Buscar

Atividade 3(A3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A gestão de ativos pode ser considerada a atividade coordenada de uma organização para obter lucro a partir do uso consciente de seus ativos. E tem como objetivo intrínseco a redução do custo total na vida desses ativos, assim como o seu completo e ótimo uso desde a aquisição até a baixa. A gestão de ativos é reconhecida como a solução mais efetiva no cuidado do parque fabril, com interferências e procedimentos, cada vez mais utilizada nas indústrias e comprovada como um sistema de gestão eficiente, no qual a manutenção não é apenas mera coadjuvante, e sim protagonista de peso.
A empresa de terraplenagem e remoção de terras (ECOTRANS) tem passado por uma fase ruim no que se refere à gestão de seu parque de máquinas. Uma enormidade de fatos tem feito com que a direção da empresa desperte uma atenção diferenciada. Desperdícios de lubrificantes e filtros (trocas erradas), subtração de peças de aplicação, 2 (duas) apreensões de veículos por problemas de licenciamento, 3 (três) motores “fundindo”, entre outros, ocorreram nos últimos meses.
Considerando esses fatos, realize uma pesquisa sobre empresas do ramo (terraplenagem e remoção de terra). Analise os tipos de equipamentos que compõem essas empresas. Elabore uma dissertação com pelo menos 3 (três) ações de gestão de ativos, focando a mitigação de impactos e anomalias, que tragam à empresa em questão normalidade na operação e estabilidade gerencial.
Realizando uma pesquisa sobre empresas do ramo de terraplanagem e remoção de terra, cito alguns exemplos abaixo:
· Camps Serviços.
· M.A.M terraplenagem.
· FM Geo - Agrimensura e Agronegócio LTDA ME.
· R2terra.
· RO Construção.
· Demolidora Collares.
· AJM SOLUÇÕES.
· ConstrupePev.
Analisando quais tipos de equipamentos que geralmente compõe essas empresas, os exemplos que trago são:
· Escavadeiras.
· Pá carregadeira.
· Motoniveladora.
· Caminhão basculante.
· Rolo compactador.
· Pá-Carregadeira de Pneus.
· Retroescavadeira.
· Escavadeira Hidráulica.
· Trator de Esteiras.
· Moto-Scraper.
· Minicarregadeira (conhecida como Bobcat®)
Fotos ilustrativas*
 
3 (três) ações de gestão de ativos, focando a mitigação de impactos e anomalias, que tragam à empresa em questão normalidade na operação e estabilidade gerencial.
Os 4 pilares da gestão de ativos
A gestão de ativos pode ser aplicada através de diferentes métodos. Um dos mais conhecidos e usados é o PDCA que significa planejar, fazer, checar e agir.
Em pesquisa sobre o tema Gestão de ativos, primeiramente classificamos os ativos:
Ativos tangíveis: equipamentos, máquinas, mobílias, veículos etc.
Ativos intangíveis: licenças, marcas patenteadas, direitos de uso/propriedade, entre outros.
A gestão de ativos é um conjunto de práticas que têm como objetivo manter os bens da empresa preservados, através do acompanhamento do ciclo de vida de equipamentos, desde a compra até o descarte. 
É a gestão de ativos que permite maior controle sobre entradas, saídas e reposições de equipamentos, peças e maquinários. Por isso, está preocupada com a organização, manutenção e uso correto dos equipamentos. 
Na gestão de ativos as atividades mais comuns são: 
· Acompanhamento e balanceamento de custos, materiais e mão de obra;
· Análise do nível de criticidade de um ativo; 
· Identificação de oportunidades;
· Controle de riscos; 
· Análise de desempenho de ativos;
· Cumprimento de legislações e normas técnicas; 
· Gestão de frotas;
· Descarte.
Fonte: Gestão de ativos, seus 4 pilares principais e vantagens (produttivo.com.br)
Agora focando na mitigação de impactos e anomalias, que tragam à empresa a questão normalidade na operação e estabilidade gerencial, trouxe um exemplo da LPS Brasil – Consultoria de Imóveis S/A(Lopes);
 A Lopes para prevenir e mitigar ao máximo os impactos de suas atividades, a empresa, inclui em seus esforços algumas ações;
· Investimentos que tenham foco social por exemplo, ou seja, realizam contribuições mensais para diversas entidades beneficentes e várias comunidades carentes; 
· Trabalham sempre visando tecnologias mais limpas, com equipamentos modernos e novos e buscando sempre os menos poluentes, isso diminui o impacto ambiental;
· Utilizam ao máximo os recursos naturais, exemplo dos recursos hídricos, que através de suas campanhas publicitárias, mostram como realizar o uso consciente da água e energia, evitando o desperdício; 
· Ainda no meio ambiente, trazem para máquinas e equipamentos um plano de manutenção preventiva, que além de cuidar dos ativos, evitam acidentes de quebras que nesses equipamentos, evitando por exemplo, vazamentos de óleos que contaminam o solo e o Meio Ambiente em geral.

Outros materiais