Buscar

Unidade 2 - Expressoes regulares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE3 - Expressões regulares para programação de scripts
1 - Expressões regulares são muito utilizadas na programação de scripts, sendo de grande importância na manipulação de strings, na definição de padrões para comandos de busca e como recurso de filtragem para diversos comandos usados para scripting. Considerando isso, leia as seguintes afirmações:
I - Uma ER é formada por caracteres normais, incluindo letras [A-Z] e números [0-9] e caracteres especiais denominados metacaracteres como *, $ e + ; todos eles podem ser agrupados formando expressões maiores, denominadas de ER ou regex.
II - Cada caractere tem uma função específica em uma ER, mas cada ER pode conter apenas um metacaractere. Sendo assim, caso o programador deseje utilizar mais de um, deve, primeiramente, finalizar uma ER e iniciar outra para adicionar nova função com o uso de metacaractere.
III - ERs são utilizadas em diversos recursos computacionais, incluindo sistemas operacionais, e em linguagens de programação como as voltadas para script,e podem ser adaptadas a comandos específicos desenvolvidos para cada ambiente ou linguagem.
IV - Match é um termo muito usado em ERs e pode ser empregado em comandos aplicados pelo shell no caso de scripts criados para o sistema operacional Linux.
V - ERs utilizam metacaracteres que podem apontar para qualquer parte da linha: início, meio e fim. Além disso, é capaz em termos e palavras que lembrem o conteúdo a que a busca se refere.
Assinale a alternativa correta:
R: A. As afirmativas I, III e V estão corretas.
2 - As expressões regulares permitem que exceções sejam definidas com o uso de metacaracteres. Sobre os tipos de metacaracteres, considere as seguintes afirmações e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Ao criar uma expressão regular para programação de script utilizando um metacaractere do tipo representante, é possível simbolizar determinado caractere usando elementos específicos para esse fim.
( ) Um exemplo de metacaractere quantificador é o (?), denominado "opcional", o qual define que um caractere pode aparecer 0 ou 1 vez no resultado da busca, podendo considerar ou não que a entidade apareça.
( ) O metacaractere ^ é conhecido como "outro" e não se encaixa em nenhum dos tipos comuns de metacaracteres, mas é largamente utilizado para apontar que a palavra-chave deve ser procurada no final da linha.
( ) O metacaractere | é definido pelo tipo representante e utilizado para dar à ER o sentido de que dois termos devem estar presentes na linha para que ela represente o que se busca, dando mais opções à ER.
( ) Âncora permite que um metacaractere marque uma posição na linha para o uso da ER a ser aplicada.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
R: B. 
V - V - F - V - F.
3 - A principal característica de uma ER é a capacidade de formular um conjunto de caracteres, de maneira sucinta, sem que seja necessário listar todos os elementos existentes. Sendo assim, complete as lacunas a seguir, que se referem a outras características das ERs:
As ERs surgiram primeiramente com a função de construir _______ para serem utilizados em editores de texto visando a realizar buscas simples, evoluindo para o uso como uma _______, sendo introduzidas em sistemas operacionais para a análise de códigos e seus caracteres, aperfeiçoando os _______ . Logo, passaram ser usadas em diversas linguagens de script,facilitando na _______ e na busca de informações, estando integradas a diversas plataformas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
R: D. 
algoritmos, linguagem, padrões de busca, programação.
4 - Com o uso do Power Shelljunto com ERs, é possível buscar informações no sistema operacional com maior facilidade, como endereço IP, nome do computador, versão do Windows, entre outros elementos. Sobre as características do uso de ERs no Windows, considere as seguintes informações:
I. O operador -like é utilizado para analisar textos, informando se determinados caracteres estão contidos em determinada declaração; por padrão, não é case-sensitive e executa tarefas simples.
II. O operador -notmatch é usado em oposição ao comando -match e, quando utilizado em expressões regulares, realiza testes, retornando valor como falso quando não encontra o valor e verdadeiro quando encontra.
III. Select-string permite montar expressões para buscar palavras e conteúdo em textos, sendo utilizado em conjunto com o operador -Pattern para declarar os metacaracteres, que serão utilizados como padrão de busca.
IV. Outros operadores que podem ser utilizados no Windows, sendo combinados com ERs, são -Split e -Egrep, ambos empregados para substituir parte de um texto, modificando o original.
V. Get-Content é usado para apontar para o arquivo que será considerado para realizar as buscas e ações necessárias quando se utilizam expressões regulares no Windows para a manipulação de arquivos com base em scripts no Power Shell.
Assinale a alternativa correta:
R: B. 
As afirmativas I, III e V estão corretas.
5 - As Expressões Regulares (ERs) no Linux são uma especificação de padrão de texto que permite o uso de curingas e caracteres especiais com o objetivo de procurar o conjunto de dados. Complete as lacunas a seguir, que se referem ao uso de ERs em sistemas operacionais:
Com o uso de ___________ e ___________, é possível definir um conjunto de caracteres permitido ou proibido, respectivamente, além de combinar outros metacaracteres de marcação, denominados___________ como circunflexo e cifrão para definir em que parte da linha tal conteúdo deve estar localizado. Além disso, é possível retornar mais de um resultado usando o metacaractere ___________, representado pelo grupo__________. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
R: A. lista, lista negada, âncora, (|), outros.

Continue navegando