Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

[ISADORA BENEVIDES DE CASTRO
____________________________________
NOTA:]
Universidade Federal Rural do Semiárido
Curso de Graduação em Ecologia
Disciplina de Biogeografia
Período: Segundo Semestre de 2014
Professor: Dárius P. Tubelis
PROVA DE BIOGEOGRAFIA
(06 de fevereiro de 2015) – Terceira Avaliação
A pontuação desta Prova Escrita e Individual tem valor máximo de 10 pontos. Vocês podem fazer as respostas usando caneta azul ou preta, ou usar o teclado do computador. E podem mesclar isso, se quiserem. Desenhos também podem ser feitos desses dois jeitos. Peço que tentem caprichar em todas as questões a fim de garantirem boa pontuação pra gerar a Nota Final. 
Peço que vocês tentem me entregar às respostas desta avaliação até o dia 13 de fevereiro de 2015, por e-mail. Eu devo consolidar a Disciplina uns três dias depois, caso ninguém precise de Recuperação.
Vocês podem usar as figuras e o conteúdo dos slides das aulas para ajudar a responder estas questões. Mas peço para consultar outras fontes de informação também. Caso eu receba questões com texto idêntico ao texto de meus slides eu terei que diminuir o valor da pontuação da questão envolvida.
Questão 4. (Vale 2,0 pontos) Evidencias da Deriva Continental podem ser divididas em três grandes categorias. Além de cita-las, forneça texto explicativo e cite exemplo pra cada uma, apresentando o táxon envolvido e regiões do Planeta envolvido. Figuras são bem-vindas. 
São três as evidências que nos fazem acreditar na teoria da deriva continental, a primeira delas são as marcas deixadas pelas geleiras, durante as glaciações, indicando a direção de suas movimentações.
Ex:
Outra evidência é o tipo de solo encontrado (basalto úmido), os pesquisadores não sabiam explicar como poderiam encontrar o mesmo tipo de solo em continentes tão distantes, mas aos poucos foram pensando e estimando que esses continentes estivessem unidos no passado.
Ex:
A última evidência é a distribuição separada de organismos similares, dessa forma subentendeu-se que esses organismos tiveram um ancestral comum que viveu, no passado, em área conectada.
Ex: 
Questão 5. (Vale 2,0 pontos). Escolha um dos cinco padrões globais de biodiversidade tratados em aula e escreva sobre ele. No mínimo, a resposta deve contar com a descrição do padrão e o processo explicativo, além de uma figura.
Efeito da Profundidade, onde notamos que quanto maior a profundidade será menor a temperatura, a influência do meio terrestre e a movimentação da água, já a escuridão, a temperatura e a pressão serão maiores. Podemos perceber esse efeito em uma espécie de gastrópode, onde visualizamos um aumento, até certa profundidade, na riqueza da espécie, seguida da queda da diversidade nas áreas mais profundas.
Questão 6. (vale 2,0 pontos). Escreva sobre o Modelo de Biogeografia de Ilhas apresentado por MacArthur e Wilson, há uns 50 anos atrás. A apresentação de gráficos principais envolvidos neste modelo é extremamente necessária. Devem ser acompanhados de texto explicativo. Além disso, apresentem texto introdutório com informação básica, e um texto final contendo fatos envolvidos na biologia da conservação.
MacArthur e Wilson criaram uma teoria para explicar que o número de espécies habitando uma ilha qualquer, representa um equilíbrio ecológico dinâmico entre taxas opostas de imigração e extinção.
A taxa de imigração é a taxa que estima a chegada de espécies que ainda não estavam presentes na ilha.
 (
Número de espécies
)
A taxa de extinção é a taxa é a estimativa de perda de espécies presentes na ilha.
Nas taxas de equilíbrio podemos observar que as taxas de migração e extinção são opostas, onde alcançam o equilíbrio dinâmico, que de acordo com a teoria, se esse equilíbrio for rompido, mudado ou perturbado ele voltaria ao seu valor natural.
 (
E
I
)

Mais conteúdos dessa disciplina