Buscar

DB_atv2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O ato de modelar pode agregar diversas vantagens na área e para os profissionais envolvidos. Analise as sentenças a seguir e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso sobre vantagens que de fato ocorrem ao fazer uma boa modelagem de dados.
 
(     ) Facilita a comunicação, pois o projetista de dados, o DBA, os programadores e todos os envolvidos com o projeto podem compreender como os dados são projetados;
(     ) Auxilia na automatização das tarefas, pois a partir do modelo algumas ferramentas podem gerar os denominados “scripts” para criação de tabelas, por exemplo.
(    ) Oferece suporte para melhor compreensão do sistema, pois o projetista precisa tomar decisões e esclarecer dúvidas que o faz aprofundar sua compreensão do que está sendo modelado.
(    ) Ajuda o usuário final a entender como operar as telas do sistema com base no que foi especificado no modelo, pois os campos das telas refletem os campos do modelo de dados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta. Para o item I (Verdadeiro), de fato o modelo serve como meio de comunicação, o que o projetista especifica é compreendido pelos outros responsáveis. Para o item II (Verdadeiro), ferramentas de fato permitem automatizar scripts, o WorkBench e o DBDesigner, além de outras oferecem essa opção usada pelo projetista ao final da modelagem para gerar os comandos de DDL para criação do banco. No item IV (Verdadeiro), a modelagem também serve para provocar questões que precisam ser resolvidas pelo projetista no ato de modelar e, assim, ele acaba se aprofundando sobre o que está sendo concebido. O quarto e último item são falsos, pois para o usuário final a operação com o sistema é suportada por um manual ou algo nesse nível. O modelo de dados tem maior utilidade para os envolvidos na criação do banco de dados ou do sistema.
2) Um determinado sistema de identificação de pessoas em uma determinada portaria precisa armazenar no banco de dados as fotos das pessoas que entram em determinado edifício. O tipo de dados mais adequado para representar o campo FOTO na tabela de VISITANTES do sistema de portaria é:
Resposta correta, pois campos do tipo binário, como é o caso do campo FOTO, são armazenados nesse tipo de campo, chamado de Binary Long Object (BLOB).
3) Ao desenvolver um sistema, a sua modelagem pode usar alguns tipos diferentes de modelos. Na UML, existem alguns, tais como: o diagrama de classes, de atividades ou casos de uso. Na modelagem de dados, podemos usar o Modelo de Entidade e Relacionamento ou o Modelo Relacional. Os modelos podem ter um nível de abstração que indicam o quanto eles visam expressar mais questões próximas ao mundo real ou ao outro extremo, isto é,  próximas ao universo de codificação do sistema.
 
Nesse contexto, o Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) é um modelo:
Resposta correta, pois o MER é um modelo de nível conceitual, sua modelagem ocorre nos momentos iniciais do desenvolvimento do sistema, visando captar elementos mais próximos ao mundo real.
4) Um determinado sistema permite a busca de prestadores de serviço por clientes que precisam, por exemplo, de um encanador ou de um eletricista. Certo prestador de serviço realiza o seu cadastro no sistema e, a partir daí, ele pode ser pesquisado e acionado por clientes interessados no serviço que ele presta. Ao realizar o cadastro, o prestador precisa necessariamente digitar o seu nome, seu CPF e seu endereço na cidade. Adicionalmente, caso ele queira, pode adicionar o seu e-mail e sua data de nascimento. Uma vez cadastrado, ele recebe um código que serve para identificá-lo na tabela de prestadores e nas chaves estrangeiras relacionadas com a tabela de prestadores.  
 
A respeito desse cenário, marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmações a seguir sobre as especificações dos campos da tabela PRESTADORES.
 
(      ) O campo CPF é a chave primária da tabela.
(      ) O campo EMAIL deve estar associado à definição “NOT NULL”.
(      ) O campo NOME é do tipo CHAR ou VARCHAR.
(      ) O campo CODIGO na tabela PRESTADORES é chave estrangeira.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sua resposta está incorreta. A alternativa não apresenta a sequência correta. já que o item I é falso, pois a chave primária da tabela é o atributo identificador CODIGO, mencionado como aquele que identifica o registro na tabela.  O item II é falso, pois o campo EMAIL é preenchido opcionalmente e apenas os campos obrigatórios devem ser marcados com NOT NULL. O item III é verdadeiro, pois campos descritivos, como NOME, são associados aos tipos CHAR ou VARCHAR. O item III é falso, pois o campo CODIGO só é chave estrangeira em outras tabelas que referenciam a tabela PRESTADORES.
5) Um Modelo Relacional apresenta alguns componentes para representar as informações de um cenário modelado, por exemplo, as relações ou tabelas, as tuplas, os atributos, as chaves e outros. Considerando um Sistema de Consultas Médicas como exemplo, imagine os seguintes elementos da modelagem e associe com os conceitos do Modelo Relacional.
1. Um médico possui uma especialidade, por isso o Código Identificador da especialidade presente em uma relação ESPECIALIDADE deve ser incorporada à relação MEDICO.
2. Cada paciente possui seu registro, os vários registros de pacientes podem ser considerados como linhas em uma tabela.
3. Um paciente é identificado através de seu CPF.
4. Percebeu-se que o nome do paciente deve ser um VARCHAR e sua altura um campo NUMERIC.
 
Associe os itens citados aos elementos do Modelo Relacional:
 
(     ) Tuplas.
(     ) Tipos de dados.
(     ) Chave Primária.
(     ) Chave estrangeira.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta. As tuplas (Item II) de fato são termos usados para o conjunto de valores de atributos que formam as linhas de uma relação ou tabela. Os tipos de dados (Item IV) indicam qual domínio de valores um atributo pode estar associado, por exemplo, inteiros, caracteres (CHAR ou VARCHAR) e, nesses casos, números e datas são os mais usados. As chaves primárias (Item III) permitem identificar registros, não existem dois registros iguais com mesmo valor de chave, como CPF em cliente. Uma chave estrangeira (Item I) permite a associação entre duas relações ou tabela, como o que está descrito para ESPECIALIDADE e MEDICO.
6) No Modelo de Entidade e Relacionamento, quando várias entidades apresentam as mesmas características de outra entidade com alguns atributos mais específicos, por exemplo, Funcionário Administrativo e Funcionário da Fábrica são duas entidades que apresentam as mesmas características da entidade Funcionário. O tipo de relacionamento usado para representar esse caso é:
Resposta correta, pois é justamente com a generalização que se pode especializar as características de uma entidade mais genérica, no caso em questão, a entidade Funcionário, em entidades mais específicas: as entidades Funcionário Administrativo e Funcionário de Fábrica.
7) O desenvolvimento de um software começa com analistas e projetistas, compreendendo o cenário que será informatizado e, então, os modelos são criados, por exemplo, os modelos de dados. Uma hamburgueria resolveu adquirir um software para controlar as suas entregas e o analista dos dados identificou as seguintes entidades e informações do cenário.
 
Associe os  tipos de dados apresentados a seguir a cada um dos atributos descritos: 
 
1. Os vários tipos de hamburguer serão itens do cardápio e cada item precisa de sua descrição para o cliente saber sobre o produto.
2. Cada item do cardápio tem um determinado valor que deve ser cobrado.
3. Um item do cardápio apresenta também um código que facilita ao comandar os pedidos para a cozinha.
4. Cada pedido possui um status, uma letra que indica se está pedido (P), se está sendo preparado na cozinha (C) ou se já foi entregue na mesa (E). 
 
(      ) CHAR.
(      ) VARCHAR.
(      ) NUMERIC.
() INTEGER.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta. O tipo CHAR (Item IV) é usado para campos que possuem caracteres e, sobretudo, quando apresentam tamanho fixo, como é o caso do status do pedido formado por apenas uma letra. O tipo VARCHAR (Item I) é também usado para campos que usam caracteres, sendo muito comum em campos que possuem tamanho variável (NOME, DESCRICAO e outros), pois o SGBD gerencia essa alocação variável, usado para campos numéricos e, sobretudo, os que apresentam valores decimais, como é o caso de valor do hambúrguer que pode conter os centavos. O tipo INTEGER (Item III) é usado para valores inteiros e muito usual em códigos, como é o caso do número associado ao item do cardápio que o garçom pode pedir com mais facilidade.
8) Na conversão do Modelo MER para o Modelo Relacional, algumas entidades, alguns relacionamentos e outros elementos são convertidos para a representação de como os dados serão logicamente mantidos em relações ou tabelas, com chaves primárias e chaves estrangeiras. Uma conversão comum é quando um relacionamento dá origem a uma tabela associativa.
 
Ao analisar as situações a seguir, é necessário criar uma tabela associativa em:
Resposta correta, pois a tabela associativa é necessária ao converter relacionamentos do tipo N:N ou muitos para muitos, o que ocorre na relação entre Alunos e Disciplinas nessa alternativa.
9) Modelos de Entidade e Relacionamento (MER) refletem as informações numa abordagem mais próxima do mundo real e, para representar essas informações em um Modelo Relacional, é necessária uma atividade de conversão. Em um Modelo de Entidade e Relacionamento foi encontrado o seguinte relacionamento:
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Em relação ao que está expresso nessa parte do modelo e à forma de realizar a sua conversão para o Modelo Relacional, analise as sentenças a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
 
(    ) Um professor pode não estar alocado em uma turma.
(  ) Ao converter para o Modelo Relacional, a chave primária de TURMA passará para a tabela de PROFESSOR.
(  ) Uma turma necessariamente deve ter um professor.
(    ) Este é um caso de tabela associativa.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta. O item I é verdadeiro, pois a sinalização (0,n) na entidade turma indica que um professor pode estar ligado a nenhuma turma, isto é, sem alocação. O item II é falso, pois na verdade a chave estrangeira deve migrar de PROFESSOR para TURMA, e não de TURMA para PROFESSOR, como está dito. O item III é verdadeiro, pois o sinal de (1,1) em PROFESSOR indica que uma TURMA está associada a apenas um PROFESSOR e deve estar associada a um PROFESSOR. O Item 4 é falso, pois a tabela associativa é usada em caso de relações N:N e, no caso, temos uma relação 1:N. 
10) Em um Modelo de Entidade e Relacionamento existem diversos tipos de relações e, na conversão para o Modelo Relacional, algumas ações são feitas para encontrar a representação equivalente. Em determinado sistema foi encontrada a seguinte situação no Modelo de Entidade e Relacionamento e que precisa ser convertido para o Modelo Relacional.
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Assinale qual a forma de converter essa representação do Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) para o Modelo Relacional:
Resposta correta, pois em autorrelacionamento com cardinalidade 1:N há uma transposição da chave com a criação de uma chave estrangeira na tabela, “apontando” ou referenciando a própria tabela.

Continue navegando