Buscar

Química Analítica Quantitativa - DESAFIO COLABORATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Maurício de Nassau Química Analítica Quantitativa
Desafio Colaborativo
Juliana Maria da Silva
Matricula: 013344227
 Curso de Farmácia
A fabricação de qualquer medicamento consiste em um conjunto de processos realizados em série de etapas bem definidas. Visando a garantir a qualidade do produto, devemos proceder com gerenciamento e análises constantes da matéria-prima e dos produtos gerados em cada etapa da produção. O controle de qualidade tem como ferramenta de grande utilidade o emprego de metodologias analíticas e instrumentação, que possibilitam a obtenção de resultados rápidos e económicos. Considere que você é o proprietário de uma indústria que produz um medicamento relaxante muscular e precisa de uma metodologia eficiente para realizar análises químicas e garantir o controle de qualidade.
Diante do contexto acima, participe, seguindo os três passos abaixo:
1. Descreva as técnicas analíticas instrumentais que são empregadas na indústria farmacêutica para realizar análises cotidianas, apresentando exemplos, vantagens e desvantagens.
2. Sugira uma técnica específica para analisar o relaxante muscular produzido pela indústria e justifique sua escolha.
3. Exemplifique quais equipamentos e procedimentos devem ser adotados para realizar as análises, e, se necessário, os procedimentos de tratamento das amostras.
R.1. As técnicas analíticas instrumentais de maior uso nos laboratórios de análise química tanto para controle de qualidade como para fins industriais e ambientais são as cromatográficas, as eletroquímicas e as espectroscópicas. Vantagens e desvantagens; a diferença entre eles é a precisão e exatidão, pois, os convencionais são simples e não necessitam de equipamento sofisticado, utilizando apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria e volumetria, enquanto os instrumentais são mais específicos por serem realizados em equipamentos eletrônicos.
R.2. As técnicas mais utilizadas no controle de qualidade de fármacos são: a espectrometria UV-Visível e a cromatografia líquida de alta eficiência ou HPLC. Umas das técnicas analíticas para evitar os problemas apresentados pelas técnicas convencionais é a espectroscopia vibracional no infravermelho.
R.3. A espectrofotometria é um método usado para medir o quanto uma substância química absorve a luz, medindo a intensidade quando um feixe de luz passa pelo meio da solução da amostra. O princípio básico é que cada composto absorve ou transmite luz em uma certa amplitude de comprimento de onda. Deste modo, a medida também pode ser utilizada para medir a quantidade de uma substância química conhecida. A espectrofotometria é muito usada nas áreas de biologia, físico-química, indústria e em diversos laboratórios, incluindo de análises clínicas.
REFERENCIAS
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/872917/1/CIT03.pdf
http://wellchemistry.yolasite.com/resources/QUESTION%C3%81RIO%20BROMATOLOGIA.pdf
https://www.ufjf.br/baccan/files/2010/10/Aula-2-UV-Vis-1o-Sem-2018-parte-1.pdf
http://www.cnpsa.embrapa.br/met/images/arquivos/08MET/Palestras/preparoamostras.pdf

Outros materiais