Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PRISCILA DA SILVA AZEVEDO
TRABALHO DA DISCIPLINA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
SOBRE GESTÃO DE PESSOAS E DE COMPETÊNCIAS
RIO DE JANEIRO, RJ
2022
Atrair e reter talentos é importante para a sobrevivência da empresa. Mas esse processo não se resolve somente com altos salários e benefícios. Podemos dizer que o clima organizacional contribui e muito para que o colaborador se mantenha motivado a mostrar cada vez mais o seu potencial.
O intuito da atração de talentos é colocar a empresa na vitrine, mostrando os diferenciais e benefícios que ela oferece. Mas quem são os talentos que a organização busca conquistar? Na verdade, são profissionais que reúnem competências, aptidões e experiências agregadoras. É fundamental um processo seletivo bem estruturado que avalie o potencial técnico e comportamental dos candidatos, bem como a seleção de profissionais identificados com os produtos ou proposta da empresa.
A retenção de talentos é essencial para construir organizações produtivas e competitivas. Afinal, uma empresa tem nas pessoas o seu maior recurso. 
São as vivências o comportamento e o conhecimento das pessoas que agregam valor as equipes e aos serviços prestados, impactando diretamente o clima organizacional e o atendimento ao cliente. Isso porque um empregado que está motivado, se sente valorizado e faz o que gosta, provavelmente, vai se dedicar a uma jornada diferenciada e mais eficiente.
Daí a necessidade de reter aquelas pessoas que, além de competência, possuem valores em comum com a organização onde atuam, contribuindo para o engajamento de colegas e clientes.
A retenção de talentos requer empenho da empresa para que os colaboradores queiram levantar todos os dias, determinados para o trabalho. São diversas ações que agrupadas constroem uma relação fortalecida e duradoura. Com isso, a tendência é que os profissionais à procura de uma boa empresa sejam impactados e seduzidos pela oportunidade de trabalhar em um lugar, onde possam mostrar suas habilidades e competência.
Para isso, as boas práticas ajudam a estabelecer alguns critérios responsáveis pela decisão dos talentos de fazer parte do time. Tais como:
· Ter a cultura e objetivos da empresa bem definidos
A cultura organizacional de uma empresa diz muito sobre seu ambiente e sua gestão. Saber onde se deseja chegar, de que forma e como alcançar os objetivos influenciam no comprometimento dos colaboradores.
· Ter clareza sobre o perfil desejado
O perfil do profissional que a empresa deseja para compor os seus times deve ser bem definido, com alinhamento à cultura e objetivos. Isso vale para os que já atuam e àqueles ainda em prospecção.
· Oferecer treinamentos
O treinamento é uma forma de alinhar as competências aos propósitos do negócio, ou seja, preparar os talentos para executar as tarefas exatamente como a empresa precisa. Por outro lado, é também uma das formas mais eficazes de valorização.
Investir na qualificação dos colaboradores é mostrar que a empresa se importa em mantê-los por muito tempo em sua base. Além disso, o treinamento padroniza o conhecimento e direciona o modo de trabalho, individual e coletivo.
· Mostrar interesse na evolução dos colaboradores
Entre lideranças e liderados, todos os talentos estão em busca de algo. Conhecer cada colaborador, suas aspirações e se interessar, genuinamente, pela sua evolução é umas das práticas mais importantes em uma organização interessada em criar laços.
Seja com os colaboradores, ou em um processo de recrutamento é essencial mostrar o quanto a organização se importa com a evolução dos talentos. As fases de crescimento devem ser acompanhadas de incentivos e feedback construtivos para dizer ao talento que a empresa está ali, como alicerce da sua jornada.  
Mesmo com uma tecnologia tão avançada, o capital humano ainda é o maior bem que uma organização pode ter. A atração e retenção de talentos é um trabalho desafiador, mas prazeroso para a gestão de pessoas, sobretudo, quando a soma dos esforços se traduz em vantagem competitiva.
REFERENCIAS:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xw5zyx8BMEc Acesso em: 14 de junho de 2022
Disponível em: https://blog.solides.com.br/guia-completo-de-retencao-de-talentos/ Acesso em: 14 de junho de 2022

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes