Buscar

PROVA - AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGIA NA ED INF - FACULESTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 100/100 
• “A Neuropsicologia é uma disciplina científica que estuda, de um modo geral, as relações entre o cérebro e o comportamento.” 
A Neuropsicologia infantil se diferencia da neuropsicologia do adulto, por quê? 
A neusopsicologia estuda as relações entre os comportamentos da criança e seu cérebro em desenvolvimento. Nesse sentido tanto a dinâmica cerebral como as consequências de disfunções ou lesões cerebrais na 
infância são distintas do adulto. Dessa forma, critérios específicos são empregados para avaliar e intervir nas dificuldades cognitivas infantis. 
• Segundo(Silver et al., 2006; Oliveira et al., 2015) o que pode ser avaliado em uma AN infantil? 
Uma AN clássica em crianças em idade escolar é referente aos principais domínios cognitivos, tais como: capacidade intelectiva; atenção; funções executivas, que incluem planejamento, flexibilidade, organização e 
inibição; habilidades específicas, como matemática e leitura; aprendizagem e memória; linguagem; habilidades visuoespaciais; coordenação motora; afetividade, comportamento e habilidades sociais. 
• Existem três modelos que orientam a prática contemporânea na 
neuropsicologia escolar, associe. 
(1) Teoria Luriana. 
(2) Modelo Carroll-Horn-Cattell (CHC). 
(3) Abordagem de avaliação do processo. 
( ) modelo CHC fornece a base para testes como a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-JohnsonIII – WJ-III, a Escala de Inteligência StanfordBinet, quinta edição, e o K-ABC-II, que pode ser 
interpretado usando a teoria luriana ou modelo CHC e as Escalas de Habilidade Diferencial-II – DAS-II, segunda edição. 
( ) Incorpora testes como o SAC, a Escala de Inteligência Wechsler para crianças – WISC-III – como instrumento de processo, o Sistema de Funções Executivas Delis-Kaplan – D-KEFS e o NEPSY-II. T. 
( ) Fornece a base para testes como o Sistema de Avaliação 
Cognitiva – SAC, a Bateria de Avaliação de Kaufman para Crianças, segunda edição – K-ABC-II e a Avaliação Neuropsicológica do Desenvolvimento – NEPSY- II. 
2, 3, 1. 
• “Saber intervir proporciona para a criança possibilidades de desenvolvimento, favorecendo autonomia, independência e qualidade de vida.” 
Como parte de um corpo maior de conhecimento intitulado como neurociências, a Neuropsicologia é uma área interdisciplinar de teorias e atuação, que integra instrumentos, métodos e modelos de 
várias áreas, 
como: 
: 
Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, Linguística, Psicolinguística, Neurolinguística, Fonoaudiologia e Farmacologia. 
• Segundo Antunha, as baterias de testes neuropsicológicos adaptados 
para crianças devem contemplar, exceto: 
À compreensão do processamento cognitivo infantil. 
• SobreFunções Executivas é correto afirmar que: 
 
É um conjunto de habilidades cognitivas e processos críticos do comportamento e pensamento complexo. Que avaliam organização, planejamento e utilização de estratégias de resolução de problemas, que inclui o 
automonitoramento, analisar e modular o comportamento, de acordo com a demanda. 
• Sobre capacidade intelectual cognitiva, associe: 
( 1 ) Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV). 
( 2 ) O SON-R 2½ – 7. 
( 3 ) Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS). 
( 4 ) Teste de Inteligência Geral Não Verbal (TIG-NV). 
( 5 ) Atenção. 
 
( ) Mensura desempenhos característicos dos testes de inteligência não verbais, mas se distingue, por permitir uma análise neuropsicológica. 
( ) Avalia a habilidade cognitiva geral através de quatro subtestes. Os subtestes fornecem escore para Escala de Execução, que mensura as habilidades visuomotoras e espaciais. 
( ) É uma função que possibilita a pessoa a manter o foco e as informações no cérebro durante a realização de tarefas, ignorando demais distratores menos relevantes que possam interferir na 
finalização do trabalho. 
( ) Trata-se de um instrumento clínico de aplicação, que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas. 
( ) Fornece uma estimativa da capacidade de raciocínio geral de crianças, indicando qual o nível de maturidade mental correspondente. 
4, 2, 5, 3, 1. 
• “Instrumentos neuropsicológicos são ferramentas fundamentais no processo de avaliação neuropsicológica, e a escolha dos testes pode mostrar maior qualidade nos resultados.” 
Refere-se a um conjunto de habilidades que envolve, criatividade, 
raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato e aprender de acordo com a experiência. São instrumentos que podem ser utilizados incluem o R2 Teste não verbal de 
inteligência exceto: 
Teste de Capacidade Intelectual. 
• Conhecida como Neuropsicologia Cognitiva, acrescentando nas pesquisas, o interesse pelo modo como os indivíduos processam detalhadamente as informações, esta tecnologia: 
Além de se preocupar em localizar as regiões cerebrais responsáveis por determinados comportamentos, os profissionais passaram a compreender o modo como as pessoas internalizam os estímulos. 
• Avaliação Infantil se refere à utilização desses procedimentos técnicos 
aplicados à compreensão do processamento cognitivo infantil, ou seja, ao modo como as crianças internalizam e evocam as informações. 
Desse modo, a avaliação é bastante utilizada para diagnosticar casos de: 
 
I – Dificuldades atencionais. 
II – Agressividade. 
III – Transtorno de Espectro Autista. 
VI – Dificuldades na socialização. 
V – transtornos alimentares. 
VI – Transtornos ou dificuldades na aprendizagem e hiperatividade. 
VII – Psicopatia. 
Estão corretas I, II, VI, V e VI. 
Total100 / 100

Continue navegando