Buscar

Atividade Prática - Alvenaria -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 09/12 / 2023_.
Aluno (a): Antônio Carlos Ferreira
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.
R:A construção da parede de alvenaria é feita em 3 partes: marcação, elevação e o encunhamento; A marcação (1ª fiada) o levantamento da alvenaria inicia pelos cantos ou juntas aos pilares em media de 5 a 6 fiadas, cantos precisam ser prumadas, a partir do levantamento dos cantos feito com uma linha de nylon amarradas em ambos as extremidade, tem que verificar o nivelamento e o prumo a cada 3 fiadas levantadas, a parede deve ser levantadas até 20,0 cm antes da viga, deixar curar por 7 dias para fazer o encunhamento, serve para evitar o surgimento de fissura na ligação da alvenaria com a estrutura, assentadas com argamassa é colada entre tijolos e a viga
2. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.
R: Os agregados são responsáveis por fornecer distribuição granulométricos absorção de água, porosidade e resistência a compressão aos concretos, essas anomalias sejam em alvenaria ou de vedação que apresenta na argamassa são fissuras, vesículas e empolamento e deslocamento de placas
3. Cite 3 observações importantes em um projeto Arquitetônico no que tange Execução de Alvenaria de Vedação.
R: Na execução de alvenaria de vedação é muito as 3 etapas : marcação, elevação e o encunhamento é fundamental no desempenho da estrutura de alvenaria, feito a marcação 1ª fiada o levantamento da alvenaria inicia pela cantos ou junto aos pilares, feito as paredes vem o encunhamento evita o surgimento de fissuras nas ligações de alvenaria.
4. Disserte sucintamente a respeito do correto manejo de tijolos e blocos abordando a fabricação, transporte e acondicionamento em canteiro.
R: Os cuidados básicos são: Local de armazenamento: deve ser sobre piso firme local coberto e livre de umidade garante mais durabilidade, assim evitar prejuízos acomodar os tijolos e blocos com mais segurança; Empilhamento: recomenda-se empilhar no máximo 1,50 metros ou 10tijolos ou blocos de altura ou 4 tijolos de largura com o maximo50 tijolos de comprimentos assim evitar acidentes e prejuízos com a quebra dos tijolos e blocos; Espaçamento: entre cada pilha de tijolos deve ser no mínimo 1 metro, para cerâmica que trabalham com empilhadeira, facilita a locomoção. 
5. Defina:
a. Encunhamento: é o fechamento do espaço remanescente entre a estrutura e a ultima fiada de bloco da eliminação das paredes.
b. Shafts: É uma abertura vertical na parede criada para o acesso a tubulações elétricas, hidros sanitária e de ventilação.
6. Defina os itens abaixo a comente a respeito de suas aplicações e controle.
a. Vergas e Contravergas;
b. Esquadro;
c. Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais;
d. Planicidade de Painéis de Alvenaria.
R:a. São peças estruturais parecidas com vigas, feitas de aço e concreto, acomodadas em aberturas e servem para distribuição cargas e tensões em vãos como janelas e portas, vergas é uma viga que fica na parte de cima e contravergas é instalada na parte de baixo.
b. É um instrumento importante de medição usado principalmente nas construções civil, sua função é determina se paredes, pisos e quaisquer entre outros, entre a superfície estão alinhados se ângulo entre ela é 90º.
c. Consiste em um sistema construtivo onde as cargas que atuam no edifício se distribuem ao longo do plano da parede de forma que a própria vedação do edifício é estrutural, os elementos estruturais básicos são: as Lages, as vigas, os pilares e as fundações, existem outros, como as estruturas de escadas, vigas, paredes estruturais de vãos de elevadores e entre outros.
d. Uma parede de alvenaria estruturais construída com tijolos, blocos de concreto ou paredes empilhado e fixado com argamassa, trate-se de uma parede solida que serve para separar espaços em uma casa ou prédios.
Alvenaria Estrutural
7. Elenque 3 ensaios de controle demandados em edificações em Alvenaria Estrutural e explique suas importâncias.
R:Ensaios de dimensionamento absorção e ruptura em blocos cerâmicos e de controle; Ensaios para determinação da resistência em graute; Ensaios para determinação da resistência em argamassa, esses ensaios são de grande importância para projeto estrutural, pois é a partir deles que checamos e analisamos os resultados empregados nos cálculos preliminares e verificar a necessidade de algum reforço nas alvenarias de determinados pavimentos.
8. Comente a respeito das limitações em reformas arquitetônicas em edificações realizadas em Alvenaria Estrutural.
R: As limitações em reformas são proibidas derruba-la sem uma analise previa da necessidade de elementos de apoio a laje, o tamanho e formato dos blocos estruturais de concreto trazer desvantagens, as paredes não podem ser modificadas ou derrubadas, pois tem função estrutural.
9. Explique o motivo da Alvenaria Estrutural geralmente dispensar elementos estruturais convencionais, como pilares e vigas.
R: A alvenaria estrutural dispensa o uso de pilares e vigas já que a função, portanto fica a cargo dos blocos estruturais, um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são feitas aos mesmos tempos.
10. Elenque 3 vantagens ao se optar pela execução de um empreendimento em Alvenaria Estrutural.
R: Na rapidez da construção; redução no uso de madeira, aço e concreto; economia de tempo e custo, além da argamassa no canteiro de obras é de boa resistência ao fogo.
11. Indique 3 acessórios utilizados em Alvenarias Estruturais. Aponte onde são aplicados e qual são suas funções (ex: blocos compensadores).
R: Os acessórios são: Argamassa: é formado por cimento, cal, areia e água, o traço é garantia resistência certa trabalhabilidade tem a função de solidarizar as unidades ao cargos absorvidos e transmitido pelas paredes e também absorver pequenas deformação e prevenir contra o vento e água da chuva para o interior da edificação; Grute: é um concreto com agregados miúdos interligados para o preenchimento dos vazios dos blocos, pois é um concreto auto adensável; Bloco: utilizado para construir edificações em alvenaria estrutural e vedação , são responsáveis pela definição das características resistentes da estrutura, na alvenaria estrutural é usada o bloco de concreto.
12. Um edifício de Alvenaria Estrutural, no avanço de seus pavimentos, teve mitigação na resistência dos blocos estruturais, onde pavimentos mais altos exigiam estes blocos com Fbk inferior aos pavimentos mais baixos. Justifique o motivo.
R:Fbk é a resistência a compressão aos andares mais baixos, recebe toda o peso do prédio, por isso as estruturas de sustentação são inferiores precisam ser maiores e mais resistente do que os superiores, tanto as vigas como lajes e as pilastras.
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais