Buscar

Resenha da Obra Broquéis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha da Obra Broquéis
"Broquéis" é uma coletânea de poemas escrita por Cruz e Sousa, considerado um dos principais representantes do Simbolismo brasileiro. Publicada pela primeira vez em 1893, a obra é marcada pela linguagem simbólica, musicalidade e abordagem introspectiva típicas do movimento simbolista. Aqui está uma resenha sobre "Broquéis":
A obra "Broquéis" é um conjunto de poemas que reflete a sensibilidade e a inovação de Cruz e Sousa na poesia brasileira. O autor utiliza uma linguagem rebuscada e simbólica para explorar temas como o amor, a morte, o tempo, a melancolia e a espiritualidade.
Os poemas de Cruz e Sousa são caracterizados pela musicalidade, ritmo e pela busca por uma expressão poética que transcende a simples descrição da realidade. O autor se afasta das convenções literárias da época e busca uma linguagem que evoca imagens sensoriais e atmosferas sugestivas.
A temática dos poemas muitas vezes aborda o conflito entre o eu lírico e um mundo exterior hostil, marcado pela injustiça, pela efemeridade da vida e pela desilusão. A figura do poeta, frequentemente representada como um ser atormentado e visionário, é central na obra de Cruz e Sousa.
O título "Broquéis" sugere uma obra de arte composta por fragmentos, refletindo a fragmentação da experiência moderna e a abordagem simbolista de representar a realidade de maneira subjetiva. Cada poema é uma peça única, mas juntos formam um mosaico que captura a complexidade e a beleza do mundo interior do autor.
Cruz e Sousa, o "Cisne Negro", como ficou conhecido, utiliza simbolismos que exploram a dualidade entre luz e sombra, sonho e realidade, espiritual e material. A escolha cuidadosa das palavras e a sonoridade dos versos contribuem para criar uma atmosfera única e intensa em "Broquéis".
A obra de Cruz e Sousa foi recebida com admiração por alguns, mas também gerou controvérsias devido à sua inovação estilística e ao desafio das normas literárias estabelecidas. Contudo, ao longo do tempo, "Broquéis" se consolidou como uma contribuição valiosa para a poesia brasileira, sendo reconhecida como uma das obras mais importantes do Simbolismo no Brasil.
Em resumo, "Broquéis" é uma coletânea de poemas que representa a transição da poesia brasileira do século XIX para o Simbolismo. Cruz e Sousa, por meio de sua linguagem simbólica e melódica, oferece aos leitores uma experiência poética rica e complexa, que continua a ser estudada e apreciada na literatura brasileira.

Outros materiais