Buscar

Relatório - Estágio Curricular em Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório - Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
Curso: Pedagogia
 Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
 Nome: Elaine de Oliveira Menegalde 
 RGM: 28807502
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
 Ano: 2023
Semestre: 5º 
Nome da escola: CEMUS XI "Profa. LÁZARA Mª LARA BEGOSSI
Rua Costa do Marfim, 100 - Jardim Planalto - Salto - SP 
Dependência administrativa (pública ou privada): Pública 
Diretoria/ Secretaria de Ensino: Secretaria Municipal de Salto
Quantidade de horas realizadas: 52 horas
A escola CEMUS XI de ensino fundamental, está num prédio separado da Educação Infantil, ela está formada por doze salas de aula, onde no período da manhã encontra-se uma turma de terceiro ano, cinco turmas de quarto ano e seis turmas de quinto ano, no período da tarde, quatro turmas de primeiro ano, quatro turmas de segundo ano e quatro turmas de terceiro ano. Um almoxarifado equipado com vários materiais de uso coletivo, pátio coberto onde fica o refeitório, a merenda é feita na própria escola e os alunos gostam bastante, é proibido levar lanche de casa, isso faz com que as crianças se alimentem melhor.
Iniciei o Estágio de Gestão Educacional no dia quatorze do mês de agosto e encerrou no dia vinte e oito do mês de agosto no período da manhã das sete horas às onze horas e trinta minutos, concluindo cinquenta e duas horas de estágio obrigatório. Nos primeiros dias fiquei na secretaria que é num espaço distante das salas de aula, nela ficam seis pessoas, equipada com computadores para todos, uma máquina de xérox grande que é utilizada prioritariamente pelo guardinha, um adolecente que auxilia na secretaria. A sala da coordenação fica ao lado da sala da diretora, a escola está sem assistente de direção, pois a que estava lá saiu através de um Programa da Secretaria da Educação chamado PDI (Plano de Demissão incentivada).
Durante um tempo fiquei fazendo observação na secretaria e auxiliando, pois estavam com déficit de funcionários, aos poucos fui tendo acesso aos documentos para leitura e análise, o primeiro foi o PPP, formulado pela equipe gestora e corpo docente, fiquei na sala da coordenação onde pude acompanhar um pouco do trabalho delas, na escola tem duas coordenadoras pedagógicas, a Cristiane e a Simone, ambas fazem meio período, a Simone me explicou que por conta salarial ela está em sala de aula no período da manhã e à tarde fica na coordenação, percebi que com isso elas ficam com excesso de trabalho e com pouco tempo para falarem entre si, pude acompanhar alguns atendimentos a crianças por indisciplina e por conta de problemas de aprendizagem, toda quarta-feira a diretora Lilian se reuniu com toda equipe gestora para reunião semanal, dessa reunião também participaram a coordenadora da Educação Infantil e das assistentes de direção das creches, que são extensao dessa escola, observei algumas funçoes das coordenadoras, recebimento de e-mails, escrita de bilhetes, organização de documentos no drive que elas administram, também fazem formação continuada com as professoras nos HTCPs que são as quintas-feiras a noite, eu pude participar de uma dessas reuniões, a formação foi sobre fluencia leitora, pois a rede de ensino de Salto irá fazer uma avaliação de leitura e os alunos precisam se envolver mais, a Secretaria da Educação faz a formaçao antecipada para as coordenadoras e elas precisam replicar, durante a formação consegui percebi a indignação de algumas professoras referente a cobranças vinda da Secretaria, as coodenadoras conseguiram contornar a situação e seguiram com a formação, que por sinal foi muito esclarecedora. Participar na prática e perceber coisas que estudamos enriquece nossa teoria, tornando o nosso aprendizado mais significativo. 
Pude perceber que a equipe gestora é participativa e domina todas as áreas da escola, se envolve em todas as situações que ocorrem durante a rotina escolar, a diretora faz uma gestão democrática e dá espaço para que seus professores falem e sejam ouvidos, tornando um ambiente bastante agradável. 
A escola passou por uma reforma onde a gestora estava totalmente envolvida e pronta para resolver situações adversas que surgiam, observei que a escola recebeu algumas Emendas Impositivas dos vereadores e com isso conseguiu colocar uma cisterna que capta água da chuva para utilização no dia a dia. 
Pude perceber que mesmo com horário reduzido as coordenadoras Simone e Cristiane trabalham em conjunto com a diretora Lilian, sendo acessíveis às professoras, alunos e família, pois durante os meus dias de observação vi o quanto tiveram atendimentos com os pais mediando assuntos por vezes complexos. Também fazem intervenções com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. 
Estive na escola durante o período de rematrícula para o ano letivo de dois mil e vinte e quatro e a coordenadora também auxiliou a secretaria, sinalizando as possíveis trocas de alunos que apresentam dificuldades de socialização na turma que pertence. As coordenadoras também atendem a equipe de interdisciplinaridade, psicóloga, psicopedagoga e assistente social que fazem atendimentos na unidade, algumas vezes as solicitações são feitas pelas coordenadoras a pedido das professoras. É importante ressaltar o respeito e cordialidade da equipe gestora com os demais funcionários e alunos. 
Educar não é apenas explicar a lição ou expor um conteúdo disciplinar, mas proporcionar condições para que o educando se faça sujeito de seu aprendizado, levando em conta seu processo de desenvolvimento biopsíquico social desde o momento em que nasce. (Paro, 2015 p.49).
 A escola CEMUS XI é uma escola muito organizada, limpa, a equipe escolar se mostra comprometida com o bom andamento da escola, a diretora pelo o que eu percebi, permanece na escola o período todo, me recebeu bem e se mostrou aberta a esclarecer quaisquer dúvidas que eu apresentava, o mesmo foi com as coordenadoras, me deram os respaldos que eu precisei e estavam sempre tentando me por apar de tudo que pudesse enriquecer meu estágio, fizeram eu perceber a importância da coordenação pedagógica no processo educacional. Percebi a responsabilidade que advém da excelente gestão que apoia plenamente os funcionários, os alunos e as famílias.
Durante meus dias na escola vi uma equipe empenhada, envolvida com o trabalho pedagógico e com a comunidade, respeitando as particularidades e diferenças dos alunos, valorizando que a escola é um espaço de convivência, construção de conhecimento e socialização e que a função da equipe gestora é de garantir que os direitos de aprendizagem sejam garantidos a todos. 
Referências: 
Qual é o papel do gestor escolar?. Tutor Mundi, 2022. Disponível em:https://tutormundi.com/blog/gestor-escolar/#:~:text=O%20papel%20do%20gestor%20escolar%20%C3%A9%20garantir%20que%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o,que%20v%C3%A3o%20transformar%20a%20sociedade. Acesso em: 28, out de 2023.
PIRES, Aline Borges. A importância do gestor educacional no papel de líder da instituição de ensino. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-importancia-do-gestor-educacional-no-papel-de-lider-da-instituicao-de-ensino. Acesso em: 28, out de 2023.

Outros materiais