Buscar

AVA2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho da Disciplina [AVA 2]
ANÁLISE DO AMBIENTE COMPUTACIONAL DA ORGANIZAÇÃO, DEMONSTRANDO AS VANTAGENS E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE INFORMAÇÃO.
 Caro (a) Estudante,
Uma das principais proposições dos SIGs é oportunizar uma visão ampla e sistemática da gestão dos dados e das informações organizacionais, facilitando o entendimento das soluções de gerenciamento e sua aplicabilidade, garantindo a eficiência e eficácia das ferramentas tecnológicas disponíveis para alcançar os objetivos estratégicos das corporações.
Assim, o objetivo da nossa disciplina é justamente capacitá-los para melhor escolha de um Sistema de Informação Gerencial, promovendo a devida compreensão quanto à ambiência de Tecnologia da Informação das organizações, oportunizando, assim, a eficaz análise e a correta proposição de melhoria para os serviços.
Esta atividade avaliativa visa permitir o entendimento das temáticas discutidas, a partir da investigação da ambiência de Tecnologia da Informação (TI) de uma organização (pública ou privada), diagnosticando os sistemas computacionais de informação utilizados – mapeando suas vantagens e desvantagens –, buscando desenvolver, ainda, sua capacidade de proposição tecnológica (sugestões de melhorias) para o ambiente analisado.
Desejamos sucesso em mais esse momento de construção do conhecimento, reforçando que estamos à inteira disposição para dirimir as dúvidas e esclarecer quaisquer temáticas dos SIGs.
Bons estudos!
Situação problema:
As organizações que fazem uso estratégico da informação utilizando eficientemente os processos de criação de significado, construção de conhecimento e tomada de decisão terão mais chances de se adaptar em ambientes dinâmicos e prosperar, pois compreenderão as tendências e analisarão com mais precisão o ambiente externo. Estas são as organizações criadoras do conhecimento que possuem capacidade de criar sistematicamente novos conhecimentos, disseminando-os pela organização e, rapidamente, incorporando-os às novas tecnologias (TERRA, 2001). São organizações que fazem uso da gestão do conhecimento para melhorar seus processos e fluxos, objetivando o estabelecimento de vantagem competitiva por meio do desenvolvimento da inteligência competitiva organizacional.
Vantagem competitiva nas empresas contemporâneas: a informação e a inteligência competitiva na tomada de decisões estratégicas.
Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.27, p. 190, dez. 2012.
[...] quando existe um sistema de gestão do conhecimento nas organizações, as suas práticas têm uma finalidade clara: melhorar o desempenho organizacional e, portanto, devem estar alinhadas à sua missão, visão de futuro e as estratégias organizacionais, especialmente aquelas que se acham voltadas para o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas, dos processos e da tecnologia (CABESTRÉ; BELLUZZO, 2008, p. 147; apud INTEXTO, 2012, p. 190).
E, dada a constante independência e isolamento de áreas estratégicas nas organizações, urge a necessidade de adoção de Tecnologias da Informação (sistemas computacionais) capazes de auxiliar na gestão do conhecimento empresarial, garantindo o ordenamento de dados e informações imprescindíveis para a tomada de decisão, e, consequentemente, constituindo-se em efetiva vantagem competitiva junto à concorrência.
Dessa maneira, convido você a desenvolver uma apresentação-case identificando os principais serviços de Tecnologia da Informação (TI) de uma organização (pública ou privada) que geram valor para seus diversos públicos (clientes, fornecedores, colaboradores, a comunidade, entre outros). Para isto você deverá seguir os procedimentos e as orientações a seguir.
Cada vez mais a tecnologia vem fazendo parte do nosso cotidiano, cada dia que passa mais produtos e serviços nos rodeiam, enchendo ainda mais nossas mentes com tantas informações que até é impossível de assimilar, para isso que a tecnologia tem que ser bastante simples de entendimento, é necessário pessoas qualificadas para mostrar aos leigos o tanto de informação que cada produto possua, e cabe destas empresas nos dar esta condição de entendimento.
Referências de estudos:
ALBERTIN, Alberto Luiz; ALBERTIN, Rosa Maria de Moura. Tecnologia de informação e desempenho empresarial: as dimensões de seu uso e sua relação com os benefícios do negócio. 3. ed. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2016.
JOÃO, Belmiro N. (Org.). Sistemas de Informação. São Paulo: Pearson Educacional do Brasil, 2012.
https://www.ibm.com/br-pt
https://pt.wikipedia.org/wiki/IBM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes