Buscar

Plano_de_Ensino_Experiência_Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Experiência Profissional: Carreira e Sucesso (159470)
Ementa
Orientação e planejamento no desenvolvimento de habilidades e competências da carreira profissional. Escolhas e projeto de futuro voltados para a área de atuação. Empregabilidade e construção do sucesso profissional. Estratégias de socialização.
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral
· Analisar as possibilidades profissionais no mercado de trabalho, contribuindo com o entendimento das características, espaços de atuação e perspectivas futuras de sua trajetória.
Objetivos Específicos
· Refletir acerca da importância da profissão.
· Reconhecer o mercado de trabalho profissional.
· Identificar as principais características de sua futura profissão.
· Articular teoria e prática referente às principais características de sua futura profissão.
· Socializar os resultados da pesquisa realizada durante a disciplina.
Programa da Disciplina
Conteúdo programático
 
· Apresentação – Contextualização do curso e da atuação do profissional egresso do curso. Levantamento dos campos de atuação do profissional egresso do curso. Orientação sobre a disciplina e todas as suas etapas. Critérios para a seleção de uma imagem principal. Ferramentas de coleta de dados.  Breve apresentação de modelos de mapas conceituais. Criação dos grupos de trabalho.
· Unidade 1 – Análise das imagens selecionadas pelos grupos. Aprofundamento das possibilidades de coleta de dados. Detalhamento da elaboração de um mapa conceitual.
· Unidade 2 – Refinar a elaboração do mapa conceitual a partir das dúvidas dos acadêmicos considerando os ensaios já elaborados. Orientação para a socialização da atividade.
· Unidade 3 – Socialização das atividades a partir das informações contidas no mapa conceitual. Debate sobre as possibilidades da profissão.  
	Apresentação
	Contextualização do curso e da atuação do profissional egresso do curso. Levantamento dos campos de atuação do profissional egresso do curso. Orientação sobre a disciplina e todas as suas etapas. Critérios para a seleção de uma imagem principal. Ferramentas de coleta de dados.  Breve apresentação de modelos de mapas conceituais. Criação dos grupos de trabalho.
	Unidade 1
	Análise das imagens selecionadas pelos grupos. Aprofundamento das possibilidades de coleta de dados. Detalhamento da elaboração de um mapa conceitual.
	Unidade 2
	Refinar a elaboração do mapa conceitual a partir das dúvidas dos acadêmicos considerando os ensaios já elaborados. Orientação para a socialização da atividade.
	Unidade 3
	Socialização das atividades a partir das informações contidas no mapa conceitual. Debate sobre as possibilidades da profissão.  
Habilidades desenvolvidas na disciplina (algo prático e tangível - Se praticar as habilidades constantemente, muito provavelmente desenvolverá uma competência.)
· (Re) Conhecimento das características da profissão, do profissional do curso e do mercado de trabalho.
· Planejamento da carreira profissional.
· Capacidade de compreender e resolver problemas.
· Utilização de ferramentas tecnológicas.
· Capacidade de trabalhar em equipe.
· Capacidade de localizar e analisar dados e informações
 
Competência desenvolvida na disciplina (mais subjetivo e pessoal)
· Pertencimento ao curso e a profissão vislumbrando a trajetória profissional
· Projeto de vida a partir da realização do curso.
· Visão da profissão na contemporaneidade
· Relacionamento interpessoal como trabalho em equipe, comunicação e flexibilidade.
· Pensamento crítico, científico e criativo
· Análise e síntese.
Referências Básicas
1. DIAS, E. W. Carreira: a essência sobre a forma. Rio de Janeiro: Freitas, 2022. 412 p. ISBN: 9786556751030. (On-line Plataforma Pearson).
2. CORTELLA, Mario Sergio; MANDELLI, Pedro. Vida e carreira: Um equilíbrio possível? Papirus Editora, 2015. ISBN: 9788561773700. (On-line Plataforma Pearson).
3. SALICIO, C. F. Sistemas de remuneração e incentivos a carreira. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. ISBN: 9788543016702. (On-line Plataforma Pearson).
Referências Complementares
1. TAJRA, S. T., SANTOS, W. Planejando a carreira: guia prático para o desenvolvimento pessoal e profissional. 2 ed. São Paulo: Érica, 2021. 136 p. ISBN: 9786556751030 (On-line Saraiva).
2. CARDOSO, L. C. Desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. São Paulo: Expressa, 2021. 86 p. ISBN: 9786556751030 (On-line Saraiva).
3. ANTUNES, C. O poder do foco - O cérebro e seu papel essencial para uma carreira de sucesso. Editora: Editora Vozes, (2015). ISBN: 978853266156. (On-line Plataforma Pearson).
4. KYRYLLOS, L, SARDENBURG, C. A. Comunicação e liderança. São Paulo: Contexto, 2019. 224 p. ISBN: 9788552001478. (On-line Plataforma Pearson).
5. GOMES NETTO, I. A escalada do sucesso: as 100 maiores virtudes para alcançar o sucesso na vida pessoal, social e profissional. Editora: Editora Labrador, (2018). 304 p. ISBN: 9788587740496. (On-line Plataforma Pearson).

Outros materiais