Buscar

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anexo para elaboração de texto - Estudo Dirigido
	Nome do/a aluno/a:
	
	Curso: 
	Pedagogia
	Disciplina: 
	Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia
	Professor: 
	
	O estudo da Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, proporcionando a compreensão do espaço em que vivem e a conexão com o mundo ao seu redor. Neste texto, é apresentado o principal objetivo desse estudo, a influência do lugar de vivência na aprendizagem geográfica e exemplos práticos de alfabetização cartográfica para uma turma de Educação Infantil.
	O principal objetivo do estudo da Geografia nessa fase escolar é desenvolver o senso de localização, a compreensão do espaço e a consciência ambiental nas crianças. Ao explorar diferentes paisagens, culturas e elementos geográficos, as crianças aprendem a identificar e compreender o mundo ao seu redor. Além disso, a Geografia contribui para o desenvolvimento de habilidades como observação, análise espacial e raciocínio crítico. O lugar de vivência da criança exerce uma influência significativa no ensino de Geografia. Ao explorar o ambiente próximo, as crianças podem relacionar conceitos geográficos com sua realidade cotidiana. Ao estudar rios por exemplo, podem identificar um rio próximo à sua casa ou escola.
	Essa conexão entre o conteúdo geográfico e o lugar onde vivem torna o aprendizado mais significativo e desperta o interesse pela disciplina. Exemplos práticos de alfabetização cartográfica para uma turma de Educação Infantil incluem atividades lúdicas que estimulam a observação, representação e compreensão do espaço geográfico. Pode-se criar um mapa da sala de aula, onde as crianças marcam seus lugares favoritos ou objetos importantes para elas. Também é possível utilizar jogos interativos com mapas, onde as crianças identificam diferentes elementos geográficos ou criam seus próprios mapas imaginários. Essas atividades promovem o desenvolvimento da capacidade de interpretar e representar visualmente o espaço.
	
	Conclusão: O estudo da Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo desenvolver o conhecimento espacial e a consciência ambiental nas crianças. O lugar de vivência exerce influência no ensino de Geografia, permitindo que as crianças estabeleçam conexões entre o conteúdo geográfico e sua realidade cotidiana. A alfabetização cartográfica pode ser alcançada através de atividades práticas e lúdicas, que estimulam a observação, a representação gráfica e a compreensão do espaço geográfico desde os primeiros anos escolares. Assim, as crianças desenvolvem habilidades geográficas essenciais e uma maior compreensão do mundo em que vivem. 
Referências
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/fundamentos-e-metodologia-do-ensino-de-geografia.html
https://pt.scribd.com/document/666388718/FUNDAMENTOS-E-METODOLOGIA-DO-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-1
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/o-ensino-geografia-no-brasil-ao-longo-historia.htm

Outros materiais