Buscar

8 - RELATORIO FINAL BACHAREL EDUCACAO FISICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BACHAREL EM (Educação Física) 
Karina Nascimento Reimberg Barbosa
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 
ESPORTE
 
UNIFATECIE
2023
Karina Nascimento Reimberg Barbosa
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
ESPORTE
 
 
Relatório de conclusão do Estágio, apresentado ao Curso de (Educação Física ), como requisito final para cumprimento das atividades exigidas na disciplina do Estágio Supervisionado.
Professor Coordenador do Curso: 
UNIFATECIE
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 
 2. DESENVOLVIMENTO 
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO ABORDADA NO ESTÁGIO 
2.2 LEVANTAMENTO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFÍCAS 
5. ANEXOS 
1. INTRODUÇÃO
Visando superar os desafios presentes na formação desse profissional, tem-se como exigência curricular no curso de Bacharel para Licenciado da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (UNIFATECIE), a realização do ESTÁGIO SUPERVISIONADO em ESPORTE, por se constituir como uma possibilidade de articulação entre teoria e prática e de desenvolvimento das habilidades necessárias à docência na área de Gestão em Educação Física. Consequentemente, refletindo na prática de ensino desse profissional. 
Este Estágio é uma exigência curricular, de caráter obrigatório, para os(as) acadêmicos(as) regularmente matriculados no curso de Bacharel para Licenciado da UNIFATECIE. Representa um momento de formação, no qual o(a) acadêmico(a) deverá vivenciar e consolidar as aptidões exigidas para o exercício da atividade docente associando, consequentemente, os conceitos teóricos à vivência profissional e reforçando os conhecimentos construídos ao longo dos módulos.
Dentre as atividades previstas durante o desenvolvimento desse Estágio Supervisionado, destaca-se: a observação e participação em ESPORTE.
2.DESENVOLVIMENTO 
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA/ORGÃO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO ABORDADA NO ESTÁGIO 
In fitness Academia Ltda, localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1533, Bairro Cocaia, Guraulhos - SP
A academia In Fitness tem 5 anos de existência , tem em média 200 alunos matriculados e ainda dispõem de alunos que são provenientes de aplicativos parceiros como Gympass e Totalpass, sendo eles de características diversas e únicas, sendo homens e mulheres desde adolescentes a idosos, de alunos já experientes a alunos iniciantes, variando nas faixa etárias de 15 a 70 anos. As atividades oferecidas na unidade concedente são: musculação, jump, step, pilates, Fitdance e treinamento funcional . A academia possui 12 funcionários e tem funcionamento de 06:00 da manhã até as 22:00 da noite de segunda -feira a sexta-feira e de 08:00 as 12 :00 horas aos sábados e aos feriados tem horários alterados ou não tem funcionamento. No horário em que foi feita a observação turno matutino, o público maior era o feminino. 
2.2 LEVANTAMENTO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO
A academia In Fitness tem sua funcionalidade em um prédio comercial 
sendo localizado Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1533. Tem sua conservação e limpeza continua e assídua. Sua estrutura caracteriza-se em uma grande sala, ao entrar é notório passar por uma catraca eletrônica onde só os alunos podem ter acesso através de digital registrada em sistema, seguindo -se a 
frente tem a recepção, ao lado pequenos armários disponibilizados aos alunos como guarda volumes, e a diante o salão de musculação com maquinários em bom estado, e os mesmos possuem numeração para facilitar a identificação do mesmo para os alunos iniciantes, em seguida espaço para outras atividades, área de tatames e ao final a sala de avaliação, salão conta com banheiros masculinos e femininos, vestiário com duchas e armários internos, bebedouros e espelhos distribuídos na decorrência do salão. 
2.3 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
A academia possui 5 professores formados que atuam na área de musculação e ginástica, e 2 estagiários atuam no salão auxiliando e instruindo os alunos, os critérios para estagiar na academia devem ser: está devidamente matriculado no curso de educação física (Bacharel). 
A quantidade de funcionários atuantes em outras áreas que atuam no local são: 1 administrador (proprietário) e 2 apoios. Os 5 professores possuem formação em ensino superior e sendo 2 deles que possuem pós-graduação, e todos os funcionários residem relativamente próximo à academia
2.4 OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS
Na oportunidade de observação foi possível perceber que os professores possuem uma metodologia de trabalho definida, melhorando os resultados do seu trabalho. O número de profissionais está adequado para a quantidade de alunos do local. Os equipamentos utilizados para a prática são adequados, novos e suficientes, na medida em que atendem eficientemente a demanda gerada pelo grande número de alunos. A estrutura é adequada para o desenvolvimento dos trabalhos do professor, aspecto que causa uma motivação ao professor. Foi perceptível o incentivo dos profissionais, plano de carreira dentro da academia, boa remuneração e ótima estrutura, acabam motivando os professores. 
 
A realização do estágio e o acompanhamento do meu professor de campo possibilitaram a incorporação de saberes práticos de atuação em diversas situações que ocorrem no ambiente profissional. Ele esteve presente, esclarecendo dúvidas e 
orientando-me no decorrer das atividades em que intervim. Durante minhas observações percebi como se dava sua relação com os alunos, com os demais professores, sua atitude diante de qualquer problema, assim como sua metodologia de trabalho e planejamento. Sua atitude refletiu-se em mim, na medida em que consegui, através da convivência com ele, desenvolver um bom relacionamento com os alunos da academia, sempre de maneira respeitosa e profissional 
A realização dessa disciplina é de fundamental importância na formação do discente, pois permite ao mesmo ter contato com a rotina de trabalho do profissional de Educação Física no seu ambiente profissional, adquirindo experiência prática, 
através do aprendizado de saberes advindos da vivência no local de trabalho. 
 Foi uma experiência única, conhecimentos e vivências maiores. Ao longo dos dias de estágio, tive a certeza de que escolhi o local certo para estagiar e que mesmo com dificuldades encontradas, não superam os ganhos de conteúdo e experiências vivenciadas. Pude vivenciar a teoria na prática, aprendi a planejar minhas ações, a aplicar, a reformular, a me relacionar com os alunos, a observar e refletir sobretudo.
 É notória a evolução que tive em relação ao trabalho desenvolvido no início do estágio, com relação aos dias de hoje. Os conhecimentos foram expandidos. 
 Foi através da academia que enxerguei melhor a importância do trabalho do profissional de Educação Física, o quanto podemos interferir diretamente na vida das pessoas, promovendo o bem-estar e uma vida mais saudável. 
 Tudo o que foi passado em sala de aula pelo professor, foi aproveitado no estágio, servindo como excelente aprendizagem.
 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
No período de estágio no quesito observação, pude acompanhar a rotina de treinamentos e avaliações físicas em alguns alunos foi de suma importância conhecer como é realizada as etapas de avalição e quais são os instrumentos utilizados pelos profissionais para realizá-la. Ao realizar a sua avaliação física, o professor terá informações muito importantes para criar o melhor programa de treinamentos para esses alunos. 
Compreendi que o profissional/educador físico vai avaliar, diagnosticar tudo em relação ao seu corpo, tanto na parte fisiológica como na investigação de saúde.
Por isso, é importante aplicar o Anamnese, que é uma entrevista para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e objetivos desses alunos. Após, ele realiza um exame chamado Antropometria para conhecer suas medidas corporais como peso, altura e perimetria. Depois disso é feita uma análise postural para identificar possíveis desvios da coluna vertebral, além de desequilíbrios musculares.
Também é feito uma Análise neuromotora, onde se avalia a flexibilidade e a amplitude articular dos alunos, realizando um teste cardiorrespiratório na esteira, que vai monitorar a atividade cardiorrespiratória e determinar uma frequência cardíaca adequada ao seu condicionamento físico atual. É de suma importância conhecer o s alunos, antes e durante as atividades, pois, todas as informações contribuem para que o progresso em todas as necessidades, e acompanhar a realização desses testes e exames, foi bastante esclarecedora para mim enquanto futuro profissional da área Prescrevi e acompanhei um treinamento com objetivo de hipertrofia.
O aquecimento do treino teve duração de aproximadamente 5 minutos, para aumentar o fluxo sanguíneo, batimentos e preparar os membros para aplicação de treinamento. O aquecimento iniciou-se com 50 polichinelos + 6 avanços com rotação de tronco + 30 segundos de prancha isométrica + 15 segundos de perdigueiro alternado + 5 rolamentos + 25 skipping + 10 agachamentos livres + soltura no bastão 5x. 
Os alunos que participaram do treino não possuíam nenhuma lesão ou dor que restringissem algum movimento e nem tomavam nenhum medicamento prejudicial ao treino. 
O treino teve como objetivo principal o ganho de massa muscular e
consequentemente a diminuição do percentual de gordura.
Escolhi este treino paras esses alunos por serem intermediários e por eles terem uma rotina diária muito estressante o treino foi bastante dinâmico. Para isto utilizei o método de séries múltiplas e optei por trabalhar a resistência de força.
O professor em questão me elogiou a respeito ao treino que eu montei para os alunos e disse que a quantidade de exercícios prescrito estava bom, mas pediu que eu ficasse mais atenta as correções de movimento nos exercícios.
Um aluno relatou-me que sentiu algumas dores musculares, mais nada que fosse fora do comum, pois como já é um aluno intermediário em uma atividade física, achou o treino bem dinâmico e parece estar bem animado para continuar a sequência de treinos propostos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A atividade física está associada também com uma melhor mobilidade,
capacidade funcional e qualidade de vida. No entanto, tão importante quanto estimular a prática regular de atividades físicas mudanças para a adoção de um estilo de vida ativo. E para isto necessitamos repensar as condições materiais que oferecemos para a sociedade tornar-se relativamente ativa.
[...] Quando a saúde deixa de ser considerada como apenas ausência de doença, passando a ser conceituada como completo bem estar físico, mental e social, mudam-se as estratégias assistenciais da saúde, desta forma a prevenção passa a ser prioridade na promoção da saúde, abrindo espaço para outras categorias de profissionais (ALCANTARA, 2004)
O exercício físico é de extrema importância para a saúde e o bem estar do indivíduo, dentre os diversos segmentos e modalidades existentes, o treinamento funcional é considerado uma das maiores práticas corporais, isso porque a mesma está direcionada para todos os públicos, proporcionando assim, a qualidade de vida e a promoção da saúde
O período de estágio foi satisfatório para o desenvolvimento do processo de formação acadêmica, pois colaborou de forma positiva na vivência acerca do campo não formal da Educação Física. Enfim, pude observar o valor que o profissional de Educação Física exerce dentro de uma academia, sendo que trabalha para a promoção da saúde do indivíduo, através das orientações, prescrições de exercícios físicos e sempre fica atento como os indivíduos para realizarem os exercícios corretamente a fim de prevenir lesões. Além de auxiliar no desempenho físico, contribuindo também na dimensão psicológico sendo sujeito colaborador para o bem-estar e a interação do aluno no mundo fitness, uma vez que, não se trabalha separadamente corpo e mente, mas sim de maneira conjunta.
 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFÍCAS 
MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE OUTUBRO D E 2006 - APROVA A POLÍTICA NACIONAL D E SAÚDE DA PESSOA IDOSA -HTTP://BVSMS.SAUDE.GOV.BR/BVS/SAUDELEGIS/GM/2006/PRT2528_19_10_20
06.HTML – 26/11/2023
MONTEIRO, A. G. Treinamento Personalizado: Uma abordagem Didático- Metodológica. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2006.
SANTOS, I. N. S. Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo. 1 . ed. Lages: UNIPLAC, 2005.
Sardinha Mendes Soares de Araújo, Denise; Soares de Araújo, Cláudio Gil . Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos – 2000 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922000000500005 – 26/11/2023 
SÉRGIO, M. Motricidade Humana: um paradigma emergente. Blumenau: Furb, 1999.
TUBINO, M. J. G.; MOREIRA, S. B. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 13. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
WEINECK, J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9. ed. Barueri: Manole, 2003. 740 p.
WESTPHAL, M. F. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: CAMPOS. G. W. S.; MINAYO M. C. S.; AKERMAN M.; DRUMOND JUNIOR, M.; CARVALHO.Y. M. (Org.). Tratado de saúde Coletiva. 1ª e d. São Paulo Rio de Janeiro: Hucitec e Ed. Fiocruz, 2006, p. 635-667.
5. ANEXOS 
UM POR FOLHA ,SIGA A ORDEM ABAIXO :
1. Formulário de controle do Estágio Supervisionado;
2. Ficha de frequência;
3. Relatório de observação e participação 
4. Plano(s) de aula(s);
5. Relatório de regência;
6. Formulário de avaliação de regência – preenchido pela escola.
7. Fotos e atividades atentem-se para não mostrar o nome do aluno ou rosto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando