Buscar

seminario acupuntura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BENEFICIOS DA ACUPUNTURA NA SAÚDE E ACESSO A TÉCNICA
Nayara Fernanda K. Gonçalves
Geilton Barbosa 
 
INTRODUÇÃO 
 
 Neste trabalho, abordaremos o conceito e origem da acupuntura, assim como seus benefícios para a saúde do paciente e o acesso a técnica no Brasil. 
 A acupuntura é uma das técnicas mais utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa- MTC. A prática consiste no ato de usar agulhas como forma de estimular pontos pelo corpo que por sua vez irão estimular o tratamento, prevenção de enfermidades assim como manter a saúde. 
O tratamento da acupuntura é indicado para diversas enfermidades, tanto físico quanto mentais, além de transtornos psicológicos. As contra indicações para essa técnica são poucas, uma vez que o procedimento não apresenta muitos efeitos colaterais. 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Conhecida como Chen-Chui no Oriente a acupuntura é um tratamento terapêutico antigo que propõe prevenir e tratar enfermidades e manter a saúde do paciente, isso ocorre estímulos de pontos determinados do corpo humano por meio do uso de agulhas que irão estimular substancias especificas para que aconteça um auto tratamento de dentro para fora.
A acupuntura é uma técnica que existe há mais de 5.000 anos, de origem chinesa e muito utilizada na Medicina Tradicional Chinesa- MTC. As agulhas usadas neste método são menores que as que vemos no dia a dia, com a espessura comparáveis um fio de cabelo humano, sendo assim, o uso dela é somente terapêutico e quase indolor. 
Segundo Wen (2011), ‘’ A acupuntura não visa tratar apenas o local comprometido no corpo, mas todo o sistema nervoso, estimulando o mecanismo de compensação e equilíbrio de todo o corpo, sanando a doença.’’
No Brasil, a acupuntura chegou por meio de imigrantes orientais entre os séculos 19 e 20. Por muito tempo a prática ficou restrita apenas a uso das colônias, somente na década de 70 ela foi reconhecida como um tratamento viável para dor, após ser utilizada em hospitais reconhecidos e por médicos da época. Em 1995 foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. 
As indicações para realizar esses procedimentos são diversas, desde distúrbios, patologias e outros. A eficácia da técnica já foi comprovada em dores crônicas de origem musculoesquelética, além de transtornos como depressão, ansiedade e insônia. A eficácia também foi considerada em pacientes com distúrbios neurológicos, desordem respiratórios e câncer. Além do alivio de dores em geral, o tratamento auxilia no controle dos efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia. 
Segundo Pereira (2010), ‘’a maioria dos tratamentos convencionais é muito invasiva para o paciente, como os fármacos, que podem causar muitos efeitos colaterais, além de terem um alto custo. A utilização da Acupuntura para o tratamento das mais diversas patologias, não apresenta efeitos colaterais significativos, além de ter um baixo custo de aplicação e dos materiais utilizados. Outro fator importante é a utilização desta técnica como um tratamento preventivo, evitando que patologias se instalem ou desenvolvam, através do equilíbrio do corpo como um todo.’’
De acordo com o Dr. Carlos Alberto Kalil Neves ‘’A Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura são instrumentos para melhor se conhecer, compreender o ser humano e ajudá-lo a superar suas limitações, suas imperfeições, mazelas, tratar e prevenir suas doenças. Quando bem utilizados para essas finalidades, transformam o Terapeuta num redentor da nossa espécie e faz a Humanidade progredir positivamente.”
Apesar de ser pouco comentado, a acupuntura está disponível pelo sistema único de saúde – SUS há 34 anos, Depois da China, o Brasil é o único país no mundo que alcançou todos os marcos necessários para fazer com que a técnica fosse reconhecida, regulamentada e oferecida por um serviço público universal de atenção à saúde e se constituir em padrão com excelência em residência médica. 
No Brasil além da especialidade ser regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina ela ainda conta com uma média de 4.000 mil médicos especialistas, sendo 600 deles qualificados especificamente como especialistas em acupunturistas. Apesar de ser disponível no sus, é também possível ter acesso a acupuntura por meio de planos de saúde privados ou clinicas particulares, além dos benefícios para saúde interna, a acupuntura é uma opção para relaxamento do corpo e mente. 
 Atualmente, além dos médicos outros profissionais podem exercer a acupuntura, como fisioterapeutas, biomédicos, terapeutas ocupacionais e outros, tornando assim o acesso a esse tratamento mais acessível ao público. Na fisioterapia a acupuntura é uma das áreas de atuação que tem seus benefícios comprovados em áreas como a fibromialgia e na prevenção e tratamento nas disfunções do assoalho pélvico.
A OMS após reconhecer e regulamentar a prática, recomenda o uso do tratamento e lista uma série com mais de 40 doenças para quais a acupuntura é indicada como tratamento. A organização Mundial da Saúde também já produziu diversos materiais a respeito da eficácia, da segurança, dos métodos e da capacitação dos profissionais para atuar na acupuntura. Assim como também existem diversas pesquisas para a validação a respeito dos resultados do tratamento.
 
Nayara Fernanda K. Gonçalves 1
Geilton Barbosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa 
2 
 
METODOLOGIA 
 Para a realização desse seminário foram utilizados recursos de pesquisas bibliográficas e levantamento em banco de dados de estudos em fontes como Scielo e Lilacs. 
	 
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
A Acupuntura é um tratamento terapêutico milenar da Medicina Tradicional Chinesa que visa o tratamento, prevenção e a manter a saúde do paciente estimulando pontos específicos do corpo com o intuito de estimular o auto tratamento. A técnica consiste em usar pequenas agulhas como ferramenta para gerar esses estímulos no corpo. 
O uso da acupuntura como tratamento foi aprovado e recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, assim como eficácia dos seus resultados. Sendo recomendado para diversas doenças das mais simples até as mais graves, como o câncer. O acesso a esse tratamento já foi regulamentado e é disponível pelo SUS. Assim como por vias particulares. 
 
 
REFERÊNCIAS 
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/acupuntura.pdf l
Hospital Nove de Julho 
https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/acupuntura-historia-e-indicacoes 
Pereira 2010
Wen, 2011.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes