores utilizadas no símbolo remetem à imagem das árvores, pelo verde e ao sol, pelo amarelo. O cooperativismo criou sua identidade baseando no seus valores e na sua doutrina a ponto de onde estiver atuando ser reconhecido pelo seu diferencial. A relação entre a simbologia e as doutrinas está ligada aos princípios e valores fundamentais do movimento cooperativo. Esses símbolos representam visualmente os princípios cooperativista como o interesse pela comunidade, a participação democrática e a preocupação com o bem estar dos membros.
03. Defina o papel e a importância de cada órgão de representatividade do cooperativismo: 
R: ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL – ACI A maior organização de defesa da identidade cooperativista. A Aliança Cooperativa Internacional – ACI foi criada em 9 de agosto de 1895 na Inglaterra, com sede atualmente em Bruxelas, na Bélgica, e dividida em quatro sedes regionais, nos continentes americano, europeu, africano e asiático. Sua função é assegurar os princípios cooperativistas, representar e apoiar o movimento.
SISTEMA OCB Todas as cooperativas singulares, centrais, federações e confederações têm um voto para eleger a diretoria e conselho fiscal da OCE - Organização das Cooperativas do Estado e cada OCE tem um voto na eleição da diretoria e conselho fiscal da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.
04. Tendo como base as doutrinas do cooperativismo, diferencie as doutrinas dos princípios do cooperativismo.
R: No cooperativismo, a doutrina é baseada nos conceitos humanistas, pois atribui ao homem uma importância fundamental, assim como às suas necessidades, interesses e aspirações. Isso porque no cooperativismo o homem é o centro da existência do cooperar, pois a doutrina prioriza a liberdade, principalmente a econômica, além da liberdade social e democrática. 
A igualdade é o princípio básico do cooperativismo, pois nesse movimento não há distinção nas atividades a serem realizadas de nenhuma espécie, seja ela cor, credo, sexo, política ou algo relacionado a características do grupo.
05. Quais são os princípios que regem o cooperativismo? Explique a importância destes.
R: 1. Adesão livre e voluntária: As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de gênero, social, racial, política e religiosa. 2. Gestão democrática: As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. 3. Participação econômica: Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. 4. Autonomia e independência: As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. 5. Educação, formação e informação: As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. 6. Intercooperação: É a cooperação entre as cooperativas, para o fortalecimento do movimento como um todo e dos princípios cooperativistas. 7. Interesse pela comunidade: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, através de políticas aprovadas pelos membros.

Continue navegando