Buscar

7 _Modelo_Termo_de_Consentimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATENÇÃO ACADÊMICOS: No desenvolvimento das atividades da entrevista, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deverá ser apresentado em duas vias: uma via será entregue ao entrevistado e a outra ficará com o acadêmico para anexar no Portfólio. 
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Nome da Disciplina: ............................................................................................................
Nome do Tutor (a)/ Orientador(a): ...........................................................
Nome do(s) aluno(s): ......................................................................
1. Natureza da pesquisa: o sr. (sra.) está sendo convidado(a) a participar desta entrevista que faz parte das atividades práticas a serem realizadas na disciplina de Prática Pedagógica (1° semestre) do curso de.................................................................. da UNIASSELVI. Tem como principais objetivos: a) Refletir sobre o espaço escolar como campo profissional; b) Reconhecer o campo de atuação do docente na Educação Básica; c) Compreender os elementos essenciais envolvidos no estudo da carreira docente; d) Refletir sobre a atuação profissional a partir do olhar de um docente que já atua na área.
2. Envolvimento na pesquisa: ao participar deste estudo o sr. (sra.) permitirá que o (a) acadêmico (a) reflita sobre as respostas fornecidas durante a entrevista. Posteriormente, o (a) acadêmico (a) elaborará um mapa conceitual sobre as conclusões alcançadas. O mapa conceitual será socializado com os demais acadêmicos da turma. O Sr. (sra.) tem a liberdade de se recusar a participar, sem qualquer prejuízo. 
3. Sobre as entrevistas: a entrevista poderá ser realizada pessoalmente ou por vídeo chamada, partindo de um acordo previamente estabelecido entre o (a) acadêmico e o (a) entrevistado (a). As perguntas de entrevista seguirão um roteiro prévio desenvolvido pelo acadêmico (a), podendo ocorrer perguntas espontâneas durante o momento da entrevista, sobre os objetivos da pesquisa. 
4. Confidencialidade: todas as informações coletadas neste estudo são estritamente confidenciais, serão utilizadas somente para fins de produção de trabalhos acadêmicos e divulgação científica relativas à disciplina de Prática Pedagógica, conforme descrito anteriormente. 
5. Pagamento: a sra (sr.) não terá nenhum tipo de despesa para participar desta pesquisa, bem como nada será pago por sua participação.
Após estes esclarecimentos, solicitamos o seu consentimento de forma livre para participar desta pesquisa. Portanto preencha, por favor, os itens que se seguem. 
Consentimento Livre e Esclarecido
Tendo em vista os itens acima apresentados, eu, de forma livre e esclarecida, manifesto meu consentimento em participar da pesquisa. Declaro que recebi cópia deste termo de consentimento, e autorizo a realização da entrevista e a utilização dos dados obtidos neste estudo na disciplina curricular do (a) acadêmico (a). 
Local e data: ________________________________________________________. 
___________________________
Nome do Participante da Entrevista
______________________________
Assinatura do Participante da Entrevista
__________________________________
Assinatura do Acadêmico

Outros materiais