Buscar

curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Olweus (1993), o primeiro grande estudioso do comportamento de bullying, afirma que as vítimas são mais ansiosas e inseguras, solitárias e abandonadas na escola, têm baixa autoestima e, em geral, reagem aos ataques chorando ou se retraindo.
Ainda podemos destacar como característica comum nas vítimas de bullying é ser diferente de alguma forma, apresentar algum traço que os coloca em desvantagem segundo o ambiente em que vivem.
Diante das contribuições dos autores, alguns fatores podem aumentar as chances de um jovem ser alvo de bullying. Nesse caso, é correto afirmar que o fator que mais interfere em um jovem ser alvo de bullying é: 
Escolha uma opção:
a. Destacar-se por ter muitas amizades e seguidores nas redes sociais. 
b. Ter pais separados que se divorciaram e constituíram novas famílias.
c. Ser bom nos esportes, como futebol, vôlei, skate e se destacar no grupo.
d. Ser parte de minorias, como homossexuais, negros e refugiados, dentre outras. O preconceito social é absorvido pelos adolescentes, de modo que pessoas que fazem parte de minorias têm mais chances de sofrer bullying. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ser parte de minorias, como homossexuais, negros e refugiados, dentre outras.
Questão 2
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Fátima, agente comunitária de saúde, se depara nessa ocupação com adolescentes e jovens. Uma delas, Lia, 15 anos, conta para a Fátima que está grávida. Não está fazendo pré-natal, pelo medo de tirarem o filho dela quando ele nascer. Ela conheceu nas ruas algumas mulheres que frequentam o Grupo Mães Órfãs (vinculado à Universidade) que perderam a guarda dos filhos por serem pretas, pobres, às vezes fazendo uso de drogas. Fátima conversa muito com Lia que aceita um teleatendimento com a médica do centro de saúde. Na consulta virtual, a médica pode acolher Lia e assegurar que ela terá direito a ficar com o filho, que ambos são protegidos pelo ECA, não apenas o bebê. A partir daí, Lia aceita fazer o pré-natal. Ela e Renata combinam de irem juntas ao centro de saúde.
A partir desse relato, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
É importante que a equipe de saúde da família vá ao encontro dos adolescentes. Esse é o desenho do SUS, pensar na área de abrangência, e não só em quem procura a atenção primária
Os adolescentes não podem ser atendidos sem um responsável legal.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem um papel secundário na Estratégia Saúde da Fmília (ESF).
Os atendimentos virtuais não devem ser realizados no campo. 
Referência: GUEDES, A. C. da, et al. Atendimento on- line em saúde mental durante a pandemia da COVID-19. 1 Edição Suplementar. Rev Bras Enferm. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/LmQc7mQjFZxgpcJrdPTFkRw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 nov. 2022.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: É importante que a equipe de saúde da família vá ao encontro dos adolescentes.
Questão 3
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A clínica ampliada promove a participação e a articulação de diferentes atores na realização do cuidado.
Nesse contexto, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. A clínica ampliada propõe a ampliação da participação de diferentes especialidades médicas.
b. A clínica ampliada para o cuidado do paciente deve ser realizada apenas nas unidades de saúde.
c. A clínica ampliada pode ser diferentes pessoas, serviços e por quem precisa ser cuidado. A clínica ampliada prevê a integração, articulação, diálogo, entre todas as pessoas e serviços possíveis que possam contribuir para melhora da qualidade de vida de quem precisa ser cuidado.
d. A clínica ampliada significa a ampliação dos cuidados realizados pelos profissionais da saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A clínica ampliada pode ser diferentes pessoas, serviços e por quem precisa ser cuidado.
Questão 4
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os resultados do estudo realizado pelos pesquisadores Stephanie Cristin Otto e Josafá Moreira da Cunha da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) revelam que a autolesão tem prevalência elevada em adolescentes 14%-21% e ocorre mais em mulheres 11.2% v 3.2%. O tipo mais comum de autolesão é cortar a própria pele, seguido por bater em si mesmo, se beliscar, se arranhar e se morder.
Disponível em: https://anais.unicentro.br/cis/pdf/iiv2n1/303.pdf. Acesso em 22 de fev.2022.
Conforme o estudo acima, identificamos que casos de autolesão têm ocorrido entre adolescentes e jovens, nos mais diferentes cenários. Quando essas situações ocorrem, o manejo mais adequado é:
Escolha uma opção:
a. Ser rígido na intervenção, e manter todas as redes em grande alarme, para que isso não ocorra mais.
b. Levar imediatamente o jovem para a internação, para que os cortes cessem e ele seja medicado.
c. Realizar uma escuta acolhedora, entendendo que cada caso traz uma história diferente. Sabemos o quanto pode ser mobilizador acompanhar casos de meninas e meninos que se cortam e têm risco de suicídio. Porém é importante validarmos o que os adolescentes e jovens vivem. Outro ponto de atenção importante é buscarmos construir formas de cuidado, junto com as pessoas que vivem essa situação, ao invés de sermos capturados por uma lógica de cuidado pautada na internação e medicalização excessiva.
Referência: LOBOSQUE, Ana Marta. As meninas que cortam, (não publicado). Belo Horizonte, 2018.
d. Encaminhar para psiquiatria como modo de cuidado comprometido, especializado e continuado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Realizar uma escuta acolhedora, entendendo que cada caso traz uma história diferente.
Questão 5
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A comunicação não violenta (CNV) é um jeito de conversar com as pessoas que busca compreendê-las e desenvolver colaboração.
 
As falas abaixo são de adultos se comunicando com jovens. A opção de fala que melhor expressa os princípios e intencionalidade da CNV é:
Escolha uma opção:
a. “Tenho percebido que em dias muito quentes você usa blusas de manga comprida. Estou pensando se está acontecendo algo com você. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer por você e quero que saiba que você pode me procurar sempre que precisar.” Essa fala contempla os 4 componentes da CNV: observação, sentimento, necessidade e ações esperadas.
b. “Em sei que muitas vezes os jovens como você se sentem perdidos. É próprio da idade e a sua geração parece que não quer nada com nada. Mas estou aqui para fazer o meu trabalho e cumprindo o meu horário, mas você pode falar comigo se precisar. “
c. “Suas notas estão caindo. Você sempre foi um bom aluno, mas agora parece que está com dificuldades. O que está acontecendo? Você está envolvido com drogas? Quero conversar, mas você
não mostra aceitação e abertura para o diálogo. Mas me procure quando precisar.”
d. “Muitas meninas da sua idade andam se cortando. Quero ter certeza de que você não está fazendo isso, pois eu ficaria muito decepcionada se isso acontecesse. Sua família dá tudo que você precisa e seus pais não merecem esse desgosto.”
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: “Tenho percebido que em dias muito quentes você usa blusas de manga comprida. Estou pensando se está acontecendo algo com você. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer por você e quero que saiba que você pode me procurar sempre que precisar.”
Questão 6
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Vamos considerar que você atue profissionalmente em um Centro de Convivência para Juventudes. No espaço do Centro, há uma pista de skate, em torno da qual se agregam adolescentes para fazer uso de tabaco e de maconha.
Considerando nossos estudos, podemos afirmar que se trata de uma ação voltada para a promoção da saúde:
Escolha uma opção:
a. Publicar regras e normas que deverão ser cumpridas pelos adolescentes, já que o espaço se trata de equipamento público. 
b. Construir um espaço de diálogo com as(os) jovens para entender os motivos pelos quais usam tabaco e maconha no equipamento. Manter o canal de diálogo aberto é de crucial importância. Se elas (eles) usam no equipamento é porque nele se sentem protegidos. No entanto, por ser um equipamento público, algumas pactuações devem ser feitas.
c. Convidar um profissional da saúde mental para uma ação proibitiva com relação ao uso do tabaco e maconha no equipamento.
d. Conversar com os pais e ou responsáveis pelos adolescentes para compartilhar do problema e compactuar coletivamente o uso do espaço.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Construir um espaço de diálogo com as(os) jovens para entender os motivos pelos quais usam tabaco e maconha no equipamento.
Questão 7
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ao chegar no prédio da instituição de ensino, Maurício percebeu uma movimentação de pessoas com uma blusa preta com a escrita “Espaço de Cuidado”, se aproximou e recebeu um panfleto que dizia: “Você não está sozinho. Procure ajuda!”
O panfleto foi entregue a Maurício por um colega chamado Robson. Eles eram moradores da mesma comunidade. Maurício leu aquela frase e pensou: “Acho que estou precisando de cuidados”.
 
Com base nesse episódio e considerando os Espaços de Cuidado, é correto afirmar que sua função é: 
Escolha uma opção:
a. Acolher adolescentes e jovens encaminhados pelo setor de psicologia de escolas públicas do território.
b. Acolher de forma empática, livre de discriminação, oferendo escuta acolhedora, comunicação dialógica. Espaços que buscam acolher de forma espontânea e ampliada adolescentes e jovens através de uma escuta acolhedora, empática, sem discriminação de nenhum tipo, proporcionando uma forma de ajuda a quem esteja com algum tipo de sofrimento.
c. Oferecer serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e violência.
d. Oferecer serviços direcionados para a aprendizagem e empreendedorismo de adolescentes e jovens.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Acolher de forma empática, livre de discriminação, oferendo escuta acolhedora, comunicação dialógica.
Questão 8
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ao pensarmos sobre prevenção do suicídio, temos uma complexidade de fatores, contextos e populações a serem contempladas. Com base nos estudos realizados sobre interseccionalidade, analise as afirmativas abaixo:
 
As meninas se matam mais do que os meninos.
A população LGBTTQIA+ tem risco aumentado de suicídio.
A raça/cor não é um marcador importante quanto ao fator de risco de suicídio na faixa etária de adolescentes e jovens.
Os jovens negros têm um risco aumentado nas mortes por suicídio quando comparados aos jovens brancos.
 
Considerando as afirmações acima, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas. 
b. Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas. 
c. Apenas as afirmações 2 e 4 estão corretas. A incidência de suicídios entre os jovens negros é maior do que entre os jovens brancos.
A população LGBTTQIA+, conforme afirmado, tem um risco de morte aumentada, inclusive por suicídio.
d. Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas. , Apenas as afirmações 2 e 4 estão corretas. 
Questão 9
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
"As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo.” A partir daí, cabe aos educadores e profissionais de saúde estarem atentos às consequências para o estudante vítima.
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm. Acesso em 19 de fev. de 2022.
Existem algumas consequências mais comuns a quem sofre bullying ou cyberbullying. Dentre essas consequências, pode ser citada: 
Escolha uma opção:
a. Manifestação de sintomas depressivos e de ansiedade. Sintomas depressivos e de ansiedade são frequentemente presentes entre adolescentes vitimas de bullying e cyberbullying.
b. Fortalecimento da autoestima da percepção de si mesmo.
c. Aumento do rendimento acadêmico. 
d. Melhora da autodeterminação e autoestima. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Manifestação de sintomas depressivos e de ansiedade. 
Questão 10
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) preconiza que a gestão da política da Assistência Social e a organização das ações devem ser articuladas em um sistema descentralizado e participativo, entendido como um direito do cidadão e um dever do Estado no provimento dos mínimos sociais. Com essa concepção é aprovado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), quando a política de assistência social passa a ser compreendida com base num modelo de gestão: 
Escolha uma opção:
a. Emergencial, que objetiva apenas suprir as necessidades das famílias, com foco na pobreza.
b. Descentralizada, com ações socioassistenciais baseadas no território e priorizando as famílias. Esse modelo de gestão permitiu a ampliação dos serviços socioassistenciais, respeitando as diferenças locais, com enfoque na matricialidade familiar, com ações intersetoriais conjuntas e articuladas.
c. Assistencialista, entendida como uma ação do Estado responsável pela atenção aos pobres.
d. Pontual, com ações descontinuadas, de caráter temporário focadas na pobreza extrema das famílias.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Descentralizada, com ações socioassistenciais baseadas no território e priorizando as famílias.
Questão 11
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Joana começou a frequentar o dispositivo de saúde mental, ao invés de ficar caída pelos becos e vielas da comunidade. Ela fazia uso da droga, mas ia para tratamento, dormia durante o dia por lá, às vezes conversava, outras vezes se apresentava mais agitada e com uma fala confusa. Numa sexta-feira, final de tarde, chegou no serviço aos berros; gritava dizendo para profissional de saúde que as vozes pediam para que ela fizesse algo consigo ou com suas filhas, que estavam na escola. Ela disse que ia cheirar até morrer. Ficou acolhida no leito de atenção à crise do CAPS AD, iniciou medicação.”
O CAPS AD é o dispositivo que acompanha pessoas com transtorno mental atravessadas pelo uso de substâncias psicoativas. A partir dessa afirmação, podemos afirmar que os trabalhadores do CAPS AD atuam orientados pelo princípio da:
Escolha uma opção:
a. Redução da maioridade penal.
b. Redução de Danos. A lógica da redução de danos privilegia e propõe romper com os modelos anteriores de estigmatização das drogas, a fim de suscitar o surgimento de outras possibilidades terapêuticas em relação ao uso e dependência.
c. Medicação assistida.
d. Abstinência.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Redução de Danos.
Questão 12
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,33
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A organização de ações intersetoriais que atraiam e mantenham os jovens mobilizados ainda constitui grande desafio.
Nesse contexto, pode-se avaliar que as ações bem sucedidas com o universo juvenil devem ter como pressuposto:
Escolha uma opção:
a. Estabelecimento de ações para a prevenção de comportamentos de risco. No trabalho realizado com jovens, a pesquisadora Gabriela Calazans afirma “as ações bem sucedidas são as que têm conseguido alargar a compreensão dos contextos de vida juvenil sem se limitar à prevenção de comportamentos de risco”.
E mais: os serviços precisam reconhecer os jovens como sujeitos autônomos, com os quais se pode e deve dialogar.
b. Reconhecimento dos jovens como sujeitos com direitos e autonomia relativos.
c. Homogeneização dos perfis juvenis na elaboração de metodologias de participação.
d. Convite feito aos jovens para compor reuniões intersetoriais e valorizar suas histórias.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Convite feito aos jovens para compor reuniões intersetoriais e valorizar suas histórias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais