Buscar

Atividade Formativa VII Direitos da criança e do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA Vll.
ORIENTAÇÃO: Direitos da criança e do adolescente 
NOME DO ALUNO: Daiane Duarte
 
Os direitos das crianças e dos adolescentes são normas e princípios que visam garantir a proteção e as condições dignas de crescimento e formação das crianças e adolescentes. Logo, esses direitos preveem garantias fundamentais como o direito à vida, à saúde, à liberdade, à alimentação, à educação, ao lazer, à dignidade, além de proteger as crianças e adolescentes de toda forma de negligência, discriminação, exploração e violência.
Uma forma de garantir o acesso à educação de qualidade é garantir que todos tenham conhecimentos dos direitos fundamentais e sociais. Em 1979 traziam um pouco da doutrina da proteção integral presente na concepção futura do ECA, mas somente com Constituição Federal de 1988 que estabeleceu como dever da família, da sociedade e do estado assegurar a criança, o adolescente e ao jovem absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência em família e comunitária além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. O direito à educação foi consagrado pela primeira vez como um direito social, segundo ECA, a criança e ao adolescente têm direito à educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Portanto, trabalhar direitos e deveres em sala de aula com estratégias e recursos explicando ao aluno que todas as pessoas têm direito, mas também deveres ressaltando a importância de conhecê-los e compreendê-los, a partir de aulas propostas o aluno vivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, desenvolvendo habilidades lógicas e linguísticas e como poderá construir sua autonomia no espaço escolar.

Continue navegando