Buscar

pedagogia

Prévia do material em texto

Curso: pedagogia
Grupo 2
Disciplina: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
 
Período sensório- motor e pré-operacional
O período sensório- motor e o período pré-operacional são fases da vida da criança que vai do nascimento aos seis anos de idade, o período sensório-motor é assim intitulado, pois, nos primeiros dois anos de vida da criança onde a qual começa a ter percepção do mundo a sua volta e interagir com o meio, é quando ela aprende habilidades como tocar, chorar, agarrar que são atividades sensoriais e motoras. Na fase do período pré-operacional, que vai dos dois aos seis anos, é onde a criança já tem a noção de objeto e está desenvolvendo o uso da imaginação. 
No período sensório- motor a criança ainda não possui habilidades de memória, e sua coordenação motora ainda é falha. As atividades a serem trabalhadas com alunos nessa idade, devem ser para aprimorar a identidade de objetos e que tiram o foco do seu egocentrismo radical, para que assim a criança tire o foco dela e observe o mundo ao seu redor, atividades com pesos, medidas e texturas são bem-vindas. No período pré-operacional a criança ainda está voltada para o egocentrismo, não está preocupada com a interação, e quando há interação não existe uma dialogo bem definido, predominando o monologo. Atividades que estimulam a imaginação são ideais, como a leitura de contos infantis para a criança, jogos lúdicos, ainda inserindo a apresentação de objetos, e texturas ao aluno. E nessa fase que ela começa a entender a relação espaço-objeto-tempo, o que pode trazer maior complexidade às atividades em relação as atividades didáticas do período sensório- motor. 
No estágio sensório-motor é onde se constroem as bases para o estágio pré-operacional na criança, onde será de suma importância para o seu desenvolvimento e principalmente para a educação infantil, trazendo um aprendizado saldável para o aluno. O período pré-operacional é importante porque é onde o pensamento é estimulado, a memória é mais trabalhada e usada e a fantasia mescla o mundo real e fictício, trazendo um saldável desenvolvimento mental e social para a criança, onde o pensamento se torna um campo de ação eficaz, e se trabalhado da maneira correta, traz bons ganhos para a vida do indivíduo e familiar.

Continue navegando