Buscar

NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 709360 - NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE
Permitido o uso de calculadora. 
Questão 1: Observe a figura a seguir:
Legenda: WBPS = síntese proteica muscular ao longo de um dia inteiro; SA = halterofilistas; S = sedentários; LP = baixa ingestão proteica; MP = moderada ingestão proteica; HP = alta ingestão proteica; g/kg/d = gramas de proteína, por quilograma de peso corporal, por dia. O símbolo * refere-se à diferença estatisticamente significante quando comparado à condição LP. O símbolo † refere-se à diferença estatisticamente significante quando comparado ao grupo S.
Fonte: TARNOPOLSKY, M. A.; ATKINSON, S. A.; MACDOUGALL, J. D.; CHESLEY, A.; PHILLIPS, S.; SCHWARCZ, H. P. Evaluation of protein requirements for trained strength athletes. Journal of Applied Physiology, v. 73, n. 5, p. 1992, 1992.
A figura em questão faz alusão à resposta da síntese proteica muscular ao longo de um dia em indivíduos atletas e sedentários mediante à ingestão de diferentes quantidades de proteína na dieta. Com base na figura, é possível afirmar que:
A) a quantidade de 1,42 g/kg/dia é, sem dúvidas, a melhor para otimizar a síntese proteica muscular em indivíduos sedentários.
B) a quantidade de proteína na dieta necessária para otimizar a resposta da síntese proteica muscular é similar entre indivíduos sedentários e atletas.
C) atletas necessitam de mais proteína, e quanto maior for a quantidade de proteína na dieta, maior é o estímulo para a síntese proteica.
D) atletas necessitam de mais proteína na dieta do que indivíduos sedentários, mas quantidades maiores do que 1,42 g/kg/dia parecem não trazer grandes benefícios adicionais sobre a síntese proteica muscular.
E) independentemente da quantidade de proteína ingerida na dieta, a síntese proteica muscular em atletas é sempre maior do que em sedentários.
Questão 2: Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à suplementação de proteínas:
I. Com o objetivo de otimizar a síntese proteica muscular, indivíduos jovens necessitam de doses maiores de proteínas pós-sessão de treino de força se comparados a pessoas idosas.
II. A fonte proteica é um dos fatores que podem influenciar a síntese proteica muscular, onde as proteínas de origem vegetal, como a soja, podem gerar uma maior otimização da síntese proteica se comparadas às de origem animal, como a proteína do soro do leite (isto é, o whey protein).
III. O timing, isto é, o momento de ingestão da proteína não traz grande influência sobre a otimização da síntese proteica, e nesse sentido, considerando uma sessão de treino no período da tarde, não há grande diferença em se ingerir a proteína de manhã, de noite ou próximo da sessão de treino.
IV. A suplementação de carboidratos juntamente com proteínas é uma estratégia eficaz para otimizar a síntese proteica muscular se comparada à suplementação isolada de proteínas.
V. A suplementação de aminoácidos isolados, tais como a leucina, reflete em aumentos similares da síntese proteica muscular se comparada à suplementação de uma proteína inteira.
Assinale a alternativa correta:
A) Se apenas I for correta.
B) Se apenas I e IV forem corretas.
C) Se apenas I, III e IV forem corretas.
D) Se todas as afirmativas forem falsas.
E) Se todas as afirmativas forem corretas.
Questão 3: O organismo humano possui diferentes formas de dissipação de calor interno durante o exercício físico, a fim de atenuar o aumento da temperatura interna, tais como:
I. Irradiação
II. Convecção
III. Condução
IV. Evaporação do suor
V. Todas as anteriores
Assinale a alternativa correta se:
A) apenas I for correta.
B) apenas I e IV forem corretas.
C) apenas I, III e IV forem corretas.
D) todas as alternativas forem falsas.
E) todas as alternativas forem corretas.
Questão 4: Leia atentamente o texto a seguir para responder a presente questão:
“Em meta-análise, Nissen & Sharp encontraram na literatura registro de mais de 200 suplementos alimentares que prometiam aumento da massa livre de gordura e ganhos de força durante o treinamento contrarresistência. Daqueles, apenas seis (b-hidroxi-b-metilbutirato (HMß), creatina, proteína, cromo, de-hidroepiandrosterona e androstenediona), atenderam aos critérios de inclusão. Os primeiros estudos com HMß, realizados em animais, apontaram efeitos desta substância sobre o metabolismo muscular, predominantemente, redução da proteólise. No entanto, resultados controversos foram encontrados em estudos com seres humanos destreinados ou previamente treinados, examinando os efeitos da suplementação oral de HMß sobre as adaptações do músculo esquelético com o treinamento contrarresistência.”
Alvares, T, S.; Meirelles, C. M. Utilização de recursos ergogênicos e suplementos alimentares por praticantes de musculação em academias. Revista de Nutrição, v. 21. n. 1. p. 49-61, 2008.
Assinale a alternativa correta sobre a suplementação de HMß:
A) Não existem estudos na literatura que já tenham detectado qualquer efeito significante do HMß sobre massa e força musculares.
B) Os primeiros estudos com HMß observaram efeitos dele sobre a síntese proteica muscular.
C) As evidências iniciais com HMß provêm de estudos em humanos.
D) Os resultados em humanos não permitem corroborar com a eficácia ergogênica do HMß.
E) Trata-se de uma estratégia nutricional amplamente empregada por atletas de endurance.
