Buscar

B3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

B3
Uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo
A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros. Reúne ainda tradição de inovação em produtos e tecnologia e é uma das maiores em valor de mercado, com posição global de destaque no setor de bolsas.
As atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. Por meio da sua Infraestrutura para Financiamento, veículos e imóveis, a Companhia oferece produtos e serviços que suportam o processo de análise e aprovação de crédito em todo o território nacional, tornando o processo de financiamento mais ágil e seguro.
No caso de financiamento de veículos, é líder na prestação de serviços de entrega eletrônica das informações exigidas para registro de contratos e anotações dos gravames junto aos órgãos de trânsito.
Causa e valores
Causa: trabalhamos para conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais. Junto com nossos clientes e a sociedade, potencializamos o crescimento do Brasil.
Valores:
Atitude correta para hoje, amanhã e sempre.
Como B3, agimos alinhados à nossa causa/valores e atuamos frente a atitudes antiéticas ou desvios de conduta. Tomamos decisões olhando o longo prazo e consideramos impactos nos nossos stakeholders. Cumprimos o que foi combinado, pois praticamos o que falamos. Acima de tudo, não pulamos do barco quando as coisas ficam difíceis.
Abertura e colaboração.
Como B3, escutamos empaticamente o que o outro tem a dizer e apresentamos nossos argumentos de forma clara e respeitosa. Acima de tudo, valorizamos a diversidade de opiniões, pois isso nos ajuda a enxergar por diferentes pontos de vista. Consideramos as necessidades de toda a Companhia antes das necessidades da nossa área e estamos abertos a criar formas mais ágeis e eficientes de atuar. Finalmente, estamos disponíveis para colaborar e pedimos ajuda quando necessário.
Proximidade e satisfação do cliente.
Como B3, nos colocamos no lugar do cliente para entender suas necessidades e antecipar soluções que geram valor. Estabelecemos relações de confiança e consultivas e, quando falamos “não”, explicamos o porquê, esclarecendo dúvidas de forma transparente e o mantendo atualizado. Criamos parcerias com outras áreas para otimizar e agilizar os resultados, sempre avaliando impactos no cliente.
Solidez e credibilidade operacional.
Como B3, garantimos as melhores entregas, pois tomamos decisões baseadas em dados, informações relevantes e na troca de conhecimento. Criamos soluções com etapas lógicas e somos disciplinados na execução. Sempre mapeamos, avaliamos e fazemos gestão de riscos. Assumimos rapidamente o erro para que a solução seja encontrada e o impacto minimizado.
Ambiente para as pessoas se desenvolverem.
Como B3, somos protagonistas das nossas carreiras e aproveitamos as oportunidades de desenvolvimento disponíveis. Buscamos novos conhecimentos ao encarar novos desafios e ao interagir com outras pessoas e áreas. Escutamos os feedbacks como fontes de aprendizado e damos feedbacks com empatia. Acima de tudo, somos uma rede de multiplicadores de conhecimentos.
Somos a B3. Aqui trabalhamos para conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais. Juntos com os nossos clientes, nosso #timeb3 e a sociedade queremos transformar histórias em negócios e oportunidades para desenvolver o Brasil.
O mercado se transforma todos os dias. Nós também. Conectamos cada vez mais pessoas, geramos ainda mais negócios e nos destacamos como profissionais que são referência no mercado.
Temos orgulho do nosso time e criar uma ponte entre o mercado de clientes e investidores oferecendo infraestrutura e tecnologia para economia do país é o que nos move.
Na B3, as relações e experiências importam, porque cada um a seu modo nos ajuda a construir o que somos, além disso, nos orgulhamos de termos construído um ambiente diverso e inclusivo que estimula a autenticidade para as pessoas serem quem são.
Aqui, somos protagonistas do nosso desenvolvimento e sabemos que fazer juntos evolui cada um. Acreditamos no potencial individual, impulsionado pela colaboração, e prezamos por um ambiente para que nossas pessoas se desenvolvam na velocidade do mercado.
Esse é o jeito B3 de fazer o mercado acontecer. Somos história e evolução. Vivências e ideais. Brasil, bolsa e balcão.
Com você, para o futuro.
Premiações
2022
2021
2020
2019
Como funciona?
A melhoria contínua da estrutura de governança corporativa é um objetivo considerado estratégico pela B3. Por isso, a companhia mantém um fluxo de investimentos em capital humano, infraestrutura e soluções tecnológicas para implantar as melhores práticas de controles internos, gestão de processos, mitigação de riscos corporativos e de modelos financeiros, compliance, segurança de informação e continuidade de negócios. Nossa Governança segue um modelo de quatro linhas de defesa. Veja como funciona:
1ª linha: Áreas de negócio
Como elas atuam? São as principais responsáveis pelo gerenciamento dos riscos do negócio e dos controles internos para assegurar o cumprimento dos objetivos operacionais e estratégicos.
2ª linha: Risco Corporativo, Controles Internos, Compliance e Continuidade de Negócios
Como ela atua? Determina as direções e oferece avaliações para controles internos, riscos e compliance, atuando como suporte às áreas de negócio e aos administradores da companhia na tomada de decisões. Orienta-se pela adoção de boas práticas e metodologias aplicadas aos seguintes processos:
Governança corporativa de processos
Gerenciamento de riscos corporativos
Avaliação de modelos de gestão de riscos
Pesquisa em negociação eletrônica e microestrutura de mercado
Supervisão do atendimento à legislação e regulação aplicáveis
Supervisão do ambiente de controles internos
Gestão do programa de integridade
Segurança da informação
Gestão da continuidade de negócios
3ª linha: Auditoria Interna
Como ela atua? A auditoria interna tem a responsabilidade de monitorar, avaliar e realizar recomendações visando a aperfeiçoar os controles internos e as normas e procedimentos estabelecidos pelos administradores.
Os auditores internos fornecem ao conselho de administração, ao comitê de auditoria e à administração avaliações abrangentes baseadas no maior nível de independência e objetividade dentro da organização. A auditoria interna provê avaliações sobre a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma como a primeira e a segunda linhas de defesa alcançam os objetivos de gerenciamento de riscos e controle.
Para a realização dos objetivos pretendidos a auditoria interna da B3 adota os padrões internacionais para a prática de auditoria interna recomendados pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA).
4ª linha: Auditoria Externa independente
Como ela atua? Revisa as demonstrações financeiras para garantir que não possuam distorções relevantes e sejam elaboradas de acordo com uma estrutura adequada. Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como órgãos de supervisão regulatória, avaliam se a Companhia possui uma infraestrutura adequada para a realização de suas atividades sistêmicas e o cumprimento dos normativos existentes.
Adicionalmente ao acompanhamento do ambiente por meio dessas quatro linhas de defesa, o Conselho de Administração da Companhia conta com a atuação dos seguintes comitês para auxiliá-lo no acompanhamentoe gerenciamento de riscos:
Comitê de Auditoria
Como ele atua? Acompanha e valida a qualidade da atuação da auditoria interna e da auditoria externa independente, aprecia as demonstrações financeiras da companhia e de suas controladas e supervisiona a área responsável pela sua elaboração e as demais competências previstas no estatuto social e na regulamentação em vigor. Além disso, avalia a efetividade e a suficiência da estrutura de controles internos, de gerenciamento de riscos, abrangendo riscos legais, tributários e trabalhistas.
Comitê de Riscos e Financeiro
Como ele atua? Realiza o acompanhamento e a avaliação de riscos de mercado de liquidez, de crédito e sistêmico dos mercados administrados pela companhia, com enfoque estratégico e estrutural, bem como avaliar a posição financeira e a estrutura de capital da companhia.
Documentos Corporativos
Os documentos relacionados à Governança Corporativa estão disponíveis no site do RI. As versões dos Regimentos, Documentos de Indenidade, Código de Conduta e Ética e Política de Gestão de Riscos Corporativos que vigoraram nos últimos 5 anos podem ser acessadas no site do AcervoB3.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes