Buscar

PRÁTICA CLÍNICA E P CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER E ADOLESCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO PARA PROVA
 PRÁTICA CLÍNICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DA 
MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE
1) DENTRE OS DIFERENTES FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, QUAIS FAZEM PARTE DESSES FATORES?
R: O estado do sistema imunológico (pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com o vírus da imunodeficiência humana – HIV –, são mais propensas à infecção persistente por HPV e evolução mais rápida para lesões precursoras e câncer);
A presença de coinfecção por outros agentes sexualmente transmitidos, como os causadores de herpes simples, clamidíase e gonorreia;
A multiparidade (número de filhos nascidos) e idade prematura por ocasião do primeiro parto;
O tabagismo;
O uso de contraceptivos orais por mais de cinco anos, hipótese ainda controversa;
A idade, visto que a maioria das infecções por HPV em mulheres com idade inferior a 30 anos regride espontaneamente, enquanto nas mulheres com idade superior a essa, a infecção frequentemente persiste mais;
O início de atividade sexual com pouca idade, o que aumenta a exposição ao risco de infecção por HPV.
2) PARA ASSEGURAR Á MULHER O DIREITO Á ATENÇÃO HUMANIZADA NA GESTAÇÃO, NO PARTO E NO PUERPÉRIO, COMO TAMBÉM O DIREITO AO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E O DIREITO DA CRIANÇA AO NASCIMENTO SEGURO E AO CRESCIMENTO SAUDÁVEL, O MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUIU O QUE EM JUNHO DE 2011?
R: A Rede Cegonha no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
3) EM QUAL PORTARIA E DATA FORAM APROVADAS AS DIRETRIZES NACIONAIS DE ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL?
R: Em 2017, por meio da publicação da Portaria nº 353, de 14 de fevereiro (BRASIL, 2017d), foram aprovadas as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, para utilização no SUS e na Saúde Suplementar no Brasil. Essas diretrizes fornecem subsídios para as mulheres brasileiras, aos profissionais de saúde e aos gestores, nos âmbitos público ou privado, sobre importantes questões relacionadas às vias de parto, suas indicações e condutas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis, no intuito de promover, proteger e incentivar o parto normal e humanizado no País.
4) QUAIS SÃO AS APRESENTAÇÕES FETAIS?
R: As apresentações fetais podem ser cefálica (mais comum), pélvica ou córmica, enquanto as situações que podem ser encontradas são longitudinal (apresentação cefálica e pélvica) e transversa (apresentação córmica).
5) ATUALMENTE QUAL É O DOCUMENTO USADO PARA REGISTRAR AS INFORMAÇÕES SOBRE O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS DESDE O NASCIMENTO ATÉ OS 9 ANOS DE IDADE?
R: Atualmente, a Caderneta de Saúde da Criança é o documento usado para registrar as informações sobre o crescimento e desenvolvimento de crianças brasileiras desde o nascimento até os 9 anos de idade. Nela, estão os instrumentos preconizados para a avaliação, como os gráficos de crescimento e o Instrumento de Vigilância do Desenvolvimento Infantil.
6) A MONITORIZAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIA-SE COM OBTENÇÃO DE MEDIDAS QUE PODEM SER OBTIDAS PELA ANTROPOMETRIA. NA ATENÇÃO BÁSICA QUAIS SÃO AS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS USADAS PARA AVALIAR O CRESCIMENTO INFANTIL?
R: Na Atenção Básica, as medidas antropométricas usadas para avaliar o crescimento infantil são o peso, a estatura e o perímetro cefálico.
7) O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA QUE O MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SEJA REALIZADO EM CADA CONSULTA DE ROTINA. QUANTAS CONSULTAS DEVEM SER REALIZADAS ATÉ OS 2 ANOS?
R: O Ministério da Saúde recomenda que o monitoramento do crescimento e desenvolvimento seja realizado em cada consulta de rotina, sendo estas distribuídas nas seguintes idades: primeira semana de vida, 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses. A partir dos 2 anos de idade, as consultas devem ser anuais e próximas ao mês de aniversário.
8) ENTRE AS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA, DESTACA-SE A DIARREIA AGUDA, POR SER UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORBIDADE E MORTALIDADE INFANTIL NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. CONSIDERANDO A DURAÇÃO DO QUADRO DE DIARREIA ELA PODE SER CLASSIFICADA COMO?
R: Diarreia aguda: duração menor que 14 dias. Diarreia persistente: duração maior ou igual a 14 dias. Diarreia crônica: duração maior que 30 dias.
9) O PE (PROCESSO DE ENFERMAGEM) OPERACIONALIZA-SE EM CINCO ETAPAS
INTERDEPENDENTES, INTER-RELACIONADAS E RECORRENTES. QUAIS SERIAM
ESSAS ETAPAS?
R: Após a coleta de informações para a obtenção do histórico da mulher, que envolve a anamnese, o exame físico da genitália externa e interna e a coleta de material para citopatologia oncótica cervical, o enfermeiro deve prosseguir a consulta de enfermagem estabelecendo os diagnósticos de enfermagem, definindo o plano assistencial e procedendo às intervenções concernentes a cada situação clínica.
10) A PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO ESTÁ RELACIONADA Á REDUÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO PELO HPV, TRANSMITIDO POR VIA SEXUAL. QUAL SERIA OS MÉTODOS DE PREVENÇÃO?
R: A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à redução do risco de contaminação pelo HPV, transmitido por via sexual. Desse modo, o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais constitui uma das formas mais eficazes para a proteção contra o câncer cervical.
11) A ESTRATÉGIA PARA A REDUÇÃO DAS INFECÇÕES POR HPV É A IMUNIZAÇÃO. ELA DEVE SER REALIZADA EM QUE IDADE PARA MENINAS E MENINOS?
R: 9 anos para ambos atualmente.
12) A CONSULTA DE ENFERMAGEM É UMA ATIVIDADE PRIVATIVA DO ENFERMEIRO, CONFORME QUAL LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM?
R: A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, conforme a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem (Lei nº 7.498, de 1986, e Decreto nº 94.406, de 1978).
13) PARA REALIZAR O EXAME FÍSICO DA GENITÁLIA EXTERNA FEMININA, O ENFERMEIRO DEVE REALIZAR QUAIS TÉCNICAS PROPEDÊUTICAS?
R: Inspeção estática; Inspeção dinâmica;Palpação.
14) O TRABALHO DE PARTO CORRESPONDE AO PROCESSO DE MOVIMENTAÇÃO DO FETO, PLACENTA E MEMBRANAS, ATRAVÉS DO CANAL DE PARTO PARA FORA DO ÚTERO. ELE É DIVIDIDO EM ESTÁGIOS?
R: Dilatação; Expulsão; Dequitação; Greenberg.
15) O MÉTODO PALPATÓRIO DO ABDOME MATERNO RECOMENDADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE INDICA PASSOS COM DIFERENTES OBJETIVOS. QUAIS SÃO ELES?
R: Exploração do fundo uterino: delimite o fundo do útero com a borda cubital de ambas as mãos e reconheça a parte fetal que o ocupa. Exploração dos flancos: deslize as mãos do fundo uterino até o polo inferior do útero, procurando sentir o dorso e as pequenas partes do feto. Exploração da mobilidade cefálica: explore a mobilidade do polo, que se situa no estreito superior pélvico. Exploração da escava: determine a situação fetal, colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, deslizando-as em direção à escava pélvica e abarcando o polo fetal que se apresenta.
16) PARA MONITORIZAÇÃO DO CRESCIMENTO CEREBRAL, UTILIZA-SE A MEDIDA DE PERÍMETRO CEFÁLICO, ESSA MEDIDA DEVE SER REALIZADA EM TODAS AS CONSULTAS DE ROTINA ATÉ QUAL IDADE?
R: Essa medida deve ser realizada em todas as consultas de rotina até que a criança complete 2 anos de idade ou após essa idade em situações que se faça necessário avaliar variações no tamanho da cabeça
17) QUAL O MÉTODO PARA O RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DE SUAS LESÕES PERCURSORAS MAIS AMPLAMENTE UTILIZADO NO BRASIL?
R: O método para o rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras mais amplamente utilizado no Brasil é o exame citopatológico da região cervical, conhecido popularmente como exame de papanicolau. Por meio da publicação Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, de 2016, o Ministério da Saúde e o Inca recomendam que o exame citopatológico deve ser feito em mulheres assintomáticas com idade entre 25 e 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais.
18) EM QUAIS SITUAÇÕES O FETO PODE SE APRESENTAR?
R: Cefálica, Pélvica e Córmica.
19) O MATERIAL DA COLETA PARA O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DO ÚTERO DE SER REALIZADO DE QUAL REGIÃO?
R: A coleta do materialpara o exame citopatológico do colo do útero deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice em lâmina única. A amostra de fundo de saco vaginal não é recomendada, pois o material coletado é de baixa qualidade para o diagnóstico oncótico.
20) QUAL SÃO OS VALORES CONSIDERADO NORMAL DA FREQUÊNCIA CARDÍACA FETAL?
R: É considerada normal a frequência cardíaca fetal (FCF) entre 110 e 160 batimentos por minuto (bpm)
21) A ETIOLOGIA DO CÂNCER DE MAMA É MULTICAUSAL. DESSE MODO, MÚLTIPLOS FATORES ESTÃO ENVOLVIDOS, ASSINALE QUAIS FAZEM PARTE DESSES FATORES?
R: Idade da primeira menstruação menor do que 12 anos; menopausa após os 55 anos; mulheres que nunca engravidaram ou nunca tiveram filhos (nuliparidade); primeira gravidez após os 30 anos; uso de alguns anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal na menopausa, especialmente se por tempo prolongado; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcoólicas; dietas hipercalóricas; sedentarismo; predisposição genética (pelas mutações em determinados genes transmitidos na herança genética familiar – principalmente por dois genes de alto risco; a idade também é considerada um dos principais fatores de risco para o câncer da mama. Acredita-se que o acúmulo de exposições ao longo da vida e as modificações biológicas próprias do processo de envelhecimento aumentam esse risco. Assim, mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, são mais propensas a desenvolver a doença.
22) O EXAME FÍSICO DA MAMA DEVE INCLUIR QUAIS TÉCNICAS PROPEDÊUTICAS?
R: Inspeção estática; inspeção dinâmica; palpação das mamas e das cadeias ganglionares axilares e supraclaviculares e avaliação da descarga papilar.
23) NO BRASIL QUAL A ESTRATÉGIA PRECONIZADA PARA O RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA?
R: Mamografia, indicada para mulheres entre 50 a 69 anos.
24) A OMS E O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDAM QUE AS CRIANÇAS DEVEM SER ALIMENTADAS EXCLUSIVAMENTE COM LEITE MATERNO ATÉ QUAL IDADE?
R: O Ministério da Saúde, em consonância com a OMS, recomenda a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida da criança.
25) O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA QUE O MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SEJA REALIZADO EM CADA CONSULTA DE ROTINA. COMO DEVEM SER DISTRIBUÍDAS AS CONSULTAS A PARTIR DOS 2 ANOS DE IDADE?
R:A partir dos 2 anos de idade, as consultas devem ser anuais e próximas ao mês de aniversário.
26) A DOENÇA DIARREIA AGUDA (DDA) TEM CARÁTER AUTOLIMITADO E GERALMENTE CEDE SEM TRATAMENTO ESPECÍFICO QUANDO NÃO HOUVER COMPLICAÇÕES, FREQUENTEMENTE É CAUSADA POR AGENTES INFECCIOSOS, SENDO OS MAIS COMUNS:
R: Vírus: rotavírus e Norwalk. Bactérias: Vibrio cholerae; Escherichia coli; Clostridium difficile; Salmonella e Shigella. Protozoários: Entamoeba hystolitica; Giardia lamblia e Criptosporidium sp. Ingestão de toxinas: Estafilocócicas, Baccilus cereus e Clostridium perfingens.
27) O PROCESSO DE CRESCER E DESENVOLVER DA CRIANÇA ESTÁ INTERRELACIONADO, SENDO COMPLEXO, SIMULTÂNEO, CONTÍNUO E INFLUENCIADO POR DOIS FATORES. QUAIS SÃO ESSES FATORES?
R: Fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), com destaque para alimentação, afeto, acesso ao sistema de saúde e cuidados. 
28) ATUALMENTE QUAL É A TAXONOMIA MAIS UTILIZADA PARA A DEFINIÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO BRASIL E NO MUNDO?
R: é a elaborada pela Associação Norte-Americana de Diagnósticos de Enfermagem (Nanda – North American Nursing Diagnosis Association). Esse sistema unificado de termos estabelece uma linguagem padronizada que auxilia o enfermeiro na avaliação dos dados, na identificação e na descrição dos problemas de saúde potenciais ou reais do cliente.
29) NO CONTEXTO GERAL, A OMS DESTACA QUATRO PONTOS-CHAVES QUE CARACTERIZAM O POSICIONAMENTO ADEQUADO NA AMAMENTAÇÃO. QUAIS SÃO?
R: Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;Corpo do bebê próximo ao da mãe; Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido) e Bebê bem apoiado.
30) QUAL É O MELHOR INDICADOR DO CRESCIMENTO DA CRIANÇA POR REFLETIR RAPIDAMENTE AS MUDANÇAS NO ESTADO DE SAÚDE?
R: O peso é o melhor indicador do crescimento por refletir rapidamente as mudanças no estado de saúde. Deve ser verificado em todas as consultas de rotina, em balanças apropriadas e mantendo cuidados específicos para a idade.

Outros materiais