Questão 5: O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo. A sua deficiência pode levar à osteoporose, que é uma doença muito comum nas pessoas idosas. Para prevenir a osteoporose sabe-se que a atividade física com impacto é o ideal, mas também se deve:
A) consumir uma quantidade de cálcio superior a 1000 mg/dia, preferencialmente pela dieta.
B) utilizar suplementos contendo cálcio.
C) executar a terapia de administração hormonal.
D) evitar os raios solares, evitando um câncer de pele.
E) necessariamente cossuplementar vitamina D e cálcio.
Questão 6: O reparo e crescimento muscular e a relativa contribuição no metabolismo energético são exemplos que confirmam a relevância do adequado consumo proteico para indivíduos envolvidos em treinamento físico diário. Avalie as afirmativas a seguir:
I. Atletas de endurance considerados iniciantes devem consumir 1,1 g/kg de proteínas por dia.
II. Atletas de endurance avançados devem consumir 1,4 g/kg de proteínas por dia.
III. Atletas de Força devem consumir 1,6-1,8 g/kg de proteínas por dia.
IV. A ingestão de 20 g de proteína a cada 3 horas parece aumentar a síntese proteica de maneira mais eficiente quando comparada à ingestão de proteína somente 2 vezes ao dia (almoço/jantar) mesmo que em quantidades maiores.
A) Somente I, II e III são verdadeiras.
B) Somente a IV está incorreta.
C) Todas estão incorretas.
D) Somente I e IV estão corretas.
E) Todas estão corretas.
Questão 7: “Sabe-se que os processos de síntese (SPM) e degradação proteica muscular (DPM) possuem papel fundamental na manutenção do tecido muscular. Sucessivos aumentos agudos da SPM e/ou diminuição da DPM, como ocorre com o treinamento de força, a ingestão de aminoácidos e/ou a combinação de ambos, contribuirão à conhecida hipertrofia muscular a longo prazo. Uma única sessão de exercício de força, por exemplo, aumenta tanto a SPM quanto a DPM por algumas horas após o estímulo do exercício (Biolo e colaboradores, 1995; Chesley e colaboradores, 1992; Phillips e colaboradores, 1997, 1999; Yarasheski e colaboradores, 1993). Contudo, a ingestão de proteínas/aminoácidos durante este período parece otimizar esta resposta anabólica, induzindo maiores aumentos da SPM e uma atenuação da DPM, favorecendo um balanço proteico positivo (Biolo e colaboradores, 1997; Børsheim e colaboradores, 2002). A associação destes dois estímulos parece sensibilizar o músculo à presença dos aminoácidos da dieta por um período de pelo menos de 24 horas (Biolo e colaboradores, 1997). A despeito da efetividade desta combinação, outros fatores associados à suplementação de proteínas vêm sendo recomendados com a proposta de maximizara resposta anabólica muscular.”
Hevia, V. L.; De Salles Painelli, V. Influência da dose e da distribuição da ingestão de proteínas, associadas ou não ao treino de força, sobre a taxa de síntese proteica muscular. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 11, n. 68, p. 963-973, 2017.
Exceto por uma alternativa (isto é, incorreta), as demais alternativas a seguir apresentam fatores que podem ser adotados para maximizar a resposta anabólica muscular com a suplementação de proteínas. 
Assinale a alternativa incorreta a respeito desse objetivo:
A) A combinação de proteínas com carboidratos.a
B) A dose de proteínas por refeição.
C) A fonte proteica.
D) A distribuição proteica ao longo do dia.
E) A escolha de proteínas inteiras em detrimento de aminoácidos isolados.
Questão 8: O que difere um macronutriente de um micronutriente?
A) O peso das moléculas, isto é, os macronutrientes são moléculas mais pesadas do que os micronutrientes.
B) O tamanho das moléculas, isto é, os macronutrientes são moléculas maiores do que os micronutrientes.
C) A necessidade de ingestão diária do nutriente, isto é, os macronutrientes são moléculas de maior necessidade de ingestão diária do que os micronutrientes.
D) A digestão das moléculas, isto é, os macronutrientes são moléculas cuja digestão é mais prolongada do que a dos micronutrientes.
E) A importância do nutriente para o organismo, isto é, macronutrientes são moléculas mais relevantes para o funcionamento e homeostase do organismo do que os micronutrientes.
Questão 9: Um dos suplementos mais discutidos são os de teor antioxidante, como as vitaminas C e E. Assinale a afirmativa correta sobre esse assunto:
A) Ambas são vitaminas lipossolúveis.
B) Ambas são vitaminas hidrossolúveis.
C) A obtenção de ambas se dá principalmente através da ingestão de leite, carnes e ovos.
D) A deficiência de ambas as vitaminas é uma das mais prevalentes no mundo.
E) A sua suplementação em conjunto com o treinamento físico pode atrapalhar a adaptação da defesa antioxidante endógena.
Questão 10: Um dos sistemas energéticos é o sistema anaeróbio lático. Dos tópicos elencados a seguir, são característicos desse sistema:
I. A ressíntese de ATP ocorre no sarcoplasma da célula muscular.
II. O lactato é subproduto da glicólise anaeróbia.
III. Fornece energia para atividades de duração prolongada.
IV. A capacidade máxima do sistema é ~2 mol de ATP.
V. O glicogênio, as gorduras e as proteínas são fontes combustíveis utilizadas de acordo com a sua disponibilidade.
É correto o que se afirma apenas em:
A) II, III e V.
B) I, II e IV.
C) I, III e IV.
D) II, III e IV.
E) I, IV e V.

Continue navegando