Buscar

Verificar a finalidade dos exercícios aeróbicos para garantir uma qualidade ao idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Verificar a finalidade dos exercícios aeróbicos para garantir uma qualidade ao idoso:
A pratica de atividade física na terceira idade é de suma importância, além de promover benefícios para saúde do idoso, trazendo autonomia e confiança nas suas atividades comum no seu decorrer do seu dia.  Segundo Nahas (2006), atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso, ou seja, desde atividades da vida diária até atividades de lazer
De acordo com Matsudo et al (2000) conforme aumenta a idade cronológica as pessoas se tornam menos ativas, suas capacidades físicas diminuem, bem como há uma diminuição e desinteresse pela prática de atividade física, além de acontecer alterações psicológicas que acompanham a idade. Isso tudo facilita a aparição de doenças crônicas.
Perante desses prejuízos no qual ocorrer dentro do processo de envelhecimento, a capacidade ou aptidão cardiorrespiratória não poderia passar imune. Nieman (1999) afirma que a aptidão cardiorrespiratória é a capacidade de continuar ou persistir em atividades de grande esforço envolvendo grandes grupos musculares.
A habilidade cardiorrespiratória é avaliada pela capacidade do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigênio proveniente do ar atmosférico. Portanto, o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) é tradicionalmente aceito como um bom indicador da capacidade para o exercício prolongado. Quando os níveis baixos de VO2máx estão relacionados com baixa capacidade funcional e também ao aparecimento de doenças do sistema cardiovascular.
O efeito do exercício sobre a depressão tem sido minuciosamente investigado. Pessoas que apresentam um quadro de depressão media ou leve, após realizarem um programa de exercício aeróbio durante um período de três semanas, pode reduzir estes sintomas (BECKER JUNIOR, 2000).
 PORTO (2009) apud GUETHS E FLOR (2004), afirma que o treinamento aeróbico para idoso deve ser de 3 a 5 vezes por semana, com duração da atividade variando de 30 a 40 minutos, guardando uma relação inversa com a intensidade. Porém o mesmo afirma que para idosos frágeis ou mais debilitados, inicia-se com duração de 5 a 10 minutos, realizando duas ou mais sessões por dia. No que se refere a intensidade, a mesma deve ser moderada com 40 a 70% do VO2Max ou de 55 a 85% da Fcmax.
· Considerações finais:
Observa-se que atividade física regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso, sendo que um programa de atividade física para o idoso deve ser precedido de uma avaliação médica e também contemplar os diferentes componentes da aptidão física, como exercícios aeróbicos.
Referencias:
· https://www.efdeportes.com/efd169/prescricao-de-exercicios-aerobicos-em-idosos.htm
· file:///C:/Users/Daniel%20Vitor/Desktop/TCC/exercicio-resistido-qualidade%20vida-depressao.pdf
· MARAL, Ridailda de Oliveira. Atividade física e saúde. Campinha.2011. Disponível em: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/78.pdf
· DENADAI, Benedito S. Fatores fisiológicos associados com o desempenho em exercícios de média e longa duração. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 1996
· FERNANDES FILHO, José. A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: Shape Editora.1999.
· LEITE, P. F. Aptidão física, esporte e saúde. 3ª ed. São Paulo, 2000.
· LIMA, Ricardo Moreno et al. Efeitos do treinamento resistido sobre a capacidade cardiorrespiratória de indivíduos idosos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 2005. http://www.efdeportes.com/efd84/idosos.htm

Continue navegando