Buscar

QUESTOES MODULO 1 PERITO JUDICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 )Imagine uma ação civil pública ajuizada contra réus que desmataram determinada propriedade rural, mas que, passado algum tempo, durante a fase instrutória, toda a mata já tenha sido restabelecida naturalmente. Nesse caso, a prova pericial (inspeção do local) se demonstrará:
Realizável.
Irrealizável. (RESPOSTA CORRETA)
2). Com relação à prova pericial, é INCORRETO afirmar:
Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo Tribunal ao qual o juiz está vinculado.
As partes podem, de comum acordo, escolher o perito, indicando-o mediante requerimento, desde que sejam plenamente capazes e a causa possa ser resolvida por autocomposição.
O juiz pode substituir a prova pericial pela prova técnica simplificada, quando o ponto controvertido for de menor complexidade.
A perícia complexa ocorrerá na hipótese de abranger mais de uma área de conhecimento especializado, situação em que o juiz poderá nomear até dois peritos. (CORRETA) A letra D é a afirmativa a ser marcada, pois o art. 475 do CPC não limita o número de peritos na hipótese de perícia complexa, podendo ser mais de dois.
Quando a perícia tiver por objeto a autenticidade da letra e da firma, o perito poderá requisitar, para efeito de comparação, documentos existentes em repartições públicas.
2. Assinale a alternativa CORRETA:
Avaliação é a perícia voltada para a apuração do valor de determinado bem imóvel.
Vistoria é um ato de inspeção, mas voltado somente para semoventes.
O exame é um ato de inspeção sobre um bem imóvel.
O juiz pode indeferir a prova pericial quando a fonte de prova não existir mais. CORRETA, tendo em vista que o juiz pode indeferir prova pericial quando a verificação for impraticável (art. 464, §1º, III, do CPC), situação que ocorre quando a fonte de prova não existe mais, por exemplo.
O juiz não pode indeferir a prova pericial, ainda que haja outras provas nos autos suficientes para a apuração da verdade.

Outros materiais