Buscar

PROVA RECRUTAMENTO E SELECAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 773760 - TÉCNICAS EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Questão 1: Existem empresas que trabalham com período de almoço de uma ou duas horas. Isso vai depender da carga horária estabelecida, sempre respeitando o que diz a lei e sabendo que, acima de seis horas trabalhadas, deve-se conceder um intervalo de pelo menos:
A) uma hora de almoço.
B) 45 minutos de almoço.
C) duas horas de almoço.
D) 15 minutos de almoço
E) Não há horário de almoço.
Questão 2: Existem vantagens e desvantagens no recrutamento interno, já o recrutamento externo, muito utilizado, busca candidatos de fora da organização para oxigenar as áreas e trazer novas ideias, inclusive de concorrentes.
Assinale a alternativa que expõe as desvantagens do recrutamento externo:
A) Custeio mais elevado e frequentemente afeta a política salarial da empresa.
B) Quando praticado continuamente e em termos globais, conduz os colaboradores a um processo de limitação de visão com as políticas e diretrizes da organização.
C) Gera conflitos de interesse pois, ao oferecer oportunidades de crescimento, cria uma atitude positiva nos colaboradores não envolvidos.
D) Exige potencial de desenvolvimento dos novos colaboradores para serem promovidos, podendo gerar conflitos de
interesse decorrentes de uma atitude negativa dos funcionários não envolvidos.
E) Exige potencial de desenvolvimento dos novos colaboradores para serem mais bem aproveitados.
Questão 3: Para que os gestores selecionem seus times de trabalho com consistência, foco e objetividade, foi desenvolvida a seleção por competências. Essa metodologia proporciona a realização do mapeamento do perfil de competências através da criação de ferramentas personalizadas, que investigam a presença ou ausência das habilidades no repertório comportamental do candidato.
Considere as afirmativas:
I - Competências intrínsecas ou estruturais: compostas por traços pertencentes aos seres humanos e representadas pela estrutura de personalidade do indivíduo, ou seja, como é e age, e características como adaptabilidade, integridade profissional, autoconfiança, autocontrole, capacidade analítica, comunicação, influência, direção e controle, realização, comprometimento, empatia, dinamismo, habilidade social e inovação.
II - Competências técnicas: conhecimentos técnicos relativos ao negócio, levando em conta exclusivamente a experiência como base de um desempenho eficiente e eficaz, ou seja, a capacidade de compreender os fatos ao tomar decisões assertivas.
III - Competências de gestão ou empresariais: retratadas pela capacidade de gerenciar complexidades intrínsecas ao papel profissional na compreensão de conceitos, atuando a partir de análises, por meio do pensamento estratégico, e da habilidade de fazer julgamentos rápidos em situações ambíguas ou novas.
Está correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I, II e III.
E) I e II, apenas.
Questão 4: Sobre o processo de R&S, assinale a afirmativa incorreta.
A) Novos talentos incluídos na organização trazem inovação para as equipes de trabalho, atualizando estilo e tendências do mercado que se tornam vantajosas no recrutamento externo.
B) Alguns problemas são apontados no recrutamento online, como a exclusão de candidatos com pouca afinidade com o mundo digital.
C) No recrutamento externo ocorre o incentivo aos funcionários no aperfeiçoamento das suas habilidades e conhecimentos, na perspectiva de mudar e relacionar-se com outros setores e pessoas, além da criação de oportunidades aos colaboradores já comprometidos com o objetivo da empresa.
D) Após um bom processo de recrutamento, a seleção é realizada com assertividade, tanto interna como externamente.
E) O recrutamento externo se dá quando a empresa quer contratar um estagiário, e a ação tomada é convidar os estudantes do último ano para visitar as instalações e ao final perguntar se alguém gostaria de preencher uma ficha de solicitação de emprego.
Questão 5: A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), conforme o art. 29 da CLT (BRASIL, 1943), deverá obrigatoriamente ser apresentada, com contrarrecibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar:
A) remuneração, escala de trabalho e data de admissão.
B) data de admissão, remuneração e condições especiais, se houver.
C) horas extras e condições especiais, se houver.
D) data de admissão e quantidade de horas trabalhadas no mês.
E) remuneração quanto ao profissional horista.
Questão 6: “As empresas competem por meio das pessoas” - essa ideia evidencia que o sucesso está sujeito, cada vez mais, à capacidade empresarial de gerenciamento do capital humano. Nesse contexto, analise as afirmações:
Planejar as necessidades de colaboradores em curto, médio e longo prazo é o passo inicial para um processo de recrutamento apropriado, tendo em vista o modelo baseado na procura estimada do produto.
PORQUE
Conforme os objetivos organizacionais, é necessário realizar a previsão (sazonalidade ), como o orçamento ou as tendências da empresa, proporcionando tempo para um recrutamento melhor e mais qualitativo.
Assinale a alternativa correta:
A) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
B) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C) As duas afirmações são falsas.
D) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
E) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Questão 7: O processo de comparação, classificação e escolha do candidato mais adequado para desempenhar uma função chama-se seleção. Sobre o papel do recrutador, considere as afirmativas:
I - O processo de seleção atua como uma espécie de filtro, permitindo a integração de algumas pessoas na organização, ou seja, pessoas cujas características são desejadas pela organização.
II - A seleção estabelece o processo de escolher a pessoa certa para o lugar certo.
III - O departamento de seleção pode exigir do setor requisitante o aceite dos candidatos aprovados no processo de comparação.
Está correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II, apenas.
D) I e II, apenas.
E) III, apenas.
Questão 8:	O primeiro passo para ter assertividade no perfil de candidatos no processo seletivo é no recrutamento ou na atração. Sobre esse contexto, considere as seguintes afirmativas:
I - O recrutamento pode ser interno e externo, na procura de profissionais no mercado externo ou dentro da própria empresa.
II - O recrutamento pode se dar de diversas formas: rádio, jornal, revistas, carros de som e até em mídias sociais.
III - Dependendo da sua condução, o recrutamento pode gerar desmotivação, geralmente quando há somente o recrutamento externo das grandes organizações.
Está correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III.
D) II, apenas.
E) III, apenas.
Questão 9: A competência diz respeito a atuar de forma diferenciada, buscando agregar valor, melhorar o que já está sendo feito, adaptar e inovar, tendo sempre em vista a melhoria dos processos de trabalho.
A competência é a união de alguns fatores importantes. São eles:
A) Conhecimento, habilidade e poder de negociação.
B) Atitude, conhecimento e liderança.
C) Conhecimento, habilidade, atitude e resultado.
D) Habilidade e foco no resultado.
E) Comportamento, conhecimento, habilidade e resultado.
Questão 10: A inteligência artificial é uma tendência cada vez mais marcante no RH e nos processos seletivos. Um de seus recursos é definido como “um conjunto de dados organizados para chegar a um resultado definido”. Estamos tratando de:
A) Botz.
B) algoritmos e people analytics.
C) automatizadores.
D) biometria.
E) inteligência artificial.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes