Buscar

Para finalizar, faça um comparativo sobre as informações e qual é a principal diferença entre os dois produtos.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MAPA – NUT - QUÍMICA E ANÁLISES QUÍMICAS EM ALIMENTOS - 54/2023
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
Análise crítica: A importância de ler os rótulos dos alimentos
A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.
Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária7 (ANVISA) na Resolução – RDC n. 259, de 20 de setembro de 2002, regulamenta a rotulagem de alimentos, tornando obrigatório: a denominação de venda do alimento, a lista de ingredientes, o conteúdo líquido, a identificação da origem e do lote, o prazo de validade e a instrução sobre preparo e uso do alimento, quando necessário
Os rótulos presentes nos alimentos industrializados servem como um veículo de comunicação entre o consumidor e o produto, essas informações servem para orientar sobre o que se está consumindo, mas devido à falta de conhecimento de como utilizar essas informações o consumidor acaba não atribuindo importância a essas informações nutricionais (Bendini, 2012). Segundo dados do Ministério da Saúde, metade das pessoas que costumam ler os rótulos dos alimentos que consomem não compreendem adequadamente o significado destas informações (ANVISA e UnB, 2005)
A reportagem do site g1.globo aborda quais aspectos são importantes observar no rótulo dos alimentos. A matéria explica que a composição do produto é o que mais importa na hora da escolha. A lista de ingredientes também é taxada como importante pois mostra na ordem de quantidade, do maior para o menor. Primeiro vem os ingredientes e depois os aditivos. Além disso, inclui que é importante observar também a porcentagem do valor diário (%VD) com base na dieta diária de 2000 calorias e nas quantidades de referência de cada nutriente. Além desses, a reportagem cita que o consumidor deve se atentar também à tabela nutricional, informação nutricional por porção, e à aditivos, conservantes, estabilizantes e corantes. 
A matéria acertou em noticiar um tema que auxiliará o consumidor a se conscientizar sobre o produto consumido através da leitura de rótulos; porém a notícia apenas menciona o que observar sem dizer o porquê e nem como interpretar as informações, o que pode continuar levando à falta de entendimento do que está sendo consumido.
Bendini et. al. concluíram em seu estudo que os consumidores têm dificuldade em relação ao entendimento e uso das informações dos rótulos e da informação nutricional para a manutenção da saúde. Cerca de 76% dos consumidores que participaram da pesquisa não consideram importante consultar as informações nutricionais. Em relação à consulta dos rótulos 46% dos consumidores às vezes utilizam esta informação. A rotulagem de alimentos industrializados é obrigatória no Brasil, e pode contribuir para a diminuição das doenças crônicas não-transmissíveis, porém há uma barreira entre o consumidor e as informações nutricionais contidas nos rótulos de alimentos, esta barreira é a falta de entendimento e compreensão (Bendini, 2012)
Gonçalves et. al. (2015) em um estudo transversal também verificaram que apesar de grande parte dos consumidores lerem a rotulagem dos alimentos, apenas uma pequena parcela utiliza esta informação no momento da compra, mostrando que o consumidor tem o desejo de melhorar a qualidade de sua alimentação, porém encontra dificuldade em compreender os dados para uma correta seleção de alimentos. Em seus achados, 35,71% dos entrevistados não verificam os dados dos rótulos e apenas 15,71% da população estudada compreende a informação contida na tabela de composição nutricional expressa em percentual do valor diário de consumo (%VD).
Portanto, o consumidor deve ser instruído para que ele próprio possa exercer vigilância em suas aquisições e consumo, possibilitando que os indivíduos tenham autonomia na seleção de alimentos com melhor valor nutricional.
Algumas dicas de leitura de rótulos:
Quantidade dos Nutrientes:
Na informação nutricional, é possível verificar o teor do nutriente em quantidade absoluta e em seu porcentual de valor diário (descrito no rótulo como %VD). Dessa maneira, quanto menor o valor em gramas (g), mais baixa é a quantidade do nutriente presente no produto. Importante para verificar a quantidade de nutrientes não tão saudáveis (sódio, açúcar e gorduras) e saudáveis (fibras, vitaminas).
É importante lembrar que o rótulo menciona os teores dos nutrientes de acordo com a porção; que costuma ser um valor menor do que o conteúdo da embalagem.
Lista de Ingredientes:
Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto. Ao final da lista aparecem os aditivos - componentes para modificar aspectos físicos, químicos ou microbiológicos do produto - os quais são citados seguindo a mesma regra.
Valores Diários:
Valores diários indicam a porcentagem presente de cada nutriente no alimento, calculado considerando uma dieta de 2.000 calorias, que seria a quantidade recomendada para um adulto saudável.
(Matéria do G1.com (02/10/2019); Link de acesso:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/10/02/a-importancia-de-ler-os-rotulos-dos-alimentos.ghtml)
Após a leitura do texto e da reportagem, você deverá fazer a análise de rótulos de alguns alimentos. Tire foto dessas embalagens e da tabela nutricional e ingredientes.
Questão 1: Identifique quais são os macros e micronutrientes, na sequência, escreva quantos ingredientes compõe o alimento e sinalize qual está em maior e menor quantidade, por meio da análise de rótulos. Compare os aditivos do leite condensado e da mistura láctea.
PRIMEIRO RÓTULO: Leite condensado.
 
SEGUNDO RÓTULO: Mistura láctea.
Para finalizar, faça um comparativo sobre as informações e qual é a principal diferença entre os dois produtos.
Questão 2: Identifique quais são os macros e micronutrientes e valores energéticos, na sequência, escreva quantos ingredientes compõe o alimento e, sinalize qual está em maior e menor quantidade, por meio da análise de rótulos. Compare os aditivos de duas bolachas/biscoitos integrais.
PRIMEIRO RÓTULO: Bolacha/biscoito integral
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
INGREDIENTES
SEGUNDO RÓTULO:
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
INGREDIENTES
Para finalizar, faça um comparativo sobre as informações e qual é a principal diferença entre os dois produtos.
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais