Buscar

Estudo Dirigido - A lumbricoides, T trichiura e E vermicularis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Docente: Adriano Figueiredo Monte Alegre
Discente: Maria Antônia Santos
Legenda:
FE = Figura esquemática FM = Figura microscópica 
Estudo Dirigido – Classe Nematoda
1. Através dos conhecimentos adquiridos, responda as questões sobre os parasitas abaixo:
A)
	
Espécie: Ascaris lumbricoides
Forma Evolutiva: forma adulta
Características: São vermes cilíndricos e com extremidades afiladas, recoberto por cúpula e com coloração amarelo-rosa.
O que se deve observar nesse parasita para distinguir o macho e a fêmea? Deve-se observar, o tamanho do verme, a fêmea é maior que o macho, e a extremidade posterior do verme, pois o macho possui enrolamento ventral na cauda e nela existem dois espículos quitinosos retrateis. Na fêmea, entretanto, o extremo posterior é reto.
Dimensão Aproximada: O tamanho do verme adulto depende do número de parasitas e estado nutricional do hospedeiro. Assim, o macho pode medir de 20 a 30 cm e a fêmea, 30 a 40 cm.
B)
FE	
	
Espécie: Wunchereria bancrofti
Forma Evolutiva: Microfilárias
Características: As microfilárias da W. bancrofti possuem corpo alongado, com uma bainha na ponta anterior do corpo. Apresentam também, células subcuticulares, somáticas e excretoras e na porção posterior, poros anais.
Dimensão Aproximada: 250 – 300 mm
C)
Espécie: Trichuris trichiura 
Forma Evolutiva: Forma adulta
Características: Esses vermes possuem forma de “chicote” e possuem a extremidade anterior do corpo filiforme, enquanto que a parte posterior é fusiforme. A boca encontra-se na extremidade anterior.
O que se deve observar nesse parasita para distinguir o macho e a fêmea? Deve-se observar o tamanho do verme, pois o macho é menor que a fêmea, além da forma curvada da cauda do macho, diferente da fêmea.
Dimensão Aproximada: Possuem de 3 a 5 cm de comprimento.
D)
 FE	 FM
Espécie: Enterobius vermicularis 
Forma Evolutiva: Forma adulta
Características: Essas formas do E. vermicularis são pequenas com coloração branca e corpo fusiforme com extremidade afilada e com cutícula estriada transversalmente. Essa forma também possui boca pequena com três lábios retráteis e esôfago claviforme.
O que se deve observar nesse parasita para distinguir o macho e a fêmea? Deve-se observar o tamanho da parasita, pois a fêmea é maior que o macho, além do formato do corpo.
Dimensão Aproximada: Macho (3 -5 mm), fêmea (1 cm)
2. Identifique a qual espécie cada ovo pertence e cite suas características:
A)
Espécie: Ascaris lumbricoides 
Características: São brancos ou acastanhados (em contato com as fezes) e tem 50 μm de diâmetro. Eles são em formato oval e possuem cápsula espessa com grande resistência a temperaturas frias.
B)	
Espécie: Enterobius vermicularis 
Características: O ovo do E. vermicularis possui aspecto de letra “D”, pois é ligeiramente achatado de um lado e possui dupla camada, além de ser liso e translúcido. Sua superfície tem uma substância viscosa, cujo objetivo é a aderência ao substrato. Eles são liberados pela fêmea já larvados.
C)
Espécie: Trichuris trichiura 
Características: Esses ovos tem o formato de bola de futebol americano, com casca lisa, amarelo-dourada. Eles embrionam apenas no ambiente externo ao hospedeiro.
4 | Página

Continue navegando