Buscar

ava 1 FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As organizações vêm enfrentando um cenário mercadológico de alta concorrência e caracterizado por consumidores mais exigentes quanto à qualidade dos produtos e serviços. Nesse sentido, configurou-se como premissa nas organizações a preocupação continua pela busca da otimização dos seus processos, bem como da sua adequação e funcionamento, visando garantir maior estabilidade no segmento de mercado e diferenciais competitivos que as destaquem dos demais concorrentes.
Partindo-se dessa breve contextualização, os convido a assistir o Vídeo “Muito desgaste sem planejamento”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LOyX-vgdQGQLinks to an external site. e compartilhar conosco a sua reflexão sobre: a partir do comportamento adotado pelo “porco”, personagem principal da animação, qual futuro pode-se esperar de uma organização que tem em sua postura de gestão características similares de conduta? Compartilhem suas percepções tendo como referência a indicação bibliográfica das unidades e exemplifiquem a partir da sua experiência profissional.
Acredito que o “porco” fica desgastado, esgotado bem rápido, pois não há planejamento, ele não pensa nas consequências de suas ações tomadas, não pesa suas escolhas. Planejamento é um processo de tomada antecipada de decisões, por meio desse processo o gestor deve saber o que precisará fazer antes mesmo que uma ação seja necessária.
Segundo Maximiano (2004) "Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento."
Para Correa (2002), o planejamento é um “processo administrativo e sistemático para atingir um objetivo proposto. E segundo Moreira, Perrotti e Duner (2003), planejamento equivale ao “ato ou efeito de planejar, elaborar por etapas, como bases técnicas”.
Planejar, basicamente, significa analisar, preparar e estruturar as melhores estratégias e condições para a concretização do objetivo da empresa. Possibilita a identificação dos meios necessários e disponíveis, analisa os riscos e ajuda a lidar com imprevistos.
O “porco” precisa se planejar, se organizar para conseguir alcançar seu objetivo, ele deve estudar todas as suas opções, antecipar o que pode dar errado, e já ter a solução pronta. Se uma organização seguir o exemplo desse “porco” desajeitado, de agir sem antes planejar, sem pensar no que pode acontecer no futuro, sem antecipar o que pode dar errado, ela com certeza não terá sucesso.

Outros materiais