Buscar

Farmacologia Aplicada À Nutrição e Interpretação de Exames Laboratoriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Farmacologia Aplicada à Nutrição e Interpretações de Exames Laboratoriais
 
Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
Matrícula: 01428094 
Curso: Nutrição 
A nutrição clínica na prática necessita de avaliação ampla do estado nutricional do paciente em concordância da requisição adequada e interpretação assertiva dos exames laboratoriais objetivando maior sucesso no diagnóstico, intervenção e acompanhamento do tratamento nutricional.
O hemograma e o coagulograma abrangem os principais indicadores hematológicos, devido a capacidade de avaliarem as três linhagens das células sanguíneas em número de funcionalidade. O hemograma é apontado como principal diagnosticador hematológico e são constituídos pelos exames: dosagem de hemoglobina, determinação do hematócrito, índices hematimétricos, contagem total de hemácias, contagem diferencial de leucócitos, contagem de plaquetas e os exames de microscópio esfregaço corado.O coagulograma têm a compreensão dos exames de tempo de coagulação, tempo de sangramento, (TP) tempo de protrombina e (TTPa) tempo de tromboplastia.
A avaliação bioquímica do sangue é caracterizada pela anamnese da amostra do sangue do paciente à fim de detectar doenças relacionadas a excessos ou carências de determinados nutrientes, através dos exames bioquímicos: colesterol total, triglicerídeos, glicose, creatinina, ureia, (HDL) lipoproteína de alta densidade, (LDL) lipoproteína de baixa densitade, (VLDL) lipoproteína de muito baixa densidade.
A avaliação laboratorial hormonal é requisitada quando houver diagnóstico de alguma patologia hormonal de necessidade de acompanhamento e prognóstico de doenças, são decisivos uma vez que os hormônios influenciam o metabolismo e a saúde em geral, dentre os exames solicitados estão, hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), cortisol, insulina, hormônios sexuais, hormônio do crescimento, hormônio antidiurético (ADH), TSH e T4 tiroxina. TSH aumentado sugere hipotireoidismo principalmente se o T4 estiver diminuído, valores do TSH abaixo dos valores de referências indicam hipertireoidismo principalmente se T4 estiver aumentado.
Em aspectos gerais, é compreendido a importância da individualidade de cada paciente na confecção dos cardápios, desta forma alinhando seus objetivos e suas limitações, juntamente com a identificação sérica dos níveis de proteína, vitaminas e minerais atrelado aos mais importantes biomarcadores que sinalizam a sobrecarga dos órgãos como fígado, rins, tireoides, pâncreas, coração entre outros.
Referências Bibliográficas:
Vannucchi H, Unamuno MRDL, Marchini JS. Avaliação do estado nutricional. Medicina, Ribeirão Preto, 1996.
OLIVEIRA, F. Avaliação do estado nutricional: avaliação bioquimica In: SILVIA, S. M. C.; MURA, J. D. A. P. (Ed.). Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Rocca, 2007.
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2011. Interpretação de exames laboratoriais.
Revista de Nutrição. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 19, n. 1, p. 85-91, 2006.
Silva DG, Priore SE, Franceschini SCC. Fatores de risco para anemia em lactentes atendidos nos serviços públicos de saúde: a importância das práticas alimentares e da suplementação com ferro. J pediatr, 2007.

Continue navegando