Buscar

AV 1 Teoria e metodologia de lutas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A luta greco-romana teve sua origem na Antiga Grécia. Era considerada indispensável para o esforço físico e a formação do caráter de um jovem da época. Sobre a luta greco-romana, analise as sentenças a seguir: I- O nome "greco-romana" se deve às constantes guerras entre romanos e gregos. II- A luta greco-romana foi considerada como esporte olímpico a partir dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896. III- Alexander Karelin, conhecido como "O Urso da Sibéria", foi um lutador considerado invencível, porque não perdeu nenhuma luta greco-romana entre os anos 1987 até 2000. IV- A regra, na luta greco-romana, diz que o vencedor será aquele lutador que conseguir expulsar e imobilizar o seu adversário no solo fora da área de luta. V- A principal diferença entre a luta livre e a greco-romana é que na luta livre não é permitido o uso dos membros inferiores para ataque-defesa. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e V estão corretas.
B
As sentenças IV e V estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
2O judô é uma arte marcial de origem oriental, baseada em leis da dinâmica de ação e reação. Segundo a história desta luta, podemos afirmar que o judô teve origem:
A
O judô foi criado no Japão no ano 1882, sendo uma adaptação do jiu-jítsu.
B
A origem do judô ocorreu na China e foi exportada como luta de combate para o Japão no ano de 1882.
C
O judô foi criado na China e aperfeiçoado no Japão no ano de 1889.
D
O judô é uma arte marcial idêntica ao jiu-jítsu e também teve origem no Japão.
3O Caratê ou Karaté é um esporte que se originou por meio das variações das artes marciais vindas do berço das artes, a Índia. Passou pela China até chegar ao Japão e desenvolveu-se especificamente na pequena ilha de Okinawa. Atualmente, é uma modalidade de luta bem desenvolvida no Brasil e pode ser ensinada nas escolas e em centros de treinamento. Qual o significado da palavra Caratê?
A
Arte da Guerra.
B
Luta Livre.
C
Espírito Livre.
D
Mãos vazias.
4As lutas e as artes marciais apresentam objetivos diferentes, contudo, costuma-se tratar as lutas e as artes marciais como sinônimos. Sobre a principal diferença entre as lutas e as artes marciais, assinale a alternativa CORRETA:
A
As artes marciais possuem caráter histórico, cultural e religioso e as lutas apenas caráter esportivo.
B
Nas artes marciais, consideram a cultura e a origem da atividade, além de ter uma orientação filosófica que determinaria a sua principal diferença em relação às lutas.
C
As artes marciais e as lutas possuem as mesmas caraterísticas de ataque e defesa, porém, se diferenciam por sua origem: as artes marciais têm origem oriental e as lutas são de origem ocidental.
D
A luta tem uma ideologia associada à guerra e as artes marciais estão baseadas numa filosofia religiosa.
5As lutas são disputas em que o oponente deve ser subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrios, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Embora ainda exista preconceito com relação ao ensino de lutas nas escolas, sabe-se que as aprendizagens propiciadas pelas lutas são muito positivas. Por meio delas, é possível ensinar posturas de respeito às diferenças e ao adversário, bem como a construção de valores positivos nos alunos. Neste cenário, para que os profissionais de Educação Física possam inserir as lutas na escola, torna-se necessária uma formação inicial de qualidade. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O Sumô é uma modalidade dividida por categorias, de acordo com o peso dos atletas. II- As graduações são realizadas através de faixas no judô, no Karaté e no Jiu-Jitsu. III- Os ataques do caratê estão limitados as áreas da cabeça, rosto, pescoço, abdômen, peito, costas e laterais. IV- A vestimenta usada no Jiu Jitsu chama-se Judogui. V- O Ippon no Judô e o Nocaute no Boxe são os golpes máximos da modalidade e quando aplicados com perfeição no adversário a luta é encerrada e o vencedor definido. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II, III e V estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
6Muitas lutas que conhecemos atualmente tiveram a sua origem no Oriente, porém existem lutas, como a greco-romana, que surgiram na Grécia antiga, sendo até hoje conhecida como luta greco-romana. Sobre a luta greco-romana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A luta greco-romana era a favorita entre os lutadores, sendo também considerada indispensável para a sua preparação física. ( ) Acredita-se que a luta greco-romana foi modificada pelos romanos, o que determinou o seu nome atual. ( ) O pancrácio é uma luta de origem grega caracterizada principalmente, pelo uso dos punhos e muita violência. ( ) Na luta grega, a posição do lutador era com as palmas das mãos e joelhos colocados na terra. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - F.
D
F - V - F - F.
7A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos de verão ocorreram em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia, sendo que a primeira vez que o judô figurou entre os esportes olímpicos foi no ano de 1964. Já a primeira participação das mulheres nessa modalidade só ocorreu no ano de 1992. Atualmente, essa modalidade é amplamente praticada no Brasil e no mundo. Com relação ao Judô, suas regras e características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Judô teve origem de uma adaptação do Jiu jutsu e o precursor dessa modalidade foi o professor Jigoro Kano. ( ) Judô é uma palavra de origem chinesa que significa mãos vazias. ( ) A aplicação correta do golpe chamado Wazari faz com que a luta termine imediatamente. ( ) A vestimenta usada nessa modalidade chama-se Judogui. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - V.
8O Jui Jítsu é conhecido por ser umas das artes marciais mais antigas, se desconhece a real origem dessa arte marcial, porém foi no Japão que esta disciplina teve seu maior impulso. Qual a teoria mais aceita sobre a real origem do Jiu-Jítsu?
A
Coreia.
B
Índia.
C
Singapura.
D
Tailândia.
9O caratê é uma arte marcial muito praticada no mundo todo, muito popular também no Brasil. O repertório técnico dessa arte marcial abrange pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc. Sobre a história e as regras do caratê, sua origem, sua inserção no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Caratê é sinônimo de karate-dô, tem origem japonesa e significa "mãos vazias". ( ) A transformação do caratê antigo para o caratê moderno foi devido ao grande mestre Jigoro Kano, no ano de 1968. ( ) O caratê chegou ao Brasil no ano de 1908, deviso à imigração da colônia de japoneses instalada em São Paulo. ( ) O nível do caratê é graduado segundo faixas: são oito ao todo, sendo a mais básica a faixa branca. ( ) O IPPON equivale à menor pontuação em uma competição de caratê, ou seja, IPPON é igual a 1 ponto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V - F.
B
V - V - F - V - F.
C
F - V - V - F - F.
D
F - F - V - F - V.
10Kaisei, cujo nome é Ricardo Sugano, é um lutador de Sumô brasileiro. É um dos poucos atletas brasileiros considerados profissionais nessa modalidade. Essa luta é uma das práticas marciais mais icônicas e singulares do mundo e a tradução da nomenclatura "Sumô" teria o significado aproximado de "digladiar". Sobre o sumô, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É considerada a luta mais lenta das artes marciais. ( ) O lutador de Sumô é chamado de rikishi no Japão. ( ) O Sumô é considerado profissional somente no Japão e os seus lutadores são considerados deuses pela sociedade. ( ) Para deixar a luta mais justa, os lutadores são separados por categorias, de acordo com o peso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
AV - F - V - V.
B
F - V - V - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.

Outros materiais