Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA nota 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
OPERAÇÕES UNITÁRIAS (FARMÁCIA)  
ALUNO (A): Alessandro Vinci Lucena Gomes 
MATRÍCULA: 01431297
CURSO: Farmácia 
POLO: Campina Grande PB 
Controle de qualidade de comprimidos 
É importante controlar o método de secagem para garantir a qualidade e estabilidade do resultado. Isso requer controlar a temperatura e que fique constante, a umidade relativa, o fluxo de ar e primordial o tempo de secagem. As temperaturas devem ser mantidas dentro de uma média estabelecida para o procedimento para tanto evitar a deterioração dos produtos, já as umidades relativas do ar devem ser também controladas para que não surgem grumos e perda de eficácia do produto, o fluxo de ar suficiente é essencial para uma secagem eficiente e com uniformidade (MOREIRA 2012).
 Os períodos de secagem devem ser monitorados constante para evitar uma secagem excessiva ou até mesmo insuficiente do produto. Para tanto, os testes que podem ser usados para esse procedimento que determina a eficácia de um método de secagem incluem determinação do teor de umidade residual, o analise de distribuição de massa de partículas, avaliação de equilíbrio de rendimento e o analise de eficiência do produto.
Já no processo de remoção de umidade dos grânulos, é de extrema importância manter a qualidade do produto e a consistência mesmo após as etapas iniciais. Por que a umidade excessiva pode endurecer, danifica-lo ou até mesmo ficar inutilizado. Portanto, controlar a umidade dos grânulos e de extrema importância para manter a qualidade e consistência do comprimido.
Como toda etapa tem sua importância no processo de secagem também tem a sua pois garante a qualidade e estabilidade dos resultados. E para conseguir requer um controle da temperatura, umidade relativa, o fluxo de ar e o tempo de secagem. A temperatura deve ser mantida dentro de uma faixa aceitável par evitar a deterioração do produto, a umidade do relativa do ar mesmo jeito, manter um controle para evitar a formação de grumos e perda da eficácia do produto, o fluxo de ar suficiente é essencial para uma secagem uniforme e eficiente.
 A duração da secagem deve ser monitorada para evitar a secagem excessiva ou que seja insuficiente para o produto, alguns testes podem ser pesados para determinar sua eficácia, determinação do teor de umidade residual, a análise de distribuição de massa de partículas, a avaliação de equilíbrio de rendimento e analise de eficiência do produto 
Conforme Ribeiro et al. (2001). No processo de remoção de umidade dos grânulos, é importante manter a qualidade e consistência dos comprimidos mesmo após as etapas inicias, por que a umidade excessiva pode endurecer, danificar o produto ou até mesmo ficar inutilizado. Além disso pode afetar a dissolução dos comprimidos e sua eficácia terapêutica. Portanto, controla a umidade dos grânulos é importante para manter a qualidade e consistência do comprimido.
Referencia:
MOREIRA, André Cruz. Proposta de substituição de um sistema embarcado de controle de secagem de ar comprimido por um sistema de controle baseado em controlador programável. 2012.
NERY, Christiane Gino Colu et al. Teste de dissolução para avaliação de liberação de glibenclamida em comprimidos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 43, p. 413-419, 2007.
RIBEIRO, Manuel J.; VENTURA, José M.; LABRINCHA, João A. A atomização como processo de obtenção de pós para a indústria cerâmica. Cerâmica Industrial, v. 6, n. 5, p. 34-40, 2001.

Continue navegando