Buscar

BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA - Perícia médica

Prévia do material em texto

Perícia médica
O BIT geralmente é concedido pelo INSS depois que o segurado realizar um exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, onde o segurado pode estar acompanhado de um médico de sua confiança. É neste momento que o médico do INSS irá verificar a condição da incapacidade. 
Dica: Leve todos os exames, laudos, pareceres médicos, tudo que você tiver que possa demonstrar a incapacidade, nunca vá de mãos vazias. Se você nunca foi a uma perícia médica, eu te conto como é, por que antes de ser advogada eu já fiz umas 4 perícias médicas sendo segurada.
Geralmente, o posto de atendimento estará lotado, muitas vezes sem lugar para sentar-se, você não pode em hipótese alguma chegar atrasado, mas vai ter que esperar pelo menos 1 hora para ser atendido, então leva algo pra se distrair.
A perícia leva no máximo 10 minutos. Das 4 perícias que eu fiz, em 3 o médico nem encostou a mão em mim. O perito irá te fazer várias perguntas e pedir os exames sobre a doença ou problema que te incapacitou, é nessa hora que você precisa demonstrar por meio de documentos que realmente não tem condições de trabalhar. Em poucos casos, raros na verdade, o médico irá conceder o benefício apenas te fazendo perguntas ou olhando para você. 
Se você não conseguir demonstrar, o médico irá negar o benefício, e daí para a frente somente dor de cabeça para tentar corrigir esse problema.
Mais três dicas, se você puder consulte um advogado especialista em previdência, ele vai poder te ajudar com a documentação, agendamento de perícia, e dependendo do caso te acompanhar na perícia. Mas se você não tiver condições financeiras, pesquise na internet, casos semelhantes ao seu, qual a documentação necessária, pesquisa o local da perícia e o trajeto para não se atrasar no dia. E por último, jamais minta para o médico, as vezes não é nem mentir, é querer aumentar o tamanho do problema, o médico tem experiencia, ele atende centenas de pessoas todas as semanas, ele vai suspeitar e pode negar seu benefício.

Continue navegando