Buscar

Questionário Cult Afro Brasil e Rel Etnicos Raciais Aula 06 Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI
QUESTIONÁRIO – CULTURA AFRO BRASILEIRA E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS – AULA 06 – ADMINISTRAÇÃO
1-Sobre as afirmativas:
I A diáspora africana no Brasil causada pela escravização dos negros afeta a composição da cultura brasileira, influenciando a  cultura material, incluindo linguagem, religiões, culinária, música e afeta o significado dessas expressões materiais.
II A multiétnica sociedade brasileira se projeta tanto nas expressões culturais quanto a origem das nações como produto dos dialetos entre si: dinâmicas poder, assimilação ou confluência. O território do país foi habitado por nativos de diferentes raças, compondo milhares de microssociedades, mas que pode ser identificado por quatro tipos de línguas que retratam a coesão sociocultural entre si: nas faixas litorâneas, tupis-guaranis; no centro-oeste e porção Planalto Central, macro-jê/tapuias; na região amazônica, duas tribos aruaques e caraíbas.
III Os diversos povos que compunham a sociedade brasileira não tinham privilégios iguais e acesso ao conforto, bem-estar e segurança e muito menos processo de legitimação, configuração reforçada e continuamente reproduzida principalmente através das relações de trabalho que em que os negros foram marginalizados e os indígenas suprimidos.
IV Com aumento da industrialização e urbanização no século XX, especialmente em capitais como São Paulo e Rio Janeiro de também começou a reproduzir a configuração espacial das cidades passo a retratar condução e relação de poder que privilegiam os brancos e marginalizam não-brancos. Vejamos o seguinte trecho sobre a urbanização da cidade de São Paulo em meados do século XIX:
R=Todas estão corretas. 
2-Pode ser visto formas de resistência e sobrevivência diante da exclusão e da violência com aqueles manifestantes religiosos de matriz africana, sobretudo, os povos indígenas foram que foram oprimidos, se referindo a:
 
R=Sincretismo religioso
 
3-De acordo com as afirmações marque V para verdadeiros ou F para falsas.
() A tríplice etnia da sociedade brasileira entre brancos, negros e indígenas, o que por si só ajuda na homogeneidade cultural, ainda existem semelhanças internas entre eles, cada um destes povos é igual devido às numerosas sociedades
() Nos cenários atuais, várias culturas convivem em locais distintos, graças à individualização, e as pessoas se isolam das outras através das redes sociais de diversas culturas, tanto de seu próprio país como de outros. Se atentar pela necessidade de diálogo e respeito às várias culturas torna-se necessário.
() As redes sociais aproximam as pessoas de distintas culturas e as familiariza com as práticas culturais de diversos povos presentes nesta grande aldeia global ou casa comum que é a Terra, eventualmente afastando-se devido a mal-entendidos e falta de diálogo e respeito.
() O problema com o relativismo cultural é que ele pode nos direcionar ao relativismo moral que nos leva a ter que abrir mão de alguns valores e princípios fundamentais porque não podemos entender  práticas culturais e religiosos de outras sociedades.
R=F, V, V e F. (RESPOSTA ERRADA) 
4-Julgar a atitude, a cultura e os hábitos dos outros com base nos meus conceitos da própria cultura é o que os antropólogos chamam de:
 
R=Etnocentrismo. 
 
5-Nesse sentido, para não ocasionar esse relativismo moral, se tem que se posicionar é através do _____________e  _____________ por se tratar de assuntos __________e__________.
 
R=Diálogo e respeito, complexos e polêmicos. 
Total 4/5

Outros materiais