Buscar

Planejamento e Avaliação Escolar Capítulos "Todos"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento e Avaliação Escolar
Capítulos TODOS
Questão 01
(SIMULADO-JUSSARA/2017) A avaliação numa perspectiva mediadora, conforme entende Jussara Hoffmann (2004), tem a finalidade de
(X) acompanhar e favorecer a progressão contínua do aluno, através das etapas de mobilização, experiência educativa e expressão do conhecimento
Questão 02
(PREFEITURA TABULEIRO – MG, 2017 - adaptado). Assinale as afirmações corretas sobre o processo de planejamento.
I- Deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e de articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição educativa e dela participam.
II- Deve ser tomado como um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.
III- Deve ser compreendido como instrumento por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e dos resultados almejados; por isso, não pode ser flexível.
IV- Deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, ou seja, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.
V – aponta os passos que a equipe pedagógica pode caminhar para construir e realizar os objetivos que pretendem alcançar na escola com apoio de todos os servidores, professores, famílias, estudantes e comunidade em geral.
Está correto apenas o que se afirmam nas alternativas:
(X) I e II
Questão 03
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I – Biologia.
Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá ser de:
(X) Diagnosticar os erros mais comuns dos alunos e desenvolver atividades pedagógicas que os recuperem
Questão 04
(Cespe - FUB - 2013 – adaptada) O conjunto de conteúdos e unidades a serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem a serem desenvolvidos em uma determinada disciplina pode caracterizar
(X) Planejamento de Curso
Questão 05
(Cespe – Depen - 2015) Na elaboração do planejamento de aula, o docente deve delinear e estabelecer:
(X) procedimentos metodológicos
Questão 06
“Qualquer que seja o trabalho a ser realizado, seja em âmbito nacional, seja em uma pequena escola ou em uma sala de aula, as ações deverão ser intencionais, portanto, precisam ser planejadas para contribuir para a qualidade da educação”. Sobre o planejamento educacional, a afirmativa acima descrita
(X) Confere com a educação em todos os âmbitos e sentidos dos planejamentos educacionais.
Questão 07
VUNESP - 2019 - UFABC – Pedagogo.
Para mudar a avaliação, não basta articular um discurso novo, não adianta ter uma nova concepção e continuar com práticas arcaicas. É necessário construir uma práxis transformadora. A práxis, enquanto atividade específica do ser humano, é
(X) a ação informada pela reflexão e a reflexão desafiada pela ação
Questão 08
(SIMULADO-JUSSARA/2017) De acordo com Jussara Hoffmann (2000), os fundamentos de uma ação avaliativa mediadora
(X) ultrapassam os estudos sobre teorias de avaliação e demandam o aprofundamento em teorias do conhecimento e áreas específicas de trabalho dos professores.
Questão 09
Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara - CE - Professor Educação Básica I.
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia, dos conteúdos ou dos objetivos. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
(X) Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na alteração da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa e um contexto mais significativo
Questão 10
FCC - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP - Professor - Anos Iniciais
Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas. O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque:
(X) ele é o instrumento que registra as decisões e estabelece uma coerência entre meios e fins, servindo de referência para a ação.
Galeraaa
EU TIREI 45 PONTOS VALENDO 50
(são 10 questões valendo 5 cada)
ELES NÃO MOSTRAM QUAL EU ERREI OK?
ENTÃO SE FOR COPIAR, COPIEM CIENTES. Bjsss.

Continue navegando